A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou esta segunda-feira aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, depois da vitória de ontem em Alvalade frente ao FC Famalicão – a terceira no mesmo número de jogos disputados na Liga Portugal.
Os jogadores que foram titulares na partida com os famalicenses realizaram apenas trabalho de recuperação, enquanto os restantes treinaram normalmente no relvado às ordens de Rúben Amorim.
Jeremiah St. Juste, que continua entregue ao Departamento Médico, foi o único ausente da sessão.
Os Leões vão agora gozar um dia de folga, estando o regresso ao trabalho agendado para quarta-feira às 10h00, na Academia, à porta fechada.
Técnico agradado com a exibição frente ao FC Famalicão
No rescaldo do triunfo sobre o FC Famalicão (1-0), em duelo referente à terceira ronda da Liga Portugal, o treinador Rúben Amorim mostrou-se satisfeito com a exibição verde e branca, considerando que, apesar de ter em perspectiva “um jogo muito difícil”, os seus jogadores foram “competentes em todos os momentos” e controlaram “sempre” as incidências do encontro.
“Na primeira parte rodámos muito a bola para cansar adversário, fomos intensos na reacção e criámos oportunidades. Fomos muito fortes a controlar as transições do FC Famalicão, mas não tivemos a qualidade que devíamos em lances em que bastava passar para o lado. A bola foi sempre um metro mais para a frente do que devia e isso faz diferença nestes jogos”, começou por afirmar o técnico na conferência de imprensa após a partida, prosseguindo com a análise.
“Marcámos na segunda parte, controlámos até certo ponto e depois, sem aparecer o segundo golo com algumas ocasiões, defendemos um pouco mais baixo. Isso faz parte também do processo, vamos melhorando nesse aspecto. Mas foi uma vitória completamente justa”, frisou.
O técnico elogiou depois a estreia a titular de Morten Hjulmand, médio dinamarquês que formou dupla no meio-campo com Morita, lembrando que este era capitão quando actuava em Itália.
“É tudo o que pensámos, mas vai melhorar muito fisicamente, tem de conhecer bem os colegas. A forma como joga sempre para a frente ajuda a equipa e isso é muito importante num jogador como ele. É muito inteligente a ler os espaços e a perceber quando tem de pressionar ou de juntar-se à linha defensiva. É um líder pois é um nórdico que era capitão em Itália aos 24 anos. Não se chega a essa condição se não se for um líder. Já o conhecíamos, mas ainda vai fazer mais”.
Rúben Amorim foi também questionado sobre o momento de forma de Paulinho, avançado que foi decisivo ao marcar o golo do triunfo e leva já quatro tentos em três jogos na Liga Portugal.
“Quando foi criticado se calhar não estava a render, mas agora está e todos estão entusiasmados. Cantam a música dele a toda a hora e o futebol é mesmo assim, uma montanha-russa. Agora, sabendo que a fase má passou, ele também tem de saber que a fase boa pode passar, tem a ver com o trabalho. Mas é um rapaz que merece, está um pouco fora da posição mas se calhar esta é a posição dele e isso ajuda, pois joga um pouco mais solto. Fez o seu trabalho e está a fazer golos, mas o que interessa é o trabalho e ganhar jogos, sendo que ele ajuda a equipa a ganhar”.
Relativamente à evolução da equipa, dado que o Sporting CP soma agora mais cinco pontos do que em igual período da época passada, o timoneiro Leonino admitiu que estas três vitórias em três jogos trazem boas sensações, mas deixou também claro que não é hora de relaxar.
“Obviamente estamos satisfeitos, mas não durmo descansado e estou sempre stressado como todos os treinadores”, atirou, salientando ainda assim o crescimento do plantel. “A equipa, e mesmo a base que transitou do ano passado, está mais adulta. Os jogadores novos encaixaram muito bem nas nossas características e estou contente com esse aspecto. A diferença de cinco pontos em relação ao início do campeonato passado é muito grande, mas temos de continuar”.
O técnico recusou ainda que a falta de eficácia verificada neste encontro, com uma bola à barra e várias defesas do guarda-redes adversário, o tenha feito regressar à época passada, quando este cenário se repetiu, considerando mesmo que “há algo no ar que é diferente”.
“Talvez seja a esperança dos adeptos e a forma como encaramos os jogos. No ano passado perdemos muitos pontos no início e depois foi sempre a correr atrás, com os adeptos muito desiludidos com a situação. Este ano há qualquer coisa no ar que nos ajuda e isso também joga muito, não é só a qualidade dos jogadores mas tudo o que os envolve, como a parte mental. Tal como sentira contra o Casa Pia AC e o FC Vizela, hoje senti que íamos vencer o jogo”, sublinhou.
A fechar, Rúben Amorim enalteceu o forte apoio dos Sportinguistas em Alvalade, que segundo o técnico foi fundamental para que a equipa saísse com os três pontos. “A paixão que os adeptos transmitiram ajudou-nos muito a ser intensos durante o jogo, a equipa conseguiu manter a cabeça fria e controlar os 90 minutos. O que posso prometer-lhes é que na próxima semana vai ser um sofrimento igual, mas esperamos que no fim o resultado seja o mesmo”.
Triunfo sobre o FC Famalicão com golo de Paulinho (1-0)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deu continuidade ao bom início de época com um triunfo na recepção ao FC Famalicão por 1-0, este domingo, em duelo da terceira jornada da Liga Portugal. Os Leões passam a somar assim três vitórias no mesmo número de jogos, naquele que é já o melhor arranque desde que Rúben Amorim está ao leme dos Leões.
Tendo Jeremiah St. Juste como único indisponível para esta partida devido a lesão, Rúben Amorim fez apenas uma mudança relativamente ao onze apresentado frente ao Casa Pia AC. O reforço Morten Hjulmand estreou-se como titular no meio-campo, ao lado de Morita, fazendo avançar Pedro Gonçalves para o trio de ataque composto também por Paulinho e Gyökeres.
Em noite de estreia da terceira camisola oficial, inspirada em Cristiano Ronaldo, o Estádio José Alvalade voltou a ter lotação esgotada e viu a sua equipa assumir as rédeas logo desde o apito inicial. Os Leões fixaram-se no meio-campo adversário e foram tentando encontrar forma de chegar à baliza rival, maioritariamente através de cruzamentos, embora sem grandes resultados.
Ainda assim, foi uma questão de tempo até chegarem as oportunidades de golo. Na primeira, a bola sobrou para Paulinho e este desviou à boca da baliza, só que Luiz Júnior impediu o 1-0 com uma defesa por instinto. Pouco depois, nova situação para Paulinho após mais um cruzamento, mas desta feita um corte providencial da defesa famalicense tirou o pão da boca ao avançado.
Ao mesmo tempo que ia estancando as raras investidas do FC Famalicão, que praticamente não se aproximou da área de Adán, o Sporting CP continuou a somar lances prometedores. Num remate violento, Gyökeres obrigou a uma defesa incompleta, e na sequência Pedro Gonçalves também tentou a sorte, vendo Paulinho chegar ligeiramente atrasado para o desvio certeiro.
A recta final da primeira parte acabou por ficar marcada por muitas paragens que abrandaram o ritmo de jogo, devido às quedas constantes dos jogadores adversários, e teve poucos lances dignos de registo. A excepção saiu dos pés de Gyökeres, que atirou ao lado num tiro à meia-volta, pelo que nada surtiu efeito e o marcador permaneceu inalterado até ao tempo de intervalo.
Os Leões já justificavam pelo menos o 1-0, dado o domínio claro registado na etapa inicial, e este chegou logo no início da segunda parte, aos 52 minutos. Após Pedro Gonçalves já ter ameaçado com uma bola à barra, Nuno Santos bateu um livre para a área, Coates tocou de cabeça e Paulinho subiu mais alto que todos, facturando pela quarta vez nesta época.
Mesmo em vantagem, e já com Geny Catamo e Matheus Reis em campo, o Sporting CP continuou a insistir no ataque. Gyökeres ficou perto de causar estragos também de livre directo, defendido para a frente por Luiz Júnior, e pouco depois um lance na área do FC Famalicão levou o árbitro a consultar o VAR devido a uma mão na bola, mas este entendeu que não havia razão para penálti.
Nos minutos finais, os Leões recuaram e a turma visitante teve pela primeira vez bola durante um período mais prolongado, só que o melhor que conseguiu foi um remate de longe por cima. Dito isto, as situações mais perigosas foram até do Sporting CP, com o recém-entrado Daniel Bragança e Pedro Gonçalves a verem Luiz Júnior negar-lhes o 2-0 com duas excelentes defesas.
Com este triunfo, os Leões mantêm-se 100% vitoriosos na temporada 2023/2024 e passam a somar agora nove pontos, ocupando a liderança da tabela classificativa juntamente com o Vitória SC. O próximo jogo está agendado para domingo, dia 3 de Setembro, no terreno do SC Braga.
Rúben Amorim na antevisão ao encontro com o FC Famalicão
Rúben Amorim não tem dúvidas de que a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal terá, este domingo, no Estádio José Alvalade, um encontro de grande dificuldade diante do FC Famalicão em jogo da terceira jornada da Liga Portugal.
Na antevisão a esta partida, o técnico Leonino deu conta daquilo que espera a começar pelo apoio dos Sportinguistas e a terminar em mais um triunfo verde e branco.
"Esperamos um bom ambiente [casa lotada] e, por isso, quero também agradecer aos adeptos pela forma como nos têm apoiado, após uma época difícil, assim como explicar-lhes que vai ser um jogo onde vão acontecer muitas coisas. Não vamos estar sempre por cima do jogo, terão de ter paciência. Acredito que vamos ter o domínio, mas precisamos do apoio deles nos momentos bons e nos maus, como eles têm feito, sabendo que o jogo agora não dura 90 minutos, mas, se calhar, 100. Nós vamos à procura da vitória, vamos dar tudo e queremos muito ganhar”, começou por dizer Rúben Amorim, deixando o alerta: “O FC Famalicão tem um excelente treinador e é sempre uma equipa de jovens muito talentosos. É o nosso Brighton português e sabemos que ali vai sempre haver jovens a observar e quanto maior é o jogo, menor é a responsabilidade e mais o talento vem porque se sentem mais soltos. Nos jogos com as equipas grandes sentem-se sempre muito à vontade. Portanto, espero um jogo muito difícil, no qual vamos ter de sofrer, mas estou convencido de que vamos vencer".
Questionado sobre quem vai a jogo, o treinador verde e branco nada revelou: “Meio-campo? Não vou dizer quem vai jogar. O Daniel Bragança regressou muito bem e o Morten Hjulmand também está preparado”.
Quem ainda não será opção é Jeremiah St. Juste e Rúben Amorim não quer que a recuperação do central seja precipitada, justificando: “O St. Juste está a fazer o seu caminho e estamos a prepará-lo. Estamos a tentar tirar o melhor dele. É um jogador de classe mundial e queremos que dure muitos anos no Sporting CP e, por isso, estamos a fazer o melhor por ele”.
Rúben Amorim falou ainda sobre o mercado de transferências, que ainda está aberto, referindo que está satisfeito com o plantel que tem. “Temos vários jogadores para várias posições”, afirmou, mostrando-se agradado pela continuidade da base da equipa das últimas temporadas e da contratação de peças-chave: “Não sei se terá impacto na classificação final. Nós fomos campeões com muitas mexidas, mas acho que as equipas são mais vezes campeãs quando mantêm a base durante mais anos”.
“Quando chegámos aqui, mesmo com pouco investimento, quisemos sempre ganhar títulos e isso está no ADN do clube. Percebo que o maior investimento aumente a responsabilidade, mas nós temos uma maneira de trabalhar, gastamos metade do que vendemos e não estamos a dar um passo maior do que a perna. Estamos a fazer exactamente a mesma coisa, a diferença é que as vendas do Porro e do Ugarte permitiram que tivéssemos um mercado mais tranquilo do que quando não há vendas e não há dinheiro. Portanto, diria que a responsabilidade é a mesma, simplesmente mais vendas permite que haja mais jogadores a entrar, mais segurança naquilo que fazemos e até agora tem corrido bem”, referiu ainda, antes de falar sobre a integração de Viktor Gyökeres e Morten Hjulmand.
