Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Handball

Foto César Santos

“Todos os atletas entraram motivados”

Por Jornal Sporting
04 Ago, 2018

Hugo Canela lançou a pré-época, deixando clara a necessidade de uma boa preparação

O treinador da equipa bicampeã de andebol do Sporting CP, Hugo Canela, fez um balanço deste início de pré-temporada, que considerou positiva.

“Esta é a fase fácil da época. Todos os atletas entraram motivados, sempre com muitas expectativas e entusiasmo. Estão todos a quererem trabalhar muito, que já é algo habitual no nosso grupo. Esta semana foi muito boa”, começou por dizer, em exclusivo ao Jornal leonino.

Os verdes e brancos encontram-se no Qatar e amanhã disputam o seu primeiro encontro deste estágio, frente à Selecção do país. O míster comentou as mais-valias desta experiência para se prepararam para as competições oficiais. “Temos a sorte de já ter uma base de jogadores que se mantiveram de um ano para o outro, mas vamos ter a possibilidade de estarmos concentrados só em andebol, num sítio com condições óptimas para podermos fazê-lo. O que vai ser trabalhado aí será a implementação dos nossos processos de jogo para que possamos chegar à nossa primeira competição oficial com tudo dominado e com as opções todas em cima da mesa”, referiu.

Num ano em que o tricampeonato será tentado a todo o custo, os leões não esquecem tudo aquilo para que lutam e a importância de uma boa preparação: “O primeiro degrau, para já, é a primeira competição que temos: a Supertaça. O objectivo passa por lá chegarmos na melhor forma possível, até porque todas as épocas são diferentes, assim como o grupo. A prioridade do Sporting CP é sempre o campeonato, a Supertaça e a Taça”, explicou, comentando de seguida a Liga dos Campeões.

“Sabemos que a Liga dos Campeões é algo muito difícil. É uma competição fantástica, estamos no maior palco do andebol europeu e isso deixa-nos muito felizes, mas também sabemos que vamos encontrar equipas habituadíssimas e com muita experiência. Vamos tentar fazer o nosso melhor possível e passar a fase de grupos, mas nunca esquecendo que o mais importante são as competições internas”, terminou.

De relembrar que amanhã (sábado), o Sporting CP joga pela primeira vez nesta pré-temporada, frente à Selecção Qatar, pelas 15h portuguesas (17h locais).

Foto César Santos

“Experiência tem sido muito positiva”

Por Jornal Sporting
03 Ago, 2018

Chiuffa é uma das novidades para a nova temporada e está a adaptar-se à equipa

O ponta Fábio Chiuffa, uma das aquisições para a formação de Hugo Canela para ajudar ao tricampeonato, já treina com os leões e confessou estar tudo a correr da melhor forma.

“Ainda me estou a adaptar e a conhecer os meus companheiros, mas tem sido muito bom. Tenho treinado bastante, pois a pré-temporada tem de ser sempre assim, a suar muito e a sofrer. Estou a gostar, a cidade é óptima, tenho vindo a conhecer pouco a pouco e a verdade é que, até ao momento, a experiência tem sido muito positiva. Espero que continue assim para o resto da temporada”, explicou, em exclusivo ao Jornal Sporting.

Aos 29 anos, o atleta brasileiro encontra-se com o Sporting CP no Qatar, onde irão realizar dois encontros de pré-temporada, algo que considera de extrema importância. “Vamos começar já com alguns jogos amigáveis, até para vermos como vai funcionar a equipa durante o ano. Vamos ajustar e acertar algumas coisas para ver o que adapta melhor a todos nós e isso é muito importante para termos um bom resultado ao longo da época”, realçou.

Foto César Santos

“Temos de lutar por todos os títulos”

Por Jornal Sporting
02 Ago, 2018

Carlos Ruesga regressou de lesão e integrou comitiva leonina para o Qatar

Carlos Ruesga, peça fundamental para a conquista do título de bicampeão nacional, está de regresso aos treinos – ainda que condicionado – e mostrou a sua satisfação e vontade de voltar a jogar, lançando a época que se avizinha.

