Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A prenda da minha avó Alice

Por Juvenal Carvalho
23 Dez, 2025

Estamos, o tempo voa, na véspera de Natal do ano de 2025. Uma quadra que, já passou mais de meio século, e ainda recordo a primeira prenda que me foi oferecida alusiva ao meu/nosso querido Sporting Clube de Portugal. 

Foi ela, ainda me arrepio enquanto escrevo, recordando o inolvidável momento, um equipamento completo do nosso Clube que me foi oferecido pela minha avó Alice, cujo coração batia pelo símbolo do Leão em função de ver o meu sofrimento de criança/adolescente pelo clube do Leão rampante. 

Ela, que era para mim uma referência de vida, e que me dava uma "semanada" generosa dentro das suas possibilidades de mulher de trabalho com arte da costura, permitia-me ir ver o Sporting CP em casa, mas também tantas vezes fora. 

E por isso eu, que com o nascimento primeiro da minha filha e, posteriormente, das minhas lindas netas Leoas, a Leonor e a Matilde, até que me adaptei à ideia de viver esta quadra que, assumo, nunca me foi muito especial.

Mas por não ser para mim muito importante, não impede que seja para tantos de vós. Que, como eu seguramente, terão uma recordação de alguma prenda que vos foi oferecida referente ao nosso Clube que tenha também sido a primeira e bem marcante no vosso imaginário.

Recordações que ficam Natal após Natal e este meu, a marca do tempo é inexorável, já lá vai meio século. 

Desde o Natal de 2024 as crianças e jovens, e também os menos jovens, porque o Sporting Clube de Portugal é de todos. De todas as faixas etárias, de todas as ideologias, de todas as crenças, de todas as classes sociais... já vivemos momentos desportivos muito felizes. A Dobradinha do futebol e as diversas conquistas nas modalidades fizeram com que vivêssemos uma espécie de quadra natalícia antecipada. Que bom foi voltar a ver o Marquês de Pombal, mas também todo o resto do território nacional e não só, vestido de verde e branco a festejar como se não houvesse amanhã.

Estamos agora na véspera de Natal, que coincidiu com a data da saída do nosso Jornal. Os "Pais Natais" Leões irão seguramente ser generosos e oferecer aos seus filhos e netos prendas referentes ao Clube. Fazer feliz e, quem sabe, fazer-lhes recordar, anos mais tarde, aquela noite mágica de Natal.

Ser do Sporting CP é algo que, pela magia envolvente, jamais poderemos esquecer, desde os momentos marcantes que vivemos, não só na nossa juventude, mas mesmo, no sentido lato, em todo o processo de vida. E é essa magia que nos faz ser Leões para todo o sempre. Natal após Natal. De geração em geração. Como cantava a sempiterna Maria José Valério na Marcha do Sporting: "Desde os netos até aos avós".

Um Feliz Natal para todos os Leões e Leoas. Desfrutem da quadra em família. 

Que tenham um Natal repleto de coisas boas. Com saúde, paz e amor...

Um Natal "à Sporting"! 

P.S – Uma palavra de apreço para a nossa natação. Se em masculinos o processo é de renovação através da juventude, com a chancela de qualidade que é conhecida, no feminino foram umas heroínas. Bateram-se até à última prova contra um rival que ganhou a qualquer preço, contando com atletas estrangeiras que vieram passar o fim-de-semana ao Algarve. Foram umas bravas Leoas. O nosso caminho é diferente. É o de ganhar com as armas que temos.