Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto Mário Vasa

Leonel Pontes: “Temos os nossos argumentos”

Por Sporting CP
22 Set, 2019

Sporting CP recebe o FC Famalicão na segunda-feira

Na antevisão do encontro frente ao FC Famalicão, a contar para a sexta jornada da Liga NOS, o treinador do Sporting Clube de Portugal, Leonel Pontes, reconheceu que a equipa recém-promovida ao primeiro escalão está a realizar um excelente início de época.

"Está a fazer um campeonato extraordinário, muito confiante. Defende bem, no contra-ataque é uma equipa perigosa, dá profundidade e tem jogadores rápidos nos corredores laterais. Está num momento de forma muito bom, na liderança, mas nós temos os nossos argumentos. Sabemos que os jogos são imprevisíveis, mas, em casa e com o nosso público, que nos tem ajudado, vamos fazer tudo para vencer o jogo e seguir o nosso caminho", começou por dizer.

Quanto à ausência de Bruno Fernandes no jogo de segunda-feira, o técnico verde e branco garantiu que há soluções no plantel.  

"Todas as equipas que têm grandes jogadores organizam-se à volta deles. O Bruno Fernandes é um grande jogador, como o Messi ou o Ronaldo, mas as equipas têm sempre substitutos para dar respostas. A dinâmica pode ser diferente, mas temos jogadores para o substituir", assegurou.

Leonel Pontes aproveitou ainda para realçar a importância dos Sócios e pedir o seu apoio na partida de amanhã: "É nos momentos difíceis que se vê a força dos clubes. (…) Acreditamos que os Sócios vão puxar pela equipa. O futebol é jogado de forma simples, mas muitas vezes rodeado de jogos muito complexos. Os adeptos vão estar presentes e apoiar-nos porque sabem que os jogadores sentem esse apoio", referiu.

Comunicado Sporting Clube de Portugal

Por Sporting CP
21 Set, 2019

Cabe ao Sporting Clube de Portugal esclarecer algumas inverdades sobre as últimas notícias relacionadas com o jogador Ansu Fati:

1. O recrutamento do Sporting CP não só identificou o potencial do jogador, que hoje todos reconhecem, como foi capaz de o motivar a vir a Alcochete reunir com os nossos responsáveis, coisa que muitos outros clubes tentaram, mas não conseguiram. Sabíamos que o processo de renovação com o Barcelona não estava bem encaminhado e iniciámos o nosso trabalho.

2. Basta analisar a nossa política de formação para perceber que as nossas equipas são compostas por jogadores de várias idades, independentemente do respectivo escalão. Dizer-se que o jogador ficaria nos juvenis é não conhecer a actual realidade da nossa formação. Há jogadores de 16 anos de idade nos sub-23 ou de 18 anos nossa equipa principal. Mas também é preciso fazer bem as contas, até porque o jogador nunca poderia ser recrutado para os juvenis pois não tem idade para isso – nasceu em 2002, o que corresponde ao escalão sub-19.

Estes são apenas alguns pontos que temos o dever de salientar para que se perceba, ao contrário do que se possa querer passar, que o nosso recrutamento funciona. Infelizmente nem sempre se consegue assegurar todos os bons jogadores que prontamente identificámos até porque não nos podemos esquecer da nossa capacidade financeira e dos valores astronómicos que já se praticam nos escalões de formação.

Foto Mário Vasa

Preparação para a 6.ª jornada da Liga NOS

Por Sporting CP
21 Set, 2019

Três jovens da equipa de sub-23 chamados aos trabalhos

Em preparação para o jogo da sexta jornada da Liga NOS, frente ao FC Famalicão, o Sporting Clube de Portugal treinou este sábado de manhã na Academia Sporting.

Valentin Rosier, Sebastián Coates, Bruno Fernandes, Marcos Acuña, Luciano Vietto e Yannick Bolasie realizaram treino específico de recuperação no ginásio. Devido a essas ausências, o técnico Leonel Pontes chamou aos trabalhos três jogadores da equipa de sub-23: Pedro Mendes, Matheus Nunes e Loide Agusto.

Ristovski fez tratamento e treino condicionado, enquanto Luiz Phellype realizou tratamento, seguido de ginásio e treino condicionado. Fernando continua a seguir um programa de readaptação ao esforço e Viviano fez apenas trabalho de ginásio.  

O último treino antes da partida de segunda-feira realiza-se no domingo, à porta fechada, pelas 10h30, na Academia Sporting. Às 13h00, terá lugar a conferência de imprensa de Leonel Pontes, também na Academia Sporting.   

Foto Pedro Zenkl

Leonel Pontes: "O terceiro golo penalizou-nos"

Por Sporting CP
19 Set, 2019

Sporting CP perdeu frente ao PSV por 3-2

O Sporting Clube de Portugal entrou a perder na Liga Europa, saindo derrotado do terreno do PSV por 3-2. Leonel Pontes reconheceu que o resultado não foi positivo, mas disse que os Leões mereciam mais.

“É frustrante perder desta forma, mas perdemos com honra e dignidade. A equipa teve momentos de boa qualidade, criou muitas situações de golo, mas alguns erros de posicionamento fizeram com que perdêssemos o jogo. O terceiro golo penalizou-nos porque estávamos convictos de que poderíamos chegar ao empate na segunda parte”, começou por dizer.

“Criámos várias oportunidades de golo e isso significa que houve trabalho dos jogadores, dinâmica, remate, finalização e assistências, mas faltou alguma competência para finalizar e juntar a equipa no momento em que se perdia a bola”, referiu ainda.

