Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto José Lorvão

Bilhetes esgotados para a deslocação a Portimão

Por Sporting CP
14 Out, 2024

Forte apoio Sportinguista em casa do Portimonense SC

O Sporting Clube de Portugal informa que já não há bilhetes disponíveis para a deslocação da equipa principal de futebol ao reduto do Portimonense SC.

Os Sportinguistas esgotaram os ingressos e prometem um grande apoio na deslocação ao Estádio Municipal de Portimão, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal marcado para as 20h15 de sexta-feira, 18 de Outubro.

Foto Isabel Silva

Jogo-treino com o CF "Os Belenenses"

Por Sporting CP
11 Out, 2024

​Leões vencem teste de preparação por 3-1

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou, esta sexta-feira, um jogo-treino na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, vencendo o CF "Os Belenenses" por 3-1.

Rúben Amorim apostou num onze inicial composto por Vladan Kovačević, Marcus Edwards, Nuno Santos, Iván Fresneda, Ricardo Esgaio, Bruno Ramos, Lucas Anjos, Diogo Abreu, Mauro Couto, Luís Gomes e Lucas Taibo.

Jogaram ainda Diego Calai, Rodrigo Marquês, Alexandre Brito e Marlon Júnior.

Ao intervalo, o resultado era de 3-0, com Bruno Ramos, Marcus Edwards e Nuno Santos a serem os autores dos golos.

Os Leões vão agora gozar dois dias de folga, regressando ao trabalho na segunda-feira de manhã, na Academia, à porta fechada.

Foto José Lorvão

Viktor Gyökeres eleito o melhor jogador da Liga em Agosto/Setembro

Por Sporting CP
11 Out, 2024

​Distinção atribuída pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol

Viktor Gyökeres, avançado da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, foi eleito o melhor jogador da Liga nos meses de Agosto e Setembro.

A distinção foi atribuída pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), com o internacional sueco a reunir 16,45% das preferências, à frente do colega de equipa Francisco Trincão, com 13,41%, e do portista Galeno (13,23%).

Durante o período indicado, que inclui as sete primeiras jornadas da Liga, Viktor Gyökeres foi titular em todos os jogos dos Leões, sendo fundamental para o bom arranque de temporada da equipa com dez golos apontados e uma assistência.

Na primeira jornada, marcou e fez uma assistência na vitória por 3-1 sobre o Rio Ave FC, seguindo-se um bis na goleada por 6-1 ao CD Nacional e um hat-trick no triunfo por 5-0 diante do SC Farense. Facturou ainda na vitória por 2-0 sobre o FC Porto, no triunfo por 3-0 em Arouca e bisou na vitória por 3-0 perante o AVS.

Recorde-se que o melhor jogador do mês da Liga é encontrado através do valor médio das pontuações dadas pelos diários desportivos A Bola, O Jogo e Record no período correspondente à votação (ponderação final de 60%) e das escolhas de uma Comissão Técnica nomeada pelo Sindicato, formada pelos ex-jogadores Anselmo, João Paulo, José Carlos, Rebelo e Tiago Pereira (ponderação final de 40%).

O troféu de melhor jogador da Liga em Agosto/Setembro será entregue brevemente a Viktor Gyökeres.

Foto Isabel Silva

Continua o trabalho na Academia

Por Sporting CP
10 Out, 2024

Vários jovens da formação novamente chamados

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou esta quinta-feira mais um treino na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Para colmatar a ausência dos dez jogadores que se encontram ao serviço das respectivas selecções nacionais, o técnico Rúben Amorim voltou a chamar vários jovens da formação à sessão de trabalho.

Para amanhã está agendado novo treino, da parte da manhã, em Alcochete.

Novo dia de trabalho em Alcochete

Por Sporting CP
09 Out, 2024

​Rúben Amorim voltou a contar com muitos jovens da formação

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou, na manhã desta quarta-feira, mais um treino na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

À semelhança do que tinha acontecido ontem, a sessão de trabalho no quartel-general Leonino ficou novamente marcada pela ausência dos dez jogadores que estão ao serviço das selecções e ainda pela presença de 15 jovens da formação.

Rúben Amorim chamou ao treino Alexandre Tverdohlebov, Marlon Júnior, Guilherme Silva, Alexandre Brito, José Silva, Diogo Abreu, Samuel Justo, Sandro Nascimento, Rodrigo Marquês, Nilton Cardoso, Lucas Anjos, Luís Gomes, Lucas Taibo, Mauro Couto e Bruno Ramos.

Os Leões voltam a treinar amanhã, na Academia, à porta fechada.

Foto José Lorvão

Venda de bilhetes exclusivamente online para o SK Sturm Graz vs. Sporting CP

Por Sporting CP
09 Out, 2024

Ingressos a 45€ para o jogo na Áustria

O Sporting Clube de Portugal informa que se inicia às 16h00 desta quinta-feira, 10 de Outubro, a venda de bilhetes a 45€ para a deslocação da equipa principal de futebol ao reduto dos austríacos do SK Sturm Graz para a UEFA Champions League.

WÖRTHERSEE STADION, KLAGENFURT, ÁUSTRIA
3.ª JORNADA DA FASE DE LIGA DA UEFA CHAMPIONS LEAGUE
SK STURM GRAZ vs. SPORTING CP
22 DE OUTUBRO ÀS 21H00 (HORA LOCAL)

Tal como realizado nos últimos jogos fora de casa, iremos prosseguir com a venda exclusivamente online. Desta forma, todos os Sócios espalhados por Portugal e pelo Mundo podem garantir o seu ingresso de uma forma muito mais rápida, cómoda e eficaz, sem terem de se deslocar às bilheteiras do Estádio José Alvalade, sendo este um processo de clara melhoria do serviço prestado aos nossos Sócios, especialmente para aqueles que não residem em Lisboa.

A venda (aqui) será exclusiva a Sócios do Sporting CP com o seguinte critério de venda:.

Lugares de Leão com Gamebox 2024/2025
10 OUTUBRO - quinta-feira das 16h00 às 19h59

Sócios com Gamebox 21 anos
10 OUTUBRO - quinta-feira das 20h00 às 23h59

Sócios com Gamebox entre 16 e 20 anos
11 OUTUBRO - sexta-feira das 00h00 às 11h59

Sócios com Gamebox entre 12 e 15 anos
11 OUTUBRO - sexta-feira das 12h00 às 15h59

Sócios com Gamebox entre 8 e 11 anos
11 OUTUBRO - sexta-feira das 16h00 às 19h59

Sócios com Gamebox entre 3 e 7 anos
11 OUTUBRO - sexta-feira das 20h00 às 23h59

Sócios com Gamebox entre 1 e 2 anos
12 OUTUBRO - sábado das 00h00 às 11h59

Sócios sem lugar anual em 2024/2025
12 OUTUBRO - sábado a partir das 12h00

A zona destinada aos Sportinguistas no Wörthersee Stadion está assinalada a verde na imagem abaixo.

Outras informações úteis:
- No mesmo processo de compra pode adicionar até quatro números de Sócio
- Cada cartão de Sócio permite a compra apenas de um bilhete
- Quota mínima de Sócio: Setembro 2024

Foto Isabel Silva

Regresso aos treinos em Alcochete

Por Sporting CP
08 Out, 2024

Trabalho continua durante a pausa internacional

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou esta terça-feira aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

A sessão ficou marcada pelas ausências dos vários jogadores que estão ao serviço das respectivas selecções durante a presente pausa para compromissos internacionais: Francisco Trincão (Portugal), Geovany Quenda (Portugal sub-21), Franco Israel e Maxi Araújo (Uruguai), Hidemasa Morita (Japão), Geny Catamo (Moçambique), Zeno Debast (Bélgica), Viktor Gyökeres (Suécia), Morten Hjulmand (Dinamarca) e Conrad Harder (Dinamarca sub-21).

Para fazer face a estas ausências, o técnico Rúben Amorim contou com a presença de vários jogadores da formação. Além disso, outra das novidades foi a presença de Marcus Edwards, que já treinou com o restante grupo.

Amanhã, quarta-feira, o plantel Leonino volta a treinar de manhã, à porta fechada, na Academia.

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Cumprimos num jogo muito difícil"

Por Sporting CP
06 Out, 2024

Treinador abordou dificuldades para superar estratégia defensiva adversária

Após o apito final na vitória do Sporting CP sobre o Casa Pia AC (2-0), Rúben Amorim, treinador dos Leões, analisou o jogo em conferência de imprensa e começou por comentar o facto de a sua equipa ter alcançado a marca de 50 jogos consecutivos a marcar na Liga.

“Fomos evoluindo ao longo das épocas em número de golos. Ganhámos o primeiro campeonato a defender melhor, sofrendo poucos golos e sem marcar muitos. Depois, fomos evoluindo, o que tem que ver com o processo e a qualidade e características dos jogadores”, começou por dizer no Auditório Artur Agostinho, passando a fazer o rescaldo do encontro e das dificuldades causadas pela estratégia do Casa Pia AC.

“Temos de estar preparados para tudo e [a estratégia adversária] dificultou-nos muito. A cada cruzamento não tínhamos vantagem, mesmo com dois homens de área. Deixámos o Dani[el Bragança] mais solto e ajudou, o Trincão foi o jogador mais fresco da equipa, o Geny tentou empurrar, mas com tanta gente [pela frente a defender] é difícil. Por outro lado, ajudou-nos, no sentido em que os nossos centrais [Quaresma e Inácio], com dificuldades físicas, não tiveram grande trabalho”, reflectiu, acrescentando: “Ninguém fica satisfeito de ver jogos assim, especialmente os adeptos, mas são estratégias e também entendo a diferença”.

Apesar das dificuldades, o treinador dos Campeões Nacionais realçou que a sua equipa está “preparada para blocos baixos”: “Linhas de seis são difíceis, mas foi na inspiração do Trincão, que desbloqueou o jogo”.

Além disso, Amorim reconheceu que embora os Leões avancem para a próxima pausa na liderança isolada do campeonato, não vai “descansado”, porque tem “muitos jogadores com problemas físicos”. “Ainda vamos ter uma sequência mais difícil do que esta e precisamos de todos os jogadores”, ressalvou, explicando as valências de alguns dos ausentes, especialmente neste tipo de jogos mais fechados.

“O Viktor [Gyökeres] não teve muitas oportunidades, mas quando tivermos o grupo todo frente a blocos baixos, o [Matheus] Reis pode envolver muito nas costas, o Marcus Edwards é o melhor jogador para isto, o ‘Pote’ é mais um, ainda temos o Morita e o Dani, podemos meter um segundo avançado, lançar alas novos… Vai ser muito no desgaste dos adversários, com características novas e ser bons nas transições defensivas”, explicou sobre a receita para superar estratégias defensivas como a do Casa Pia AC.

Ainda assim, Rúben Amorim não considerou que o resultado tenha sido melhor do que a exibição. O desgaste dos seus jogadores “sente-se”, não o escondeu, mas realçou a superioridade exibida ao longo da partida.

“Cumprimos num jogo muito difícil. Não vou dizer que o resultado foi melhor do que a exibição, porque tivemos mais oportunidades para fazer golo. Não foi tão bonito porque também não deu, uma linha [defensiva] de seis com quatro dificulta muito e também senti alguma falta de energia”, referiu.

“O futebol tem tido uma grande evolução, era tudo muito estático e hoje é mais difícil encontrar as referências. Nós também temos algumas, por exemplo, se o Dani está mais subido, se construímos com quatro ou a três… Nestes jogos, não há milagres. Contra uma linha de seis, ou é através de cruzamentos, que não é o nosso forte, ou pela inspiração dos jogadores, e quem tem os melhores tem uma grande vantagem”, apontou, acrescentando: “As características dos jogadores nestes jogos fazem as diferenças”.

Questionado, a seguir, pela titularidade Conrad Harder e sua substituição ao intervalo, o técnico verde e branco justificou que foi fruto da necessidade de contar com “jogadores frescos”, além de permitir “deixar o Dani solto e ter dois avançados fortes para fazer as roturas”. “O Harder tem muita fome, quer marcar, mas não foi essa a razão [da substituição], foi só uma questão de características”, atentou, realçando que Hidemasa Morita, entrado para o seu lugar, “sente-se muito bem entrelinhas”.

Já sobre o bom momento de Franco Israel, Amorim enalteceu a “maturidade” do guardião uruguaio. “O dono é o que estiver a jogar. Nota-se muita maturidade no Franco, está preparado, tal como o Vladan [Kovačević] e o Callai também cresceu muito. Pelo rendimento que tem, o Franco está a jogar e fez por merecer”, completou.

Por sua vez, também Daniel Bragança, que marca há três jogos consecutivos, mereceu elogios do treinador, porque para lá “dos números” já é um jogador “com uma dimensão diferente”. “Tem mais capacidade física e de chegar à baliza adversária e está mais forte no contacto físico. Está um jogador diferente e agora é muito difícil tirar o Dani”, enalteceu, embora lembrando que ainda “tem muito para crescer”.

Por fim, confrontado com o arranque cem por cento vitorioso do Sporting CP, que com oito vitórias nos oito primeiros jogos da Liga rubricou o melhor arranque do século em Portugal, Rúben Amorim admitiu-se “preocupado”, agora, com o próximo jogo.

“O calendário vai dificultar mais, mas estou muito satisfeito com o rendimento dos meus jogadores”, sublinhou, destacando as valências da sua equipa em 2024/2025. “Nós temos uma forma de jogar agradável para as pessoas. Começamos bem, jogamos bem e temos de dar um passo a seguir nos jogos de maior dificuldade. Estamos a fazer um excelente trabalho e conseguimos manter sempre a nossa consistência”, detalhou, embora tenha voltado a reforçar a importância de “ter o grupo em forma para ganhar todos os jogos em todas as competições”.

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal