Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

A tremideira, a azia e o ridículo!

Por Tito Arantes Fontes
23 Dez, 2025

1. A extraordinária força que o Sporting CP tem e os resultados que vem exuberantemente alcançando, desde logo com a fantástica recuperação que o Clube tem feito desde o tristíssimo episódio do ataque e invasão de Alcochete, em Maio de 2018, assustam, têm assustado e vão continuar a assustar muita gente.

2. Hipocritamente, nesses anos conturbados e nesse momento difícil da vida Sportinguista, os nossos principais rivais iam fazendo, aqui ou ali, de modo disperso e pontual, declarações pseudo piedosas sobre a falta que o Clube fazia ao desporto português, nomeadamente ao futebol nacional.

3. A verdade é que a eleição de Frederico Varandas, no dia 8 de Setembro de 2018, marcou e mudou de modo estruturante a vida Sportinguista!

4. O Clube começou, depois dessa eleição, dia após dia, semana após semana, mês após mês, ano após ano, a reinventar-se, a reconstruir-se, a recuperar de modo decisivo do estado letárgico e comatoso em que tinha caído.

5. E fê-lo com o esforço, a dedicação e a devoção dos Órgãos Sociais eleitos nessa altura e da demais equipa que foi construída e se lhes foi juntando, para defesa do Clube, tudo sob a liderança do então novel presidente, Frederico Varandas.

6. O trabalho desenvolvido foi notável e permitiu, em 2021, a reconquista do título de Campeão Nacional de futebol. E depois a conquista de mais dois Campeonatos, os das duas últimas épocas. Ou seja, três títulos de Campeão Nacional em sete anos de mandato ou – melhor dito – nas últimas cinco temporadas. É obra!

7. A esses três títulos são de adicionar muitos outros, tanto no futebol (Taças de Portugal, Taças da Liga e Supertaça), como na generalidade das demais modalidades, nomeadamente das ditas “de pavilhão” (hóquei em patins, futsal, basquetebol, voleibol e andebol), onde o Sporting CP foi conquistando – em vários casos com equipas verdadeiramente espectaculares – títulos atrás de títulos, tanto nacionais, como internacionais!

8. É um percurso brilhante e que orgulha os Sportinguistas! E é um percurso que vai continuar a ser trilhado, desde logo porque Frederico Varandas já anunciou (no decurso da última Gala STROMP, no passado dia 15 de Dezembro) a sua nova recandidatura ao cargo de presidente do Sporting CP, na eleição que terá estatutariamente lugar em 2026 (cremos que em Março).

9. Tudo isto tem feito tremer os nossos adversários, nomeadamente os mais poderosos, como sucede com os rivais SL Benfica e FC Porto. E assim vai continuar a suceder! Ou seja, vão continuar a tremer… vão mesmo!

10. Consequência dessa tremideira é a ladainha concertada desses dois clubes (no fundo, é a reacção do nefasto “poder bicolor” que anos a fio, durante pelo menos as últimas cinco décadas, dominou escandalosamente o futebol nacional, através de estratagemas vários em que imperava o “vale tudo”, com epicentro em fenómenos vergonhosos como os célebres “Apito Dourado”, “Mala Ciao”, “Caso dos Emails”, “E-Toupeira”, entre outros!).

11. Ora, essa ladainha tem-se acentuado ultimamente de modo verdadeiramente patético por parte desses dois clubes ou de gente afecta aos mesmos, que vão exibindo de modo despudorado a sua constante azia perante esta nova vida, este novo alento, do Leão!

12. São constantes os comunicados e as incessantes intervenções que, como diz o nosso povo, de “tão ridículos até doem”! Desde logo porque tudo o que é demais, incluindo a azia, claro está… pois, enjoa e – neste caso – enjoa mesmo!

13. Foquemos, a título de exemplo, na recente intervenção do treinador do FC Porto sobre a duração de um jogo de futebol… coitado, o homem errou factual e historicamente, pois não só a situação que referiu como sendo de 1958 só ocorreu em 1959 (a arbitragem de Inocêncio Calabote num jogo do SL Benfica), como a mesma não se deveu à suspensão do jogo por ordem da equipa de arbitragem! Aliás, quanto à duração de um jogo de futebol, certamente que não lhe explicaram o jogo do FC Porto, no Estádio do Dragão, no início de Setembro de 2023, com o Arouca… foram 23 minutos de “descontos”! Farioli, ouve-me desta vez, é mesmo melhor veres com quem andas… e falas… porque caso contrário cais no ridículo de nem saberes o que dizes!

14. E foquemos também nas igualmente recentes declarações do tal “mediático e badalado” treinador do SL Benfica, que diz que “não somos como os outros, que choram, gritam e continuam a pressionar, temos um perfil diferente”. Como? Então este Mourinho não lê os constantes, permanentes e ultimamente quase que diários comunicados do seu clube? Nem ouve as inúmeras declarações públicas – nomeadamente após a monumental azia, ainda bem viva, provocada pela épica vitória do Sporting CP na última final da Taça de Portugal – do seu líder Rui Costa? Nem prestou atenção à recentíssima campanha eleitoral do clube sua entidade patronal? Que grande bagunçada vai mesmo por aquelas bandas! Cada um diz o que quer… uns dizem uma coisa, outros o seu contrário! Pois é, Mourinho… convém ler e ouvir, sob pena de não estares alinhado com os comportamentos do próprio clube que representas. Organizem-se, mas é! Caso contrário será – como já é – a perpetuação da azia, a continuação do ridículo, cada vez mais em versão definitivamente calimera!

Viva o Sporting Clube de Portugal!

P.S 1 – Quanto a comunicados do SL Benfica, nesta noite em que escrevo apareceu mais um… desta feita sobre o dérbi do futebol feminino, no nosso José Alvalade! Apesar de se terem salvo de uma derrota, os benfiquistas ainda assim resolveram chorar… Ridículo, como sempre!

P.S 2 – A senda dos comunicados encarnados tem sido de tal ordem que esta semana “viralizou” a SMS em que se dizia (gozando) que o SL Benfica ia protestar os 37 golos da vitória, no dérbi de andebol, do Sporting CP na Luz, porque todos esses golos foram marcados com a mão! Teve graça! E expôs o ridículo a que tanto comunicado do SL Benfica levou! Nada como o humor para derrotar os notórios excessos destas falácias encarnadas!

P.S 3 – Uma palavra para os saudosos Figueiredo (o célebre Altafini de Cernache) e Vitor Gonçalves. Ambos grandes jogadores do nosso Clube nos anos 60. Vi-os a ambos com as nossas cores. Paz à sua alma, campeões!

P.S 4 – No Campeonato goleámos o AVS, iremos agora a Guimarães para a 15.ª jornada. É difícil, sabemos. Força, Sporting CP! Nós acreditamos em vocês! E na Taça de Portugal seguimos em frente, agora nos 1/4 de final, após termos eliminado o Santa Clara, nos Açores, após prolongamento.