… Vão nove… e queremos 12 pontos!
28 Ago, 2025
CAMPEONATO NACIONAL I – Fomos à Madeira jogar com o CD Nacional para a terceira jornada. O campo sabemos que é sempre difícil… a Choupana é assim mesmo! Bem nos recordamos, por exemplo, do heroico jogo que ali fizemos na época de 2020/2021, uma batalha que ganhámos num autêntico lamaçal, capitaneados pelo grande Seba Coates e com golos de Nuno Santos e de Jovane! Foi fulcral essa vitória, no início de janeiro de 2021, para o título que, nesse ano, finalmente, alcançámos! O primeiro dos três dos últimos cinco anos que actualmente temos! Desta feita, o jogo iniciou-se mal para as nossas cores, pois no perigoso ataque do Sporting CP no primeiro lance da partida nada foi assinalado e, pouco depois, vindo do nada, sofremos um golo na sequência de um pontapé de canto. Ou seja, tínhamos de dar a volta a tanto infortúnio… e a tarefa não ia seguramente ser fácil. E – apesar da expulsão de um jogador do CD Nacional no findar do primeiro tempo – não foi mesmo! O intervalo chegou com o resultado ainda desfavorável para as nossas cores, pese embora as várias oportunidades já criadas, mas que – por isto ou por aquilo – não tinham sido concretizadas em golos. Esperámos, pois, pelo segundo tempo e logo se percebeu que o Sporting CP vinha disposto a resolver o jogo. E assim sucedeu, pouco depois dos cinquenta minutos, Pote (tocado na primeira parte, mas sempre muito participativo no jogo) no meio da grande área fulmina as redes adversárias, coroando magnífica e portentosa assistência de Luis Suárez. Estava feito o empate e faltava mais de meia-hora para o fim do jogo. Ou seja, tínhamos tempo, mas devíamos ser cautelosos. Pelos 75’, após várias oportunidades, conseguimos finalmente a cambalhota no marcador, mais uma vez por Pote, num dos seus característicos remates em arco à entrada da área! Pouco depois, com assistência de Pote, o jovem Harder carimba oportuno o nosso terceiro golo. E ainda houve tempo para Pote, mais uma vez, marcar a papel químico do seu anterior golo, coroando assim um magnífico hat-trick! No final, vitória do Sporting CP por 1-4! Missão cumprida, festa Leonina!
CAMPEONATO NACIONAL II – Com esta vitória o Sporting CP faz o pleno! Três jogos do Campeonato, três vitórias, nove pontos! E isso com doze golos marcados e apenas um sofrido. Corolário de tudo isso é a liderança do Campeonato, pois os dois contendores com o mesmo número de pontos têm ambos pior resultado no critério de desempate da diferença entre golos marcados e golos sofridos. Estamos, pois, preparados para a próxima jornada, na qual recebemos – em mais um clássico do nosso futebol – o FC Porto, histórico candidato ao título nacional, este ano com uma equipa renovada, incluindo um novo treinador, que está a fazer um início de campeonato que deve merecer a nossa atenção, cuidado e respeito. O José Alvalade, nosso templo, agora renovado e cada vez mais grandioso, vai estar cheio para esta partida maior da quarta jornada do Campeonato Nacional, que se joga no próximo sábado à noite. Força, equipa! Vamos à quarta vitória! Em busca dos doze pontos!
MERCADO – Ainda mais uma semana para o encerramento do badalado “mercado”, que – em Portugal – encerra no dia dois de setembro. Aguardemos as movimentações destes últimos dias, na certeza que temos de que os nossos dirigentes, desde logo o presidente Frederico Varandas, tudo farão para defender as nossas cores, quer quanto a entradas, quer quanto a saídas. Temos uma grande equipa e estamos seguros de que assim vamos continuar! Melhores até! E – não nos esqueçamos – reforçados com as recuperações, cada uma no seu timing, dos recém lesionados Diomande e Maxi Araújo, a que se juntarão as dos “antigos” Nuno Santos e Daniel Bragança. E, obviamente, já com a disponibilidade do Matheus Reis, cumpridos que estão os quatro jogos que lhe foram injustamente aplicados pela justiça federativa!
SUPERTAÇA ANDEBOL – No passado sábado a nossa fabulosa equipa de andebol carimbou mais um troféu nacional, o oitavo consecutivo! Desta feita foi a Supertaça, a terceira consecutiva, mais um feito inédito das nossas cores! O FC Porto foi um valoroso adversário, mas nada pode fazer contra o superior jogo do Sporting CP. No final um score de 36 golos contra 29, ou seja, sete impressivos golos de diferença! É obra! Força, equipa! Viva o andebol verde e branco!
FUTSAL PORTIMÃO – Também no fim-de-semana decorreu o habitual torneio de Verão de futsal, em Portimão, com a presença de quatro das melhores equipas do mundo: Barcelona, Palma, SL Benfica e Sporting CP! Uma autêntica final-four, pode-se dizer! Triunfo indiscutível do Sporting CP, com duas categorizadas vitórias contra as equipas espanholas, tendo os Leões sido o único clube a ganhar as suas duas partidas e com o significativo score total de nove golos marcados e apenas três sofridos. Foi uma bela demonstração da equipa que Nuno Dias está a refazer, com vários “históricos” e com a chegada de “sangue novo”, de muita qualidade e vontade. Temos equipa! Força, Sporting CP!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
P.S – Vejo o quanto actualmente se fala de transferências para clubes da Arábia. Noto também o modo laudatório como essas possibilidades/transferências são referidas e mencionadas na nossa comunicação social, independentemente das idades e experiência dos jogadores e treinadores em causa. Pensar eu, recordando, o modo como o “pioneiro” Cristiano Ronaldo foi, há muito pouco tempo, massacrado e crucificado por essa mesma comunicação social! … Pois, foi apenas há dois anos e pico… em Janeiro de 2023! Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, mudam-se os interlocutores, mudam-se os jogadores, mudam-se os treinadores… mudam-se os clubes de onde os mesmos provêm… e muda o discurso! Fica o registo! Força, CR7!