Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Hóquei em Patins

Foto João Pedro Morais

A Taça de Portugal é nossa!

Por Sporting CP
01 maio, 2025

Hóquei venceu UD Oliveirense na final

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal conquistou, esta quinta-feira, a Taça de Portugal ao superar a UD Oliveirense, na final, por 6-3 após prolongamento.

Depois do 3-3 no fim do tempo regulamentar, a qualidade verde e branca apareceu no tempo extra e os Leões conquistaram assim a quinta Taça de Portugal do palmarés, num troféu que fugia desde 1989/1990.

Ângelo Girão, Nolito Romero, Alessandro Verona, Rafael Bessa e Toni Pérez foram titulares e a entrada não podia ter sido melhor: logo no primeiro minuto, Nolito Romero trabalhou atrás da baliza e assistiu Toni Pérez, que finalizou na zona onde está mais confortável e inaugurou o marcador.

Mais intensos do que o adversário, os Leões continuaram a ameaçar e tanto Nolito Romero como Alessandro Verona e Toni Pérez podiam ter dobrado a vantagem. Do outro lado, a UD Oliveirense esteve perto de empatar aos dez minutos, mas Ângelo Girão salvou em cima da linha. Logo a seguir, foi Xano Edo, guarda-redes adversário, a defender a investida de Henrique Magalhães.

Aos poucos, o duelo foi ficando mais equilibrado e a UD Oliveirense foi-se aproximando cada vez mais do golo. Facundo Navarro já tinha ameaçado e, aos 17', Bruno Di Benedetto fez mesmo o 1-1.

Bruno Di Benedetto bisou aos 20', completando a reviravolta, mas o Sporting CP não deixou a UD Oliveirense fugir, conseguindo voltar a estabelecer o empate ainda antes do intervalo: agora foi Nolito Romero, do meio da rua e ao seu estilo, a não dar hipóteses a Xano Edo e a apontar o 2-2.

Na segunda parte, contudo, a melhor entrada foi da UD Oliveirense, que conseguiu voltar a passar para a frente por intermédio de Bruno Di Benedetto, autor de um hat-trick, aos 28'.

A perder, o Sporting CP viu-se obrigado a subir linhas e foi conseguindo, aos poucos, empurrar a UD Oliveirense - que ainda enviou uma bola ao poste - e voltar a ficar por cima da partida. A grande ocasião de Roc Pujadas, aos 38', foi exemplo disso.

Finalmente, aos 44', chegou o 3-3 depois de muita insistência. Uma forte stickada de Rafael Bessa encontrou Toni Pérez, que bisou à boca da baliza.

O empate deu uma nova vida ao Sporting CP, que cresceu e podia ter voltado a facturar. Rafael Bessa, por exemplo, teve duas oportunidades flagrantes, sendo que uma delas bateu na trave. Do outro lado, a UD Oliveirense ainda tentou uma última vez, mas a bola acertou no poste. Final do tempo regulamentar e 3-3.

A primeira parte do prolongamento acabou por ser a fase mais decisiva da partida uma vez que o Sporting CP passou para a frente com um tiro de longe de Alessandro Verona, aos 54', e fez ainda o 5-3 quando Facundo Bridge combinou com Nolito Romero e, na cara de Xano Edo, não desperdiçou.

Com cinco minutos pela frente, a UD Oliveirense deu tudo para tentar reduzir e chegou a ter um livre directo a castigar a décima falta Leonina, mas Bruno Di Benedetto não conseguiu superar Ângelo Girão, que segurou a diferença.

Mais perto do fim, Facundo Navarro viu o cartão azul e o Sporting CP teve direito a um livre directo, mas Xano Edo defendeu a conversão de Nolito Romero. Mesmo assim, o emblema de Alvalade aproveitou a vantagem numérica para João Souto, a poucos segundos da buzina final, fechar as contas em 6-3.

Terminado o desafio, vitória do Sporting CP e conquista do título que faltava desde o regresso do hóquei em patins sénior masculino ao Clube em 2010/2011.

Segue-se, agora, a última jornada da fase regular do Campeonato Nacional, com o Sporting CP a receber o GRF Murches às 18h00 de domingo no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Ângelo Girão [C] [GR], Rafael Bessa, Alessandro Verona, Roc Pujadas, João Souto, Toni Pérez, Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Nolito Romero e Zé Diogo Macedo [GR].

Foto FPP

Edo Bosch: "Foi um grandíssimo jogo de hóquei em patins"

Por Sporting CP
30 Abr, 2025

Reacção do treinador Leonino à vitória sobre o SL Benfica

Edo Bosch mostrou-se satisfeito com o triunfo sobre o SL Benfica (2-4) e a passagem à final da Taça de Portugal.

“Foi um grandíssimo jogo de hóquei em patins, por isso quero dar os parabéns às três equipas”, começou por dizer o técnico Leonino, analisando: “Estivemos bem na primeira parte, depois entrámos um pouco encolhidos na segunda e eles viraram o jogo aí, mas acho que o golo do empate (2-2) foi determinante para a vitória porque a partir daí voltámos a acreditar que podíamos ganhar”.

“Agora é tempo de descansar e depois focar na final”, disse Edo Bosch, já de olhos postos no encontro com a UD Oliveirense marcado para amanhã, quinta-feira, às 16h00.

Foto FPP

Sporting CP vence dérbi e garante final da Taça de Portugal

Por Sporting CP
30 Abr, 2025

Vitória sobre o SL Benfica por 2-4

No segundo dérbi do dia, a decorrer quase à mesma hora do de voleibol, a equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal também venceu o SL Benfica e garantiu a passagem à final da Taça de Portugal.

2-4 na meia-final disputada em Vila Nova de Famalicão, onde amanhã – quinta-feira – se disputará também a final da prova diante da UD Oliveirense, que levou a melhor sobre a Juventude Pacense na outra meia-final (0-5).

Previa-se um dérbi de excelência e renhido, entre os primeiros classificados do Campeonato Nacional, e assim foi, mas os comandados de Edo Bosch conseguiram sempre ser melhores do que o SL Benfica e venceram com inteira justiça.

Jogo muito aberto com transições sucessivas e com o Sporting CP a jogar com uma defesa muito subida, a ser muito intenso e a ganhar domínio no ataque, desde o início, abrindo o marcador aos 16 minutos através de Roc Pujadas.

Antes disso já Ângelo Girão tinha feito uma enorme defesa, a remate de João Rodrigues, e Nolito Romero tinha atirado com estrondo ao ferro da baliza encarnada, mas o marcador só foi aberto após aos 15 minutos de jogo.

Depois de uma jogada que quase deu em golo encarnado, o Sporting CP reagiu com um contra-ataque rápido de Henrique Magalhães que entregou o esférico a Roc Pujadas, para o espanhol contornar a defesa contrária e finalizar com uma finta ao guarda-redes do SL Benfica.

Depois de aberto o marcador, o jogo caiu um pouco de intensidade, mas continuou a ter muitas chegadas à baliza, com destaque para mais uma defesa de Ângelo Girão, que quase ao cair do pano da primeira metade pouco pôde fazer a um remate de Diogo Rafael.

A partida foi assim empatada para o intervalo, com o SL Benfica a entrar forte na segunda metade e a fazer logo a cambalhota no marcador, após lance na marca de grande penalidade. João Rodrigues começou por ver Ângelo Girão levar a melhor, mas na recarga fez o 2-1.

O SL Benfica poderia depois ter aumentado a vantagem, mas o guarda-redes Leonino foi dizendo ‘presente’ e segurando o resultado, vendo do outro lado Toni Pérez fazer o empate. Remate de Facundo Bridge com a bola a ressaltar em Toni Pérez, que não desperdiçou a oportunidade.

Jogo de novo empatado, com o pior a chegar depois, aos 38 minutos: Toni Pérez a ser atingido na cara pelo stick de Diogo Rafael e a ficar maltratado, tendo de sair e ser assistido fora da quadra. Esse lance, que mereceu visionamento no monitor por parte da dupla de arbitragem, acabou em cartão vermelho para o jogador do SL Benfica e em penálti para o Sporting CP.

Chamado a converter, Alessandro Verona não desperdiçou a oportunidade, colocando o Sporting CP de novo em vantagem. Pouco depois, a oito minutos do final do encontro, Nolito Romero também fez o gosto ao stick, após aproveitar uma perda de bola encarnada e arrancar disparado para a baliza, dando maior conforto à formação Leonina.

Até ao final, e apesar das oportunidades, que foram evitadas por ambos os guarda-redes, o resultado não voltou a mexer e o Sporting CP acabou por vencer por dois golos de diferença e seguir assim em frente na prova, com o objectivo de amanhã levantar o troféu.

Edo Bosch: "A ambição do Sporting CP é ganhar a Taça de Portugal"

Por Sporting CP
29 Abr, 2025

Técnico lançou o dérbi das meias-finais

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal defronta, às 21h30 desta quarta-feira, o SL Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal, cuja final four vai ter lugar no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão.

