Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Hóquei em Patins

“Sabemos o que temos de fazer”

Por Jornal Sporting
26 Set, 2015

Análise de Tuco e Luís Viana à Supertaça frente ao Benfica

A equipa de hóquei em patins do Sporting arranca amanhã a época em termos oficiais com a Supertaça António Livramento, frente ao Benfica, em Aljustrel. Tuco e Luís Viana, dois dos reforços para a presente temporada, realçam as dificuldades que os ‘leões’ irão encontrar diante do campeão nacional mas reforçam que o mais importante é preparar o duelo da melhor forma para evitar ao máximo os erros que decidem as finais.

“Entraram quatro jogadores novos na equipa e às vezes pode haver algum desentendimento ainda mas estamos a praticar um bom hóquei. No início tivemos sobretudo trabalho físico, agora estamos a afinar o jogo propriamente dito para chegarmos à Supertaça da melhor forma”, comenta Tuco a propósito de uma pré-época onde o Sporting somou por vitórias todos os encontros realizados, frente a Oeiras, Física, Marinhense, Juventude de Viana, Turquel e Liceo, na passada semana.

“É uma final e aí não há antecedentes, joga-se só uma partida e em campo neutro. Vamos fazer o nosso trabalho para ganhar, jogando de igual para igual com o nosso rival. O Benfica também teve alterações no seu plantel como nós, penso que será um jogo equilibrado. Só temos de nos preocupar com a nossa estratégia sem pensar no adversário. Sabemos o que temos de fazer e temos a noção de que as finais são ganhas por quem falha menos”, completa o argentino que jogou as últimas temporadas na Luz.

Também Luís Viana, melhor marcador dos últimos Campeonatos Nacionais, defende a importância de uma preparação positiva do encontro. “Um ‘derby’ tem sempre resultado incerto. O Benfica parte como favorito pelos títulos conquistados e por manter uma base, ao passo que o Sporting teve no ano passado o ‘ano zero’, que foi espectacular, e agora apostou no fortalecimento da equipa. Não estamos preocupados com o adversário mas com o nosso trabalho”, destaca o avançado ex-Juventude de Viana.

Em paralelo, o experiente jogador admite que o facto de poder não fazer tantos minutos como era normal no Minho pode trazer pontos positivos: “Temos um lote de excelentes jogadores, o que nos permite rodar e ir descansando quando é necessário. Assim quando entramos estamos mais lúcidos para ajudarmos a equipa e isso é positivo. Como tenho dito desde o início da época, o mais importante são as vitórias colectivas e não o que fazem os jogadores. O que interessa é ganharmos todos”.

Bilhetes para Sporting-Barcelona

Por Jornal Sporting
24 Set, 2015

Primeira mão da Supertaça Europeia no dia 10 de Outubro

Já estão à venda os bilhetes para o Sporting-Barcelona, a contar para a primeira mão da Supertaça Europeia de hóquei em patins no dia 10 de Outubro às 16 horas.

Os ingressos terão o custo unitário de 7,5 euros e estarão à venda em exclusivo para Sócios até 2 de Outubro nas bilheteiras do Estádio José Alvalade, entre as 10h e as 20h.

De recordar que os detentores de Gamebox Hóquei em patins têm esta partida incluída no respectivo cartão anual.

Bilhetes para a Supertaça de hóquei em patins

Por Jornal Sporting
24 Set, 2015

Benfica-Sporting realiza-se domingo às 18h em Aljustrel

Os bilhetes para a Supertaça António Livramento em hóquei em patins, entre Benfica e Sporting, já estão à venda no Multidesportivo de Alvalade com o preço unitário de 7,5 euros, entre as 10h e as 20 horas.

O ‘derby’ realiza-se no próximo domingo, dia 27, às 18 horas no Pavilhão Municipal de Desportos Armindo Peneque, em Aljustrel.

Recorde-se que este será o primeiro encontro oficial da temporada para o conjunto ‘verde e branco’ de hóquei em patins, após uma pré-época com seis vitórias em seis jogos e a conquista do Troféu Francisco Stromp, frente ao Liceo, por 3-1.

"Fizemos um excelente jogo"

Por Jornal Sporting
19 Set, 2015

Análise de Nuno Lopes e Ricardo Figueira à vitória com o Liceo

Nuno Lopes, treinador do Sporting, destacou o excelente encontro realizado hoje pelos ‘leões’ no Livramento frente ao Liceo, actual vice-campeão espanhol e uma das melhores equipas europeias, ao mesmo que salientou a primeira vitória do hóquei no Troféu Francisco Stromp, no epílogo de uma pré-temporada só com vitórias.

“Na primeira parte podíamos ter dilatado mais o marcador e, não o conseguindo fazer, depois foi preciso juntar mais. A certa altura defendemos demasiado recuados, tivemos consciência disso, mas explorámos bem o contra-ataque. Fomos uns justos vencedores, fizemos um excelente jogo frente a uma equipa de top mundial, muito bem trabalhada e com situações de ataque organizado complicadas de parar. Foi o nosso primeiro Troféu Francisco Stromp, que é mais um marco para a modalidade”, começou por analisar o técnico ‘verde e branco’ na zona de entrevistas rápidas da Sporting TV.

“A nível físico estamos bem, em termos de hóquei ainda vamos crescer mais. Estamos a preparar uma final e aí conta muito a forma como encaramos o jogo, como superamos as adversidades e como conseguimos aproveitar a ‘estrelinha’. Temos muito trabalho ainda para fazer. Vamos observar o adversário para um jogo de ‘barba rija’. Temos de começar logo a ganhar de início, enchendo o pavilhão com mais adeptos nossos”, complementou a propósito da Supertaça de Portugal com o Benfica, no próximo domingo, em Aljustrel.

Também Ricardo Figueira, capitão do Sporting que esteve no lance que originou o primeiro golo ‘leonino’, enalteceu a boa prestação da equipa ‘verde e branca’ referindo que existe muita margem de progressão com a entrada de novos elementos.

“É bom ganhar na nossa casa frente a uma das melhores equipas da Europa. É só mais um jogo de preparação mas conseguimos fazer muitas das coisas que tínhamos planeado. Todos os encontros de preparação têm aspectos importantes para retirar e este foi mais um teste difícil onde mostrámos o nosso valor. Ainda podemos melhores em alguns aspectos, como dar menos oportunidades de golos aos adversários e melhorarmos a eficácia ofensiva, sobretudo em contra-ataque. Mas vamos evoluindo com o tempo e a integração dos novos elementos também tem sido boa. Temos de ser unidos como um bloco e depois aproveitar as individualidades pensando primeiro na equipa”, comentou.

Sporting conquista Troféu Stromp

Por Jornal Sporting
19 Set, 2015

Vitória por 3-1 no Livramento frente ao Liceo

O Sporting conquistou hoje o Troféu Francisco Stromp com uma vistosa exibição frente ao Liceo da Corunha, actual vice-campeão de Espanha, tendo conseguido vencer por 3-1. Cacau (dois) e Luís Viana apontaram os golos ‘leoninos’ na partida.

Num dia de festa e com algumas actividades de hóquei e ginástica antes da apresentação oficial, os ‘leões’ entraram com vontade de dar prolongamento à festa e cedo colocaram à prova o guardião Xavier Malian, um dos melhores no primeiro tempo.

Cacau, aos nove minutos, inaugurou o marcador com um desvio oportuno após remate de meia-distância de Ricardo Figueira. Ainda assim, antes e depois do tento, os comandados de Nuno Lopes beneficiaram de flagrantes oportunidades de golo através de transições de 3x2 ou em ataque organizado. Em paralelo, nota para as excelentes indicações do sistema defensivo ‘leonino’ – apoiado no muro do costume, Ângelo Girão – contra um conjunto com nomes como Jordi e Pau Bargalló, Lamas ou Toni Pérez.

De forma injusta para o que se tinha passado durante a maior parte do tempo, e numa fase onde o Sporting rodava todos os jogadores do campo para tentar manter a mesma intensidade de jogo, German Nacevic aproveitou um raro desposicionamento defensivo para conseguir restabelecer o empate a quatro minutos do fim.

A etapa complementar começou com um ritmo mais baixo e com o Liceo a tentar assumir um pouco mais o jogo em termos ofensivos. Os espanhóis ainda beneficiaram de uma grande penalidade aos dez minutos, por suposto corte com o patim de Losna, mas Girão travou o remate de Jordi Bargalló e deu o mote para uma viragem completa na tendência, com os ‘leões’ a recuperarem o comando do jogo e a conseguirem algumas situações de vantagem junto da baliza galega.

Nessa fase, as entradas de Cacau, João Pinto e Viana acabaram por ser preponderantes para o resultado final: primeiro, aos 16 minutos, o internacional português assistiu o brasileiro para o 2-1; quatro minutos depois, foi a vez de Viana finalizar da melhor forma uma transição rápida conduzida por Tuco. Estava feito o 3-1 e o resultado final, mesmo com o Liceo a beneficiar de uma nova grande penalidade que Lamas atirou ao poste, antes de Zé Diogo travar a recarga.

No último teste antes do primeiro troféu oficial da temporada, a Supertaça de Portugal frente ao Benfica, em Aljustrel, o Sporting mostrou que atravessa já um bom momento, não só pelos resultados alcançados na pré-temporada (seis jogos, seis vitórias) mas também pela solidez defensiva e fio de jogo atacante que já consegue demonstrar.

Leia a crónica, a reportagem e o lançamento da Supertaça de Portugal na próxima edição do Jornal Sporting, a 24 de Setembro.

Miguel Sardinha no Mundial Sub-20

Por Jornal Sporting
18 Set, 2015

Jogador ‘leonino’ convocado para selecção de Angola

O jovem Miguel Sardinha foi chamado a representar a selecção angolana Sub-20, que vai disputar o Campeonato do Mundo da categoria entre 20 e 26 de Setembro em Espanha.

A equipa africana está integrada no grupo A, tendo como adversários Suíça (dia 20), Estados Unidos (dia 21) e Portugal (dia 22), actual campeão do mundo da categoria. Na fase seguinte, Angola poderá cruzar com Espanha, Colômbia, Inglaterra ou Alemanha.

Recorde-se que, no ano passado, Rodrigo Campelo e André Gaspar ajudaram a Selecção Nacional Sub-20 portuguesa a conquistar o Campeonato da Europa realizado em Valongo.

'Leões' vencem Turquel

Por Jornal Sporting
18 Set, 2015

Triunfo por 4-2 em mais um jogo de pré-temporada

O Sporting deslocou-se a Turquel para apadrinhar a apresentação da equipa local e venceu por 4-2 num encontro que, sobretudo na segunda parte, mais pareceu quase um jogo de Campeonato. Luís Viana, com um ‘hat-trick’ foi a grande figura da noite.

Após uma boa entrada em campo, Tuco, aos seis minutos, inaugurou o marcador de meia-distância, alguns segundos depois de, num lance de 1x0, Luís Viana não ter conseguido ultrapassar o guardião Marco Barros. Esse viria a ser o principal tónico do primeiro tempo: de bola parada ou em transições com vantagem numérica, os ‘leões’ foram desperdiçando oportunidades e o Turquel conseguiria chegar ao intervalo com o empate a uma bola depois de um golo de Luís Silva.

Na etapa complementar, e numa altura em que o Sporting estava nos últimos segundos em desvantagem numérica após cartão azul a Tuco, Luís Silva colocou os visitados em vantagem mas Luís Viana, num gesto técnico soberbo, voltou a empatar na conversão de um livre directo após o cartão azul a Luís Silva. Com o jogo empatado, Girão ainda travou mais um livre directo e um ‘penalty’ antes da estocada final do encontro: em cerca de um minuto e meio, Viana fez mais dois golos (primeiro a concluir uma transição rápida, depois a converter de forma sublime novo livre directo) e ‘matou’ a partida.

“Foi mais um bom teste para o Sporting- Sabíamos que ia ser difícil porque já tínhamos visto jogos do Turquel, como o Torneio de Valongo. É uma equipa organizada, que defende bem. Quando não se dilata o marcador como aconteceu na primeira parte, onde tivemos cinco grandes oportunidades entre bolas paradas e 3x2 na cara do guarda-redes, torna-se mais difícil e a segunda parte poderia ser diferente. O Turquel chegou ao 2-1 e jogámos depois com o nosso banco. O Luís (Viana) apareceu e, com toda a experiência e qualidade, fez golos em recortes técnicos acima da média. Objectivos? No Sporting não há jogos a brincar, era importante continuar a ganhar. Queremos ganhar todas as provas, é essa a aposta geral do Sporting para a temporada”, referiu o técnico Nuno Lopes na zona de entrevistas rápidas da HCTv.

“As duas equipas empenharam-se bastante e proporcionaram um excelente espectáculo que parecia um jogo a sério. Acabámos por conseguir disparar no marcador na altura certa. Objectivos para esta época? Quero ajudar este grupo de excelentes jogadores a fazer uma excelente equipa porque só assim, fortes, conseguiremos resultados”, destacou Luís Viana.

Amanhã, sábado, às 16 horas, o Sporting disputa o último jogo da pré-temporada no Troféu Francisco Stromp, no Pavilhão do HC Livramento, frente ao Liceo, vice-campeão espanhol.

Vitória em Viana do Castelo

Por Jornal Sporting
14 Set, 2015

3-1 no jogo de apresentação dos minhotos

O Sporting continua invicto na pré-época, depois de ter vencido a Juventude de Viana no Pavilhão de Monserrate, por 3-1.

João Pinto, Cacau e Poka foram os marcadores para o lado 'leonino', enquanto Diogo Fernandes reduziu a 15 segundos do final para a equipa local. Com este triunfo aumentam para quatro o número de vitórias na pré-temporada, tantas quanto os jogos disputados.

Os 'leões' tinham prevista a disputa do Troféu Teresa Herrera na Corunha, frente ao Liceo, esta terça-feira, mas a partida foi cancelada, pelo que o próximo jogo será precisamente frente à formação galega mas no Livramento, para o Troféu Francisco Stromp, no próximo sábado pelas 16 horas.

Sporting vence Marinhense

Por Jornal Sporting
12 Set, 2015

Vitória por 5-2 na Marinha Grande

Terminou o estágio de cinco dias em São Pedro de Moel e com nova vitória, a terceira na pré-época. Frente ao Marinhense que esta época irá alinhar na 3ª divisão, zona centro, os ‘leões’ venceram por 5-2, num jogo muito faltoso e com menor qualidade em relação aos anteriores.

Desde cedo que a formação de Alvalade justificou o favoritismo, marcando os três primeiros tentos nos dez minutos iniciais. Primeiro por Ricardo Figueira de grande penalidade e depois por André Centeno, em duas ocasiões, ambas de contra-ataque.

O resultado acabaria por não sofrer mais alterações até ao intervalo e na segunda parte, de forma fortuita, Luís Viana, aumentou para 4-0 ao minuto quatro. O Clube visitado – onde Nuno Lopes iniciou a sua carreira enquanto técnico de hóquei em patins, tendo sido homenageado antes do início da partida – reduziu para 4-2, primeiro por David Gonçalves de grande penalidade, também ao minuto quatro, e depois por Dário Santo, numa transição rápida, aos 11 minutos.

A pouco mais de três minutos do final Cacau completou com sucesso mais um contra-ataque de três para dois bem desenhado, um facto que tem marcado este início de época e que, muitas vezes, se torna decisivo no sucesso de uma equipa de hóquei.

Resultado justo num jogo em que a diferença de qualidade dos dois conjuntos foi notória e só o trabalho da equipa de arbitragem, muito rigorosa, conseguiu impedir os ‘leões’ de uma diferença mais avolumada no marcador. Segue-se o jogo de apresentação da Juventude de Viana em Viana do Castelo, este domingo, pelas 19 horas, no Pavilhão de Monserrate, naquele que será o segundo encontro da pré-temporada frente a um conjunto da primeira divisão.

“Ajustámo-nos ao resultado”

Por Jornal Sporting
10 Set, 2015

Nuno Lopes afirma que a equipa está a crescer

Depois da vitória por 4-0 em Torres Vedras frente à recém promovida Física, Nuno Lopes afirma que a equipa jogou com cautelas físicas devido à carga dos últimos tempos. 

“Estamos numa fase em que a exigência física começa a baixar e a reacção não é tão boa. Deixámos jogadores fugirem-nos nas costas, tivemos um número de bolas perdidas maior. O piso também não facilitou, é sempre muito complicado pôr a bola a rolar aqui. Ajustámo-nos ao resultado e fomos jogando em virtude disso. Fizemos um jogo competente e foi importante não sofrer golos”, atira.

O técnico lembrou que o importante neste momento é dar rotinas de jogo à equipa. “Quando for para ganhar cá estaremos para o tentar. Agora interessa-me dar minutos aos jogadores, criar rotinas de jogo e estar bem nas entre-ajudas. Estamos a crescer e vamos crescer mais”, realça.

Por fim, Nuno Lopes deu uma palavra de agradecimento à Camara Municipal da Marinha Grande, Artur Pereira, pela oportunidade que deu à equipa ‘leonina’ em estagiar no município. “Tenho de realçar o seu nome e quem o apoiou na decisão e agradecer a forma como nos recebeu. É uma parte importante da pré-época, onde conseguimos estar em grupo todo o dia e através disso vamo-nos conhecendo melhor”, finaliza.

Páginas

Subscreva RSS - Hóquei em Patins