“Eles estão a adaptar-se muito bem e como temos um grupo jovem isso também os ajuda. São duas personalidades um bocadinho diferentes, mas temos apostado muito nos jantares de equipa (risos) e isso também ajuda a que eles encontrem o seu espaço na equipa. Dentro do campo têm dado resposta e, ainda que as pessoas não tenham visto muito do Morten, ele mais do que roubar a bola, tem muita qualidade com bola e é diferente dos jogadores que temos e o Viktor dá-nos uma dimensão diferente pelas características que tem. Portanto, no campo acho que é óbvio e fora do campo também. Vivem num bom país, jogam num clube grande, são muito acarinhados e estão rodeados de excelentes jogadores e eu disse logo quando os contratámos para não olharem tanto para a classificação e para olharem mais para os jogadores que temos. Por isso, não podiam estar mais felizes e nós também não”.
Estádio José Alvalade novamente com lotação esgotada
O Sporting Clube de Portugal informa que a lotação do Estágio José Alvalade está esgotada para a recepção ao FC Famalicão, este domingo, às 20h30.
Além disso, o Clube realça que os Sócios e adeptos Leoninos poderão entrar no recinto a partir das 18h00, aquando da abertura de portas para o jogo, ou seja duas horas e meia antes do apito inicial.
Assim, tal como na primeira jornada, os Leões vão voltar a contar com casa cheia pela segunda vez - em dois jogos em Alvalade - neste arranque da Liga.
Leões defrontam o FC Famalicão este domingo, em Alvalade
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal continua a preparar a recepção ao FC Famalicão, marcada para este domingo às 20h30.
Nesse sentido, os Leões treinaram novamente nesta sexta-feira de manhã na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, com vista a esse encontro da terceira jornada da Liga Portugal.
Rúben Amorim orienta nova sessão de trabalho amanhã de manhã, novamente na Academia, e à tarde, a partir das 19h00, fará no Auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade a antevisão à partida.
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou ao trabalho, nesta quinta-feira de manhã, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, com o FC Famalicão em mente.
Os Leões recebem a formação famalicense no próximo domingo, às 20h30, e Rúben Amorim prepara esse jogo da 3.ª jornada da Liga Portugal ao pormenor com vista a mais um triunfo.
O técnico Leonino só não contou com Jeremiah St. Juste, que continua entregue ao Departamento Médico verde e branco.
Amanhã há nova sessão de trabalho, como habitualmente na Academia, às 10h00.
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal voltou a treinar na Academia Cristiano Ronaldo, esta terça-feira, de olhos postos na partida agendada para domingo (20h30) contra o FC Famalicão, no Estádio José Alvalade, a contar para a terceira jornada da Liga Portugal.
A novidade do dia foi a integração de Daniel Bragança na sessão de trabalho orientada por Rúben Amorim, que contou também com a presença dos jovens Diogo Cabral e André Gonçalves.
Após cumprirem um dia de folga, os Leões voltam a treinar quinta-feira de manhã, na Academia.
Plantel principal prepara a terceira jornada da Liga
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou aos treinos, com o pensamento centrado na recepção de domingo, às 20h30, ao FC Famalicão, no Estádio José Alvalade, para a terceira jornada da Liga. O plantel trabalha com afinco para manter o registo 100 por cento vitorioso na Liga e dar sequência aos dois primeiros triunfos na prova: 3-2 ao FC Vizela e 1-2 no terreno do Casa Pia AC.
Na sessão da manhã desta segunda-feira, Daniel Bragança realizou treino condicionado, Jeremiah St. Juste está entregue ao departamento médico. Terça-feira, novo treino de manhã, na Academia Cristiano Ronaldo, à porta fechada.
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal trabalhou, na manhã deste sábado, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.
Os jogadores mais utilizados no triunfo da noite passada, diante do Casa Pia Ac (1-2), fizeram o habitual trabalho de recuperação pós-jogo, enquanto os restantes trabalharam normalmente às ordens de Rúben Amorim.
Jeremiah St. Juste continua entregue ao Departamento Médico e Daniel Bragança fez trabalho condicionado.
Amanhã é dia de folga, estando o próximo treino marcado para segunda-feira de manhã, como habitual em Alcochete.