Em conferência de imprensa conjunta no palco do evento com os treinadores dos restantes emblemas presentes na final four (Juventude Pacense e UD Oliveirense, para além do SL Benfica), Edo Bosch lançou o decisivo dérbi esta terça-feira.

"Vai ser uma grande meia-final, tal como a outra. A ambição do Sporting CP, logicamente, é ganhar a Taça de Portugal, mas sabemos que temos de ir jogo a jogo e temos, amanhã, um encontro muito complicado com o SL Benfica. Será o quarto embate este ano, já nos começamos a conhecer bem e sabemos as muitas armas que o SL Benfica tem. Eles também conhecem as nossas e esperemos que seja uma grande festa para o hóquei nacional", começou por dizer aos jornalistas presentes.

Para o treinador Leonino, "o SL Benfica tem demonstrado esta época que é uma grande equipa" ao conseguir "jogos e resultados" de grande nível, mas o emblema de Alvalade está "pronto para fazer uma boa meia-final": "O foco e a concentração vão ser muito importantes. A final four chega num bom momento da nossa equipa e amanhã vamos ver quem vence".

Por fim, Edo Bosch falou sobre o momento e a evolução do grupo que lidera, garantindo que está numa boa fase.

"Alterámos bastantes coisas em relação ao modelo de jogo do ano anterior. A partir de Janeiro deste ano já se começou a ver um Sporting CP muito mais sólido e consistente. Fomos crescendo e começámos a demonstrar o ADN que queremos até ao final da época. Estamos no momento da verdade, das decisões e esta é uma delas. Estamos contentes com o que temos vindo a fazer, estamo-nos a divertir a jogar hóquei. Conseguimos criar uma união e um modelo de jogo em que todos se sentem bem, agora temos de dar o máximo pelos adeptos que nos vão apoiar aqui", concluiu.

Foto Isabel Silva

Bilhetes para a final four da Taça de Portugal de hóquei em patins

Por Sporting CP
29 Abr, 2025

Leões defrontam SL Benfica nas meias-finais

O Sporting Clube de Portugal informa que já estão à venda os bilhetes para o jogo da equipa de hóquei em patins referente às meias-finais da Taça de Portugal que vai ter lugar no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão.

MEIAS-FINAIS DA TAÇA DE PORTUGAL
SL BENFICA vs. SPORTING CP
30 DE ABRIL (QUARTA-FEIRA) ÀS 21H30

Os ingressos, com o preço de 10€, podem ser comprados no Núcleo do Sporting CP de Famalicão ou aqui.

Contamos com o teu apoio, em todos os momentos e em todo o lado!

Foto João Pedro Morais

Edo Bosch: "Um grande jogo entre duas grandes equipas que deram tudo"

Por Sporting CP
27 Abr, 2025

Reacção do treinador Leonino ao empate frente ao FC Porto

No final do clássico de hóquei em patins (3-3) na Dragão Arena, Edo Bosch falou num “grande jogo”, lamentando a expulsão do capitão Leonino, Ângelo Girão.

“Fizemos um jogo muito sólido num campo muito difícil, contra um grande adversário. Estivemos duas vezes atrás no resultado, mas conseguimos dar a volta e essa reacção foi muito boa. Foi um grande jogo entre duas grandes equipas que deram tudo pela vitória”, começou por dizer o técnico, mostrando-se apenas desagradado com algumas decisões de arbitragem que penalizaram o Sporting CP e o próprio encontro: “Nos últimos minutos houve alguma alteração de critérios que manchou o grande jogo que as duas equipas estavam a fazer. A lamentar, sobretudo, a expulsão totalmente injusta do Ângelo Girão. Acho que foi um erro do árbitro, mas, enfim, temos de nos ficar com o que de positivo fizemos. A equipa demonstrou uma grande atitude e uma grande vontade de vencer que espero que estejam presentes também no próximo jogo”.

Foto João Pedro Morais

Clássico (com muitos cartões) termina empatado

Por Sporting CP
27 Abr, 2025

3-3 com golos de João Souto, Nolito Romero e Roc Pujadas

A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal empatou a três golos, neste domingo, diante do FC Porto em jogo da 25.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional disputado na Dragão Arena.

Penúltima ronda desta fase da prova, com os Leões a terem o objectivo de vencer e manter o primeiro lugar na tabela, já depois de o SL Benfica ter passado para a frente ao início da tarde, mas sem sucesso, apesar da vontade e daquilo que fizeram em campo.