Foto Pedro Zenkl

Sporting CP infeliz na Holanda

Por Sporting CP
19 Set, 2019

Derrota por 3-2 num jogo em que os Leões mereciam mais

O Sporting Clube de Portugal foi infeliz em Eindhoven, na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. Derrota por 3-2 com o Sporting CP a merecer mais do que este resultado.

A formação orientada por Leonel Pontes até entrou melhor do que o PSV, mas a equipa da casa surpreendeu o Sporting CP e adiantou-se no marcador contra a corrente do jogo. Duas jogadas de contra-ataque rápido deram, demasiado cedo, conforto aos holandeses.

Aos 20 minutos, Malen fez o primeiro golo do jogo e, cinco minutos depois, foi Coates, a querer antecipar-se ao mesmo jogador, a marcar na própria baliza. 

No entanto, o Sporting CP, com muito apoio no Philips Stadion, foi logo atrás do resultado criando algumas ocasiões, ainda que nos últimos minutos da primeira metade a equipa da casa tenha estado melhor. 

Só que, aos 38 minutos, Bolasie foi travado em falta na área, o árbitro Ivan Kružliak não teve dúvidas e assinalou pontapé de penálti. No frente a frente com Zoet, Bruno Fernandes não falhou o 2-1. Golo verde e branco no momento certo para não ir para o intervalo com uma desvantagem tão grande.

Ainda assim, logo no reinício da segunda parte, na sequência de um canto, o PSV voltou a ganhar conforto no marcador com golo de Baumgartl, fruto de alguma desatenção defensiva. Coube ao Sporting CP voltar a tentar reduzir e Bruno Fernandes esteve perto, aos 56 minutos, mas o esférico foi ao poste.

Aos 76 minutos, novamente, Bruno Fernandes pôs Zoet à prova, mas o guardião defendeu para a frente e na recarga Miguel Luís viu a bola sair ao lado da baliza. Logo a seguir foi Jovane Cabral a obrigar o guarda-redes do PSV a nova defesa.

Sucederam-se oportunidades, também com Renan a ter de intervir do lado contrário, mas o segundo golo Leonino só chegou aos 82 minutos com Pedro Mendes a marcar, pouco depois de ter substituído Miguel Luís.

O Sporting CP volta a jogar na Liga Europa no dia 3 de Outubro, no Estádio José Alvalade, frente aos austríacos do LASK, que nesta primeira jornada venceram o Rosenborg Ballklub por 1-0.

PSV-Sporting CP: indicações para os adeptos em Eindhoven

Por Sporting CP
19 Set, 2019

Portas abrem às 16h55 (hora local)

Os Sportinguistas que esta tarde assistirão ao encontro entre o PSV e o Sporting Clube de Portugal, no Philips Stadion, poderão entrar no estádio a partir das 16h55 (hora local).

O estacionamento destinado aos apoiantes do Sporting CP é o P1, enquanto a entrada no estádio será feita pelo Bloco MM.

No entanto, a concentração de Sportinguistas está marcada para as 14h00 locais na Central Station de Eindhoven, estando a saída para o estádio agendada para as 16h45.

Chama-se a atenção para a proibição de alguns objectos no Philips Stadion, assim como a proibição de fumar dentro do estádio, e ainda a de consumir álcool na via pública.

Foto Pedro Zenkl

Luís Neto: “Queremos fazer um bom trabalho na Liga Europa”

Por Sporting CP
18 Set, 2019

Sporting CP joga com o PSV esta quinta-feira na Holanda

Luís Neto foi a voz do plantel verde e branco em Eindhoven na antevisão ao pontapé de saída do Sporting Clube de Portugal na fase de grupos da Liga Europa, marcado para quinta-feira às 17h55 (hora de Portugal continental) diante do PSV.

“Queremos fazer um bom trabalho na Liga Europa. Sinto o grupo motivado. Todos os jogadores gostam de jogar jogos europeus e querem fazer o melhor pelo Sporting CP. Por isso, as expectativas são as melhores”, começou por dizer.

“O Sporting CP encara todos os jogos para ganhar. Amanhã vamos tentar dar uma alegria aos Sportinguistas e mostrar que somos uma grande equipa”, referiu ainda o central, acrescentando: “Acho que vai ser um grande jogo. Espero que o Sporting CP consiga fazer uma grande exibição e vencer o jogo”.

Foto Pedro Zenkl

Leonel Pontes: “Dignificar a camisola do Sporting CP”

Por Sporting CP
18 Set, 2019

Leões jogam esta quinta-feira diante do PSV

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal estreia-se esta quinta-feira, às 17h55 (hora de Portugal continental), na fase de grupos da Liga Europa 2019/2020, diante do PSV na Holanda. 

Leonel Pontes reconhece que os holandeses são uma equipa forte, mas não entrega o favoritismo. “Dentro deste grupo, o PSV é um dos candidatos, mas nós também temos de assumir esse papel porque estamos habituados a passar a fase de grupos e queremos chegar o mais longe possível. Vamos lutar pelos três pontos e dignificar a camisola do Sporting CP”, começou por dizer.

“No futebol quando duas equipas entram em campo, não entram nem os orçamentos nem o passado. Amanhã é uma história diferente, mas sabemos de antemão que vamos encontrar uma equipa muito boa”, disse ainda o técnico, sublinhando: “Há 50 por cento de hipóteses para cada lado. Nós vamos lutar com as nossas armas e eles com as deles”.

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal