Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto Isabel Silva

Sporting CP arranca defesa do título no terreno do Casa Pia AC

Por Sporting CP
04 Jul, 2025

Conhecido o calendário da Liga 2025/2026 e o local onde se realizará a próxima final four da Taça da Liga

Está dado o ‘pontapé de saída’ para a temporada 2025/2026. Realizou-se ao final da tarde desta sexta-feira o Kick-Off da Liga Portugal, que decorreu pela primeira vez na recém-inaugurada Arena Liga Portugal, no Porto. O ponto alto da cerimónia, marcada pela homenagem a Diogo Jota e André Silva, aconteceu com o sorteio do calendário das competições profissionais de futebol.

Campeão nacional em título, o Sporting Clube de Portugal iniciará a defesa do troféu fora de casa, frente ao Casa Pia AC, no fim-de-semana de 9 e 10 de Agosto.

Na 2.ª jornada, os Leões recebem o FC Arouca, enquanto na 3.ª jornada se deslocam ao terreno do CD Nacional.

O primeiro clássico da temporada está reservado para a 4.ª jornada, com os Leões a receber o FC Porto. Já o primeiro dérbi eterno disputa-se na 13.ª jornada, no Estádio da Luz. A primeira volta termina com a visita dos verdes e brancos ao terreno do Gil Vicente FC.

A temporada oficial do Sporting CP arranca, já se sabe, a 31 de Julho, com a disputa da Supertaça Cândido de Oliveira frente ao SL Benfica, no Estádio Algarve.

A Liga Portugal anunciou ainda que a final four da Taça da Liga acontecerá novamente em Leiria, entre 6 e 10 de Janeiro de 2026. Recorde-se que o Sporting CP recebe o FC Alverca nos quartos-de-final da prova.

CALENDÁRIO COMPLETO DO SPORTING CP NA LIGA PORTUGAL 2025/2026:

J1/18 (10/08 - 18/01): Casa Pia AC x Sporting CP
J2/19 (17/08 - 25/01): Sporting CP x FC Arouca
J3/20 (24/08 - 01/02): CD Nacional x Sporting CP
J4/21 (31/08 - 08/02): Sporting CP x FC Porto
J5/22 (14/09 - 15/02): FC Famalicão x Sporting CP
J6/23 (21/09 - 22/02): Sporting CP x Moreirense FC
J7/24 (28/09 - 01/03): GD Estoril Praia x Sporting CP
J8/25 (05/10 - 08/03): Sporting CP x SC Braga
J9/26 (26/10 - 15/03): CD Tondela x Sporting CP
J10/27 (02/11 - 22/03): Sporting CP x FC Alverca
J11/28 (10/11 - 04/04): CD Santa Clara x Sporting CP
J12/29 (01/12 - 12/04): Sporting CP x CF Estrela da Amadora
J13/30 (08/12 - 19/04): SL Benfica x Sporting CP
J14/31 (15/12 - 26/04): Sporting CP x AFS
J15/32 (22/12 - 03/05): Vitória SC x Sporting CP
J16/33 (29/12 - 10/05): Sporting CP x Rio Ave FC
J17/34 (05/01 - 17/05): Gil Vicente FC x Sporting CP

Foto José Lorvão

Leões continuam trabalhos de pré-temporada

Por Sporting CP
04 Jul, 2025

Plantel prestou homenagem a Diogo Jota e André Silva

Depois de um dia de folga, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou esta sexta-feira de manhã aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo, dando continuidade aos trabalhos de pré-temporada.

Antes do início da sessão, jogadores, equipa técnica e staff juntaram-se no relvado para cumprir um minuto de silêncio em homenagem a Diogo Jota e André Silva.

Num dia marcado pela presença de Ousmane Diomande, que já integrou o grupo, Rui Borges voltou a orientar os trabalhos no relvado da casa verde e branca, também com a participação dos jovens Samuel Justo, Guilherme Pires e Lucas Taibo.

Os bicampeões nacionais voltam ao trabalho na manhã deste sábado, em Alcochete, novamente à porta fechada.

