Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Santos

Coates: "Quero dar tudo por quem confiou em mim"

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

Qualidade do central uruguaio fez com que o Sporting CP prolongasse por mais um ano o empréstimo do Sunderland

Sebastián Coates assinou pelos ‘leões’ em Janeiro e, para muitos dos adeptos do Clube de Alvalade, o central uruguaio era desconhecido. No entanto, depressa apareceu a opinião do seu companheiro de selecção e ex-colega em Liverpool, Luís Suárez: “Um jogador como o Sebastián acrescenta muita qualidade a uma equipa. Tenho a certeza de que será um excelente reforço”. Na verdade, à medida que Coates ia envergando a listada ‘verde e branca’, as declarações de Suárez foram-se revelando verdadeiras. A forma como Sebastián se impôs na defesa ‘leonina’, formando uma dupla extraordinária com Rúben Semedo, justifica na totalidade o prolongamento por mais um ano do empréstimo do Sunderland ao Sporting CP. O jogador não esconde as razões que o fizeram tomar esta decisão.

“Todos os jogadores sonham jogar num Clube onde se lute por títulos, com objectivos ambiciosos, e isso fez a diferença na minha vinda e na minha continuação”, referiu, para depois explicar o porquê de já se ter aventurado no ataque: “Pessoalmente, a minha primeira função é a de defender, mas se posso ajudar e chegar mais longe no ataque, fá-lo-ei”.

A preocupação de Jorge Jesus com o sector recuado foi algo que surpreendeu o internacional uruguaio de forma positiva, isto porque apesar de ter consciência de que os golos são necessários para conquistar vitórias, o trabalho na defesa é um pormenor que pode definir a vitória ou a derrota ao longo do encontro.

“O treinador preocupa-se muito com o que é defensivamente a equipa. Logicamente que os jogos se ganham com golos, mas ele preocupa-se muito em trabalhar a defesa e toda a equipa a defender. Isso não só nem todos os treinadores o fazem, como poucos o fazem. É isso que faz a diferença”, vincou Sebastián, que com os seus 1,96m tem sido uma autêntica parede nos duelos aéreos. No entanto, o central não esqueceu e reforçou a importância dos adeptos, a força que transmitem durante os noventa minutos de qualquer partida: “Encontrei um excelente Clube, com adeptos que estão sempre a puxar pelos jogadores e isso também faz com que o Sporting seja muito importante. Quero dar tudo por esta camisola, pelo Clube, por quem confiou em mim e oxalá que, colectivamente, tenhamos os resultados que todos queremos”.

Nos dias que correm, já não há nenhum adepto ‘sportinguista’ que não saiba que Coates é sinónimo de segurança defensiva e aplauda a alcunha que o atleta trouxe do Uruguai: ‘o chefe’.

Leia a entrevista na íntegra na edição do Jornal Sporting desta semana. 

Foto César Santos

Bruno de Carvalho: “Não há campeões antecipados”

Por Jornal Sporting
12 maio, 2016

O Presidente do Sporting deu uma entrevista exclusiva ao jornal do Clube antes da jornada decisiva

Temos de recuar 42 anos para podermos passar os olhos pela última vez em que Sporting CP e Benfica levaram a decisão do título português para a última jornada. Foi em 1974 que o ‘suspense’ ficou preso em milhões de gargantas até ao último apito do último jogo do Campeonato Nacional. A história não favorece o Clube de Alvalade, isto porque das 25 vezes em que esta situação aconteceu, no século XXI, quem entrou na frente acabou por festejar. O Presidente ‘leonino’ não se rende perante as estatísticas e ainda acredita numa reviravolta épica.

“À entrada para a última jornada, estamos a dois pontos do primeiro lugar. Não é, com certeza, o lugar onde gostaríamos de estar; gostávamos de estar em primeiro e não estamos. Ma estamos absolutamente focados neste jogo que falta e sabemos que, até ao último segundo, tudo pode acontecer – é essa a beleza do futebol. Enquanto matematicamente for possível e enquanto a vontade for grande tudo pode acontecer”, afirmou em entrevista exclusiva ao Jornal Sporting, referindo também o ambiente que se vive em torno deste último embate contra o Sp. Braga: “Vejo a equipa do Sporting CP completamente focada neste encontro e a acreditar que até ao fim pode ter a felicidade de comemorar um título que nos foge há muitos anos. Vamos, pelo menos, fazer o que está ao nosso alcance para alcançar o objectivo e isso passa por vencer este último jogo e acreditar até ao último segundo”.

