Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Convocados para Braga

Por Sporting CP
20 Jan, 2020

Meias-finais da Taça da Liga

Silas convocou 20 jogadores para o embate desta terça-feira (19h45) frente ao SC Braga, a contar para as meias-finais da Taça da Liga, que se disputará no Estádio Municipal de Braga. 

Guarda-redes: Renan Ribeiro, Luís Maximiano e Diogo Sousa;
Defesas: Tiago Ilori, Sebastián Coates, Marcos Acuña, Stefan Ristovski, Luís Neto, Jérémy Mathieu e Cristian Borja;
Médios: Eduardo Henrique, Bruno Fernandes, Rodrigo Battaglia, Marcus Wendel e Idrissa Doumbia;
Avançados: Rafael Camacho, Gonzalo Plata, Luiz Phellype, Pedro Mendes e Yannick Bolasie.

Informações para o SC Braga vs. Sporting CP

Por Sporting CP
20 Jan, 2020

Jogo está marcado para esta terça-feira

É já esta terça-feira que a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal defronta o SC Braga para as meias-finais da Taça da Liga. O jogo está marcado para as 19h45 e vai-se realizar no Estádio Municipal de Braga.
 
Os Sócios e adeptos do Sporting CP vão ficar colocados na bancada nascente, sendo que a acessibilidade será em tudo semelhante ao que foi definido na época passada.
 
Nas imagens abaixo segue o esquema dos acessos definidos para os Sócios e adeptos do Sporting CP, sendo que a loja Decathlon é um ponto de referência junto ao Estádio Municipal de Braga e que as portas abrem duas horas antes do início da partida.
 


 
Informa-se ainda que, tal como no ano passado, não existe venda de ingressos no recinto de jogo, pelo que os Sportinguistas interessados devem adquirir os bilhetes no Estádio José Alvalade.

Os Sócios e adeptos do Sporting CP com mobilidade reduzida e condicionada devem assistir à partida no sector A1, onde vai existir uma zona reservada para o efeito.

Foto José Lorvão

Emanuel Ferro: “Só há um objectivo para esta competição”

Por Sporting CP
20 Jan, 2020

Técnico aponta à vitória na Taça da Liga

Na antevisão do encontro desta terça-feira frente ao SC Braga, a contar para as meias-finais da Taça da Liga, o treinador-adjunto do Sporting Clube de Portugal, Emanuel Ferro, considerou que, apesar das dificuldades esperadas, os Leões estão focados no triunfo.

“O SC Braga vai entrar em campo com a mesma intenção que nós. É uma meia-final, um jogo que decide quem estará presente na final de sábado. Independentemente do adversário, sabíamos que seria um encontro difícil. Houve uma alteração de treinador, mas o SC Braga tem feito uma época muito boa, com jogos de grande exigência, e tem respondido da melhor forma em todas situações. Essa mudança trouxe também outra ideia de jogo, que nós já analisámos, mas estamos focados na nossa forma de jogar e vamos tentar materializar isso em situações que garantam o nosso sucesso. Só há um objetivo para esta competição, já era assim antes de chegarmos final four. Primeiro temos de ganhar o jogo de amanhã, mas entramos em todas as competições para vencer”, começou por dizer, sublinhando depois que a derrota frente ao SL Benfica é passado.  

“São competições distintas e tenho a certeza de que os jogadores a este nível sabem que quando os 90 minutos chegam ao fim o jogo terminou. Ganhemos ou não, já estamos focados no jogo seguinte. Somos exigentes quando ganhamos e perdemos e isso não muda a nossa forma de encarar cada jogo. É uma competição diferente, vimos esta preparação de uma forma muito particular, mas o básico não muda: queremos vencer”, afirmou.

Depois de garantir que Luciano Vietto não está disponível e que Rodrigo Battaglia e Renan Ribeiro “estarão nos convocados”, Emanuel Ferro aproveitou ainda para esclarecer a situação do capitão verde e branco, Bruno Fernandes.

