Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Tanto e tão bom!

Por Tito Arantes Fontes
18 Set, 2025

CAMPEONATO NACIONAL – Cumprimos, no sábado passado, a quinta jornada do Nacional. Ia ser um jogo fora, num campo difícil, complicado. E foi. O FC Famalicão é, de facto, uma boa equipe, bem montada, que sabe o que faz. Acresce que não perdia em sua casa desde Dezembro do ano passado, ou seja, há nove meses. E nesta época ainda não tinha sofrido golos. Ainda por cima começámos a perder, num lance fortuito, que resulta de um centro para a nossa área, na sequência de um canto, que desvia no nosso Trincão (alguns entendidos da nossa praça, como no directo da Sport TV, muito peroraram sobre esta “jogada estudada”… enfim!). Com esta adversidade, a equipe tinha de mostrar a sua raça, a fibra de que é feita. E mostrou, não baixou os braços, foi de imediato à luta, conseguindo - cinco minutos depois - o justo golo do empate numa excelente abertura do Quenda, finalizada com classe pelo Pote, na cara do guarda-redes do FC Famalicão. Na segunda parte, tínhamos de acabar o nosso trabalho. E assim fizemos, depois de algumas oportunidades, incluindo uma bola no poste, apareceu Luis Suárez (após o soberbo póquer que marcou no último jogo pela sua Colômbia), já completamente entrosado na equipe, a concluir lance de vários remates e recargas do nosso ataque, concluindo clarividente assistência de Pote no meio do emaranhado de jogadores que estavam na altura na grande área adversária. Consumada estava a reviravolta no resultado! E assim terminou o jogo, ainda com oportunidade para Ioannidis se estrear com a camisola Leonina. Foi uma vitória justa. Tendo o Sporting CP mostrado, uma vez mais nesta época, que sabe reagir às adversidades e a resultados negativos. Força, Leões!

CHAMPIONS - Começa esta semana esta “prova primeira” da UEFA, na qual queremos cimentar a nossa presença e, como o presidente Varandas já disse, com o Sporting CP a entrar com o objectivo de ultrapassar esta fase de liga para aceder aos patamares ulteriores desta milionária competição. O nosso primeiro jogo, dos oito que temos para disputar, é já nesta quinta-feira, no José Alvalade, contra o FC Kairat - campeão do seu país e líder isolado do actual campeonato - do longínquo Cazaquistão (recorde na distância de deslocação de equipes para disputar qualquer competição da UEFA). Força, Leões! Todos a Alvalade!

SPORTING B - A nossa equipe B está a fazer um belo início de campeonato. Ganhou o seu jogo fora, em Portimão, também com uma reviravolta no resultado (está mesmo no nosso ADN esta resiliência) e ficou isolada, em primeiro lugar, na sua Liga Portugal 2, com quatro vitórias e apenas uma derrota. Merecem destaque e atenção. Temos ali “pérolas” a despontar! Força, Leões!

ACADEMIA/ESTÁDIO AURELIO PEREIRA - Também na nossa Academia se introduzem melhoramentos. Recentemente foi a colocação do novo relvado no Estádio Aurélio Pereira, que carecia mesmo desse “upgrade”. Está concluído e prestes a poder ser utilizado. Força, Sporting CP!

ACADEMIA/ESTUDOS - O jornal Record trouxe na quinta-feira da semana passada (dia 11 de Setembro) interessante artigo sobre a preocupação do Sporting CP na formação escolar dos jovens da sua Academia. Especial foco no quinteto que entrou no ensino superior. Formamos futebolistas e homens. Olhamos para o presente e para o futuro. Parabéns, Academia!

FUTEBOL FEMININO - Bela vitória em Roma, na primeira mão do da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de liga da Champions. Esta semana esperamos, em nossa casa, carimbar a nossa passagem. Força, Leoas!

ANDEBOL - Primeiro é de salientar a extraordinária vitória na Champions, na Roménia, sobre o CS Dinamo București! Ir lá e ganhar não é mesmo para qualquer um… mas ganhar por três golos de diferença (33 contra 30) e com uma exibição com vários períodos de autêntico luxo é mesmo para uma equipe predestinada para grandes feitos! Depois a arrasadora vitória sobre o SL Benfica, para a segunda jornada do Nacional, por uns “fabulásticos” 42 a 32, ou seja, dez golos de diferença! É obra, grande obra! Grande equipe que temos no andebol! Única em Portugal… e rara, muito rara, no Mundo! Esta semana temos mais um jogo da Champions, desta feita no João Rocha, esta quinta-feira, contra os polacos do KS Iskra Kielce, cotada equipe que ganhou o seu último jogo no grupo com 11 golos de diferença. Força, Leões! Todos ao João Rocha!

SALVADOR SALVADOR - Todos sabemos, é o nosso capitão da equipe de andebol. Mas o que hoje quero salientar não são as suas proezas dentro do pavilhão, mas - isso sim - as suas palavras, nomeadamente quando fala à comunicação social. Temos ali um campeão, um líder, insaciável no seu desejo de vitória! É arrebatador no que diz, no que quer, no que exprime! Produto das nossa formação no andebol. Um fabuloso jogador da casa. Um verdadeiro Leão! Força, Salvador Salvador!

FUTSAL - Depois do massacre na vitória da Supertaça sobre o atarantado SL Benfica, o Sporting CP continuou triunfante no Campeonato com uma clara vitória por 5-2 perante o SC Braga. Foi mais uma demonstração de que temos mesmo equipe! Força, Leões!

HOQUEI EM PATINS - Ganhámos de forma clara o Torneio da Juventude Pacense, com três jogos contra cotadas equipes nacionais, em preparação para o campeonato nacional. Nota-se a entrada dos novos reforços. Temos equipe! Saudação especial para os campeões europeus Rafa Bessa e Xano Edo! E outra para o Gilberto Borges, Leão de Juba altíssima, meu companheiro no Grupo Stromp, com votos de saúde e rápida recuperação!

BASQUETEBOL - Ganhámos também o Torneio da Cidade de Lisboa, com uma importante vitória na final sobre o tetracampeão na modalidade (SL Benfica). O professor Luis Magalhães está a tratar de montar mais uma “senhora equipe”… aguardemos com esperança! Força, Leões!

CONTAS SAD - É tema de fulcral importância! São quatro anos de significativos resultados positivos. Um recorde absoluto na vida da nossa SAD. Temos o Clube na primeira linha das competições desportivas. No futebol, como bem atestam os nove títulos já conquistados por Frederico Varandas ao leme do Sporting CP! E nas demais modalidades, desde as de pavilhão (como, desde logo, resulta do que acima escrevemos) ao atletismo e todas as outras. E temos também um clube sólido do ponto de vista económico-financeiro. Recordando 2018… donde viemos, sem dinheiro, com jogadores em debandada após o ataque a Alcochete… e onde - apenas sete anos depois - nos encontramos! Uma notável recuperação! Histórica! Por isso, por tanto, por nunca ser demais dizer… Obrigado, Frederico Varandas e sua gente! Obrigado, Órgãos Sociais!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!