Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Handball

Foto César Santos

“Vamos ter muita atenção ao Fafe”

Por Jornal Sporting
19 Set, 2018

Hugo Canela admitiu o favoritismo leonino, mas deixou o aviso quanto à forma como o adversário se pode apresentar na quinta-feira

Depois de ter vencido a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, a equipa de andebol volta a virar as atenções para a defesa do título nacional. Com três vitórias em três jogos já disputados, os leões seguem com a pontuação máxima e prometem não abrandar o ritmo. “Foi muito importante termos começado a vencer na Champions. É um privilégio estarmos nesta competição. Temos vindo a crescer esta época e assim queremos continuar. Na próxima quinta-feira, voltamos a jogar contra o Fafe, que vem sem pressão porque sabe que não está ao nível do Sporting CP. Quando as equipas jogam descontraídas podem causar problemas, por isso vamos ter muita atenção”, afirmou o treinador Hugo Canela. 

O dia 20 de Setembro será um verdadeiro #DiaDeSporting. Com jogo no Pavilhão João Rocha e, logo depois, Liga Europa no Estádio, o míster convidou todos os Sócios e adeptos a unirem-se em mais uma demonstração de Sportinguismo. “Acho que é a melhor forma de terminar o dia. Venham ao Pavilhão ver o andebol e depois o futebol, em Alvalade. Será fantástico fazerem esse percurso e, mais uma vez, contamos com o apoio de todos”, finalizou.

A partida frente ao Fafe tem hora marcada para as 18h e conta para a quarta jornada do Campeonato Nacional.

 
 
Foto César Santos

“Todos os jogos importam”

Por Jornal Sporting
18 Set, 2018

Carlos Ruesga foi o porta-voz dos bicampeões nacionais para lançar a partida com o Fafe

Com um calendário apertado, o andebol do Sporting Clube de Portugal não tem descanso e, na próxima quinta-feira, já volta ao Pavilhão João Rocha para a quarta jornada do campeonato nacional, frente ao Fafe (18h).

Em destaque nas últimas partidas esteve Carlos Ruesga – tendo visto o seu golo no top-5 da ronda inaugural da EHF Champions League-, que iniciou a antevisão a este duelo a recordar a boa entrada da equipa na competição europeia, no passado sábado. “Estou contente com o reconhecimento e por o meu ter sido um dos cinco melhores golos, mas o mais importante foi a vitória. É sempre bom começar com uma vitória na Liga dos Campeões. Na segunda parte fizemos um grande jogo e temos de continuar esse caminho e agora começar a pensar no campeonato. Sabemos que vamos ter um mês muito complicado, com muitos jogos, mas estamos focados em conseguir vitórias”, referiu.

Para uma prova diferente, o espanhol salientou a necessidade de mostrar a qualidade da formação leonina em todas as partidas. “Todos os jogos são importantes e temos estar preparados para tudo. Queremos mostrar aos nossos adeptos que queremos voltar a ganhar o campeonato e, para isso, todos os jogos importam”, sublinhou, deixando aquela que será a receita para defrontar o Fafe.

“No que toca a dificuldades que nos possam criar, acho que o que interessa somos nós. O nosso trabalho, estarmos focados desde o primeiro minuto para melhorar no dia-a-dia. Assim, vamos continuar a trabalhar para todas estas conquistas”, explicou,

Para terminar, o central apelou à presença dos Sócios e adeptos, em mais um dia de Sporting, que começa com andebol e termina com futebol, no Estádio José Alvalade, frente ao Qarabag, para a Liga Europa. “Contamos com todos os Sportinguistas, com o seu apoio para que seja um dia com duas vitórias. Vamos continuar a trabalhar para que os adeptos se sintam motivados connosco”, rematou.

Foto César Santos

Golo de Carlos Ruesga no TOP 5 da Champions

Por Jornal Sporting
17 Set, 2018

Página oficial da competição europeia destacou movimento técnico do espanhol no triunfo do Sporting CP frente ao Metalurg

Aos 33 anos e já com um currículo invejável, Carlos Ruesga continua a somar fãs no mundo do andebol. Desta vez, foi a página oficial da EHF Champions League a incluir o golo do central espanhol frente ao Metalurg, em partida do Sporting CP a contar para a primeira jornada do Grupo C da competição internacional, no TOP 5 da ronda inaugural.  

Desta forma, o Clube tem dois motivos para sorrir: a vitória na estreia (34-26), em pleno Pavilhão João Rocha, e o merecido 'elogio' ao movimento técnico de Ruesga. 
 
O TOP 5 ficou fechado com os tentos de Josip Bozic-Pavletic (RK Zagreb), Teemu Tamminem (Kasipalloseura Riihimaen Cocks), Manuel Strleik (Veszprém Handball Team) e Alexsander Shkurinskiy (Meshkov Brest) 
Foto José Cruz

“Na segunda parte tivemos mais discernimento ofensivo”

Por Jornal Sporting
15 Set, 2018

Treinador leonino analisou a estreia do Sporting CP na Liga dos Campeões

Depois do triunfo frente ao HC Metalurg, Hugo Canela abordou as mudanças na equipa depois do intervalo, que tiveram consequências notórias no desfecho do encontro. “Na primeira parte precipitámo-nos demasiado a nível ofensivo e perdemos muitas bolas a sair em contra-ataque. Na segunda parte tivemos mais discernimento ofensivo e defensivamente também acertámos algumas coisas”, explicou.

Além das mudanças colectivas, também a nível individual houve melhor rendimento por parte de certos jogadores. Segundo Hugo Canela, deveu-se ao trabalho de equipa. “Quando o Fábio Chiuffa entrou, a equipa teve melhores condições para colocar a bola para que ele finalizasse. Quando o Ghionea esteve em campo não tivemos essa capacidade”, analisou.

Apesar da justiça da vitória, o técnico verde e branco falou de um resultado pesado e elogiou o adversário. “Quero dar os parabéns ao Metalurg e ao seu treinador. Vieram com uma equipa jovem e praticaram bom andebol, com muita disciplina. O resultado não reflecte o que aconteceu no e o que observámos da parte deles. Acredito que em Skopje teremos mais problemas”, antecipou.

Sobre o futuro no grupo C da Liga dos Campeões, onde o Sporting CP participa pelo segundo ano consecutivo Ivan Nikcevic preferiu manter o realismo, mas sem negar a ambição leonina. “É um trabalho diário. Temos de pensar nos adversários, nas lesões, em tudo. O que podemos é fazer a nossa parte o melhor possível e entrar em cada jogo para ganhar. Sonhar é grátis”, rematou. 

Foto César Santos

Regresso demolidor vale primeira vitória europeia

Por Jornal Sporting
15 Set, 2018

Leões surgiram com outra cara na segunda parte do jogo

Voltou a jogar-se a Liga dos Campeões de andebol no Pavilhão João Rocha. Os 1043 espectadores presentes assistiram à estreia vitoriosa dos leões de Hugo Canela, que derrotaram o Metalurg Skopje por 34-26 e somaram os primeiros pontos no grupo C da competição. Depois de uma primeira parte equilibrada, o Sporting CP conseguiu ser mais eficaz nas duas áreas, construindo um triunfo por números esclarecedores.



Frente a um adversário que tinha encontrado na época passada, a turma verde e branca demorou a impor o seu jogo. Durante o primeiro tempo, Pedro Solha foi o principal protagonista no ataque, marcando cinco golos – divididos entre a ponta esquerda e a zona de pivô. Os macedónios entraram com um ritmo elevado e chegaram a ter dois golos de vantagem, apesar de Cudic ter somado várias intervenções na baliza leonina. Ainda antes do intervalo, Nikcevic saltou do banco pela primeira vez para concretizar um livre de 7 metros (o único da primeira meia hora) e estabelecer o 13-13 com que as equipas saíram para os balneários. Contudo, foi outra alteração que viria a ser decisiva no desfecho do encontro.



Fábio Chiuffa entrou para o lugar de Valentin Ghionea (não tão participativo) e revolucionou a ponta direita do Sporting CP. Com seis golos apontados, o brasileiro foi o melhor marcador do jogo e acrescentou uma energia que contagiou os colegas e os adeptos na bancada – no melhor lance, recebeu de Nikcevic no ar e marcou um golo espectacular. Os leões conseguiram uma vantagem de 17-13 logo no início da etapa complementar, partindo para uma vitória segura. Hugo Canela trocou de guarda-redes e Skok veio contribuir para a manutenção do resultado, que foi crescendo através de contra-ataques. Houve tempo ainda para o jovem pivô Luís Frade estrear-se na Liga dos Campeões e juntar o seu nome à lista de marcadores. Com a primeira vitória garantida, segue-se a viagem à Rússia, para defrontar o Chekhovskiye Medvedi. 

Foto César Santos

"Queremos muito ganhar"

Por Jornal Sporting
14 Set, 2018

Hugo Canela garantiu uma equipa focada e motivada para entrar a vencer na Liga dos Campeões

O Pavilhão João Rocha recebe já este sábado a primeira ronda da fase de grupos da Champions. O treinador verde e branco conhece bem a formação do Metalurg e prometeu uma equipa preparada para as adversidades. "Vai ser uma partida muito difícil. Esta formação da Macedónia é bastante intensa a jogar e individualmente resolvem bem. Vamos ter de estar muito concentrados", sublinhou. 
 
Depois de terem entrado a vencer na defesa do título nacional, os bicampeões nacionais iniciam uma senda de 10 encontros de alto nível. "A equipa está determinada e queremos muito ganhar. Temos recuperado bem. Na quarta-feira começámos a primeira de 10 partidas intensas e vamos dar o máximo", garantiu Hugo Canela. 
 
Com o Pavilhão como talismã das modalidades, o técnico leonino fez o habitual apelo a todos os Sportinguistas, para que possam apoiar a equipa, no sábado, às 18h30. "O ano passado começámos na Turquia e é muito diferente podermos estar em casa. Espero ver a nossa massa associativa mais uma vez nas bancadas a dar-nos um forte apoio, como sempre. Contamos com eles", finalizou. 
Foto César Santos

"Esperamos um adversário muito difícil"

Por Jornal Sporting
13 Set, 2018

Bicampeões nacionais preparam estreia na Liga dos Campeões 2018/19 frente ao Metalurg

O Pavilhão João Rocha recebe, já no próximo sábado (18h30), o primeiro jogo da fase de grupos da Velux EHF Champions League. Edmilson, jogador do Sporting CP, mostrou-se confiante pelo regresso à prova europeia, mas confessou que espera dificuldades neste primeiro embate. "Já conhecemos bem o Metalurg e esperamos um adversário muito difícil. Têm jogadores bastante experientes. Contudo nós estamos a trabalhar para ganhar o jogo", declarou.
 
Vindos de duas vitórias nas duas primeiras jornadas do Campeonato Nacional, a equipa leonina está numa maré de positivismo. Edmilson garantiu que o regresso da Liga dos Campeões ao João Rocha é sempre motivador. "Jogar naquele Pavilhão torna tudo especial, sentimos uma grande vontade, até porque estamos com o nosso público", frisou o atleta verde e branco, finalizando o seu discurso com um apelo: "Peço a todos os Sportinguistas que, mais uma vez, nos venham apoiar. Contamos convosco."
 
O Sporting CP entra em campo no dia 15 de Setembro frente aos macedónios do Metalurg, num jogo com transmissão em directo na Sporting TV.
 
 
Foto César Santos

“Foi uma vitória muito difícil, num campo bastante complicado”

Por Jornal Sporting
13 Set, 2018

Hugo Canela destacou o desempenho positivo dos atletas na conquista de mais três pontos

Três jogos, três vitórias. Com o triunfo por 32-27 frente ao Águas Santas, na terceira jornada, os leões chegam à liderança isolada da classificação, com nove pontos. Hugo Canela, técnico verde e branco, mostrou-se satisfeito com a reviravolta dos bicampeões no segundo tempo.

“Na primeira parte estivemos muito bem defensivamente, mas perdemos bolas que não podemos perder em contra-ataque e isso fez com que o Águas Santas conseguisse marcar golos nesse momento do jogo. Na segunda parte, foi completamente o contrário. No ataque conseguimos arranjar as soluções, mas na defesa começámos a ter mais dificuldades. Felizmente, vencemos. A partir do momento em que passámos para a frente do marcador, mantivemos sempre essa vantagem, com muita calma e assertividade ofensiva”, salientou. 

Com mais um objectivo atingido com sucesso, a equipa leonina abandonou a cidade da Maia com vista a Lisboa e o foco direccionado no próximo grande duelo frente ao Metalurg, a contar para a estreia na Liga dos Campeões. “Vai ser uma fase muito difícil, ainda por cima com Liga dos Campeões. Vamos ter de gerir bem o plantel mas, efectivamente, quem esteve ali dentro lutou muito e se conseguirmos fazer isso nos próximos 10 jogos vamos ter sucesso. A equipa tem vindo a melhorar, pouco a pouco. Esta foi uma vitória muito difícil, num campo bastante complicado. Quero dar os parabéns aos meus atletas e aos adeptos, que foram fantásticos”, terminou.

Foto César Santos

De Santos os leões não tiveram nada

Por Jornal Sporting
12 Set, 2018

Bicampeões deslocaram-se à cidade da Maia para triunfar por 32-27 frente ao Águas Santas

Numa deslocação que se antevia difícil, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal rumou até ao Pavilhão de Águas Santas para alcançar, com um triunfo por 32-27, os tão desejados três pontos, à passagem pela terceira jornada do Campeonato Nacional.

Sem nunca subestimarem o adversário, os leões entraram em campo mentalizados de que iriam defrontar uma equipa extremamente eficaz nos momentos de contra-ataque. Apesar de mentalizados de tais adversidades, a verdade é que a adaptação se revelou bastante tardia. Numa primeira parte em que os comandados de Hugo Canela se viram constantemente em desvantagem no marcador, coube a Frankis Carol, a poucos minutos do intervalo, restabelecer a igualdade (12-12) e, ainda, colocar a equipa a vencer por 13-12. O resultado ideal antes de recolherem aos balneários não se manteve, com a formação da casa a deixar tudo empatado (13-13).

Na antevisão ao encontro, Luís Cruz, treinador-adjunto, destacou (e bem) o segredo para a vitória: “Temos de procurar aproveitar as nossas forças para defender com qualidade”. Com as forças restabelecidas no período de descanso, a verdade é que os bicampeões entraram muito mais dominantes na etapa complementar. Sempre em vantagem, foi apenas ao minuto 40 que os verdes e brancos se viram, novamente, em igualdade pontual (18-18). A partir daqui, o Águas permaneceu Santo, mas os leões continuaram audazes, aumentando a diferença para quatro golos (22-18).  

Na recta final, o Sporting CP manteve-se a um excelente nível, com Pedro Solha a fechar o resultado nos 32-27.

A equipa volta a entrar em acção no próximo sábado, às 18h30, frente ao Metalurg, no Pavilhão João Rocha, em jogo a contar para a primeira ronda da Liga dos Campeões.

Foto César Santos

Velux EHF Champions League na Sporting TV

Por Jornal Sporting
12 Set, 2018

Jogos da Liga dos Campeões de andebol irão ser transmitidos em directo no Canal leonino

O Sporting CP começa já este sábado a caminhada na mais prestigiada prova europeia de andebol. Os comandados de Hugo Canela entram na quadra do Pavilhão João Rocha frente ao Metalurg, na primeira ronda do grupo C.

Todas as partidas leoninas da Velux EHF Champions League irão ser acompanhadas em directo pela Sporting TV.

Confira o calendário dos jogos:

Sporting CP vs. Metalurg - 15 Set (18h30)

Medvedi vs. Sporting CP - 22 Set (14h)

Sporting CP vs. Bjerringbro-Silkeborg - 29 Set (18h30)

Besiktas vs. Sporting CP - 06 Out (14h)

Tatran Presov vs. Sporting CP - 13 Out (17h)

Sporting CP vs. Tatran Presov - 03 Nov (18h30)

Metalurg vs Sporting CP – 10 Nov (16h30)

Sporting CP vs. Medvedi – 17 Nov (18h30)

Sporting CP vs. Besiktas  – 24 Nov (18h30)

Bjerringbro-Silkeborg vs. Sporting CP – 02 Dez (15h50)

 

Páginas

Subscreva RSS - Andebol