Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Adán recebe prémio de melhor guarda-redes do mês de Agosto

Por Sporting CP
17 Set, 2021

​Guardião Leonino considera que a distinção “também é fruto do trabalho da equipa”

Antonio Adán, guarda-redes da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, recebeu esta sexta-feira o prémio de melhor guarda-redes do mês de Agosto da Liga Portugal.
 
“Feliz por voltar a ser eleito para este prémio. Começámos a Liga Portugal como acabámos a temporada passada: a receber prémios. Isso significa que a equipa continua a fazer bem as coisas. Estes prémios individuais também são fruto do trabalho de todos”, reagiu o guardião espanhol, que recolheu 27 por cento das preferências dos treinadores do principal escalão nacional.
 
“Não tenho como foco vencer prémios individuais. Acredito que se a equipa estiver bem, todos receberemos estas distinções porque são a consequência do trabalho colectivo”, considerou.
 
Adán foi totalista nos quatro jogos disputados pelo Sporting CP em Agosto na Liga Portugal, tendo sofrido apenas dois golos. Além disso, foi ainda o Homem do Jogo no empate em casa do FC Famalicão (1-1).
 

Preparação para o GD Estoril Praia

Por Sporting CP
17 Set, 2021

​Rúben Amorim orientou novo treino na Academia

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou mais um treino esta sexta-feira, na Academia, já com o foco no encontro da sexta jornada da Liga Portugal agendado para este domingo (20h30), no Estádio António Coimbra da Mota, diante do GD Estoril Praia.

Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves realizaram tratamento.

Os Leões voltam a treinar à porta fechada amanhã, pelas 10h00, na Academia, seguindo-se a conferência de imprensa de antevisão à partida, às 13h00, também na Academia.

Foto José Lorvão

Pedro Gonçalves eleito o melhor médio do mês de Agosto

Por Sporting CP
16 Set, 2021

​Jogador verde e branco galardoado com prémio da Liga Portugal

Pedro Gonçalves, jogador da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, foi esta quinta-feira distinguido com o prémio de melhor médio do mês de Agosto da Liga Portugal.
 
O artilheiro máximo da última edição da prova reuniu 19 por cento das preferências dos treinadores dos emblemas do principal escalão nacional, batendo o colega João Palhinha, que ficou em segundo lugar ao contabilizar 18 por cento dos votos.
 
Pote foi titular nos quatro jogos disputados pelo Sporting CP na Liga Portugal em Agosto. Bisou na estreia, contra o FC Vizela, e fez o gosto ao pé na segunda jornada, em casa do SC Braga. Além disso, foi ainda considerado o Homem do Jogo no encontro diante da turma vizelense.
Foto José Lorvão

Venda de bilhetes para os últimos três jogos de Setembro

Por Sporting CP
16 Set, 2021

Duelos com GD Estoril Praia, CS Marítimo e Borussia Dortmund

O Sporting Clube de Portugal informa que começa amanhã, 17 de Setembro, a venda dos bilhetes para os últimos três jogos do mês de Setembro.

6.ª JORNADA LIGA
GD ESTORIL PRAIA vs. SPORTING CP
DATA DO JOGO: 19 de Setembro (domingo) às 20h30
PREÇOS DISPONÍVEIS: €13 e €25
LOCAL DA VENDA: bilheteiras do Estádio José Alvalade (10h00 às 20h00)

17/09 (sexta-feira): venda exclusiva a todos os Sócios que compraram bilhete para os últimos dois jogos em Alvalade - FC Porto e AFC Ajax.
18/09 (sábado): restantes Sócios com ultima quota regularizada em Agosto de 2021.

Os detentores de cartão do adepto poderão adquirir o seu ingresso no dia de jogo nas bilheteiras do Estádio António Coimbra da Mota ao preço de €13.


7.ª JORNADA LIGA
SPORTING CP vs. CS MARÍTIMO
DATA DO JOGO: 24 de Setembro (sexta-feira) às 19h00
PREÇOS DESDE: €10 (Sócio Adulto) ou €5 (Sócio Infantil)
LOCAL DA VENDA: bilheteiras do Estádio José Alvalade e site oficial (aqui)

Oferta convite: os Sócios que compraram bilhete para os últimos dois jogos em Alvalade (FC Porto e AFC Ajax) poderão, a partir de amanhã, levantar o seu convite no site oficial para qualquer sector de bancada mediante disponibilidade (aqui) e conforme o critério de venda abaixo descrito.
17/09 (sexta-feira): Lugares Especiais e Sócios Vitalícios
18/09 (sábado): Sócios Gamebox 19/20 e com 17 a 9 renovações
19/09 (domingo): Sócios Gamebox 19/20 e com 8 a 1 renovações
20/09 (segunda-feira): todos os Sócios com última quota regularizada em Agosto de 2021.

Caso sobrem bilhetes, no final do dia 19 de Setembro o Sporting CP anunciará as seguintes fases de venda.


2.ª JORNADA FASE DE GRUPOS UEFA CHAMPIONS LEAGUE
BORUSSIA DORTMUND vs. SPORTING CP
DATA DO JOGO: 28 de Setembro (terça-feira) às 20h00
PREÇO ÚNICO: €37
LOCAL DA VENDA: Bilheteiras do Estádio José Alvalade (10h00 às 20h00)

17 a 21 de Setembro (sexta a terça-feira): venda exclusiva a Sócios com última quota regularizada em Agosto de 2021.

Caso sobrem bilhetes, haverá uma segunda fase de venda, de 22 a 26 de Setembro, aberta ao público em geral. O Sporting CP recebeu 1113 bilhetes para o jogo na Alemanha.

É importante reforçar que todos os espectadores terão obrigatoriamente de estar vacinados ou recuperados (teste negativo não é suficiente para entrar no Estádio).

Foto Arquivo Sporting CP

Regresso ao trabalho na Academia

Por Sporting CP
16 Set, 2021

​Titulares do jogo de ontem realizaram o habitual treino de recuperação

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou aos treinos na manhã desta quinta-feira, na Academia, em Alcochete.

Os titulares do encontro de ontem realizaram o habitual treino de recuperação, enquanto os restantes trabalharam normalmente no relvado.

Pedro Gonçalves continua em tratamento.

Gonçalo Inácio está a contas com uma entorse traumática na tibiotársica direita.

Os Leões voltam a treinar à porta fechada amanhã, pelas 10h00, na Academia

Foto José Lorvão

Adán eleito o melhor guarda-redes do mês de Agosto

Por Sporting CP
16 Set, 2021

Guardião Leonino distinguido com prémio da Liga Portugal

Antonio Adán, guarda-redes da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, foi galardoado, esta quinta-feira, com o prémio de melhor guarda-redes do mês da Liga Portugal, referente a Agosto – o primeiro da nova época.

Na votação levada a cabo pelos treinadores dos emblemas do principal escalão nacional, o guardião espanhol recolheu 27% das preferências.

Adán foi totalista nos quatro jogos disputados em Agosto no arranque da Liga Portugal 2021/2022, onde sofreu apenas dois golos e foi ainda distinguido como o Homem do Jogo no empate Leonino na visita ao FC Famalicão (1-1).

Foto José Lorvão/Isabel Silva

Rúben Amorim: "Obrigado aos adeptos, que reconhecem o espírito da equipa"

Por Sporting CP
15 Set, 2021

Declarações depois do desaire com o AFC Ajax

No final da derrota (1-5) contra o AFC Ajax, Rúben Amorim marcou presença na conferência de imprensa e agradeceu aos Sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal pelo apoio e reconhecimento.