Foto João Pedro Morais

João Simões renova contrato com o Sporting CP

Por Sporting CP
04 Jul, 2025

Jovem Leão prolonga vínculo até 2030

João Simões, jovem médio que se estreou pela equipa principal de futebol na última temporada, renovou contrato com o Sporting Clube de Portugal até 2030.

O jogador de 18 anos vai continuar de Leão ao peito e reforça a ligação ao Clube com um novo vínculo que contempla, ainda, uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros.

"É uma grande felicidade. Faz-me lembrar quando era sub-14 e tinha o sonho de chegar à equipa principal. Renovar contrato com este Clube é um sentimento muito forte e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade enorme. Por isso, estou muito feliz e vou continuar a trabalhar", começou por dizer o bicampeão nacional, em declarações aos meios do Clube.

Este passo representa mais um marco no percurso de João Simões, que chegou ao Sporting CP com apenas 11 anos e, ainda muito jovem, traçou dois grandes objectivos: estrear-se pela equipa principal e ser campeão nacional. Aos 18 anos, viu ambos concretizarem-se, mas garante que a ambição está longe de terminar.



"Agora, é continuar a conquistar títulos por este Clube, a ganhar jogos e a mostrar trabalho. Todos sabemos que o Sporting CP é um Clube muito grande, com uma história enorme. Por isso, é querer sempre mais", assegurou.

A renovação do contrato, aliada às recentes conquistas, acarreta também novas responsabilidades – algo que João Simões assume com naturalidade.

"Conquistámos algo histórico e queremos continuar esse caminho. Sabemos o que temos de demonstrar sempre que entramos em campo com este equipamento, com este símbolo ao peito. Sabemos que temos de dar tudo pelo nosso Clube, pelos nossos adeptos. Por isso, é melhorar o que ainda há para melhorar", vincou.

Capitão da geração de 2007 que se sagrou campeã nacional de sub-15, João Simões é hoje um dos rostos dessa fornada de talentos – como Geovany Quenda e Eduardo Felicíssimo – que começa a brilhar na equipa principal. O médio destacou a atitude dos jovens Leões como um dos segredos do sucesso.

"Acho que é a nossa alegria a jogar, a nossa responsabilidade e sabermos o que queremos. Entrar em campo com este símbolo e este equipamento exige dar tudo. Foi o que sempre fizemos: dar tudo pelo Sporting CP e ser felizes em campo, que é o mais importante", frisou.

A viver um sonho, foi com ele no horizonte que, com apenas 11 anos, trocou o Algarve por Lisboa. Um percurso que recorda com carinho, sem esquecer dois nomes marcantes na chegada à Academia.

"É de loucos, não é? Passou tudo muito rápido. Há um tempo estava a entrar na Academia, pequenino. Estava o senhor Aurélio a receber-me, a doutora Aida [Ramos, do gabinete de psicopedagogia da Academia] a cuidar de mim, a dizer-me para estudar e tirar boas notas. E agora estou a ficar mais velho. Não digo ainda um homem, porque ainda sou jovem, mas cheguei aqui um menino e estou a crescer. Sou muito feliz aqui. O Sporting CP tem-me dado tudo e tenho de retribuir em campo", sublinhou.

Por isso, ao olhar para trás, deixa uma mensagem simbólica ao menino que chegou cheio de sonhos. "O que lhe quero dizer é: ainda bem que ele não desistiu e conseguiu chegar onde sempre sonhou."

Orgulhoso das suas raízes e sempre com a família no pensamento, João Simões revelou ainda qual o conselho que mais ouve em casa. "Os meus pais dizem-me sempre duas coisas: que seja feliz e que tenha juízo. Tenho de aumentar sempre a fasquia e, por eles, tentar melhorar", apontou. Por isso, e apesar de um início de carreira já recheado de conquistas, João Simões mantém os pés bem assentes no chão.

"Quero muito mais. Quero melhorar. Sei que já conquistei algo muito bom, mas também sei que ainda falta muito para chegar onde quero e para fazer uma grande história no Sporting CP. Por isso, quero continuar a trabalhar. E, com calma, tudo vai ao sítio", garantiu.

Reconhecido pela maturidade acima da média, o jovem médio acredita que tanto o ambiente familiar como a mudança precoce de cidade foram determinantes para esse crescimento.

"A base familiar é muito importante. Tenho um irmão mais velho que também joga futebol, por isso andei sempre com os mais velhos. Isso obrigou-me a crescer mais depressa. Além disso, tive de começar a viajar muito novo, aos 11 ou 12 anos, do Algarve para Lisboa com o Gabi [Gabriel Silva], de autocarro. Tudo isso fez-me crescer e amadurecer. A base familiar foi fundamental para ter essa tal maturidade", explicou.

Agora, com o arranque da temporada 2025/2026 à porta, João Simões não esconde a ansiedade de voltar à competição, depois da lesão que o afastou dos relvados a 19 de Fevereiro.

"Já são alguns meses fora. Foi uma aprendizagem importante, apesar de difícil. Mas a fome continua, talvez até maior. Por isso, só quero que comece a nova época para poder ajudar o nosso Clube e a nossa equipa."

A terminar, o jovem médio deixou uma promessa aos adeptos Sportinguistas. "Posso prometer trabalho e compromisso com este Clube. Vou dar sempre tudo em campo, por este equipamento, por este símbolo e pelo título de campeão que temos ao peito", finalizou.

Foto João Pedro Morais

Novo treino na Academia Cristiano Ronaldo

Por Sporting CP
02 Jul, 2025

Exigência continuou no segundo dia de trabalho dos Leões

Cumprido o dia de regresso ao trabalho para arrancar em 2025/2026, a equipa principal do Sporting CP realizou, esta quarta-feira, o segundo treino da pré-temporada na Academia Cristiano Ronaldo. 

Os jovens Guilherme Pires, Pedro Miguéis, Lucas Taibo e Samuel Justo foram as principais novidades na sessão de trabalho orientada por Rui Borges.

Após dois dias de grande exigência, com sessões físicas, testes médicos e trabalho no relvado, o plantel cumpre amanhã, quinta-feira, um dia de folga e volta aos treinos na sexta-feira de manhã, na Academia, à porta fechada.

Gamebox 2025/2026 chega amanhã

Por Sporting CP
02 Jul, 2025

Renovação vai decorrer por fases

O Sporting Clube de Portugal apresenta hoje a Gamebox 2025/2026, que conta com novidades que prometem melhorar cada vez mais a experiência dos Sócios no Estádio José Alvalade.

A renovação da Gamebox vai começar já amanhã, quinta-feira, em gamebox.sporting.pt. O processo vai decorrer por fases, com cada Sócio a receber a informação necessária por email e SMS.

Os Sócios na Green List também vão receber novidades brevemente por email e SMS.

Tal como na temporada passada, a Gamebox 2025/2026 volta a ter duas opções: Full (todos os jogos em casa de todas as competições) e National (todos os jogos em casa das competições nacionais).

O Estádio José Alvalade foi reconfigurado por zonas e os lugares Gamebox passam a estar disponíveis da seguinte forma:
- Bancada A: Emerald +, Emerald, Diamond, Platinum, Gold, Silver
- Bancada B: Emerald B, Diamond B, Platinum B, Gold B, Silver B

A Wallet de cada Sócio está actualizada com o respetivo saldo, que pode ser descontado na compra da Gamebox 2025/2026.

Para garantir a Gamebox 2025/2026, os Sócios devem usar os seus novos dados após a Renumeração de 2025.

A Gamebox 2025/2026 conta ainda com as seguintes vantagens:
- Lugar marcado durante toda a época
- Direito de preferência nos jogos não incluídos na Gamebox National
- Prioridade na compra de bilhetes para jogos fora e finais de competições
- Gameback: podes colocar o teu lugar Gamebox à venda, caso não possas vir ao jogo, e receber Cashback na tua Wallet
- Opção económica face à compra de bilhetes jogo-a-jogo.
- Facilidade de pagamento: três prestações sem juros
- Desconto de 5% para Sócios com assiduidade acima dos 80% em 2024/2025

Gamebox 2025/2026 - o teu lugar de Bicampeão é aqui!

Foto João Pedro Morais, José Lorvão

Leões de regresso ao activo

Por Sporting CP
01 Jul, 2025

Turma principal e equipa B já trabalham em Alcochete

Esta terça-feira, 1 de Julho e dia de aniversário do Sporting Clube de Portugal, marcou o regresso ao trabalho para as equipas principal e B de futebol.