É verdade que o sucesso ‘verde e branco’ não depende somente do que se passar no Estádio Municipal de Braga. Na Luz, à mesma hora do Sp. Braga-Sporting CP, estará a disputar-se o Benfica-Nacional, e Bruno de Carvalho não acredita que os jogadores do conjunto ‘madeirense’ queiram ser os “bobos da festa”.

“Quanto ao Benfica-Nacional, tenho andado a observar e ouvir o que se diz e parece que o Nacional não conta, que o adversário não tem mínimo interessa e que o jogo está ganho. Tenho sentido isso nas palavras dos comentadores afectos ao Benfica, mas não acredito nisso” vincou, antes de deixar rasgados elogios ao trabalho que tem sido feito por Rui Alves, o presidente ‘nacionalista’: “Sei que o Nacional é uma grande equipa, não acredito que queiram ser os bobos da festa do Campeonato. Sei o trabalho que o presidente Rui Alves faz ao colocar o Nacional no mapa e a verdade é que o Nacional começou a surgir e a lutar por lugares cimeiros, sendo uma presença assídua e natural na I Liga. O Benfica estará motivado porque a vitória lhe garantirá o Campeonato, acho que o Nacional vai estar motivadíssimo porque tem sido desdenhado nestes últimos tempos e isso não é merecido para uma equipa que tem feito as épocas que tem feito e que ganhou por mérito próprio o seu lugar neste Campeonato”.

Bruno de Carvalho rejeita balanços da temporada antes do soar dos apitos, embora o que se tem passado ao longo da mesma venha dar razão à competitividade que o líder ‘verde e branco’ sempre defendeu que iria existir. 

“O nosso objectivo sempre foi lutarmos e sermos campeões nacionais. Estamos a lutar e só no final veremos se somos ou não campeões. Só a partir daí dará para fazer o balanço desta época. Agora, mantendo o que disse o início desta temporada em relação a termos três grandes equipas que se reforçaram muito bem que seria um Campeonato muito bem disputados, com grandes jogadores, e que tinha a certeza de que seria um Campeonato que iria agradar aos amantes do futebol”, comentou, para depois finalizar com o desejo de que o lado bonito desta modalidade tem de continuar a passar dentro e não fora das quatro linhas, porque só assim haverá margem de progressão: “O jogo fora das quatro linhas está a emperrar o futebol português e não o deixa progredir. As pessoas lá fora também já o perceberam e é muito importante que as coisas se alterem e que consigamos ter estes Campeonatos bem disputados até ao fim, com boas equipas mas que consigamos acompanhar com outro tipo d dirigismo e regulamentação para que possamos crescer todos porque, no fundo, somos todos rivais mas vivemos todos do mesmo negócio, o futebol”.

Poderá ler a entrevista na íntegra na edição desta semana do Jornal Sporting. 

Foto Isabel Silva

Leões de regresso ao trabalho na Academia

Por Sporting CP
16 Mar, 2025

Trabalho de recuperação para os jogadores utilizados no triunfo frente ao FC Famalicão

A equipa principal de futebol do Sporting CP regressou aos trabalhos na manhã deste domingo, poucas horas depois do triunfo frente ao FC Famalicão, por 3-1, na jornada 26 da Liga.

Os jogadores utilizados por Rui Borges no embate frente à equipa minhota fizeram trabalho de recuperação, enquanto o restante grupo cumpriu treino normal.

O próximo treino do Sporting CP vai acontecer na quarta-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "A vitória é justa"

Por Sporting CP
15 Mar, 2025

Declarações depois da recepção ao FC Famalicão

No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o FC Famalicão por 3-1, Rui Borges marcou presença na conferência de imprensa no Auditório Artur Agostinho e respondeu às perguntas dos jornalistas.

