Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Andebol

Foto José Cruz

“Temos que fazer aquilo que conseguimos e sabemos”

Por Jornal Sporting
14 Nov, 2017

Bosko espera uma equipa focada na recepção ao Arsenal CD, esta quarta-feira no Pavilhão João Rocha

O lateral da equipa de andebol do Sporting CP, Bosko Bjelanovic, fez a análise ao jogo desta quarta-feira (19h00, Pavilhão João Rocha) frente ao Arsenal CD, em partida a contar para a 10.ª jornada do campeonato nacional, na qual afirmou estar convicto da atitude vencedora dos leões face ao adversário.

“Todas as equipas querem demonstrar o seu valor perante clubes como o Sporting CP, ainda por cima sendo campeão nacional em título. Temos que basear o jogo naquilo que conseguimos e sabemos. Se o fizermos, temos melhor equipa que o Arsenal, mas nunca podemos faltar ao respeito a nenhum adversário e eles não fogem à regra. Se tivermos concentrados, como temos estado, a vitória vai pender para o nosso lado”, explicou o atleta leonino.

Os verdes e brancos estão a meio de um mês apertado, a balançar entre duas competições, mas Bosko acredita que a equipa está a saber lidar com a pressão do calendário. “Já nos adaptámos a esta situação de equilibrar jogos internacionais com os do campeonato nacional. Nunca é fácil jogar de três em três dias, mas temos a equipa talhada para este tipo de competições e temos feito alguma rotatividade. Temos um bom nível de jogo, quer nacional quer internacionalmente”.

Bosko destacou também o orgulho que o plantel sentiu, depois de ter visto Ivan Nikcevic destacado na Liga dos Campeões: “Foi um grande feito individual do Ivan, mas como ele disse, e bem, num desporto colectivo como o andebol não se joga sozinho. É um dos jogadores mais experientes da equipa e claro que quando o colectivo está bem, as individualidades vão sobressair”, ressaltou, abordando ainda, em modo de conclusão, a importância que os Sportinguistas têm tipo para o sucesso dos comandados de Hugo Canela: “Esperemos que apareçam muitos adeptos, não nos podemos queixar, temos tido bastante apoio queremos que continuam a vir”, rematou.

Foto Mário Vasa

"Só estamos dependentes de nós"

Por Jornal Sporting
11 Nov, 2017

Hugo Canela realçou que o triunfo diante do Besiktas deixa tudo em aberto na discussão pelo apuramento na EHF Champions League

Hugo Canela vincou a importância do triunfo diante do Besiktas para estar agora na luta pelo segundo lugar da Velux EHF Champions League, o último de apuramento: "Nunca é tarde para fazer a coisa certa. Estamos a melhorar dia-a-dia. Transmitimos os ensinamentos e os jogadores estão a evoluir. Estamos dependentes de nós, temos um calendário difícil, com viagens à Rússia e à Ucrânia. O próximo jogo é com um adversário que discute connosco o segundo lugar. Temos de ganhar, mas o Motor também. Será difícil, mas só estamos dependentes de nós".

Para o técnico de andebol leonino, as boas decisões ofensivas foram chave para o bom desempenho: "Trabalhamos desde o início para ter mais paciência no ataque. Demorou mais tempo, mas agora apercebem-se de que temos capacidade de resolver em situações de 1x1 e 2x2 de forma assertiva. Primeiro, no entanto, é preciso desequilibrar a defesa, ter paciência para cansar a equipa adversária. O tipo de jogo mais paciente não obrigou a uma rotação mais intensa. Quando jogarmos com o Motor teremos de rodar mais", esclareceu a finalizar acerca do jogo com menor rotação de plantel desta época.

Cudic foi uma das grandes figuras do jogo, negando vários intentos e lançando o Sporting CP para um conforto maior na partida, até em momentos em que a equipa não esteve tão bem. O guarda-redes acredita no segundo lugar: "Deixámos que eles voltassem ao jogo algumas vezes, mas penso que podemos ir ao segundo lugar. Foi um jogo difícil. Talvez não se veja no resultado. Penso que merecemos ganhar". 

 

Foto Mário Vasa

Sporting vence Besiktas e sonha com apuramento

Por Jornal Sporting
11 Nov, 2017

Leões triunfaram por 34-27 e vão à Ucrânia na próxima semana a três pontos do segundo classificado e último lugar de apuramento

A equipa de andebol do Sporting CP triunfou na sétima jornada da Velux EHF Champions League por 34-27 sobre o Besiktas Mogaz e sobe ao terceiro posto do grupo D.

Apesar de o Besiktas se ter adiantado no marcador, o Sporting CP não demorou a reagir, passando para a frente logo ao terceiro minuto, com golos de Nikcevic e de Carlos Carneiro. Frankis Carol seria excluído logo de seguida, mas mesmo em inferioridade os leões concretizaram por duas vezes, exibindo a paciência necessária no ataque. Carneiro e Araújo em tiros de primeira linha davam um avanço por 5-2. O Besiktas melhorou e reduziu até 8-6, reacção que antecipou o melhor momento verde e branco no primeiro parcial. Portela, Nikcevic desequilibravam nas faixas, laterais e central eram eficazes no remate, com Tiago Rocha a marcar também por duas vezes. Cudic, esse, continuava a exibir-se a grande nível. Não foi surpresa ver o avolumar do resultado: 12-7 ao minuto 19, altura do primeiro desconto de tempo. 12 golos em 14 tentativas, eficácia a nível extremo para os leões. Frankis surpreendeu com dois tiros de segunda linha, Edmilson finalizou por duas vezes de primeira linha, mas o ataque do Sporting CP perdeu fulgor e foi Cudic a evitar uma mão-cheia de remates. Com cinco golos dos pontas e quatro de pivô, percebeu-se como a zona central turca não conseguia surpreender a equipa leonina, ora bloqueada pelo eixo defensivo ora por Cudic. Aí residia o segredo para uma vantagem justa de uma equipa mais eficaz e madura em todos os momentos. 17-12 ao intervalo.

No segundo parcial, o Besiktas entrou mais concentrado e reduziu a diferença perigosamente. Valeu Cudic a negar dois livres de sete metros e a relançar o Sporting CP na partida, evitando que o Besiktas ficasse a apenas um golo do empate. Os turcos começaram a ser particularmente eficazes na primeira linha, com o capitão Ramazan a alcançar quatro golos. Nikcevic e Portela ainda tinham sucesso nas suas acções, mas voltaram a ser os tiros de longe a cavar diferenças no jogo. Pedro Valdés (três vezes), mas principalmente Frankis Carol. Quando não havia solução, a bola era colocada no cubano que chegou aos seis golos no jogo, cinco deles em remates de segunda linha.

Quando Ramazan foi excluído, percebeu-se que a vantagem de quatro golos iria aumentar. O Besiktas ficou sem soluções ofensivas, em jogo de pivô e pontas bem condicionado pelo Sporting CP, e os leões ampliaram a vantagem para sete golos. No final, muitos contra-golpes, com Felipe Borges a usar a frescura para dois golos que carimbaram o 34-27 final. Com o empate do Motor na Rússia, os leões sabiam da importância do triunfo e estão agora a três pontos do segundo lugar, último de acesso à próxima fase. Para já, o Sporting CP garante a ultrapassagem ao Besiktas e coloca todas as fichas no oitavo jogo na competição, justamente na casa do Motor, daqui a uma semana.

 

Foto José Cruz

"Este é o nosso Sporting CP, o vosso Sporting CP"

Por Jornal Sporting
10 Nov, 2017

Hugo Canela espera uma grande jornada europeia no Pavilhão João Rocha com o apoio dos Sportinguistas

O treinador da equipa de andebol do Sporting CP, Hugo Canela, fez a antevisão ao jogo a contar para a 7.ª jornada da Liga dos Campeões, frente ao Besiktas, já este sábado (18h00, Pavilhão João Rocha), onde espera que os seus jogadores levem a melhor frente a um difícil oponente, de forma a continuarem a sua caminhada europeia.

“É uma equipa que tem evoluído bastante no seu jogo. São muito fortes fisicamente e têm jogadores experientes. Para sairmos vitoriosos vai ter de correr muita coisa bem, mas temos trabalhado para que isso aconteça. Queremos cometer o menor número de erros possível, sabendo que eles têm uma equipa que tem um tipo de jogo muito disciplinado e isso obriga-nos a estar 100% concentrados”, referiu o míster leonino, explicando também que será uma partida de grande nível.

“Vai ser um jogo com duas equipas que querem fazer muita coisa. Queremos sonhar. Estamos bem e motivados, o que faz com que estejam os ingredientes todos preparados para que seja um grande espectáculo”, afirmou.

Em modo de conclusão, Hugo Canela não deixou ainda de convocar todos os Sportinguistas para mais uma jornada da sua equipa em casa. “É o nosso penúltimo jogo em casa para a Liga dos Campeões. Tivemos a oportunidade fantástica de estar na melhor competição de clubes do Mundo. Este é o nosso Sporting CP, o vosso Sporting CP. Queremos que todos tenham a oportunidade de ver um jogo de tanta qualidade como este. Cá os esperamos (aos Sócios e adeptos), para ouvirmos o Pavilhão João Rocha a cantar “O Mundo Sabe Que” e para puxarem por nós, como sempre”, rematou.

Foto Mário Vasa

“Vamos fazer de tudo para seguir em frente”

Por Jornal Sporting
09 Nov, 2017

Pedro Portela acredita que os leões vão lutar por um lugar na Europa

O jogador da equipa de andebol do Sporting CP, Pedro Portela, fez a antevisão ao jogo frente ao Besiktas, no Pavilhão João Rocha (sábado, 18h00), em partida a contar para a 7.ª jornada da Liga dos Campeões, onde os leões esperam prosseguir o sonho europeu.

“Sabemos que eles querem vir cá ganhar, mas vamos fazer de tudo para continuar com a possibilidade de seguir em frente na Champions. É isso que vamos fazer no sábado. Com o apoio dos nossos adeptos contamos com a vitória”, explicou o atleta leonino, abordando também as dificuldades que esperam para a partida.

“Vai ser uma equipa completamente diferente da que encontrámos na Turquia, sobretudo mais bem preparada. A atacar melhor, a defender melhor, mas temos de continuar a fazer o trabalho que temos desenvolvido e, se fizermos o que está planeado, temos grandes hipóteses de ganhar o jogo”, afirmou.

Pedro Portela, para concluir, realçou ainda o processo base para o sucesso leonino. “Sempre que melhoramos o processo defensivo conseguimos fazer mais contra-ataques, vamos mais tranquilos para o ataque e isso traduz-se em golos. Espero que continuemos a fazer isso”, rematou. 

Foto Mário Vasa

Vitória na Maia por 39-29

Por Jornal Sporting
08 Nov, 2017

Sporting CP triunfou no jogo da nona jornada do Campeonato Andebol 1

A equipa de andebol do Sporting CP deu continuidade ao bom momento depois da deslocação desta noite (8 de Novembro) à Maia, onde venceu o ISMAI por 39-29. Este triunfo permite aos orientados de Hugo Canela ascenderem ao segundo lugar da classificação com menos um ponto do que o líder Benfica (25/24) e os mesmos jogos disputados até ao momento (nove). 

A superioridade leonina no marcador começou a ser construída a partir do 4-3 (Carlos Carneiro), sendo que os verdes e brancos não mais estiveram em desvantagem, chegando mesmo aos 12 golos de diferença ao intervalo (22-11). O primeiro quarto de hora da etapa complementar ficou marcado por uma tentativa de resposta por parte do MAIA/ISMAI, que conseguiu reduzir para 21-29 (Gonçalo Meireles) à passagem do minuto 45' da partida. Até final, o Sporting CP conciliou a segurança na defesa com a eficácia no ataque, fixando o resultado nos 39-29. 
 
Na próxima jornada, os leões recebem o Arsenal no Pavilhão João Rocha, encontro que está marcado para dia 15 de Novembro às 19h. 
 
Melhor marcador - Felipe Borges (nove golos)
Foto Mário Vasa

Nikcevic foi o melhor jogador da 6.ª jornada da EHF

Por Jornal Sporting
08 Nov, 2017

O ponta-esquerdo leonino foi considerado o melhor andebolista da última ronda da maior competição da Europa da modalidade

Ivan Nikcevic foi considerado o melhor jogador da sexta jornada da EHF Champions League depois de ter rubricado uma grande exibição contra o poderosíssimo Montpellier, na derrota do Sporting CP por 33-32, em França. O ponta-esquerdo fez 11 golos, tendo obtido 100% de acerto nos livres de sete metros e feito apenas um remate que não deu em golo.

A exibição do jogador verde e branco foi destacada em tempo real pela EHF, através do seu twitter (imagem em cima), e a eleição foi feita online, pelos adeptos da competição. O atleta já reagiu, agradecendo a todos os que votaram em si e dizendo ser um orgulho fazer parte do Sporting CP, o Clube que tem os melhores adeptos do Mundo. Palavras do melhor jogador da 6.ª jornada da Liga dos Campeões da EHF.

Foto Mário Vasa

Alto do Moinho para a Taça de Portugal

Por Jornal Sporting
07 Nov, 2017

Sorteio ditou ida a Corroios nos 1/16 de final

No final da tarde desta terça-feira, a sede da Federação Portuguesa de Andebol, em Lisboa, foi palco do sorteio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, correspondente aos 16-avos-de-final, onde a sorte determinou que a equipa de Hugo Canela defrontasse o Alto do Moinho, formação de Corroios, da segunda divisão.

O jogo está agendado para a data padrão de 16 de Dezembro, onde os verdes e brancos estarão na condição de visitantes.

Foto José Cruz

"Recentemente, temos feito um bom percurso"

Por Jornal Sporting
07 Nov, 2017

Hugo Canela valoriza a exibição diante Montpellier, garantindo que a equipa está preparada para o embate de quarta-feira ante o Maia/ISMAI

Em antevisão à deslocação ao Maia/ISMAI, Hugo Canela realçou pretender que a equipa transporte para o Campeonato Nacional o sucesso exibicional diante do poderoso Montpellier na Velux EHF Champions League: "Recentemente, temos feito um bom percurso. Temos mostrado o que podemos fazer, como ficou comprovado num jogo em que lutámos taco-a-taco diante de um grande clube europeu, em sua casa e perante um pavilhão cheio. Temos mais um desafio para o Campeonato Nacional, uma equipa que tem oscilado em termos de resultados. Jogaram muito bem contra o FC Porto, mas quebraram fisicamente na segunda parte. É uma das equipas que gosta de jogar contra clubes grandes e esperamos forte oposição".

O técnico explicou os pontos fortes do adversário: "É uma equipa que trabalha bem no contra-ataque. É importante estarmos assertivos no nosso ataque. Quando têm discernimento, procuram ter muito tempo de ataque, criando dificuldades às defesas. É fundamental fazermos uma boa transição defensiva, seguida de uma competente organização defensiva. Se na defesa estivermos fortes e usarmos o nosso contra-ataque, penso que correrá tudo bem".

Sem deixar de abordar o momento europeu, Canela vincou o orgulho pela evolução dos andebolistas nacionais na maior competição internacional de clubes: "Estamos tristes porque fizemos um grande jogo. O resultado penaliza-nos imenso, mas acho que podemos retirar coisas positivas destas experiências. Há aqui atletas que nunca pensaram disputar o jogo como o fizeram diante do Montpellier. Em Lisboa, respeitámos em demasia o Montpellier, uma excelente equipa e com campeões europeus. A nível nacional, temos excelentes jogadores e, ver o Edmilson Araújo, um Pedro Valdés a jogar pela primeira vez na Liga dos Campeões e a ombrearem com os melhores do Mundo, é incrível. Às vezes não acreditamos nas nossas potencialidades. Eles têm mais experiência, mas também temos muitas coisas boas. O sentimento das nossas fraquezas não nos pode fazer esquecer as nossas forças. Apesar de não termos ganho, fico orgulhoso por termos criado dificuldades a um adversário como o Montpellier. Sentimos que somos capazes de lutar com qualquer equipa".

Foto José Cruz

Ruesga e andebol leonino em destaque no site da EHF

Por Jornal Sporting
06 Nov, 2017

Frankis Carol, Pedro Valdés e Hugo Canela também abordaram a evolução do Sporting CP na modalidade

O portal online da Velux EHF Champions League destacou o regresso do Sporting CP à maior competição europeia de clubes, focando no espanhol Carlos Ruesga como primeira chamada à reportagem: "Na minha primeira época conseguimos dois objectivos que o clube procurava há muito: a Taça Challenge e o Campeonato Nacional, que deu a possibilidade de estar com os melhores, na Liga dos Campeões, a melhor prova europeia de clubes e onde o Sporting CP merece estar".

Para o central, não há limites na prova: "O segredo é trabalhar no máximo diariamente e representar o Sporting CP com o maior orgulho, de forma a tentar ganhar todos os jogos e chegar o mais longe possível em todas as competições".

Hugo Canela reiterou a ambição na competição, valorizando o esforço para a construção do João Rocha: "É uma boa sensação estar de volta a esta competição, neste maravilhoso Pavilhão. O Clube está na direcção para ser um grande Clube. Sinto-me um sortudo por estar na melhor competição internacional de clubes, com estes fantásticos jogadores".

Seguiram-se os cubanos. Pedro Valdés louvou o apoio das bancadas, Frankis Carol a união da equipa: "Os adeptos são o oitavo jogador no andebol. Puxam a equipa nos maus momentos e têm estado sempre lá para nos ajudar e dar esperança", explicou Valdés. 

"É como uma segunda família. Estou muito contente desde que cheguei. Lutámos muito para chegar à Velux EHF Champions League e, passo a passo, os nossos sonhos estão a tornar-se reais. O mais importante é trabalhar bem para alcançar o que pretendemos", finalizou Carol.

Pode ver aqui o vídeo.

Páginas

Subscreva RSS - Andebol