Na Academia Cristiano Ronaldo, os Bicampeões Nacionais deram início a 2025/2026 com os habituais testes físicos e exames médicos durante a manhã no ginásio e no relvado. À tarde, Rui Borges liderou a primeira sessão de treino da pré-época sob muito calor.

Apresentaram-se ao trabalho 25 jogadores: Diego Calai, Francisco Silva, Ousmane Diomande, Bruno Ramos, Iván Fresneda, Diogo Travassos, Eduardo Quaresma, Matheus Reis, Jeremiah St. Juste, David Moreira, Ricardo Esgaio, João Simões, Daniel Bragança, Hidemasa Morita, Eduardo Felicíssimo, Giorgi Kochorashvili, Manuel Mendonça, Rayan Lucas, Nuno Santos, Rodrigo Ribeiro, Lucas Anjos, Mauro Couto, Biel, Geny Catamo e Alisson Santos.

Os Leões que estiveram em compromissos com as respectivas selecções nacionais vão-se apresentar mais tarde.

Os donos da Dobradinha voltam a treinar na manhã de quarta-feira.

A equipa B, às ordens de João Gião, também arrancou com os testes físicos e exames médicos, que vão continuar esta quarta-feira, numa pré-temporada que visa deixar o grupo pronto para a exigência da Liga Portugal 2.

Os jovens do emblema de Alvalade vão trabalhar na Academia Cristiano Ronaldo, realizando ainda um estágio em Guimarães entre 15 e 20 de Julho.

Foto José Lorvão

Rui Borges e João Gião lançam a temporada

Por Sporting CP
01 Jul, 2025

Bicampeões Nacionais e promovidos à Liga Portugal 2 deram início a 2025/2026

Depois dos jogadores Eduardo Quaresma e Rodrigo Dias, foi a vez dos treinadores Rui Borges (equipa principal) e João Gião (equipa B) falarem no regresso ao trabalho dos grupos que lideram no Sporting Clube de Portugal.

Esta terça-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, a pré-temporada teve início tanto para os Bicampeões Nacionais e detentores da Dobradinha como para os recém-promovidos à Liga Portugal 2, o segundo escalão do futebol nacional. Para o treinador dos primeiros, "o entusiasmo é grande depois de uma época repleta de sucesso e intensa com as férias a serem merecidas e bem passadas".

"Já estava com saudades deste dia-a-dia e as expectativas são boas e enormes para voltarmos a fazer uma grande época. Começar a trabalhar desde o início é sempre diferente", começou por dizer Rui Borges à Sporting TV.

João Gião "também já estava com saudades de voltar", destacando igualmente a possibilidade "muito boa" de começar com a equipa desde o primeiro dia de forma a "trabalhar mais com eles em treino". "Temos a expectativa de ver o crescimento porque temos jogadores muito jovens em que o período de férias traz mudanças físicas e psicológicas interessantes", adicionou.

Sobre a ligação entre os dois grupos, Rui Borges não tem dúvidas de que vai continuar bem forte e a tendência é que aumente ainda mais: "O João Gião entrou numa fase complicada e foi capaz de fazer com que a equipa B desse um passo em frente no patamar competitivo. O crescimento vai ser ainda melhor e vai deixá-los ainda mais preparados para servirem a equipa principal. Ligação com a equipa B? Muito pura e simples, com simplicidade na comunicação. A ligação vai ser cada vez melhor e dar mais frutos. Queremos dar mais oportunidades e só assim é que o Clube se torna mais forte e sustentável no futuro".

O técnico da formação secundária explicou que se trata de "um trabalho que foi feito ao longo da época e o sucesso obtido tem muito a ver com essa partilha de processo entre as duas equipas, assim como com o míster Rui Borges, que colaborou muito".

Olhando para 2025/2026, o "maior desafio" para Rui Borges é "voltar a ligar os jogadores nos primeiros dias, com calma e paciência". "Temos de integrar da melhor forma os novos jogadores e os miúdos que sobem enquanto vamos adaptando o nosso cunho pessoal. Não tivemos muito tempo para o fazer e agora vamos ter mais tempo para treinar outras coisas. Acreditamos sempre que o trabalho é o que nos torna mais fortes", acrescentou.

