Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Handball

Hugo Canela: "Estamos motivados"

Por Sporting CP
16 Nov, 2018

A antevisão do treinador do Sporting à recepção ao Chekhovskie Medvedi

A EHF Champions League está de regresso ao Pavilhão João Rocha e é já este sábado que o Sporting recebe o Chekhovskie Medvedi. De acordo com Hugo Canela, técnico dos leões, os russos vão criar "imensas dificuldades" ao clube de Alvalade.

"O adversário é extremamente difícil. Há que recordar que ganhámos na Rússia já com o jogo terminado. Conseguimos empatar o jogo e, no final, tivemos um grande momento do Carlos Ruesga que nos deu a vitória. É uma equipa muito difícil. Na Rússia estivemos sempre a perder, sempre atrás do resultado. É uma equipa muito forte, são muito pesados. Jogam um andebol diferente do que estamos acostumados, vamos ter imensas dificuldades", contou o treinador em declarações ao Jornal Sporting e à Sporting TV, reconhecendo ainda que o Pavilhão João Rocha pode ser fundamental no sucesso da equipa.

"Estamos a jogar em casa, temos os nossos adeptos. Estamos motivados, sabemos que temos três jogos pela frente que nos podem trazer uma grande alegria e temos de estar bastante contentes com isso", disse.

Hugo Canela garantiu ainda conhecer bem a estratégia do Chekhovskie Medvedi, explicando que o conjunto de leste pretende dar uma prova do seu valor. "O que eles fazem é sempre o mesmo, sabemos o que é. A questão é que às vezes fazem-no muito bem e não nos conseguimos opor. Eles vão chegar aqui com tudo e com ganas de mostrar que podem fazer melhor do que o que fizeram na Rússia", considerou.

O Sporting-Chekhovskie Medvedi realiza-se este sábado, 17 de novembro, e tem início pelas 18h30 no Pavilhão João Rocha.

Carlos Ruesga: "Todos os jogos da Champions são uma final"

Por Sporting CP
15 Nov, 2018

O Sporting defronta o Chekhovskie Medvedi este sábado pelas 18h30

A realizar uma EHF Champions League de excelência, o Sporting recebe este sábado a equipa russa do Chekhovskie Medvedi na oitava jornada do Grupo C. Os bicampeões nacionais de andebol ocupam a segunda posição da tabela classificativa e estão cada vez mais perto de garantir o apuramento para a fase seguinte, mas Carlos Ruesga não tem dúvidas das dificuldades que o Chekhovskie Medvedi vai causar aos jogadores de Hugo Canela.

"É um adversário difícil. Agora, todos os jogos da Champions são uma final para nós e temos de lutar até ao fim para conquistar o sonho do apuramento para a fase seguinte. Temos um jogo muito difícil contra os russos, uma equipa dura com diferentes sistemas defensivos, 5x1, 6x0. Uma equipa muito física, mas temos de trabalhar para fazer um bom jogo tanto na defesa como no ataque", disse Ruesga ao Jornal Sporting e à Sporting TV, destacando também o papel dos adeptos para que a equipa leonina consiga "mostrar quem manda" no Pavilhão João Rocha.

O central espanhol tem boas memórias do último embate com o Chekhovskie Medvedi. Na primeira volta, Carlos Ruesga marcou um golo que correu mundo no último lance da partida e deu o triunfo aos leões (22-23). Agora, no entanto, a formação verde e branca espera que não seja necessário recorrer a essa arma. "Vai ser muito mais difícil. Espero que não tenha de acontecer isso e que consigamos a vitória antes do fim do jogo", referiu Carlos Ruesga.

O Sporting-Chekhovskie Medvedi realiza-se este sábado, 17 novembro, e tem o apito inicial marcado para as 18h30. O jogo vai ter lugar no Pavilhão João Rocha e a transmissão televisiva está assegurada em directo e em exclusivo pela Sporting TV.

Andebol convence e dá passo importante

Por Sporting CP
14 Nov, 2018

Leões batem o Boa Hora por 26-19

A equipa de Andebol do Sporting bateu o Boa Hora para a décima jornada do campeonato nacional, por 26-19.