Análise ao jogo
"Uma primeira parte em que entrámos muito bem e depois fomos perdendo alguma confiança. Estávamos a baixar demasiado, deixámos o FC Famalicão ganhar confiança. Aproximou-se da nossa baliza e teve depois o penálti. Depois do penálti, melhorámos e crescemos outra vez com energia positiva. Acabámos a primeira parte com oportunidades claras para o 2-1. Ao intervalo, não mudámos nada, só melhoramos algumas coisas. Crescemos e fomos claramente melhores do que o FC Famalicão. Até à expulsão do Maxi Araújo, fomos claramente dominadores e criámos várias oportunidades de golo. Mesmo com dez, fizemos o 3-1, que já podíamos ter feito mais cedo."

Influência de Viktor Gyökeres
"Não há palavras para o Viktor. Nos próximos anos, dificilmente vai voltar a haver um jogador da sua qualidade no nosso campeonato. É fora do normal. Dá muito e é procurado nesse sentido, ainda que o resto do colectivo ajude. É diferenciador e vai continuar a ser. A sua qualidade é inequívoca e fenomenal."

Apoio dos Sportinguistas
"Desde o nosso primeiro jogo que os adeptos têm sido fantásticos. Nunca nos deixam de apoiar, tanto em casa como fora. Vão ser muito importantes na recta final. Sinto-me um treinador feliz e com cada vez mais confiança de que vamos ser todos muito felizes no final."

Justiça do resultado
"Podíamos ter feito mais golos. O FC Famalicão teve 15 minutos melhores do que nós, ainda na primeira parte, e a segunda foi nossa até aos últimos minutos. A vitória é justa, ainda que pudéssemos ter feito mais golo."

Paragem para as selecções
"A paragem será boa para termos cada vez mais soluções. Queremos tê-los todos porque a confiança da equipa é diferente. Para o que treinamos, a equipa está fantástica e tem dado uma resposta muito boa. A confiança, intensidade e energia estão melhores. Espero conseguir ter o plantel cada vez mais disponível para darmos resposta às oito finais."

Pedro Gonçalves
"Quero tê-lo o mais rápido possível. Está a melhorar e já faz trabalho de campo individual. Não consigo dizer quando é que volta, depende muito do dia-a-dia e da confiança dele. Está melhor e no bom caminho. É um jogador diferenciador e vai acrescentar muito à equipa."

Francisco Trincão
"Não se fala muito dele, mas é dos que mais me impressionou aqui. Para além da qualidade individual dele, aquilo que ele dá à equipa é fantástico."

Hidemasa Morita
"Estava cansado e pediu para sair. É um jogador muito diferente em alguns aspectos e gosto muito dele."

Calendário e pressão
"Depende da perspectiva de cada um. Temos jogos difíceis fora de casa, tal como os outros. Temos de ser competentes. Dependemos só de nós e isso é um bom sentimento. Se formos muito competentes nos oito jogos, acabaremos em primeiro."

Táctica
"Nos primeiros jogos, defendíamos em 4x4x2 e atacávamos em 3x4x3. É tudo uma questão de estratégia, daquilo que o jogo pede e dá. O sistema é algo inicial e depois transforma-se. Em alguns momentos defendemos com cinco, outros com quatro. É muito relativo. O problema é que não conseguimos treinar e adquirir comportamentos. O que faltou na primeira parte foi um pouco isso."

Ousmane Diomande
"Fez um grande jogo, independentemente do penálti. Ainda não vi o lance com olhos de ver, mas foi um momento em que estava um pouco atrasado. Fez um grande jogo, é um central claramente diferenciado. Vai errar algumas vezes, é jovem e faz parte do crescimento. Temos de perceber isso e de o apoiar. Chegou a um patamar muito alto rapidamente e tem qualidades soberbas. Vai-se falar dele durante anos."

Foto Isabel Silva, José Lorvão

Quarta vitória consecutiva

Por Sporting CP
15 Mar, 2025

Líderes da Liga Portugal superam FC Famalicão por 3-1

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o FC Famalicão por 3-1 para a 26.ª jornada da Liga Portugal. Iván Fresneda, Viktor Gyökeres e Geny Catamo apontaram os golos do triunfo.

Com duas novidades nos titulares (saídas de Ricardo Esgaio e Gonçalo Inácio para as entradas de Hidemasa Morita e Maxi Araújo) e uma nos suplentes (regresso de Eduardo Quaresma), o jogo contou com lotação esgotada no Estádio José Alvalade e muita chuva no momento do apito inicial.

A entrada não podia ter sido melhor, uma vez que o Sporting CP inaugurou o marcador quando o primeiro minuto estava a chegar ao fim e a maioria dos Sócios e adeptos ainda nem estava sentado. Numa enorme arrancada pela esquerda, desequilibrando a defesa contrária, Viktor Gyökeres aparece em zona perigosa e passa para Francisco Trincão, que falha o remate. Contudo, apareceu na emenda Iván Fresneda, que não desperdiçou e facturou pela terceira vez em 2024/2025.

Continuou por cima o Sporting CP, que ameaçou de livre directo por Viktor Gyökeres, mas o remate saiu ligeiramente por cima. O FC Famalicão começou a subir linhas e aos 17 minutos apareceu com perigo pela direita, com Rui Silva a estar atento. Pouco depois, Rafa Soares atirou ao lado da baliza verde e branca.

Do outro lado, Hidemasa Morita tentou servir Francisco Trincão, mas o guarda-redes Lazar Carević agarrou, enquanto Rui Silva, aos 29', negou o empate a Gustavo Sá com uma grande defesa.

Já depois de Lazar Carević impedir o bis a Iván Fresneda, o FC Famalicão conquistou um pontapé de penálti na área Leonina. Na conversão, Aranda marcou e fez o 1-1.

Até ao intervalo, só deu Sporting CP e com oportunidades claras para voltar a ficar na frente. Primeiro foi Geovany Quenda com um venenoso cruzamento e depois foi a vez de Maxi Araújo, em dois momentos, ficar muito perto de marcar. Aos 45', o uruguaio rematou ligeiramente ao lado (com o pior pé), sendo que quatro minutos depois respondeu ao passe de Viktor Gyökeres com um desvio que só não acabou no fundo das redes porque tanto Sorriso como Lazar Carević estavam no sítio certo para o impedir.

Ao intervalo, 1-1 em Alvalade.

Os Campeões Nacionais regressaram fortes dos balneários e começaram rapidamente a chegar perto da baliza minhota. Aos 53', Geovany Quenda rematou cruzado e ligeiramente ao lado, sendo que ficou ainda mas perto pouco depois: tiro muito forte para grande intervenção de Lazar Carević, com a bola a bater ainda no poste.

Rui Borges trocou Iván Fresneda por Geny Catamo a meia-hora do fim e não foi preciso esperar muito pelo 2-1: aos 62', Maxi Araújo sofreu falta na área do FC Famalicão e o árbitro Miguel Nogueira assinalou pontapé de penálti para Viktor Gyökeres converter com sucesso. 28.º golo na Liga Portugal e 40.º em todas as competições para o sueco pelo Sporting CP em 2024/2025.

Continuou melhor o emblema de Alvalade, com Maxi Araújo a voltar a ficar perto do golo após um fenomenal cruzamento de Geovany Quenda, mas Lazar Carević defendeu. Já depois de um cabeceamento de Ousmane Diomande para fora, Eduardo Quaresma substituiu Hidemasa Morita, autor de uma exibição de qualidade e muito aplaudido.

De muito longe, Zeno Debast tentou a sua sorte de livre directo, mas o guardião defendeu, sendo que, aos 80', Maxi Araújo viu o cartão vermelho directo, deixando o Sporting CP com menos um até ao apito final.

A tarefa de segurar a vantagem ficou mais complicada e esperava-se um FC Famalicão ambicioso na esperança de chegar ao empate, como se viu no remate de Sorriso para mais uma boa defesa de Rui Silva, mas a verdade é que quem marcou foi o... Sporting CP.

Num tremendo lance colectivo, a jogada terminou com Francisco Trincão a dar para Viktor Gyökeres e este, com muita classe, a trabalhar antes de servir Geny Catamo ao segundo poste. O moçambicano só precisou de encostar para apontar o 3-1 e marcar pela quinta vez na época.