“Está a correr muito bem. Ainda estou numa fase um pouco condicionada nos treinos, por causa da recuperação, mas acho que nas próximas semanas já vou estar com a equipa por completo e a fazer tudo. Para o primeiro jogo oficial também penso estar pronto, mas agora o importante é o trabalho em conjunto com os meus companheiros para a nova época. Queremos evoluir e claro que o grande objectivo da temporada é ganhar o Campeonato Nacional, mas também temos que melhorar o que fizemos e dar o nosso máximo na Champions, na Taça de Portugal e na Supertaça. Somos Sporting CP, temos de estar na luta por todos os títulos”, começou por dizer, em exclusivo ao Jornal verde e branco.

Parte da comitiva presente no estágio do Qatar, que fica claramente marcado por este regresso após lesão, o espanhol comentou a importância desta viagem. “Os primeiros treinos no Qatar vão ter, de certeza, muita carga física, até para conhecermos os novos jogadores e os novos movimentos e trabalho da equipa. Quanto aos jogos, os resultados não serão importantes, mas vamos tentar fazer o melhor possível. Vai ser bom para todos nós podermos estar juntos uma semana”, terminou.

Foto César Santos

“Vai ser importante para nos entrosarmos”

Por Jornal Sporting
01 Ago, 2018

Luís Frade já começou a treinar com a equipa e lançou a partida para o Qatar

Recentemente considerado o melhor pivô do Europeu de sub-20, Luís Frade já treina de leão ao peito. O jovem de 19 anos, proveniente do Águas Santas, realizou, esta manhã de quarta-feira, os exames físicos em Alvalade e mostrou-se satisfeito com o início desta nova experiência.

“As primeiras impressões foram excelentes. O complexo é óptimo e as pessoas são muito amáveis. Desde que cá cheguei fui sempre muito bem tratado”, começou por dizer em exclusivo ao Jornal Sporting, comentando, de seguida, o estágio de preparação que a turma de Hugo Canela vai realizar no Qatar, entre os dias 1 e 8 de Agosto.

“Vai ser um bom estágio de preparação. A equipa tem alguns jogadores novos, incluindo eu, e vai ser importante para nos entrosarmos com os outros atletas que já cá estavam. O plantel é de elevada qualidade e quem entra tem de colocar ao mesmo nível rapidamente”, realçou.

Com duas partidas agendadas, o pivô leonino terá a oportunidade de se estrear, demonstrando alguma ansiedade face ao talento já reconhecido à formação leonina. “A equipa é bastante coesa. Quero jogar, sei que vai ser difícil porque há muito potencial, mas acho que com trabalho e com a ajuda de todos vai ser mais fácil progredir e espero contribuir ao longo da época”, explicou.

Ao facto de ter sido galardoado com o prémio de melhor pivô de sub-20, Luís Frade realçou a humildade necessária para jogar no grupo em que se quer integrar. “Foi um grande passo para mim, mas o andebol é um jogo e um trabalho de equipa. Tudo advém daquilo que a equipa faz e, no Sporting CP, vai ser exactamente da mesma forma. Espero que os meus companheiros consigam interagir comigo, tal como farei com eles”, terminou.

De realçar que a comitiva leonina rumou hoje paea o estágio de pré-temporada, onde irá realizar dois encontros. A 5 de Agosto irá debater-se com a Selecção do Qatar, pelas 15h portuguesas (17h locais) e, depois, a 7 de Agosto, ainda com adversário sujeito a confirmação. 

Luís Frade melhor pivô do Europeu sub-20

Por Jornal Sporting
29 Jul, 2018

Atleta do Sporting CP foi distinguido com o galardão e Portugal arrecadou o quarto lugar da competição

Depois de nas meias-finais, a Selecção Nacional ter falhado o apuramento para o jogo de encerramento do Europeu frente à Eslovénia, hoje foi dia de Portugal disputar o bronze numa partida contra a Alemanha.

Com Luís Frade, Nuno Reis, Bruno Gaspar e Manuel Gaspar ao serviço dos portugueses, a equipas das quinas entrou na quadra para trazer o terceiro lugar para casa. Contudo, e em jogo renhido, os alemães conseguiram marcar mais três golos (29-26) – Luís Frade assinalou cinco dos 26 tentos - e levaram a melhor sobre os lusos, terminando assim no quarto lugar. Apesar de não ter acesso ao pódio, Portugal garantiu presença na fase final do Mundial sub-21, em 2019.

Após o apito final, o atleta leonino Luís Frade recebeu o galardão de melhor pivô da competição, registando um balanço muito positivo para os jogadores verdes e brancos e o andebol nacional.

Andebol regressa com foco no ‘tri’

Por Jornal Sporting
25 Jul, 2018

Bicampeões nacionais vão realizar o estágio de pré-temporada no Qatar e o primeiro compromisso oficial será a Supertaça

Com energias renovadas e a ambição de sempre. O conjunto verde e branco apresentou-se para a temporada 18/19 com algumas caras novas, mas mantendo a base que conquistou o bicampeonato nacional. Nas palavras de lançamento da época, Hugo Canela mostrou entusiasmo e vontade de repetir os êxitos obtidos anteriormente. “É um novo desafio. Até Dezembro temos um calendário de loucos, mas era o que queríamos. Foi para isto que trabalhámos no ano passado. Traz-nos uma carga maior, mas também uma grande felicidade e experiência”, esclareceu.

Além das fotografias da praxe, a primeira sessão de trabalho no Pavilhão João Rocha ficou marcada por uma palestra por parte da equipa técnica orientada por Hugo Canela, que definiu os objectivos com o plantel – que já conta com os reforços Valentin Ghionea, ponta-direita romeno, Fábio Chiuffa, brasileiro que joga na mesma posição, e ainda Neven Stjepanovic, lateral-direito bósnio. Todos chegam para acrescentar valor e experiência na luta pelo tricampeonato e por mais uma participação digna na Liga dos Campeões, como frisou o capitão Carlos Carneiro. “Reforçámo-nos para colmatar a saída de jogadores com muita qualidade. A valia dos que entraram é indiscutível. São atletas bastante experientes. Ficámos bem servidos”, garante.

As restantes novidades fazem parte da formação leonina, que será uma aposta clara na época que se avizinha. Gonçalo Grácio, João Nuno e João Marques fizeram parte do lote de 18 jogadores que se apresentaram, sendo que também vão viajar para o Qatar, onde o Sporting vai realizar o estágio de pré-temporada. Entre 1 e 8 de Agosto, os bicampeões nacionais farão um encontro de preparação com a selecção qatari e ainda vão defrontar uma equipa local. 

Foto Mário Vasa

Bicampeão arranca nos Açores

Por Jornal Sporting
20 Jul, 2018

Calendário de andebol conhecido mas devido à Liga dos Campeões, datas e confrontos não estão ainda fechados

O sorteio do calendário do campeonato de andebol da época 2018/19 foi, na tarde desta sexta-feira, conhecido.

A equipa leonina vai arrancar para a defesa do título, no caminho para o "tri", no dia 1 de Setembro e com uma visita ao Sporting da Horta, nos Açores, ficando a 2.ª jornada guardada para o regresso ao Pavilhão João Rocha para receber o ABC. A 3.ª jornada será em Avanca.

Presente no sorteio esteve Carlos Galambas, director da secção verde e branca, que comentou: "Fosse qual fosse o adversário que nos pudesse calhar, sabemos que teremos que os defrontar a todos e vamos fazê-lo com a mesma ambição e vontade que nos fez chegar ao bicampeonato. Respeitamos todos as equipas e queremos fazer o mesmo caminho que no ano passado e há dois anos: pensar jogo a jogo", comentou o dirigente.

No entanto, devido aos compromisso europeus da Liga dos Campeões – o Sporting CP joga já dia 12 de Setembro frente ao Metalurg –, Carlos Galambas garantoiu que algumas datas serão forçosamente alteradas. "As primeiras 15 jornadas do campeonato, até meados de Janeiro, terão de ser bem calendarizadas para estarem de acordo com os nossos jogos europeus. Tal como já havia contecido na época passada, haverá muitas semanas em que jogaremos à quarta-feira e ao sábado, pelo que agora terei de debruçar-me sobre isso nos próximos dias. Peço, até, aos adeptos que vão estando atentos às plataformas do Clube, designadamente ao Jornal, para que tudo fique bem esclarecido e divulgado pois contamos, de novo, com o mesmo apoio de sempre nas bancadas. Queremos que se vivam os mesmos tempos de Glória com todos juntos na nossa casa", concluiu.

Foto César Santos

“Continuaremos a lutar por títulos”

Por Jornal Sporting
05 Jul, 2018

Frankis Carol renovou com o Clube e garantiu mais uma época de conquistas

Outro bicampeão com vínculo prolongado. Frankis Carol, jogador da equipa de andebol do Sporting CP, vai continuar a encantar de Listada verde e branca. A sua promessa para mais uma temporada de sucesso é clara.

“Voltar a dar títulos aos Sportinguistas é tudo o que queremos. Habituámo-nos a ganhar e só queremos cada vez mais conquistas”, assumiu, mostrando também a sua satisfação por permanecer no Clube.

“Estou muito feliz. O Sporting CP é a minha segunda casa e a minha segunda família”, sublinhou o cubano.

Como já é habitual, o atleta de 30 anos deixou uma palavra a todos os que têm estado ao lado da equipa: “A mensagem que quero deixar aos adeptos é simples: continuem a apoiar-nos, porque nós continuaremos a lutar por títulos. Com o apoio dos adeptos é tudo mais fácil”, terminou.

 
 
Foto César Santos

Jogos do Mediterrâneo: Asanin conquista ouro pela Croácia

Por Jornal Sporting
01 Jul, 2018

Guarda-redes do Sporting CP integrou a selecção que venceu a Tunísia por 24-23

Matej Asanin terminou a sua participação nos Jogos do Mediterrâneo com a medalha de ouro.

O guarda-redes do Sporting CP esteve ao serviço da selecção da Croácia, que venceu a Tunísia por 24-23 na final da prova de andebol. 
 
 
Percurso da selecção croata: 
Croácia-Itália, 30-26 (jornada 1 do Grupo B);
Croácia-Argélia, 37-26 (jornada 2 do Grupo B);
Croácia-Eslovénia, 17-16 (quartos-de-final);
Espanha-Croácia, 29-31 (meia-final);
Tunísia-Croácia, 23-24 (final)

“Espero contribuir para o sucesso do Sporting CP”

Por Jornal Sporting
29 Jun, 2018

Vindo do Águas Santas, o pivô de 20 anos, está determinado em aproveitar o Clube e conquistar títulos

Luís Frade é o mais recente reforço leonino da equipa principal de andebol para a temporada 2018/2019. A representar Portugal nos Jogos do Mediterrâneo, o jogador vem com um registo de 114 golos em 38 jogos disputados na época transacta e reconhece que a entrada no Sporting CP é um grande passo para a carreira. "Vir para este Clube é um grande passo a nível profissional. Espero poder contribuir para o sucesso da equipa e, acima de tudo, pretendo aproveitar as infrastruturas que o Sporting CP nos proporciona”, afirmou o pivô, elogiando o Pavilhão João Rocha. "É novo e tem muito boas condições. Quero também aproveitar a experiência do plantel e tirar o máximo partido de estar aqui".

Após dois anos com o título de campeão nacional, o Clube de Alvalade vai novamente participar na Liga dos Campeões, sendo mais um benefício, segundo o pivô. "É um privilégio estar na Liga dos Campeões e integrar esta equipa vencedora verde e branca".

Aos Sócios e adeptos, Luís promete esforço no máximo para contribuir para mais feitos históricos. "Quero dar tudo para alcançarmos mais feitos históricos. Os adeptos apoiam muito o Sporting CP, enchem os pavilhões onde quer que joguem”, referiu o jogador, mostrando-se agradado com a massa associativa leonina.

Páginas

Subscreva RSS - Andebol