“Treinou e, assim sendo, estará na convocatória. Quem está de fora e está atento às notícias e aos jornais, acaba por saber mais do que nós. Sentimos o Bruno sempre connosco, altamente competitivo, envolvido e concentrado no trabalho da equipa e isso não vai mudar”, assegurou.

Por fim, o técnico Leonino fez uma análise ao adversário da partida.

“O SC Braga vem de quatro vitórias consecutivas, três delas para a Liga NOS, mas já teve momentos de excelência durante esta época. Há situações em que as equipas estão melhores e perdem e vice-versa. Têm feito coisas muito boas, esta alteração trouxe-lhes uma nova dinâmica com que se têm sentido confortáveis. Conseguiram vitórias com isso. Os jogos não se podem comparar, são treinadores diferentes e dinâmicas diferentes. Sabemos que quem perder sai da competição e eles têm um percurso imaculado na Taça da Liga. Conseguimos este apuramento revelando coisas muito importantes numa equipa como o espírito de sacrifício, acreditar até ao fim e resiliência e queremos que isso seja demonstrado em todos os momentos. isso dá-nos uma visão sobre a nossa capacidade técnico-tática e tudo o que envolve um jogo de futebol”, concluiu.

Joelson Fernandes às ordens de Silas

Por Sporting CP
19 Jan, 2020

Leões preparam Taça da Liga

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal treinou na manhã deste domingo na Academia de Alcochete com vista ao jogo da Taça da Liga, marcado para terça-feira, diante do SC Braga.

Silas chamou Joelson Fernandes, promovendo o regresso do jovem jogador aos trabalhos. Valor incontornável da formação do Sporting CP, Joelson Fernandes irá a partir de agora ser presença mais assídua nos trabalhos da equipa principal.

Joelson Fernandes foi, de resto, a única novidade no apronto que decorreu com toda a normalidade. Só Luciano Vietto não esteve às ordens de Silas, uma vez que continua entregue ao departamento médico, e, esta manhã, fez tratamento e trabalho de recuperação.

A equipa Leonina volta a treinar na segunda-feira, às 10h00, num treino aberto à comunicação social durante 15 minutos, na Academia Sporting, onde será feita a antevisão ao jogo frente ao SC Braga. O técnico falará às 13h00, seguindo-se a meio da tarde a viagem rumo ao Norte do país.

Recuperação na Academia Sporting

Por Sporting CP
18 Jan, 2020

Renan Ribeiro sem limitações

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal treinou na manhã deste sábado na Academia Sporting, em Alcochete, no seguimento do dérbi diante do SL Benfica na sexta-feira.

Os titulares da partida contra os encarnados realizaram trabalho de recuperação, sendo Luís Maximiano a única excepção. Os restantes trabalharam no relvado, tendo sido chamados os jovens João Ricciulli, Loide Augusto e Gonçalo Costa.

Renan Ribeiro treinou sem limitações e Luciano Vietto fez tratamento e recuperação.

O próximo treino acontece este domingo, pelas 10h00, à porta fechada.

Silas: "Foi um jogo muito dividido"

Por Sporting CP
18 Jan, 2020

Técnico verde e branco após o dérbi

Silas admitiu, após o dérbi com o SL Benfica, que o Sporting CP “tem de finalizar mais”, mas considerou que o resultado foi penalizador para os Leões depois de tudo aquilo que se viu dentro de campo.

“Foi um jogo muito dividido. O SL Benfica esteve melhor na primeira parte e nós na segunda e eles acabaram por marcar quando estávamos melhor. Acho que a diferença esteve na eficácia, sim. Não tivemos tantos remates como no jogo com o FC Porto, e as estatísticas valem o que valem, mas estivemos igualados nos remates. Perdemos 0-2 num jogo em que acho que o empate se ajustava mais por aquilo que as duas equipas fizeram”, começou por dizer o técnico verde e branco.

“Continuo a achar que não são precisos milagres, mas sim trabalho. Nenhuma equipa sobrevive de milagres e acho, sinceramente, que se nota trabalho da nossa parte. Hoje, nós não fomos inferiores ao SL Benfica”, acrescentou Silas, afirmando que, claro, “os resultados contam muito”.

Questionado sobre as opções e, em particular, sobre Rafael Camacho, que foi titular, o treinador Leonino deixou elogios ao jovem jogador: “Tem muito potencial. Acreditamos muito nele. É um jogador de futuro, tal como o Gonzalo Plata. São jogadores em quem acreditamos muito e que vão, seguramente, ser figuras no futebol português, mas temos de lhes dar tempo para crescer”.

Focado já no próximo encontro, Silas falou ainda sobre a Taça da Liga: “Tem a mesma importância que tinha, mesmo que hoje tivéssemos vencido, não ganhou maior importância pelo resultado de hoje. O Sporting CP é o vencedor em título e, claro, queremos defender um título que é nosso”.

Decepção no dérbi

Por Sporting CP
18 Jan, 2020

Sporting CP pecou na finalização

A equipa principal do Sporting Clube de Portugal perdeu, nesta sexta-feira, diante do SL Benfica por 0-2 em jogo da 17.ª jornada da Liga NOS.

Um resultado penalizador para os Leões que, após uma primeira parte na qual tiveram as melhores ocasiões de golo, entraram muito melhor na segunda metade e sofreram o primeiro golo contra a corrente do jogo.

Sem Vietto, lesionado, e Coates, castigado, Silas apostou em Rafael Camacho e Tiago Ilori de início, promovendo também os regressos de Doumbia e Acuña ao onze verde e branco. Um onze com quatro peças diferentes do último jogo e três delas estiveram mais perto de desfazer o nulo inicial.

Rafael Camacho foi o autor das duas melhores ocasiões iniciais, a primeira que esbarrou no poste da baliza de Odysseas - após um grande passe de Bruno Fernandes - e a segunda que o guardião encarnado defendeu. Luiz Phellype, porém, ainda levou a melhor sobre o guarda-redes do SL Benfica, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo.

Do outro, o SL Benfica também tentou o golo, mas Maximiano resolveu.

Assim, 0-0 ao intervalo.

Na segunda metade, a formação orientada por Silas conseguiu entrar melhor e foi coleccionando situações de perigo para a baliza do SL Benfica. Três delas por Tiago Ilori, que em duas viu Odysseas segurar e na outra a bola sair por cima.

Sem conseguir marcar dentro da a área, Doumbia tentou, então, do meio da rua e obrigou Odysseas a esticar-se defendendo para canto. Na sequência foi novamente Tiago Ilori a tentar o golo, mas sem sucesso, e, chegados aos 80 minutos, foi o SL Benfica a marcar.

Rafa, que saído do banco há instantes, marcou na insistência encarnada e, já nos descontos, ainda selou o marcador, já depois de Mathieu, num remate acrobático, ter tentado o empate. Vitória para o SL Benfica que foi melhor, apenas, na finalização.

Convocados para o dérbi

Por Sporting CP
17 Jan, 2020

Jogo marcado para esta sexta-feira (21h15)

Silas convocou 18 jogadores para o jogo desta sexta-feira, às 21h15, frente ao SL Benfica a contar para a 17.ª jornada da Liga NOS.

Guarda-redes: Luís Maximiano e Diogo Sousa;
Defesas: Tiago Ilori, Stefan Ristovski, Luís Neto, Jérémy Mathieu e Cristian Borja;
Médios: Eduardo Henrique, Bruno Fernandes, Marcos Acuña, Rodrigo Battaglia, Marcus Wendel e Idrissa Doumbia.
Avançados: Rafael Camacho, Gonzalo Plata, Luiz Phellype, Pedro Mendes e Yannick Bolasie.

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal