Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O mercado… e o atletismo Campeão!

Por Tito Arantes Fontes
17 Jul, 2025

EXPLICAÇÃO – Razões de ordem pessoal forçaram-me a falhar a crónica da semana passada. Obrigado pelas mensagens recebidas. Tentarei hoje colmatar o que não disse nessa altura. 

MERCADO I – Assistimos, nestes dias e de um modo geral em todos os clubes, ao rodopiar constante de jogadores… os que vêm são sempre anunciados como “reforços”… e os que saem ou são “grandes negócios” ou soluções milagrosas que foram sendo encontradas para jogadores problemáticos. Os clubes parece que ganham sempre, os jogadores também… e os tais de agentes, esses sim, não jogam, mas ganham muito… na compra, na venda, em tudo! É isto o tal “mercado”! 

MERCADO II – Com os anos que já vou tendo, na minha mera qualidade de espectador, aguardo sempre pelos “jogos a sério” (bem sei que os de preparação são importantes, mas compreendam que para um simples mortal como eu não têm o mesmo encanto dos outros) para avaliar a verdadeira qualidade dos jogadores que se compraram, a falta – sim ou não – dos que se venderam, bem como a “benção” dos que se mantiveram. No final, só me importa uma coisa, qual seja a consciência de que só fazem falta os que cá estão, no caso os que estiverem a compor o plantel do Sporting CP! É com esses que iremos à luta! É com esses que queremos atacar o almejado Tri! Força, Leões! 

MERCADO III – Anunciados para a nova temporada temos já o Alisson e o Kochorashvili, crescendo a nossa curiosidade para os ver actuar, primeiro – apesar de tudo o que já disse, claro está – nos tais ainda jogos de preparação. Quanto a saídas vamos vendo a resolução de alguns casos, com colocações para potenciar futuro de alguns jovens e, noutros, para encontrar soluções que sejam simultaneamente atraentes para o jogador em causa e – no que nos importa – para o Clube. 

MERCADO IV – Avulta neste mercado a novela Gyökeres. Tenho pena que saia assim, com atitudes do jogador que o desmerecem e que não estão ao nível dos seus dois anos no Clube. É um belíssimo jogador, todos sabemos isso. Deu-nos muito. E – é bom não esquecer, porque é a pura das verdades – o Sporting CP potenciou-o para o Mundo, fez dele o jogador que ainda não era! Importa, naturalmente, que Gyökeres cumpra para quem tudo lhe proporcionou, já que o Clube tudo tem cumprido para com ele! No mais, o de sempre, isto é confiança total no presidente para a defesa intransigente dos interesses do Sporting CP, como sempre o tem feito e como sei que sempre continuará a fazer! 

POTE / PEDRO GONÇALVES – Salientar a belíssima entrevista no Alta Definição (SIC) deste nosso craque! Foi bonito! Foi comovente! Temos (já o sabíamos, mas confirmámos) homem! Recomendo a imperdível visualização dessa entrevista, desde logo para quem ainda não teve essa oportunidade. 

FUTEBOL FEMININO – Vamos tendo notícias da equipa que está a ser reconstruída. Houve saída de jogadoras históricas e – por outro lado – há notícias de contratações de nomes que nos fazem ter muita esperança. E há, claro, jogadoras que se mantêm e até que renovaram contrato com o Clube. Certo é que cresce a curiosidade e o frenesim para ver a “nova” equipa em acção! Força, Leoas! 

MODALIDADES – De um modo geral vamos igualmente tendo notícia do reforço e renovação do plantel do Cube em várias modalidades, desde logo nas ditas modalidades de pavilhão. Do que já vamos sabendo fica a certeza de que vamos ter equipas de grande nível no andebol, no futsal, no hóquei, no voleibol e no basquetebol. Continuaremos, pois, onde queremos, ou seja, a honrar a camisola da Maior Potência Desportiva Nacional. Força, Leões! 

ATLETISMO / CAMPEÕES – No passado fim-de-semana o Sporting CP arrasou em Leiria! Reconquistou pela 15.ª vez consecutiva o Campeonato Nacional feminino! Temos agora 55 títulos de Campeão em feminino, estando destacadíssimo no respectivo ranking! Por seu lado, em masculinos, recuperámos – de modo épico! – o que é nosso por direito próprio, o título de Campeão Nacional! Fugia-nos há 14 anos… foi agora reconquistado! Somos pela 49.ª vez Campeões masculinos, liderando de modo destacado essa classificação. De salientar, aliás, que tanto em masculinos, como em femininos temos bem mais campeonatos ganhos, e por muitos, que o somatório de todos os títulos dos demais clubes adversários! É obra! Viva o atletismo! Força, Leões! 

GINÁSTICA – A Gala Anual no Pavilhão João Rocha de há dois fins-de-semana foi soberba! Merece sem dúvida esta palavra, ainda que atrasada, nesta coluna. Belíssimo trabalho do Clube também na ginástica! Força, Leões! E parabéns! 

ADRIANO BAGANHA – Notícia triste a do desaparecimento deste nosso basquetebolista, grande atleta, treinador Campeão no Sporting CP, um “histórico” do basquetebol português. Abraço especial ao seu irmão, o meu querido amigo Augusto, também companheiro de há anos no Grupo STROMP. Paz à sua alma! 

Viva o Sporting Clube de Portugal! 

P.S 1 – NOS Alive: mais uma edição no Passeio Marítimo de Algés e mais um espectacular stand do Sporting CP! Sem dúvida nenhuma um dos grandes focos e pontos de interesse do festival! 

P.S 2 – Palavra ao nosso Presidente Frederico Varandas - O Tribunal do Porto (do Bolhão, claro) resolveu penalizar o “grito de alma” da palavra “bandido” proferida por Frederico Varandas, há uns anos, respondendo a mais uma das inúmeras provocações de Pinto da Costa. Fui testemunha nesse processo em defesa do bom nome e da inocência do nosso Presidente. Sei, pois, do que falo. Já foi anunciado o recurso dessa triste decisão judicial. Esperemos que o Tribunal da Relação do Porto seja mais clarividente e faça mesmo Justiça! Até lá, Força Presidente!