Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

VIAGEM NO TEMPO

Por Mafalda Barbosa
07 Dez, 2023

Editorial da edição n.º 3953 do Jornal Sporting

1985. Uma máquina do tempo construída por um cientista excêntrico (Christopher Lloyd) é accionada acidentalmente por Marty McFly (Michael J. Fox).

A famosa DeLorean, baseada no automóvel DMC DeLorean, acaba por transportar o jovem no tempo até 1955.

A viagem no tempo retratada no primeiro filme da trilogia, Back to The Future, é, nada mais nada menos, ficção.

Stephen Hawking¹ defendia que a ausência de turistas oriundos do futuro é um óptimo argumento contra a existência de viagens no tempo.

Alguns princípios da Teoria Geral da Relatividade de Einstein permitem viagens no tempo, mas apenas para o futuro. Se fosse possível viajar mais rápido do que a luz, de acordo com a teoria da relatividade, as viagens no tempo para o passado seriam possíveis.

Viajemos no tempo.

1896. A esgrima integra a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas. A modalidade é introduzida no Sporting CP em 1919 com a direcção do mestre de armas António Villas e teve como praticantes, entre outros, Salazar Carreira e Júlio de Araújo.

2023. A modalidade olímpica regressa ao Clube, afirmando e reforçando a excelência e o eclectismo que fazem parte do ADN do Sporting CP.

Nos últimos dias, o Pavilhão João Rocha tem sido palco de verdadeiras viagens ao passado. O Sporting CP tem homenageado antigos atletas que serviram e elevaram o Clube nas cinco modalidades de pavilhão ao longo da História.

Os atletas foram imortalizados com a colocação de pendões com o palmarés que ajudaram a conquistar até aqui.

Porque é impossível viajar para o futuro, sem reconhecer e valorizar o nosso passado.

¹ foi um físico teórico, cosmólogo e autor britânico, reconhecido internacionalmente pela contribuição à ciência, sendo um dos mais célebres cientistas do século.