Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Honrar o desígnio dos fundadores

Por Juvenal Carvalho
18 Set, 2025

No dia em que estas linhas estiverem disponíveis, tanto através da edição em papel como na versão digital, o Sporting Clube de Portugal, cumprindo na íntegra o desígnio dos fundadores, que nos quiseram desde logo grandes, tão grandes como os maiores da Europa, tem um dia muito preenchido ao mais alto nível internacional. Do futebol jovem ao sénior, passando pelo futebol feminino - excelente vitória na primeira mão em Roma - e acabando no andebol, esperamos todos que o pleno de conquistas possa perfeitamente ser possível. Ser do Sporting CP, sabendo-se que ninguém ganha sempre, é pensar em conquistas. Pensar alto.

Mas isso, mais logo o saberemos. O que já é facto consumado, é que o passado fim-de-semana decorreu sob o signo do Leão.

No futebol, que melhor resposta poderia ter sido dada após a derrota no último jogo que não a vitória no terreno do FC Famalicão? Sabendo da dificuldade que é jogar naquele estádio, e tendo começado a perder, o Sporting CP teve na raça e, porque não, também não genialidade, embora feita de sofrimento, o caminho da descoberta da reviravolta. Tocou a unir de imediato e pouco depois da desvantagem, foi Pedro Gonçalves que descobriu o caminho da baliza famalicense, com um desvio exímio por debaixo das pernas do guarda-redes contrário que fez anichar a bola nas redes minhotas, para na segunda parte, "à matador", o avançado colombiano Luis Suárez carimbar, pleno de oportunidade, a "cambalhota" feita de três preciosos pontos para continuarmos a levar por diante o tão ambicionado sonho do "Tri". E esse caminho terá como etapa seguinte, e com os olhos postos no sucesso, os cónegos do Moreirense FC, na próxima segunda-feira, às 20h15, no Estádio José Alvalade.

E se no futebol saímos felizes da espinhosa missão que tivemos pela frente, no andebol, depois da brilhante vitória na Roménia, para a EHF Champions League - de destacar a presença de poucos mas bons indefectíveis leões a apoiar a equipa num ambiente incrível -, num jogo electrizante e para "duros", o Pavilhão João Rocha foi no passado sábado palco do "dérbi eterno" e com ele veio um recital de andebol, à escala daquilo a que esta equipa já nos vem habituando. Dizer que acrescentam excelência à excelência, não é exagero algum. Mais uma goleada (42-32) frente ao eterno rival, num jogo de sentido único, e no qual só deu Sporting CP. Foi mesmo avassalador ouvir o imenso rugido deste Leão que é feito de classe mas também de uma garra imensa.

Mas também o futsal, que bem recentemente viveu mais um momento épico, ao golear o SL Benfica, em Sines, para a Supertaça, que constituiu a 12.ª do nosso historial, esteve num plano normal, atendendo a que o nosso normal é uma bitola altíssima. Desta feita, anfitrião do SC Braga, o Sporting CP não quis deixar os seus créditos por mais alheias e mesmo com a onda avassaladora de lesões que atravessa, venceu os arsenalistas de forma  clarividente (5-2). Ganhar ou ganhar continua a ser o lema do nosso futsal. É mesmo, sem qualquer sobranceria ou arrogância, um hábito enraizado.

Igualmente a dar bons indicadores, mesmo que ainda em pré-época, estão o basquetebol e o hóquei em patins.

O basquetebol conquistou categoricamente o Torneio Cidade de Lisboa ao derrotar os ingleses do Surrey 89ers (87-65) na meia-final, para no jogo decisivo, e a deixar uma marca de esperança para o futuro, derrotar na final o SL Benfica (80-76). Um grupo quase todo ele novo para o professor Luís Magalhães trabalhar, mas a deixar no ar sinais muito positivos, com a entrada de jogadores que poderão fazer a diferença.

O hóquei em patins, a exemplo da época passada, volta a estar muito competitivo e  com a entrada de reforços de peso que vêem acrescentar qualidade ao grupo de trabalho. No primeiro teste da época, a equipa foi a Paços de Ferreira conquistar o Torneio António Augusto D. Matos, derrotando respectivamente a UD Oliveirense (3-1), a Juventude Pacense (4-0) e a AJ Viana (3-0).

Decididamente, os resultados da passada semana honraram o desígnio dos fundadores.

 

P.S. - Excelente é também o desempenho  da nossa equipa B na Liga 2, ao liderar isolada à quinta jornada. Mas mais do que as vitórias e a liderança, ressalvo o crescimento colectivo e também individual dos jogadores desta equipa.

O caminho do futuro é por aqui.