"O que retiramos disto é o espírito da equipa, que é sempre o mesmo e os adeptos reconhecem isto. Não estava à espera. Sei o amor que os adeptos têm pelos seus clubes. Os adeptos estão atentos e sabem o projecto. Temos de ser mais fortes, trabalhar muito e não cometer tantos erros. No ano passado perdemos 1-4 em casa [com o LASK], este ano foi 1-5 e o treinador também tem culpa. Tudo o que o jogo ditou foi muito difícil para a nossa equipa. Temos de crescer e de trabalhar. Obrigado aos adeptos, que reconhecem o espírito da equipa", começou por dizer aos jornalistas.

Admitindo que "após o 0-2" sofreu pelos jogadores porque já passou "por estas situações", o treinador dos Campeões Nacionais revelou o que disse aos atletas após a partida: "No final do jogo, disse-lhes que têm de comer e descansar bem e deixar o resto para mim porque temos um jogo muito importante com o GD Estoril Praia".

O técnico voltou a elogiar a atitude da sua equipa e garantiu que não vai mudar a forma de jogar: "Não vi nenhum jogador a esconder-se. Correram, estavam nervosos e sentiram o primeiro e segundo golos. Sentiram, principalmente, o anular do 2-3 e o sofrer do quarto golo. Eles dão o máximo. Dois resultados pesados na Europa, a culpa não pode ser dos jogadores. No próximo jogo na UEFA Champions League vamos jogar da mesma forma".

Questionado sobre a construção do plantel, Rúben Amorim foi fiel a si próprio e garantiu que, se fosse hoje, "pediria os mesmos jogadores".

"Este é o nosso projecto. Temos de ser honestos intelectualmente. Sabemos o momento em que estamos e o que estamos a fazer. Tenho muito orgulho nestes jogadores e acredito sempre que podemos vencer o próximo jogo. Assumirei sempre as minhas responsabilidades enquanto eles derem tudo", contou.

Luís Neto também marcou presença no Auditório Artur Agostinho para analisar a partida e explicou o que correu mal, mas agradeceu o apoio dos Sportinguistas.

"Começar a perder 0-2 muito cedo fez com que os jogadores ficassem desconfortáveis. Tivemos uma ou outra oportunidade para ferir o AFC Ajax e conseguimos o 1-2 do Paulinho. O primeiro golpe acaba por ser o terceiro golo do AFC Ajax ainda antes do intervalo. Tentámos acertar algumas coisas e sabíamos que íamos ter de sofrer um bocadinho atrás. Entrámos bem [na segunda parte], o Paulinho fez o golo que acabou por ser fora-de-jogo. Logo a seguir, o AFC Ajax faz o 1-4 e torna as coisas muito mais difíceis. O público esteve sempre do nosso lado. O grupo foi formado a estar habituado a ganhar e a nunca desistir. O AFC Ajax tem a sua qualidade e, confortável no resultado, tornou as coisas mais difíceis", disse o defesa, que foi capitão esta quarta-feira.

"Tínhamos de competir, perceber em que nível está o nosso grupo. Sabemos que a dificuldade da UEFA Champions League aumenta de jogo para jogo, mas é o que vai fazer crescer muitos jogadores do plantel. O primeiro impacto, com 0-2 aos dez minutos, foi um golpe para nós perante tudo o que tínhamos planeado", acrescentou.

Luís Neto reforçou que esta quinta-feira "é dia de preparar o GD Estoril Praia e reflectir sobre o que" foi feito contra o AFC Ajax e lembrou que ainda há muita temporada para jogar.

"Sabíamos a qualidade das equipas do nosso grupo e que estes jogos são, muitas vezes, decididos nos detalhes. Os primeiros dez minutos foram, se calhar, esses detalhes, tal como o golo anulado ao Paulinho. O grupo é forte, conhecemo-nos muito bem e vamos sair mais fortes depois deste resultado. Temos muito pela frente", frisou o internacional português.

Foto José Lorvão/Isabel Silva

Noite infeliz

Por Sporting CP
15 Set, 2021

Sporting CP perde com AFC Ajax

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, com o AFC Ajax por 1-5 na primeira jornada da fase de grupos da UEFA Champions League.