Os actuais campeões, que contam com menos um jogo que os rivais directos, registaram a sua terceira vitória consecutiva, segunda para jogos da competição interna. Fábio Chiuffa, Edmilson Araújo, Carlos Carneiro e Tiago Rocha foram os melhores marcadores dos leões, com quatro golos cada um.

O clube verde e branco prepara agora uma jornada europeia para a Liga dos Campeões da modalidade, frente aos russos do Chekhovskiye Medvedi.

Luís Cruz: "Boa Hora vai dar muito trabalho"

Por Sporting CP
13 Nov, 2018

Jogo para a primeira divisão antecede nova jornada de Liga dos Campeões

Os bicampeões nacionais de andebol defrontam esta quarta-feira o Boa Hora, atual nono classificado do Campeonato Nacional. De acordo com Luís Cruz, treinador adjunto de Hugo Canela, a formação lisboeta está repleta de jogadores de qualidade que "vai dar muito trabalho" ao Sporting.

"É um adversário com imensos jogadores jovens que não têm lugar nos seus clubes de formação e que têm uma oportunidade para demonstrar o seu valor e para demonstrar que continuam a trabalhar para regressar às suas equipas. É uma equipa que corre muito e que nos vai dar muito trabalho", referiu Luís Cruz em declarações ao Jornal Sporting e à Sporting TV.

Apesar das dificuldades que o Boa Hora pode criar ao conjunto verde e branco, os leões continuam a ser donos do favoritismo. "Fisicamente, somos um grupo mais forte, mais alto e que consegue ter outro tipo de argumentos para dar resposta aos problemas que eles nos vão criar", garantiu o técnico.

O Sporting-Boa Hora está marcado para as 20h30 desta quarta-feira e vai ter lugar no Pavilhão Fernando Tavares.

Edmilson Araújo renova e continua de leão ao peito

Por Sporting CP
13 Nov, 2018

"É um orgulho enorme", garantiu o primeira linha português

No Sporting desde os 13 anos, Edmilson Araújo renovou o vínculo que o liga ao clube de Alvalade e vai continuar a vestir a camisola verde e branca.

"É um orgulho enorme renovar o vínculo com o Sporting, um clube que sempre me acolheu. Já estou cá desde a formação, é um orgulho enorme. É um clube que desde que eu cheguei sempre apostou em mim, sempre me motivou para trabalhar para chegar à equipa principal. Felizmente cheguei e foi um sonho tornado realidade", disse o jogador de 24 anos à Sporting TV.

Com cinco troféus conquistados enquanto sénior do Sporting, Edmilson Araújo tem como expectativas "continuar a vence ro campeonato e ir mais longe na Liga dos Campeões", elogiando ainda os adeptos leoninos. "São incríveis. Estão sempre a apoiar do início ao fim", frisou.

Sporting dá um importante passo na Liga dos Campeões de Andebol

Por Sporting CP
08 Nov, 2018

Leões vencem (24-31) e conquistam dois pontos fundamentais, igualando Silkborg na liderança

A equipa de andebol do Sporting conquistou uma importante vitória, por 31-24, frente ao Metalurg de Skopje, na Macedónia, em jogo a contar para a Liga dos Campeões da modalidade.

Apesar de ter terminado a primeira parte com um ponto de desvantagem (18-17 para os macedónios), a turma de Hugo Canela foi superior nos restantes 30 minutos e teminou o jogo com uma vantagem confortável de sete golos.

O grande poder ofensivo dos leões, a juntar à grande qualidade do guarda-redes Skok, demonstrada principalmente no segundo tempo, foram fundamentais para que esta vitória fosse possível.

O Sporting fica assim em primeiro lugar, em igualdade pontual com o Silkeborg da Dinamarca e afasta-se dos eslovacos do Presov, seus adversários directos, numa competição em que apenas passam duas equipas à fase seguinte.

"Estamos prontos para fazer algo inédito"

Por
07 Nov, 2018

Sporting joga na Macedónia encontro que pode ser fundamental para a aspiração de passar a fase de grupos da Liga dos Campeões

A equipa de andebol do Sporting disputa esta quinta-feira em Skopje, na Macedónia, mais uma jornada da Liga dos Campeões onde enfrenta o último classificado do seu grupo, o Metarlurg. Hugo Canela, treinador dos bicampeões nacionais, antevê uma deslocação complicada: "O Metalurg reforçou-se para a segunda volta da competição. Estão a jogar bem e motivados e a jogar em casa." Contudo, o técnico leonino assume que o Sporting é o favorito para vencer esta importante partida: “Para nós é uma final. Somos favoritos para esta partida, mas pelos resultados que têm vindo a fazer, conseguem ser uma equipa superior ao que antes apresentaram e, com a equipa a jogar em casa, as coisas podem complicar-se.”

A equipa de Alvalade tem uma tarefa importante para manter as aspirações para a competição internacional, visto que a derrota da última semana frente ao Tatran Presov, o terceiro classificado agora com os mesmos pontos da equipa de Hugo Canela, complicou as contas do apuramento, não havendo mais lugar para falhas: “ Todos os erros pagam-se muito caro. Mesmo esta derrota, apesar de estar em vantagem no confronto directo contra o Presov, obriga-nos a ganhar os jogos todos e encarar as próximas partidas como quatro finais. Ainda temos a deslocação à Dinamarca, diante de uma das melhores equipas do grupo, mas se perdermos as oportunidades que temos as contas complicam-se.”

O Sporting vai enfrentar a equipa macedónia, estando ambas em posições muito diferentes: os leões estão em segundo lugar, com quatro vitórias e duas derrotas, enquanto que o Metalurg conta apenas com uma partida ganha e seis perdidas, sendo que o jogo em que saiu vitorioso foi justamente em casa, contra os russos do Chekhovskie Medvedi. Contudo, o Sporting conta com as estatísticas a seu favor: na recepção ao Metalurg, na jornada inaugural da Liga Europeia, os comandados de Hugo Canela venceram tranquilamente por 34-26, onde o brasileiro Fábio Chiuffa foi o protagonista do jogo, com seis golos marcados, seguido de Carlos Ruesga e Pedro Solha, ambos com cinco tentos.

Sobre a gestão da equipa, Hugo Canela não irá poupar nenhum dos jogadores do seu plantel. “Não podemos resguardar a equipa. Estamos a preparar quatro finais e todos os jogadores são importantes. Não se poupam jogadores para as finais.”

Um dos grandes momentos desta edição da Liga dos Campeões foi o golo de Ruesga no último segundo que valeu a vitória forasteira diante dos russos do Chekhovskie Medvedi. Hugo Canela tem uma resposta curiosa quando lhe perguntamos por essa arma suplementar: “Estou à espera que não seja preciso o Carlos Ruesga decidir o jogo nos instantes finais. Espero que nessa altura o resultado já esteja tranquilamente favorável para o Sporting.” E salienta o espírito da equipa: “Temos uma equipa motivada e achamos que temos qualidade para ganhar os próximos jogos e para passar à próxima fase. Estamos prontos para fazer alguma coisa de diferente em Portugal, visto que nenhuma equipa chegou tão longe.”

O Sporting procura assim a quinta vitória da prova e a tranquilidade tão almejada para seguir em frente. E também fazer história, que parece mesmo ao virar da esquina.

Andebol sofre revés mas mantém vivo o sonho europeu

Por
04 Nov, 2018

Derrota com os eslovacos do Presov (26-28) impede subida ao primeiro lugar do grupo C da Champions League

O Andebol do Sporting CP não consegiu levar de vencida a equipa eslocava do Tatran Presov e acabou mesmo por ver o grande rival no apuramento para a fase seguinte da EHF Champions League igualar a classificação.

Num jogo muito disputado, e no qual o guarda-redes da equipa adversária acabou por ser a grande figura, o Sporting CP andou quase sempre atrás do resultado (perdia inclusive por três golos ao intervalo, 11-14), não conseguindo nunca impôr o seu jogo. Com um andebol muito físico, os eslovacos do Presov levaram a melhor numa partida que foi presenciada no Pavilhão João Rocha por cerca de 1300 espectadores.

Com este reultado o Sporting foi igualado no segundo lugar da classificação presisamente pelo Presov, ambas as equipas com 8 pontos. Com a mesma pontuação mas um jogo a menos (a disputar no domingo, dia 4) seguem os dinamarqueses do Silkeborg.

Na próxima jornada o Sporting desloca-se a Skopje, na Macedónia, para enfrentar a equipa do Metalurg, última classificada, com 5 derrotas em outros tantos jogos.

“Precisamos da ajuda dos nossos fantásticos adeptos, é um jogo decisivo”

Por
02 Nov, 2018

Hugo Canela faz apelo sentido antes do importante jogo da EHF Champions League, Sábado, às 18h30, frente aos eslovacos do Tatran Presov

A equipa sénior masculina de andebol do Sporting defronta este sábado (18h30) no Pavilhão João Rocha os eslovacos do Presov em jogo da 6.ª jornada da Liga dos Campeões. Os leões seguem no segundo lugar do grupo C e uma nova vitória sobre o seu adversário pode ser um passo de gigante rumo à próxima fase.

Para Hugo Canela, treinador dos bicampeões nacionais, tudo ficará mais fácil com a ajuda do público leonino: ”Temos que estar contentes com a primeira volta que fizemos. Este jogo pode ser decisivo se ganharmos a um adversário direto. O que fizemos na Eslováquia não conta para nada. Vamos jogar em casa e espero que os nossos adeptos saiam de casa, independentemente de como estiver o tempo, pois precisamos de formar um arco-íris para termos um dia fantástico.”

O técnico verde e branco lembra ainda o quão importante foram os adeptos num encontro recente: “Precisamos da ajuda dos nossos fantásticos adeptos, é um jogo decisivo, uma final. No jogo contra o Benfica recuperámos, precisamente, pelo apoio que tivemos das bancadas. Precisamos novamente dessa ajuda com o Presov, que é uma equipa muito agressiva”, completou Hugo Canela.

O jovem pivot Luís Frade confia que o jogo deste sábado vai ser “muito difícil e duro” em que o Sporting terá de usar todas as suas “armas para vencer”. Para o andebolista, o Presov é uma equipa “habituada a grandes palcos”, logo o Sporting terá de estar “preparado para tudo”.

A finalizar, um apelo: “A Liga dos Campeões é onde estão as melhores equipas e os melhores jogadores, por isso também precisamos dos melhores adeptos para nos ajudar a obter as nossas vitórias.”

Foto Mário Vasa

“Na segunda parte viu-se uma grande entrega da equipa”

Por Jornal Sporting
01 Nov, 2018

Técnico leonino dividiu o encontro em duas partes distintas

Após a vitória sobre o Madeira SAD, Hugo Canela encontrou uma explicação para a reviravolta. “Não teve nada que ver com táctica, teve que ver com atitude. Na primeira parte fomos muito permissivos. Sofrer 17 golos é demasiado, apesar de estarmos a jogar contra uma equipa com excelentes executantes”, admitiu.

Referindo o atraso na partida, o técnico bicampeão nacional falou de uma diferença de postura da primeira parte para a segunda. “O jogo começou quase uma hora mais tarde, mas isso não é desculpa. A única coisa que aconteceu foi uma falta de atitude na primeira parte. Na segunda viu-se uma grande entrega da equipa, que é o habitual. Conseguimos fazer um parcial de 6-0 e demos a volta ao jogo”, resumiu, antes de atribuir o mérito aos jogadores. “Toda a gente aqui quer muito ganhar. Ao intervalo, não seria necessário dizer muitas coisas aos jogadores que tenho. Eles sabiam perfeitamente o que estava a faltar e na segunda parte mostraram isso”, afirmou.

De regresso à competição, Hugo Canela “agradeceu” a paragem para descansar. “Acho que foi benéfico termos estado parados. No sábado temos uma final e os jogadores sabem disso. Toda a gente sabe que no sábado tem uma final e que, se ganharmos, damos um passo importante para passar a fase de grupos”, assumiu.

A seguir ao campeonato, o Sporting CP volta à Liga dos Campeões para um duelo de extrema importância. “A jogar na Eslováquia ganhámos o jogo, mas podíamos ter perdido. Jogámos num pavilhão cheio e conseguimos resistir a isso. Estivemos sempre muito focados. Se estivermos concentrados e com a mesma intensidade, somos capazes de ganhar ao Tatran Presov. Temos a vantagem de jogar em casa e espero que os nossos adeptos tenham noção de que no sábado é uma final importantíssima para nós. Acho que esta equipa merece esse apoio”, apelou. 

Páginas

Subscreva RSS - Andebol