O treinador da Dobradinha já está, contudo, com o foco em preparar a equipa para a Supertaça, marcada para 31 de Julho: "Temos 30 dias para acelerar alguns processos. Não é assim tão fácil porque os jogadores vão chegando aos poucos por terem estado em compromissos das selecções, mas estamos muito confiantes para este mês e para o primeiro grande desafio que nos pode dar um troféu. Trabalhamos todos os dias para acrescentar mais valor à história do Sporting CP, que está de parabéns. O meu pai também faz anos, por isso é um dia muito especial e feliz".

Depois de destacar que, "independentemente do patamar competitivo" em que está inserida, o seu plantel "continua a ser a equipa B do Sporting CP" e o objectivo de sempre ("Se Rui Borges olhar para a equipa B e sentir que está ali mais um jogador preparado para a equipa principal, o nosso trabalho está realizado"), João Gião deixou uma mensagem aos Sportinguistas em dia de aniversário.

"Parabéns a todos nós. É um dia importante para todos os Sportinguistas e coincide com o nosso arranque na Academia. Espero que seja uma época de sucesso, felicidade e conquistas para o Clube. É para isso que trabalhamos", concluiu.

Foto José Lorvão

Eduardo Quaresma e Rodrigo Dias felizes com o início da pré-época

Por Sporting CP
01 Jul, 2025

Jogadores foram as vozes dos plantéis que regressaram ao trabalho

À margem do regresso das equipas principal e B de futebol do Sporting Clube de Portugal ao trabalho, com ambas as pré-temporadas a terem início esta terça-feira, Eduardo Quaresma e Rodrigo Dias foram os porta-vozes dos respectivos plantéis.

Em declarações à Sporting TV na Academia Cristiano Ronaldo, o defesa-central de 23 anos admitiu que as férias serviram "para descansar", que "era o que precisava". "Acho que já não tinha mais de um mês de férias há muito tempo e aproveitei ao máximo", acrescentou.

Rodrigo Dias, lateral-esquerdo de 19 anos que representou a equipa B e os sub-23 em 2024/2025, concordou: "Deu para descansar depois de um ano cheio de trabalho. Merecemos, mas também deu para treinar e para nos deixar prontos para a temporada".

O início dos trabalhos coincidiu com o 119.º aniversário do Sporting CP, algo que não foi indiferente a Eduardo Quaresma. O Leão congratulou os Sportinguistas numa "data extremamente importante", desejando uma temporada "tão boa ou melhor do que a passada", um sentimento partilhado por Rodrigo Dias.

Ambos tinham saudades do dia-a-dia em Alcochete e, "mesmo mantendo o contacto nas férias", sentiram falta "de muitas pessoas" com quem trabalham diariamente. "Já tinha saudades de cheirar a relva e da bola, de voltar à rotina de treinar. E de ouvir o Nuno Santos", brincou Eduardo Quaresma.

O mais velho deixou, também, umas palavras ao mais novo, que vai agora disputar a Liga Portugal 2 depois da excelente campanha na Liga 3 na última época: "Vai ser mais difícil. A Liga Portugal 2 é bastante competitiva e é muito importante. Para os que ainda não chegaram à equipa principal, é o passo certo. Que trabalhem como trabalharam no ano passado e desejo tudo de bom".

Sob o comando de João Gião, Rodrigo Dias sabe que "a exigência é diferente" daquela que conheceu no terceiro escalão, até porque agora vai defrontar equipas "com o objectivo de subir" ao mais alto nível do futebol nacional. Ainda assim, o jovem Leão vai pensar "jogo a jogo".

Por fim, Eduardo Quaresma deixou uma mensagem aos Sócios e adeptos do Sporting CP: "Que nos apoiem como fizeram nas outras épocas e que acreditem que é possível fazer uma época melhor. Que estejam sempre connosco". Rodrigo Dias fez o mesmo: "Peço o apoio dos Sportinguistas neste novo desafio da equipa B. Que estejam presentes nos jogos porque tem tudo para ser uma boa época".

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal