Nova época… Novas lendas!
31 Jul, 2025
TROFÉU CINCO VIOLINOS - Na passada sexta-feira teve lugar, no sempre magnífico cenário do Estádio Nacional, no Jamor, mais uma edição deste nosso tão querido Troféu, em eterna homenagem e recordação dessa fabulosa “linha avançada” que o SPORTING CP possuía nos idos dos anos 50… Vasques, Travassos, Peyroteo, Jesus Correia e Albano! Obtivemos uma difícil vitória, contra o Villarreal CF (equipe que esta época vai jogar na UEFA Champions League, pois foi quinta classificada da Liga espanhola), num jogo que se ia complicando na segunda parte, mas que na primeira parte (altura em que cedo obtivemos o nosso golo, através de um indiscutível penálti convertido cirurgicamente pelo nosso Hjulmand) já nos permitiu observar sensíveis e evidentes melhorias no jogo da nossa equipe. É o décimo Troféu Cinco Violinos que conquistamos! Oxalá seja prenúncio de época vitoriosa… essa mesmo, a que está prestes a iniciar-se!
SUPERTAÇA I - É já amanhã (em relação ao dia que escrevo), quinta-feira, que tem lugar a decisão desta prova e concomitantemente o início da temporada oficial 2025/2026. Vamos defrontar o SL Benfica, que surge como “contendor de recurso”, pois que foi o SPORTING CP que - como todos sabemos - ganhou os “dois bilhetes” que dão assento na Supertaça, ou seja foi o SPORTING que ganhou o Campeonato Nacional e foi também o SPORTING CP quem conquistou a Taça de Portugal. Artifícios regulamentares fazem, contudo, que o nosso contendor seja desta feita quem é. O nosso desejo é só um, ganhar esse jogo e trazer a Supertaça para o seu verdadeiro lugar, aquele que lhe está destinado e que deveria pertencer a quem conquista a famosa e desejada “dobradinha”… isso mesmo, o Museu SPORTING! Força, Leões!
SUPERTAÇA II - Antes da realização deste jogo já o SL Benfica veio, lamentavelmente, condicionar a arbitragem, através de mais um triste comunicado… agora é assim, em vez de jogarem e conquistarem jogos nas quatro linhas, preferem “jogar” desta maneira, queixando-se hipocritamente de tudo e de todos, eles que estão tão envolvidos em tantos processos judiciais em que se pretende apurar actuações que, essas sim, visaram condicionar a verdade desportiva. É uma atitude que prenuncia o que será esta próxima época. Enfim, cá estaremos com a serenidade e tranquilidade de sempre, para - jogando nas quatro linhas, com as vicissitudes que aí ocorrerem - ganharmos todas as provas em que vamos entrar! Desde logo esta Supertaça! Mas lá que o chorrilho constante e contínuo de comunicados correspondem a uma atitude “calimera”, pois… correspondem mesmo!
FRANCO ISRAEL - Depois de três épocas este nosso jogador vai continuar a sua carreira no Torino FC, em Itália. Fazemos votos de boa sorte! O Franco, com a sua atitude e profissionalismo, esteve sempre do lado da solução e foi um dos nossos, que bem soube defender o Leão ao peito que tinha na sua camisola. A mensagem de despedida do Franco para os Sportinguistas, para além de honrar o guarda-redes que ele foi, dá nota da dimensão humana deste nosso atleta! E disso, sim, gostamos! Obrigado, Franco!
VIKTOR GYÖKERES - Terminou a principal novela deste Verão! O nosso avançado foi para o Arsenal FC. Jogou duas épocas connosco. O SPORTING CP potenciou-o e valorizou-o muito, desde logo como nenhum outro clube o tinha feito. Veio como jogador de segunda divisão; saiu como estrela mundial! De caminho desempenhou de modo superlativo a função para a qual foi contratado, ou seja, marcou muitos golos. E o SPORTING CP cumpriu escrupulosamente tudo quanto contratou com ele. Depois, o Viktor resolveu ser actor numa novela de mau gosto. Manchou, assim, a sua saída. Desperdiçou o estatuto de “lenda” que poderia ter. Esse estatuto pertence mesmo a outros, a figuras da estirpe - a título de exemplo e falando só de quem já não joga - dos Cinco Violinos, de Hilário, de Damas, de Yazalde, de Oceano, de Acosta, de Liedson… e, claro, de Manuel Fernandes! Foi pena, mas foi o caminho que o Viktor escolheu. No fim, teve de ser sancionado pelo Clube, por não ter cumprido com o seu contrato e não se ter apresentado - como era sua obrigação - no estágio do SPORTING CP. Última nota para a mensagem que deixou aos Sportinguistas… pífia, uma mensagem verdadeiramente pífia! Foi uma pena, Viktor!
LUIS SUÁREZ - Chegou este nosso reforço! Bem-vindo, Luis! Ganas de te ver na “cancha”! Vamos a isto! Faremos de ti outro herói… e - quem sabe - uma Lenda! Força, Suárez!
ATLETISMO - Nos sub-20 arrebatámos os títulos de Campeões Nacionais em masculinos e femininos. Foi uma época arrasadora no atletismo. Campeões em todos os escalões! Parabéns, atletismo! O Professor Moniz Pereira colocou seguramente o Céu todo em festa!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!