Até ao fim, destaque para as entradas de Ricardo Esgaio, Eduardo Felicíssimo e Conrad Harder, tendo saído Geovany Quenda, Morten Hjulmand e Francisco Trincão. Com naturalidade, o Sporting CP confirmou uma vitória justa e mantém a posição e a vantagem na tabela classificativa.

Os Leões voltam a entrar em acção no final do mês, já depois da pausa para compromissos das selecções nacionais, visitando o CF Estrela da Amadora.

Sporting CP: Rui Silva [GR], Zeno Debast, Ousmane Diomande, Matheus Reis, Iván Fresneda (Geny Catamo, 60'), Morten Hjulmand [C] (Eduardo Felicíssimo, 90+2'), Hidemasa Morita (Eduardo Quaresma, 73'), Maxi Araújo, Francisco Trincão (Conrad Harder, 90+2'), Geovany Quenda (Ricardo Esgaio, 90+2') e Viktor Gyökeres.

Foto José Lorvão

Bilhetes esgotados para a recepção ao FC Famalicão

Por Sporting CP
15 Mar, 2025

Jogo marcado para as 20h30 deste sábado

O Sporting Clube de Portugal informa que já não há bilhetes disponíveis para a recepção da equipa principal de futebol ao FC Famalicão.

Os Sportinguistas esgotaram os ingressos e prometem mais uma vez um grande apoio no Estádio José Alvalade.

A partida é relativa à 26.ª jornada da Liga Portugal e está agendada para as 20h30 de hoje, sábado, 15 de Março.

Foto José Lorvão

Quatro Leões convocados para a Selecção Nacional

Por Sporting CP
14 Mar, 2025

Rui Silva, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda e Francisco Trincão chamados por Roberto Martínez

Rui Silva, Gonçalo Inácio, Geovany Quenda e Francisco Trincão, jogadores da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, foram, esta sexta-feira, convocados por Roberto Martínez para o duplo confronto da Selecção Nacional com a congénere da Dinamarca.

Esta é a primeira chamada de Rui Silva ao conjunto nacional desde que em Janeiro de 2025 assinou pelo Sporting CP. Por seu lado, Gonçalo Inácio volta ao lote de escolhidos após ter falhado, por lesão, a última convocatória em Novembro. Também de regresso está Geovany Quenda, que aos 17 anos tem assim nova oportunidade de se estrear pela principal equipa das Quinas. 

A primeira mão dos quartos-de-final da Liga das Nações, que vai opôr Portugal à Selecção de Morten Hjulmand e Conrad Harder, realiza-se a 20 de Março em Copenhaga, enquanto o segundo jogo se disputa no dia 23, no Estádio José Alvalade. Ambas as partidas estão marcadas para as 19h45 de Portugal Continental e da Madeira. 

 

Foto José Lorvão

Rui Borges: "Ir para a pausa com mais uma vitória"

Por Sporting CP
14 Mar, 2025

Leões recebem o FC Famalicão este sábado, em jogo da 26.ª jornada (20h30)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe o FC Famalicão, este sábado às 20h30, em jogo da 26.ª jornada da Liga. Na véspera do encontro, Rui Borges fez a antevisão à partida no auditório da Academia Cristiano Ronaldo. 

O técnico Leonino analisou o adversário, falou sobre a importância das "semanas limpas" para trabalhar novas dinâmicas, antecipou o período de pausa para as Selecções e anunciou ainda o regresso de Eduardo Quaresma ao lote de disponíveis para jogo. 

Momento da equipa
"É importante ir para a pausa com mais uma vitória, dando seguimento a esta fase de crescimento a nível físico, de confiança e de qualidade de jogo. A equipa deve manter-se rigorosa e focada, porque vamos ter um encontro difícil contra uma equipa também em crescimento, com a mudança de treinador. Nos últimos sete jogos, o FC Famalicão tem apenas uma derrota e dois golos sofridos; isto dita bem a qualidade que vamos encontrar a nível defensivo.

São uma equipa compacta, que dificulta ao máximo o adversário, e com muita qualidade no último terço também. Temos de estar avisados e não fugir ao nosso foco: olhar para o adversário com todo o respeito, mas também para aquilo que somos, para aquilo que temos tido capacidade de fazer, e dar continuidade a isso. Uma equipa que quer ser campeã não pode estar feliz por ganhar três jogos, deve sim querer ganhar o próximo".

Semana de trabalho
"As semanas têm sido um pouco mais limpas, dá para trabalhar mais alguns aspectos, mas não esperem que o Sporting CP mude de um fim-de-semana para outro. Os jogadores vão percebendo melhor as coisas, vamos gerindo melhor o cansaço e o descanso, e nesse sentido estas semanas ajudam. A sobrecarga era clara na nossa equipa". 

Pausa para as Selecções
"É uma paragem ingrata para quem trabalha com grandes jogadores, porque teremos mais de meia equipa fora. Não ganhamos grande tempo de trabalho para desenvolver comportamentos porque não teremos muita gente connosco. Vamos ter de saber lidar com isso, faz parte de trabalhar num Clube como o Sporting CP. Ficamos expectantes, tendo em conta estes últimos meses de infelicidade, ansiosos no sentido de toda a gente regressar bem das Selecções. Mas faz parte. Mais mais do que olhar para o desgaste físico prefiro olhar para o positivo: o Eduardo Quaresma está de regresso, o [Jeremiah] St. Juste voltará nesta paragem, e são jogadores importantes para completar o grupo.​

Posição de Debast
"Estou muito feliz com tudo aquilo que tem sido capaz de dar, tanto enquanto médio quer enquanto defesa central. Estou super confortável com o Zeno [Debast], jogue onde jogue". 

Regresso de Morita
"É um jogador que elogiei publicamente ainda antes de ser treinador do Sporting CP. É diferenciado e admiro-o muito. É natural que possa ainda não jogar os 90 minutos, mas mais do que definir aqui os tempos, importa que esteja disponível para jogo. A sua utilização vai depender de como o jogo se desenvolve, se obriga a distâncias longas, se as dinâmicas forçam a uma alta intensidade durante muito tempo. E, depois, perceber até quando é capaz de dar resposta. Não só ele, o Morten [Hjulmand] também". 

Recuperação de Pedro Gonçalves
"Está a recuperar bem e tem dado início, aos poucos, ao trabalho no relvado. Está mais perto desse regresso. Espero contar com ele o mais em breve possível, por tudo o que é e pela importância que tem na equipa".

Foto Sporting CP

FC Famalicão no horizonte

Por Sporting CP
13 Mar, 2025

Muitos jovens da formação em mais um treino

O trabalho continua na Academia Cristiano Ronaldo. A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal realizou mais um treino, esta quinta-feira, de forma a dar continuidade à preparação para a recepção ao FC Famalicão.

Novamente, a sessão comandada por Rui Borges contou com a presença de vários jovens da formação, entre os quais José Silva, João Muniz, Lucas Taibo, David Moreira, Rafael Besugo, Mauro Couto, Manuel Mendonça, Kauã Oliveira, Lucas Anjos, Afonso Moreira, Eduardo Felícissimo, Rafael Nel e Henrique Arreiol.

Amanhã, sexta-feira, há novo treino agendado para a parte da manhã, à porta fechada, na Academia, onde terá também lugar, às 12h30, a conferência de imprensa de antevisão a mais uma jornada da Liga.

O encontro tem início marcado para as 20h30 deste sábado, no Estádio José Alvalade.

Foto Sporting CP

De volta aos treinos na Academia Cristiano Ronaldo

Por Sporting CP
12 Mar, 2025

Início da preparação para o FC Famalicão

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou ao trabalho, esta quarta-feira, para dar início à preparação do jogo que se avizinha frente ao FC Famalicão. O duelo, a contar para a jornada 26, está marcado para as 20h30 deste sábado, no Estádio José Alvalade.

Nesta sessão de treino, os jovens José Silva, Afonso Moreira, Henrique Arreiol, Eduardo Felicíssimo, João Muniz, David Moreira e Lucas Taibo voltaram a estar às ordens do treinador Rui Borges.

Para dar continuidade à preparação, amanhã, quinta-feira, o plantel Leonino volta a treinar durante a manhã, à porta fechada, na Academia Cristiano Ronaldo.

Páginas

Subscreva RSS - Equipa Principal