Além de ser um clássico, esta partida tinha tudo para ser intensa e foi, do início ao fim, ficando marcada também por uma série de cartões azuis mostrados num critério muito apertado da dupla de arbitragem. Nos primeiros minutos foi o FC Porto a ser mais penalizado, a seguir foi o Sporting CP com o registo a terminar em 2-4 em cartões azuis e ainda um vermelho para Ângelo Girão.

Ainda assim, ambas as equipas foram sabendo reagir a isso e a equipa da casa até abriu o marcador aos 15 minutos, num remate de longe de Gonçalo Alves, quando estava em inferioridade numérica.

Antes disso, Nolito Romero tinha tido a oportunidade de adiantar os Leões, num livre directo, mas Xavi Malián levou a melhor. Quem não marca, sofre e foi o que aconteceu, mas o Sporting CP não ficou muito tempo em desvantagem.

Apenas dois minutos depois do 1-0, João Souto fez o empate num remate cruzado desde a esquerda. Toni Pérez já estava ao segundo poste para encostar, mas não foi preciso: o remate do internacional português entrou disparado e para surpresa do guardião azul e branco.

Até ao intervalo, manteve-se o empate no marcador e também no registo de cartões azuis (2-2). Hélder Nunes e Telmo Pinto foram admoestados antes dos 15 minutos, Nolito Romero e Alessandro Verona foram-no nos últimos dez da primeira parte.

A segunda metade começou depois de forma idêntica, com Toni Pérez a ver também o cartão azul depois de ter atingido ao de leve os patins de Gonçalo Alves. O FC Porto a beneficiar então de um livre directo e a fazer o 2-1 pelo stick de Carlo di Benedetto.

No entanto, a vantagem azul e branca voltou a durar muito pouco, com a resposta verde e branca a chegar apenas três minutos depois. Alessando Verona em zona central entregou a Nolito Romero, na direita, e o argentino na cara de Xavi Malián rematou cruzado e certeiro.

Jogo de novo empatado e com o Sporting CP a dar a cambalhota no marcador a pouco mais de dez minutos do apito final, desta vez por Roc Pujadas. O ex-jogador azul e branco a colocar os Leões em vantagem num remate cruzado desde a direita, mesmo com a visibilidade reduzida por dois adversários e por João Souto.

Estava bom e aberto o jogo, prevendo-se nova mexida no marcador e assim foi, com o FC Porto a empatar pouco depois, através de Rafa Costa.

A cinco minutos do final, e já depois de Rafa Bessa ter atirado ao ferro, a formação da casa teve a oportunidade de passar para a frente, numa grande penalidade, após queda de Carlo di Benedetto e cartão azul a Ângelo Girão, mas Zé Diogo Macedo segurou o resultado.

O capitão e guarda-redes Leonino poderia então regressar ao jogo após dois minutos, mas já não voltou porque, após a defesa de Zé Diogo Macedo, viu cartão vermelho por palavras dirigidas à própria desde o banco e o Sporting CP ficou assim a jogar em inferioridade até ao final do jogo.

Ainda assim, os Leões souberam igualar a pressão azul e branca em superioridade e o marcador não voltou a mexer.

Na última jornada do campeonato, o Sporting CP recebe o GRF Murches, mas antes disso joga a final four da Taça de Portugal, tendo jogo marcado para a próxima quarta-feira frentre ao SL Benfica (meia-final).

Ângelo Girão: "Gostava muito que tivéssemos um grande apoio lá"

Por Sporting CP
26 Abr, 2025

Sporting CP joga na Dragão Arena este domingo, às 18h00

A equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal joga, neste domingo, às 18h00, em casa do FC Porto em jogo da 25.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Ângelo Girão sabe que não será um jogo fácil, sobretudo por jogar-se no reduto adversário, mas na antevisão ao encontro sublinhou o objectivo Leonino que passa apenas por ganhar.

“Sabemos que o FC porto é uma excelente equipa, que joga bom hóquei e que tem bons executantes. Neste jogo tem uma baixa de peso, o Hélder Nunes, que é muito importante para a equipa, mas mesmo com essa ausência tenho a certeza absoluta de que eles se vão apresentar na máxima força e que vai ser um jogo extremamente igualado. No Dragão eles costumam-nos ganhar, assim como nós em nossa casa, mas vamos lá para inverter isso, para ganhar e manter a nossa posição na tabela”, começou por dizer o guarda-redes verde e branco, desvalorizando o 4-0 do Sporting CP no João Rocha na primeira volta do campeonato: “Os resultados até aqui fazem parte do passado. Sabemos que lá eles também nos podem ganhar por 4-0, porque têm qualidade para isso, mas aquilo que prometo ao Sportinguistas é que nos vamos entregar na máxima força e fazer tudo para ganhar”.

Para isso, Ângelo Girão, que viu com bons olhos a estreia de Lourenço Soares na última partida, dizendo que “foi muito bom vê-lo na baliza”, e se mostrou satisfeito com o regresso após lesão de Rafa Bessa, “um jogador que se encaixou muito bem no grupo e na equipa”, sabe o que o Sporting CP tem de fazer e como capitão convocou também os adeptos Leoninos para este clássico. 

“Eu gostava muito que tivéssemos um grande apoio lá. É um jogo muito importante para nós e também vai anteceder o jogo da meia-final da Taça de Portugal, que se poderia jogar noutro dia para termos algum tempo de descanso, mas não foi possível. Os nossos adeptos são sempre muito importantes para nós, seja no Dragão ou onde for, e por isso lanço-lhes o desafio de nos apoiarem no jogo com o FC Porto este domingo e para que na quarta-feira estejam em Valongo na partida frente ao SL Benfica. Vivemos da força deles e não é por acaso que em casa somos muito mais fortes em casa”, referiu.

Foto Sérgio Martins

Bilhetes para o clássico de hóquei em patins

Por Sporting CP
22 Abr, 2025

Ingressos têm o custo de 10€

O Sporting Clube de Portugal informa que já estão à venda os bilhetes para o clássico entre a equipa de hóquei em patins e o FC Porto, referente à jornada 25 da fase regular do Campeonato Nacional.

FC PORTO vs. SPORTING CP
27 DE ABRIL (DOMINGO) ÀS 18H00
DRAGÃO ARENA

Os ingressos, que são exclusivos para Sócios e têm o custo de 10€, estão disponíveis nas bilheteiras do Estádio José Alvalade - abertas todos os dias das 10h00 às 20h00 – e no Solar do Norte.

Contamos com o teu apoio, em todos os momentos e em todo o lado!

Foto João Pedro Morais

Edo Bosch: "Gerimos bem o jogo"

Por Sporting CP
19 Abr, 2025

Técnico reagiu à vitória frente ao Riba D'Ave HC (6-1)

Edo Bosch, treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal, mostrou-se satisfeito pela vitória dos seus pupilos frente ao Riba d'Ave HC (6-1), que permitiu aos Leões manter-se na liderança do campeonato. Contudo, o técnico verde e branco reconheceu que o golo inicial dos visitantes "surpreendeu" o seu conjunto. 

"Sabemos que o Riba d'Ave HC defende muito bem, já o tinha demonstrado na primeira volta. O primeiro golo surpreendeu-nos, deixou-nos nervosos, mas pouco a pouco acalmámos, começámos a fazer o nosso jogo, empatámos, e depois, ao passar para a frente, gerimos bem o jogo desde aquele momento até ao final", avaliou, em declarações à Sporting TV, congratulando-se também pelo regresso de Rafael Bessa à competição.

"Quero contar com todos os jogadores. Temos o Zé Diogo lesionado e o Matí [Matías Platero] está doente, mas é bom que todos estejam aptos para lutar e ajudar-nos a ganhar jogos. A do Rafa foi uma lesão longa e é muito bom que esteja de volta", disse.

A duas jornadas do fim da fase regular, o técnico acredita que o Sporting CP chegará aos play-offs no primeiro posto da classificação. "Faltam duas finais, uma fora e uma em casa. Vamos ter agora um daqueles jogo de que todos os jogadores gostam, no Porto, e vamos com a mesma ilusão do que hoje, tentar fazer o nosso jogo e trazer os três pontos para Lisboa", garantiu, sobre o confronto com os azuis e brancos marcado para dia 27 de Abril.

Edo Bosch dedicou também umas palavras a Lourenço Soares, jovem guardião de 18 anos que se estreou pela equipa principal nos minutos finais do encontro. "São miúdos que nos ajudam, que estão connosco no dia a dia, lutam, trabalham, vêm a correr da escola e da faculdade. E, porque têm valor, quero dar-lhes minutos. O Lourenço hoje cumpriu e estou contente. Já disse noutras ocasiões, o Sporting CP tem uma fantástica formação e pouco a pouco vão subindo à primeira equipa", afirmou, a fechar.

Páginas

Subscreva RSS - Hóquei em Patins