Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Handball

Foto AA Viseu

Desaire em Viseu

Por Sporting CP
18 Ago, 2019

Leões não conseguem a vitória no dérbi

O Sporting Clube de Portugal fechou a participação no Torneio Internacional de Viseu com uma derrota por 22-21 contra o SL Benfica. A equipa de andebol dos Leões esteve na frente do marcador durante grande parte da partida, mas não conseguiu fechar os 60 minutos na frente.

Os jogadores de Thierry Anti entraram bem na partida e colocaram-se rapidamente no comando do desafio. O SL Benfica, contudo, foi recuperando e ao intervalo a vantagem Leonina era de apenas um golo (10-11).

O equilíbrio foi nota dominante no segundo tempo, ainda que o Sporting CP tenha estado a vencer durante a maioria do encontro. Ainda assim, o rival deu a volta ao resultado nos minutos finais e acabou por vencer por 22-21.

O Sporting CP fecha assim a participação no Torneio Internacional de Viseu com uma vitória contra o CDBA Valladolid (37-29) e com uma derrota diante do SL Benfica (22-21).

Foto AA Viseu

Entrada a vencer no Torneio Internacional de Viseu

Por Sporting CP
17 Ago, 2019

Equipa de andebol triunfou em duelo ibérico

O Sporting Clube de Portugal começou da melhor maneira a participação no Torneio Internacional de Viseu ao bater o CDBA Valladolid por 37-29. A equipa de andebol dos Leões superou os espanhóis e apresentou bons sinais na conceituada competição de pré-temporada.

Até foi o CDBA Valladolid a inaugurar o marcador no primeiro minuto, mas não demorou muito até o Sporting CP se colocar na frente do marcador. Com um contra-ataque merecedor de destaque (com golos de vários jogadores) e um jogo de bastante qualidade com o pivô Tiago Rocha, a equipa orientada por Thierry Anti vencia por 11-8 no final dos primeiros 15 minutos.

Na baliza, Aljoša Čudić também ia estando em bom nível, enquanto Nemanja Mladenović, reforço sérvio, mostrou a sua qualidade. Aos 20 minutos, por exemplo, completou uma excelente jogada colectiva com um golo. Com naturalidade, o Sporting CP vencia por 17-13 quando terminou o primeiro tempo.

Na segunda parte, os Leões foram aumentando a vantagem e aos 45 minutos o resultado já estava fixado nos 30-22. Manuel Gaspar e Tomás Van Zeller ocuparam a baliza verde e branca nos últimos 30 minutos e o técnico francês do Sporting CP deu minutos a muitos elementos do plantel. No final, vitória do Sporting CP por 37-29. No desempate por livres de sete metros, que pode vir a ser necessário em caso de igualdade pontual no Torneio Internacional de Viseu, o Sporting CP também venceu (4-2).

Este domingo, 18 de Agosto, é dia de defrontar o SL Benfica. O dérbi está marcado para as 15h00 no Pavilhão Cidade de Viseu.

Foto José Lorvão

Rui Silva: “Neste Clube queremos ganhar sempre”

Por Sporting CP
16 Ago, 2019

Treinador Leonino preparado para vencer

O treinador adjunto da equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal, Rui Silva, realizou a antevisão ao Torneio Internacional de Viseu, prova que se realiza este fim-de-semana, onde os Leões vão jogar frente ao SL Benfica e BA Valladolid.

O técnico começou por afirmar que “o mais importante destes testes é realizar o balanço daquilo que a equipa está a criar: “Estamos com uma equipa técnica nova, com novas ideias e durante estas semanas procuramos apresentar o novo modelo de jogo aos jogadores. Procuramos analisar o que é que está a correr bem ou mal, mas até agora alcançámos resultados muito positivos. Os atletas estão a reagir muito bem e estamos contentes com o rumo que a equipa está a tomar.”

Em relação ao desafio que vão encontrar, o treinador Leonino explicou que o SCP precisa, “nesta altura, de jogos competitivos e adversários fortes”: “Este torneio irá proporcionar isso. Vamos jogar com uma equipa que joga na principal liga espanhola, com muita história na moldalidade em Espanha. Depois, um rival nosso, que também será uma partida interessante para a nossa preparação.”

Para a temporada, o objectivo está traçado: “O nosso objectivo é, como disse o técnico principal, o Thierry Anti, jogar, ganhar, mas ganhar a jogar bem. Prometemos um andebol com muita luta na defesa, muita velocidade nas transições e 'espetáculo' no ataque.”

Este torneio de pré-época servirá, sobretudo, para alinhar estratégias: “Nesta altura preocupamo-nos principalmente connosco. Claro que durante a partida vamos aferir questões estratégicas, porque queremos ganhar. Neste Clube queremos ganhar sempre, mesmo quando estamos em trabalho de preparação, estamos em jogo e esse é para ganhar.” 

Aos Sportinguistas, Rui Silva deixou um apelo: “Sabemos que os nossos adeptos querem ganhar e aproveitamos desde já para lançar este repto e convidar todos os nossos Sócios e adeptos que estão naquela região para nos apoiarem em Viseu.”

Foto Pedro Zenkl

Pedro Valdés: “Estamos a melhorar cada vez mais a cada dia”

Por Sporting CP
15 Ago, 2019

Atleta fez a antevisão Torneio Internacional de Viseu

Pedro Valdés, andebolista do Sporting Clube de Portugal, fez a antevisão ao torneio do Torneio Internacional de Viseu, prova que se vai realizar este fim-de-semana onde os atletas Leoninos vão jogar frente ao BA Valladolid e SL Benfica.

O cubano, que se juntou ao plantel mais tarde por estar a representar a selecção do seu país no Campeonato Pan-Americano de andebol, ficou triste por a sua equipa nacional não ter “chegado onde pretendia”: “Queríamos alcançar uma medalha mas ficámos no quinto lugar. Agora estou completamente focado no SCP, na nova época, onde queremos alcançar bons resultados.”

O lateral já tinha “saudades de voltar a casa”, referindo-se ao Clube de Alvalade, e prometeu que a sua equipa quer “fazer melhor do que no ano passado: “Este ano queremos o campeonato, a Taça [de Portugal]… queremos tudo.”

Em relação aos trabalhos com a nova equipa técnica e colegas de equipa, Valdés contou que estão todos “muito motivados e alegres”, estando também “a realizar muitas coisas novas, o que é bom para a equipa”: “Estamos a melhorar cada vez mais a cada dia. Temos demonstrado estar cada vez melhor. Vai ser assim ao longo do campeonato.”

Aos Sportinguistas presentes em Viseu para os apoiar – naqueles que vão ser os primeiros jogos abertos ao público -, o atleta verde e branco promete “luta e garra”: “Vamos mostrar aquilo que somos e o bom andebol que praticamos para que os nossos adeptos se sintam orgulhosos da nossa equipa. Os Sportinguistas podem vir ver as mudanças, ver a nossa equipa, e apoiar-nos. Para nós também é bom estar com os adeptos que nos apoiam pelo país fora.”

Foto Pedro Zenkl

Andebol vence Boa-Hora FC

Por Sporting CP
10 Ago, 2019

Jogo de preparação no Pavilhão João Rocha

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal realizou este sábado um jogo de preparação contra o Boa-Hora FC, tendo vencido por 39-26.

O encontro teve lugar no Pavilhão João Rocha e os Leões dominaram do início ao fim. Thierry Anti, técnico francês do conjunto verde e branco, esteve sempre muito interventivo, comunicando com os atletas e dando minutos a todos os disponíveis.

No final, vitória tranquila para a equipa, tendo Gonçalo Vieira e Nemanja Mladenovic apresentado bons sinais.

Foto José Lorvão

"É um prazer estar aqui"

Por Sporting CP
08 Ago, 2019

Thierry Anti feliz por servir o Sporting CP

A pré-temporada da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal continua a bom ritmo e esta quinta-feira foi dia de receber a comunicação social no Pavilhão João Rocha.

O primeiro a falar foi Thierry Anti, novo treinador dos Leões que chega a Alvalade depois de muitas temporadas no comando do HBC Nantes, uma das mais cotadas formações de França. "É entusiasmante estar aqui. Ainda nos falta um lateral-direito e temos alguns problemas físicos nos guarda-redes, mas estou muito feliz por estar aqui. A equipa está a trabalhar bem", começou por dizer o técnico francês aos jornalistas. "Estou aqui para ajudar o Sporting CP a melhorar, espero. Vou fazer o meu melhor para que isso aconteça. É um prazer estar aqui depois de 30 anos em França. É um novo desafio e gosto disso. Gosto de competir, gosto do jogo, da luta entre os oponentes, da paixão pelo desporto", acrescentou.

Depois de elogiar a campanha do Sporting CP na última edição da Velux EHF Champions League ("Foi bravo", frisou), Thierry Anti explicou aquilo que pretende dos seus atletas. "Gosto que todos os jogadores dêm o máximo na defesa. E com uma defesa que se movimenta, que não espera pelo ataque. No ataque, é importante jogar rápido, mas com a bola sempre controlada", contou. Para o gaulês, o palmarés recheado que tem não é o mais relevante. "O mais importante é sempre a equipa. Quero ter uma ligação forte com a equipa. Jogamos um desporto colectivo, temos de estar sempre juntos para tentar conseguir os objectivos", lembrou.

Nemanja Mladenović, um dos reforços para 2019/2020, também respondeu às perguntas feitas. O primeira linha representou os romenos do HC Dobrogea Sud Constanța nas últimas duas épocas e não podia estar mais satisfeito por ter chegado ao Sporting CP. "É incrível. Adaptei-me muito rápido, os rapazes têm sido muito bons comigo. Eles e o Clube. Estamos a trabalhar muito e o nosso objectivo é ser os melhores em Portugal. Vamos tentar fazer isso", prometeu.

O jogador de 25 anos garantiu ainda que já "sabia muitas coisas" sobre o Sporting CP antes de assinar pelo Clube, revelando ainda que a decisão de passar a vestir a camisola verde e branca foi muito fácil de tomar. "Tive vários amigos que jogaram aqui. Quando recebi a chamada do Sporting CP, não pensei duas vezes. É um grande Clube com grande tradição. O que o Clube fez na Liga dos Campeões na época passada e nas duas temporadas anteriores no Campeonato Nacional foi incrível. Não precisei de pensar duas vezes. É um dos melhores emblemas da Europa", assegurou.

Sobre os objectivos para 2019/2020, Mladenović explicou que o principal "é vencer o título doméstico em Portugal". No Sporting CP, o reforço vai reencontrar Ivan Nikčević, Leão que já havia sido importante para o desenvolvimento de Mladenović no passado. "Foi importante em toda a minha carreira. Nos meus primeiros passos na selecção nacional, quando tinha 19 ou 20 anos, ele deu-me conselhos e explicou-me como devia falar, andar, treinar, ser profissional. Fez-me perceber o que é importante para estar sempre num nível alto. Aqui, estamos a fazer tudo outra vez", disse.

Depois de um brilhante Campeonato do Mundo de sub-21, ajudando Portugal a chegar ao quarto lugar e integrando o 'sete' ideal da competição, Luís Frade lembrou que "a expectativa é melhorar o que foi feito na época passada para lutar pelo título nacional".

Em relação aos primeiros tempos com Thierry Anti, o pivô internacional português admitiu que "está a ser bastante alegre". "É um treinador excelente, o que é óptimo para as nossas aspirações", acrescentou. Sobre as contratações, Luís Frade demonstrou estar feliz. "Jogadores com esta qualidade são sempre bem aceites e integrados na equipa. Estão a remar para o mesmo lado que nós. Vão-nos ajudar muito", garantiu.

O último a falar aos jornalistas foi Carlos Ruesga. O espanhol não escondeu que o grupo está "com muita vontade de começar a nova época". "O principal objectivo é voltar a vencer o Campeonato Nacional, lutar pelos outros títulos e fazer uma boa campanha na Liga dos Campeões, como aconteceu na época passada", disse ainda.

O central de 34 anos falou ainda sobre Thierry Anti. "É um treinador com muita experiência, conhece muito bem o andebol mundial. Precisamos de tempo para entender o que ele quer, mas estamos no caminho certo e a trabalhar bem para isso", contou, revelando também que a adaptação dos reforços "está a ser boa". "Todos temos de nos ajudar uns aos outros. É espírito de equipa, espírito de Sporting CP. Todos nesta equipa são importantes", referiu.

Foto Mário Vasa

Andebol Leonino aos comandos de Thierry Anti

Por Sporting CP
25 Jul, 2019

Continua a preparação da temporada 2019/2020

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal realizou os primeiros treinos nesta quinta-feira, de forma a preparar a época que se avizinha e lutar pela conquista do Campeonato Nacional, o principal objectivo.

Tiago Rocha prestou algumas declarações antes do treino, revelando que “é bom estar de volta”: “É uma fase muito boa. Regressámos das férias cheios de energia e prontos para trabalhar bem, para que tenhamos uma excelente época.”

O grupo conta com alguns atletas mais jovens e o andebolista Leonino acredita que “os jovens ajudam”, afirmando que o resto do grupo também os quer “ajudar a crescer, integrando-os na equipa e dando as boas-vindas”.

Tiago Rocha definiu Thierry Anti como “um treinador bastante exigente”, mas deixou claro que “estão todos focados em preparar da melhor forma a temporada que aí vem”.

Também Edmilson Araújo falou sobre o início da nova temporada, reforçando que “é sempre bom estar de volta ao Sporting CP” e que este “começo está a correr bem” aos atletas. Acima de tudo, o jogador verde e branco reforçou também a experiência do técnico Leonino, declarando ao mesmo tempo que “todos esperam fazer um bom trabalho”.

Foto António Vale

Sporting CP conhece calendário

Por Sporting CP
25 Jul, 2019

Leões começam o campeonato frente ao Boa Hora FC

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal ficou a conhecer nesta quinta-feira o calendário do Campeonato Nacional Andebol 1, que vai ser disputado por 14 equipas.

A formação liderada por Thierry Anti começa a disputa pelo título nacional fora frente ao Boa Hora FC. A segunda jornada joga-se no Pavilhão João Rocha, frente ao ADA Maia/ISMAI, no fim-de-semana de 4 de Setembro.

Na terceira jornada, o Sporting CP vai-se deslocar até ao Pavilhão do SL Benfica para disputar o primeiro dérbi da época.

Na 12.ª jornada, os Leões vão ao Dragão Caixa para jogar frente ao FC Porto, partida que acontece no fim-de-semana de 16 de Novembro.

No final do sorteio, José Guimarães, director do andebol verde e branco afirmou que “num sorteio, é necessário esperar de tudo”: “É sempre mais interessante jogar os dérbis mais à frente no campeonato, mas vamos sempre fazer o nosso melhor para ganharmos o jogo (...) O nosso grande objectivo é vencer o título. São estes desafios que nos vão fazer jogar cada vez melhor”.


Falando sobre os primeiros dias de trabalho, o director Leonino revelou que a “primeira semana serviu para consolidar o espírito de grupo”: “Aproveitámos estes dias para consolidar o espírito de grupo e integrar novos atletas e os jogadores mais jovens. A avaliação é boa por parte de todos os elementos: o treinador está contente e eu e o restante grupo também. (…) A equipa não está fechada e o SCP está sempre atento a qualquer jogador que possa trazer mais qualidade ao nosso plantel. Estamos atentos ao mercado e se surgir uma boa oportunidade será, com certeza, aproveitada”.

 

1.ª volta – Campeonato Nacional Andebol 1 2019/2020*

 

1.ª jornada (31/08/2019)

Boa Hora FC vs. Sporting CP

2.ª jornada (04/09/2019)

Sporting CP vs. ADA Maia/ISMAI

3.º jornada (07/09/2019)

SL Benfica vs. Sporting CP

4.º jornada (14/09/2019)

Sporting CP vs. ABC/UMinho

5.ª jornada (21/09/2019)

Sporting CP vs. Artística Avanca

6.ª jornada (28/09/2019)

AM Madeira SAD vs. Sporting CP

7.ª jornada (05/10/2019)

Sporting CP vs. Águas Santas 

8.ª jornada (12/10/2019)

Vitória FC vs. Sporting CP

9.ª jornada (19/10/2019)

Sporting CP vs. CF Os Belenenses

10.ª jornada (02/11/2019)

FC Gaia/Empril vs. Sporting CP

11.ª jornada (09/11/2019)

Sporting CP vs. SC Horta

12.ª jornada (16/11/2019)

FC Porto vs. Sporting CP

13.ª jornada (23/11/2019)

Sporting CP vs. Boavista FC

* datas provisórias 

Foto Pedro Zenkl

Andebol Leonino regressa aos trabalhos

Por Sporting CP
22 Jul, 2019

Atletas realizaram provas médicas durante o dia de hoje

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal regressou aos trabalhos nesta segunda-feira, marcando assim o início da pré-época 2019/2020.

Os atletas Leoninos realizaram testes médicos na Clínica Cuf de Alvalade e um dos grandes destaques foi Nemanja Mladenovic, atleta sérvio que chegou para reforçar a equipa de Thierry Anti esta temporada. “Estou muito ansioso. Vim para um dos melhores Clubes da Europa e o melhor em Portugal. Já conheço alguns jogadores... joguei com o Ivan Nikčević na selecção e contra o [Arnaud] Bingo na liga francesa”, referiu o atleta em declarações ao Jornal Sporting.

Outro dos jogadores que também já marcou presença neste primeiro dia foi Carlos Ruesga, que afirmou estar “ansioso para jogar”. “Estamos de regresso para uma nova época com novos desafios e muitas mudanças. Nas próximas semanas vamos trabalhar com força para começarmos a preparar os objectivos da próxima temporada”.

Para além da boa disposição entre os atletas, a continuação da aposta na formação Leonina foi outra constante: Duarte Lobo, ponta direita, João Pinto, pivô, Alexandre Oliveira e Tiago Alves, ambos guarda-redes, vão também fazer parte da preparação da época que se avizinha. A estes junta-se também Tomás Van Zeller, atleta do Sismaria, guarda-redes que se encontra a realizar pré-época com o Sporting CP.

Ausentes devido aos compromissos internacionais estão ainda Luís Frade, Manuel Gaspar e Gonçalo Vieira, que se encontram a disputar o Campeonato Mundial de sub-21, em Espanha, e Pedro Valdés, que está ao serviço da selecção cubana.

 

 

Foto Mário Vasa

Leões entre os escolhidos para o Mundial de sub-21 de andebol

Por Sporting CP
13 Jul, 2019

Quatro andebolistas Leoninos vão representar Portugal

A selecção nacional de sub-21 de andebol vai participar no Campeonato do Mundo da modalidade que vai decorrer entre 16 e 29 de Julho em Pontevedra e Vigo, Espanha. O seleccionador Nuno Santos chamou quatro Leões para integrar o seu plantel: Gonçalo Vieira, Luís Frade, Manuel Gaspar e Nuno Reis.
 
Os jovens portugueses estão inseridos no Grupo C, juntamente com a Croácia, Brasil, Barém e Kosovo e disputarão o primeiro jogo no dia 16 de Julho diante da selecção brasileira.

Páginas

Subscreva RSS - Andebol