Com bilhetes esgotados e um Estádio José Alvalade lotado (dentro das limitações impostas pelas autoridades), o Sporting CP - que estreou o terceiro equipamento - entrou em campo com uma novidade no onze em relação à equipa que iniciou o desafio contra o FC Porto: saiu Sebastián Coates e entrou Gonçalo Inácio.

Os primeiros dez minutos, ainda assim, foram de má memória para os Leões. Logo aos dois minutos, o AFC Ajax inaugurou o marcador num lance de grande sorte. Antony fez o primeiro remate, a bola desviou em Luís Neto, acertou no poste de Antonio Adán e sobrou para Haller, que só teve de encostar de cabeça para o fundo das redes. Pouco depois, Antony serviu Haller no coração da área para o 0-2.

A partir daqui, o Sporting CP viu-se obrigado a correr atrás do prejuízo e logo contra uma formação que trocava bastante a bola na linha defensiva mesmo com a pressão alta verde e branca, o que exigia muita paciência para o conjunto de Rúben Amorim. A reacção caseira viu-se aos 13 minutos, quando Paulinho, primeiro num contra-ataque e depois na sequência de um canto, rematou ao lado, mas deixou os holandeses em alerta.

20 minutos depois do apito inicial, novo golpe duro para o Sporting CP com Gonçalo Inácio a sair por lesão, dando lugar a Ricardo Esgaio. Seguiu-se um remate de Gravenberch para defesa de Antonio Adán e um cabeceamento de João Palhinha em zona perigosa para fora, com o médio a acertar mal na bola.

Finalmente, aos 33 minutos, Alvalade explodiu. Matheus Nunes, com um grande passe, serviu Paulinho e este rematou cruzado para o 1-2. O guarda-redes Pasveer não ficou bem na fotografia e o avançado estreou-se a marcar no primeiro jogo realizado na UEFA Champions League.

A felicidade Sportinguista, contudo, durou pouco. A pouco mais de cinco minutos dos 45, uma bela jogada do AFC Ajax deu a Berghuis o 1-3 no resultado.

Já em tempo de compensação, o Sporting CP esteve muito perto de voltar a ficar a um golo de distância dos visitantes quando Jovane Cabral cruzou para Zouhair Feddal cabecear e ficar a centímetros do golo. Ainda assim, o jogo seguiu para o intervalo com 1-3.

Rúben Amorim lançou, para a segunda parte, Matheus Reis e Pablo Sarabia para os lugares de Rúben Vinagre e Jovane Cabral e, aos 48 minutos, mais uma infelicidade para o Sporting CP. Paulinho cabeceou para o fundo das redes naquilo que seria um magnífico golo, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo depois do recurso ao VAR. Pouco depois, Antony voltou a servir para Haller apontar mais um golo, o 1-4 no marcador.

Pedro Porro teve depois duas boas ocasiões para marcar, mas na primeira acertou no poste e na segunda foi o guardião Pasveer a defender com qualidade. Pelo meio, Tiago Tomás substituiu Nuno Santos.

Era mesmo, ainda assim, um dia 'não' para os Campeões Nacionais, que sofreram novo golo de Haller aos 63 minutos. Foi o póquer do ponta-de-lança da Costa do Marfim.

O jogo teve pouca história até ao final para além da entrada de Daniel Bragança para a saída de Paulinho aos 77 minutos e o Sporting CP saiu derrotado por 1-5.

Os Leões voltam a entrar em campo este domingo com uma visita ao terreno do GD Estoril Praia para a Liga.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio (Ricardo Esgaio, 20'), Luís Neto [C], Zouhair Feddal, Pedro Porro, João Palhinha, Matheus Nunes, Rúben Vinagre (Matheus Reis, 45'), Jovane Cabral (Pablo Sarabia, 45'), Nuno Santos (Tiago Tomás, 60') e Paulinho (Daniel Bragança, 77').

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal