Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Roller Hockey

Foto Pedro Zenkl

Paulo Freitas: "Saímos reforçados"

Por Sporting CP
22 Set, 2019

Balanço da Elite Cup

Depois da derrota com o FC Porto no desempate por livres directos na final da Elite Cup, torneio de pré-temporada, Paulo Freitas admitiu que o segundo tempo foi melhor que o primeiro, mas assegurou que há aspectos positivos a retirar da participação no troféu que se realizou na Portimão Arena.

"É um torneio de um período pré-competitivo, mas não fugimos da responsabilidade do Clube que representamos e queríamos ganhar. Esta é a primeira coisa que tem de ser assumida. Faltou-nos, acima de tudo, uma primeira parte conseguida. Na primeira parte, o FC Porto foi melhor que nós, que fomos pouco intensos e dinâmicos. O resultado ao intervalo [0-0] acaba por ser benéfico para nós. A segunda parte foi completamente diferente, fomos superiores. Foi um jogo entre duas grandes equipas que se conhecem bem. No desempate por bolas paradas, caiu para o lado deles. Saímos daqui tristes porque não conquistámos o troféu, mas reforçados no processo e no que conseguimos fazer nos três dias em que aqui estivemos. Estamos preparados para a primeira competição da época [Taça Continental], que é no próximo fim-de-semana", disse o treinador da equipa Leonina de hóquei em patins em declarações ao Jornal Sporting.

Sobre a Taça Continental, prova que Paulo Freitas reforça que o Sporting CP está disputar "por mérito próprio por ter sido Campeão Europeu", o técnico garantiu que a atenção está na meia-final.

"O jogo mais importante é o da meia-final e estamos apenas focados nas dificuldades que o Hockey Sarzana nos vai causar. Depois, é a velha história: as finais não são para se jogar, mas sim para se ganhar. Apelo a todos os Sportinguistas que continuem a fazer o que têm feito. Que encham o Pavilhão João Rocha e que sejam o nosso sexto jogador", pediu.

Foto Pedro Zenkl

Elite Cup perdida nos livres directos

Por Sporting CP
22 Set, 2019

Tempo regulamentar acabou empatado

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal não conseguiu vencer a Elite Cup, torneio de pré-temporada que decorreu em Portimão, tendo perdido este domingo a final com o FC Porto no desempate por livres directos depois de um 2-2 no tempo regulamentar.

A intensidade e o ritmo da partida foram altos desde o primeiro minuto, com as duas equipas a tentarem inaugurar o marcador. Ainda assim, a primeira parte terminou empatada a zero. Nas bancadas, Miguel Albuquerque, director-geral das modalidades do Sporting CP, e Nuno Dias, treinador da equipa de futsal, iam acompanhando o encontro.

Na segunda metade, o Sporting CP fez o 1-0 por intermédio de João Souto, que respondeu à assistência de Matías Platero com um desvio bem sucedido. O FC Porto respondeu com um tento de Gonçalo Alves que empatou o resultado e, a cerca de quatro minutos dos 50, Carlo Di Benedetto consumou a reviravolta dos nortenhos.

A perder por 1-2 nos últimos instantes, Paulo Freitas decidiu tirar Ângelo Girão e arriscar com cinco jogadores no ataque. A aposta revelou-se certeira: no minuto final, uma excelente jogada colectiva terminou com uma finalização de Gonzalo Romero para o fundo das redes.

O 2-2 obrigou a desempate por livres directos, onde o FC Porto venceu por 1-2. Os Leões terminam a Elite Cup, que decorreu na Portimão Arena, na segunda posição.

Foto Sigma Stars/José Paulo Silva

Leões na final da Elite Cup

Por Sporting CP
21 Set, 2019

Vitória sobre a AJ Viana por 3-0

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal bateu a AJ Viana por 3-0 nas meias-finais da Elite Cup, torneio que está a decorrer em Portimão, no Algarve. Assim, os Leões marcaram encontro na final com o vencedor do duelo entre FC Porto e SL Benfica.

A primeira parte contou com apenas um golo. A cerca de cinco minutos do intervalo, Telmo Pinto concluiu uma jogada de Gonzalo Romero com um tiro para o fundo das redes adversárias, fazendo o 1-0 no marcador.

A abrir a segunda metade, Pedro Gil aumentou a vantagem para 2-0, dando mais tranquilidade à turma de Paulo Freitas. Zé Diogo defendeu uma grande penalidade favorável à AJ Viana mais tarde e, aos 37 minutos, Toni Pérez fez o 3-0. O marcador não viria a sofrer mais alterações e o Sporting CP bateu a AJ Viana por uma margem confortável.

A final da Elite Cup está marcada para as 16h00 deste domingo, 22 de Setembro, na Portimão Arena. O adversário do Sporting CP vai ser conhecido depois da meia-final entre FC Porto e SL Benfica que se realiza durante a tarde deste sábado.

Foto Sigma Stars/José Paulo Silva

Hóquei entra da melhor forma na Elite Cup

Por Sporting CP
20 Set, 2019

Encontro marcado com a AJ Viana

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal bateu o OC Barcelos por 7-2 nos quartos-de-final da Elite Cup, torneio de pré-temporada que está a decorrer em Portimão.

Gonzalo Romero, Telmo Pinto e Raul Marín apontaram os golos Leoninos na primeira parte, com o conjunto de Paulo Freitas a chegar ao intervalo a vencer por 3-1. No segundo tempo, Raul Marín chegou ao hat trick, Romero ao 'bis' e Toni Pérez também facturou, com o resultado final a fixar-se nos 7-2.

O Sporting CP defronta agora nas meias-finais da Elite Cup a AJ Viana, que superou a UD Oliveirense por 3-2. O desafio está marcado para as 12h00 deste sábado, 21 de Setembro, na Portimão Arena e será transmitido em directo pela Sporting TV.

Foto Mário Vasa

Paulo Freitas: “Principal objectivo passa por vencer a Taça Continental”

Por Sporting CP
19 Set, 2019

Leões defrontam o OC Barcelos para a Elite Cup

Na antevisão do encontro frente ao OC Barcelos, a contar para a Elite Cup, o treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal, Paulo Freitas, demonstrou estar ciente das dificuldades que os Leões vão enfrentar.

“O OC Barcelos é uma equipa substancialmente diferente da da época passada. Este ano reforçou-se bem e tem um plantel de qualidade e em quantidade. Tem mais do que um jogador para cada posição e, por isso, vai ser um obstáculo difícil de ultrapassar. Faz parte do percurso que temos que seguir e entraremos com o mesmo espírito de sempre, embora não se trate de uma competição oficial. Até porque o clube que representamos, o Sporting CP, obriga-nos a isso mesmo, a trabalhar para ganhar o jogo”, referiu.

Relativamente aos reforços, o técnico Leonino, que não vai poder contar com Caio devido a questões pessoais – ausência devidamente autorizada –, admitiu que estão bem integrados e a evoluir a cada dia.

“A adaptação está a correr bem, mas o que menos importa é quem está no cinco inicial. Isso é o menos importante porque dividimos o grupo em duas equipas e o Telmo Pinto acabou por jogar na primeira. O João Souto marcou dois golos e é óbvio que isso é importante porque um avançado vive disso mesmo mas, acima de tudo, percebemos que se estão a adaptar bem e que foram bem recebidos. Estão a interiorizar as dinâmicas que lhes têm sido transmitidas e que, necessariamente, são diferentes dos que tinham quando chegaram. Também o Alessandro Verona está no mesmo percurso e, portanto, percebemos que estamos num processo evolutivo e que não estamos a dar passos para trás”.

Quanto à Elite Cup, Paulo Freitas admite que, apesar da importância da competição, a Taça Continental é a prioridade: “É um torneio muito importante porque reúne os oito primeiros classificados da época anterior e isso é um sinal de qualidade. É importante termos competições assim para nos prepararmos devidamente para os grandes desafios que aí vêm. Apesar de termos o objectivo de vencer esta competição, não escondemos que o principal objectivo neste momento passa pela conquista da Taça Continental”, concluiu.

Foto Mário Vasa

Telmo Pinto: “Queremos melhorar o sistema ofensivo e defensivo”

Por Sporting CP
18 Set, 2019

Leões defrontam o OC Barcelos na Elite Cup

Na antevisão do encontro desta sexta-feira frente ao OC Barcelos, a contar para a Elite Cup, Telmo Pinto, reforço da equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal, afirmou que o mais importante não é o resultado do encontro.

“Vamos disputar uma competição que, na nossa opinião, já devia ser oficial. É bom para que os Clubes possam, no início de época, preparar-se para a grande competição que é o campeonato nacional. Na Elite Cup só vamos olhar para nós pois estamos na pré-época, uma fase de adaptação, e queremos melhorar o sistema ofensivo e defensivo. Não vamos olhar para o adversário mas claro que, quando for a contar para as competições oficiais, aí sim vamos observá-lo com mais atenção”, garantiu.

Quanto ao facto de ter ganho o Troféu Stromp, o primeiro ao serviço dos Leões, o internacional português mostrou-se muito contente.

“Ganhar o Troféu Stromp foi uma boa sensação, tanto para mim como para o João Souto e o Alessandro Verona. Tem sido uma pré-época fantástica, fomos acolhidos da melhor forma e é bom começar a pré-época a vencer jogos e títulos. É isso que vamos tentar fazer nesta Elite Cup”, referiu.

Para o campeão do mundo, o facto de ter sido atleta do FC Porto, equipa que o Sporting CP poderá encontrar na final da Elite Cup e da Taça Continental, não constitui uma vantagem para os Leões: “Hoje em dia, com os métodos de trabalho que temos disponíveis, já sabemos o que esperar das outras equipas. Trabalhamos todos os dias para que, nos momentos cruciais, as nossas qualidades nos permitam vencer. Ainda assim, é óbvio que conheço o FC Porto muito bem e se tiver de ajudar vou fazê-lo”, rematou.

Bilhetes à venda para a Taça Continental

Por Sporting CP
18 Set, 2019

Pavilhão João Rocha vai receber a Supertaça Europeia de hóquei em patins nos dias 28 e 29 de Setembro

A Taça Continental de hóquei em patins – mais conhecida por Supertaça Europeia - reúne os finalistas da época passada da Liga Europeia (Sporting CP e FC Porto) e da Taça CERS (Lleida e H. Sarzana) num modelo competitivo de final four. Tratando-se de uma competição realizada em ‘recinto neutro’ segundo os regulamentos do Comité Europeu de Hóquei em Patins, o preço dos bilhetes terá que ser igual para todos os espectadores.

MEIA-FINAL 1
28 de Setembro (sábado) às 12h00
Lleida (Espanha) vs. FC Porto (Portugal)
Preço do bilhete: 10 € (compre aqui)

MEIA-FINAL 2
28 de Setembro (sábado) às 16h00
Sporting CP (Portugal) vs. H. Sarzana (Itália)
Preço do bilhete: 10 € (compre aqui)
Venda exclusiva a Sócios do SCP até 23 de Setembro

FINAL
29 de Setembro (domingo) às 17h00
Vencedor Meia-Final 1 vs. Vencedor Meia-Final 2  
Preço do bilhete: 12,5 € (compre aqui)
Venda exclusiva a Sócios do SCP até 23 de Setembro  

Os bilhetes já podem ser adquiridos no site oficial do Sporting Clube de Portugal e nas bilheteiras do Estádio José Alvalade (diariamente, das 10 às 20 horas), sendo que o jogo da segunda meia-final e da final estará em venda exclusiva aos associados Leoninos até à próxima segunda-feira (23 de Setembro). Todos os Sócios com Gamebox Modalidades 2019/2020 poderão fazer comodamente o upgrade para toda a competição (inclui os três jogos) através da referência multibanco enviada e válida até às 23h59 desta quinta-feira (19 de Setembro). Após o pagamento, a entrada no Pavilhão João Rocha será realizada com o cartão de época como habitualmente.

O palmarés Leonino conta com sete títulos europeus em hóquei em patins:

1 Taça dos Clubes Campeões Europeus (1977)
1 Liga Europeia (2019)
3 Taça dos Vencedores das Taças (1981, 1985 e 1991)
2 Taça CERS (1984 e 2015)

Contamos com o apoio de todos os Sportinguistas para ajudar a conquistar esta taça europeia que ainda não temos no Museu Sporting.

Foto Mário Vasa

Excelente exibição não impediu derrota

Por Sporting CP
14 Set, 2019

Equipa feminina de hóquei em patins perdeu por 5-6 com o Gijón HC

No primeiro encontro de sempre da equipa feminina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal no Pavilhão João Rocha, as Leoas saíram derrotadas por 5-6 frente à poderosa formação espanhola do Gijón HC.

O jogo começou bem para o Sporting CP e, logo aos 15 segundos de jogo, num ataque rápido da formação Leonina, Rute Lopes deixou claro que o Sporting CP entrara em campo para discutir o resultado e acertou no poste. Apesar das tentativas da formação verde e branca, as espanholas inauguraram o marcador com Marta Sanjurjo a marcar dois golos, apanhando o conjunto Leonino desprevenido. Dois minutos depois, foi a vez de Rute Lopes diminuir a desvantagem depois de um ataque rapidíssimo da formação verde e branca. O jogo estava muito dividido e, num contra-ataque mortífero da equipa da casa, Sofia Moncovio encostou para o empate a duas bolas. Aos 13 minutos, Marta Sanjurjo completou o hat trick e selou a vantagem de um golo para as espanholas no fim da primeira metade.

Na segunda parte, as duas formações entraram mais cautelosas e o jogo baixou de intensidade nos primeiros dez minutos. Ainda assim, as duas guarda-redes foram chamadas a intervir por diversas vezes, evitando um resultado que poderia ter sido bem mais volumoso para ambas as partes. Nos quinze minutos finais, as duas formações afinaram a pontaria e marcaram três golos cada. Do lado do Sporting, Rute Lopes fechou a partida com mais dois golos, concretizando um hat trick, e Ana Catarina marcou o quinto já perto do final do encontro.

Os últimos quatro minutos no Pavilhão João Rocha foram de grande intensidade, com as Leoas a estarem sempre muito perto do empate. Ainda assim, o encontro terminou com o resultado em 5-6 e uma grande exibição das jogadoras do Sporting CP.

Foto Mário Vasa

Paulo Freitas: “Continuamos a dar passos para a frente”

Por Sporting CP
14 Set, 2019

Técnico verde e branco satisfeito com a exibição

No rescaldo da vitória frente à AD Sanjoanense por 6-1, o treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal, Paulo Freitas, mostrou-se satisfeito pela exibição Leonina.

"Foi o Sporting CP possível porque as pernas estão um bocadinho pesadas. Quisemos fazer aquilo que apresentámos, duas equipas completamente distintas e com dinâmicas diferentes. Tentámos repartir o tempo de jogo por todos os jogadores. Houve coisas que me agradaram e outras que não gostei. Mas, acima de tudo, percebemos que continuamos a dar passos em frente e não para trás ou para o lado", garantiu.

Quanto aos reforços, o técnico Leonino garantiu ter acertado em cheio e revela-se satisfeito: “O importante é perceber que os reforços estão completamente integrados. Obviamente, todo o grupo tem ajudado nos treinos e conhecemos as características de cada um: diferentes entre eles mas todos importantes para as dinâmicas que queremos implementar. Estamos satisfeitos com o trabalho que têm vindo a desenvolver e de não nos termos enganado com as pessoas que trouxemos. É um plantel composto por doze jogadores e que me traz muitas dores de cabeça boas pois aumenta a competitividade e qualidade e o Sporting CP é que ganha com isso”.

Foto Mário Vasa

Andreia Barata: “Estou muito satisfeita”

Por Sporting CP
14 Set, 2019

Técnica Leonina lembra que adversário é um grande europeu

No rescaldo da derrota frente às espanholas do Gijón HC, a treinadora da equipa feminina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal, Andreia Barata, mostrou-se muito contente pela exibição Leonina.

“Foram duas excelentes partidas. O Gijón HC é uma equipa muito boa, uma das melhores da Europa. Sabíamos que ia ser difícil e era esse o objectivo desta pré-temporada: criar situações difíceis para perceber o que é necessário trabalhar mais, especialmente nos processos defensivos. (...) Também estávamos conscientes de que este era um adversário difícil e que iriamos passar muito tempo à defesa. Isso pode fazer com que a equipa, por vezes, adormeça um pouco, mas acordámos e tentámos sempre dar a volta ao resultado, o que me deixa satisfeita”, referiu.

Quanto ao primeiro jogo de sempre no Pavilhão João Rocha, a técnica verde e branca não escondeu que representou um sonho realizado: "Sonhei muito com este momento. Chegar aqui e realizar esse sonho foi muito emotivo", revelou.

Páginas

Subscreva RSS - Hóquei em Patins