Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Hóquei em Patins

Foto João Pedro Morais

Edo Bosch: "Todos os jogadores tiveram de ir ao seu máximo"

Por Sporting CP
06 Nov, 2025

Técnico na reacção ao triunfo europeu

No fim da estreia na WSE Champions League, com vitória dos Leões sobre o OC Barcelos (4-3), Edo Bosch, treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting CP, fez a leitura do encontro em declarações aos meios de comunicação do Clube, considerando que, acima de tudo, foi “um grande jogo entre duas grandíssimas equipas”.

“Fomos a perder por 0-2 ao intervalo, mas pelo que foi a primeira parte acho não era para esse resultado. Tínhamos de arriscar tudo, tentar dar a volta e no fim tivemos a recompensa, que acho que foi merecida”, resumiu, acrescentando que “foi um jogo em que todos os jogadores tiveram de ir ao seu máximo”.

De seguida, o técnico destacou o apoio Sportinguista nesta noite europeia e apontou já ao reencontro com o OC Barcelos de domingo. “Queria agradecer ao público que esteve hoje presente e convidá-los para domingo, porque parte desta reviravolta foi pela força e inspiração que nos deram”, enalteceu Edo Bosch.

Também Facundo Navarro, que também fez o rescaldo da vitória, realçou que hoje “teve de ser com a raça e o apoio dos Sportinguistas”.

“Obrigado a todos os que nos vieram apoiar. Foi um jogo complicado. Sabíamos que o OC Barcelos vinha com muita confiança e complicou-nos o jogo, sobretudo, na primeira parte. Eles são intensos, agressivos e nós tínhamos de igualar isso. Fizemo-lo na segunda parte e isso ajudou-nos a virar o jogo”, salientou o argentino, autor de um ‘bis’, entre os quais o golo que valeu os primeiros três pontos na fase de grupos.

Foto João Pedro Morais

Vitória heróica para entrar em grande na WSE Champions League

Por Sporting CP
06 Nov, 2025

Reviravolta de classe mundial chegou no fim sobre o campeão europeu (4-3)

Que reviravolta! De regresso a casa e à WSE Champions League, a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal estreou-se nesta edição com uma emocionante vitória por 4-3 frente ao OC Barcelos, esta quinta-feira à noite, no jogo referente à primeira jornada do grupo B.

A eficácia que teimava em faltar aos Leões começou por tê-la o campeão europeu em título (e recente vencedor da WSE Continental Cup também), que esteve a vencer por 0-2 e, depois, por 1-3 até aos últimos – e loucos - três minutos, onde os Campeões do Mundo tudo mudaram com três golos de enfiada.

Perante um conjunto de Barcelos moralizado por cinco vitórias consecutivas, os Leões de Edo Bosch, com Xano Edo, Henrique Magalhães – capitão na ausência de ‘Nolito’ Romero -, Alessandro Verona, Rafa Bessa e Facundo Navarro no ‘cinco’ inicial, cedo mostraram ao que vinham. Com a mira apontada à baliza adversária, a qual visaram várias vezes em poucos minutos, só faltou melhor pontaria.

No entanto, à boleia de alguns contra-ataques, os visitantes também puseram Xano Edo rapidamente a trabalhar e reequilibraram o encontro também no que a ocasiões diz respeito. Depois de Verona ter ficado muito perto do golo Leonino, tal como Ivan Morales – no ferro – para a sua equipa, foi o OC Barcelos a abrir as hostilidades, graças a uma stickada à meia-volta do capitão Miguel Rocha.

De imediato, a partir da bancada, os Sportinguistas pediram o golo da igualdade, que podia ter chegado logo num desvio de Danilo Rampulla ou noutro, mais tarde, de Verona, porém nada feito até ao intervalo – e, antes, tudo se complicou um pouco mais.

A versão mais física do OC Barcelos veio ao de cima com a vantagem e, além de ter fechado a sua baliza com sucesso, a cerca de dez segundos da buzina surpreendeu no ataque e chegou ao 0-2. Outra vez, Miguel Rocha usou a fórmula anterior e, depois de levantar a bola, voltou a castigar o Sporting CP, que saiu de pista demasiado penalizado especialmente face à sua produção ofensiva.

Reatada o duelo europeu entre emblemas nacionais, só a trave negou o imediato 1-2 a Navarro e, com os Leões balanceados no ataque, Xano Edo cumpriu o seu papel entre os postes – a excelente nível – segurando a equipa perante as perigosas transições adversárias.

Um jogo do ‘gato e do rato’ que se foi prolongando, mas depois de mais um susto - Franco Ferruccio acertou no ferro – o desejado golo verde e branco apareceu. Aos 36 minutos, um ‘tiraço’ de insistência de Navarro fez finalmente balançar as redes e o empate esteve à vista logo na jogada seguinte, contudo Roc Pujadas desperdiçou um flagrante cara-a-cara com o guardião Guillem Torrents.

Mais eficaz, no entanto, voltou a ser o OC Barcelos. Com espaço, Carlos Ramos entrou de rompante na área e fez o 1-3 que adiou, mas não travou o ímpeto dos Leões, que tiveram de voltar à ‘estaca zero’ perante um adversário cada vez mais baixo na pista. Novamente, persistência nunca faltou aos comandados de Edo Bosch e a recta final do jogo trouxe a eficácia até então em falta e, com ela, a devida e muito saborosa recompensa quando a vitória parecia uma miragem.

Foi Rampulla (contra a sua ex-equipa), ao converter com sucesso a décima falta do OC Barcelos, que soltou a derradeira reacção verde e branca, a qual tomou conta dos últimos três minutos e meio da partida para levar o Pavilhão João Rocha à loucura.

Depois de Bessa já ter ficado perto do empate, um penálti de Ferruccio voltou a abrir essa ‘porta’, mas Verona falhou a conversão. Ainda assim, o italiano não tardou em redimir-se e com uma stickada certeira em zona central fez mesmo o 3-3. Apesar de tudo, um ponto também não era suficiente para um Sporting CP que quis sempre mais nesta estreia na WSE Champions League.

E foi já dentro do último minuto que os Leões agarraram os três pontos. Rampulla iniciou o ataque, tocou para Henrique Magalhães servir Navarro ao segundo poste e o argentino (‘bis’), decisivo mais uma vez, assinou a reviravolta num momento de apoteose dentro e fora de pista.

Uma emocionante vitória que, contudo, só se confirmou, a seguir, quando Xano Edo se impôs a Miguel Rocha, defendendo a recarga – depois de uma stickada para fora – na cobrança da décima falta do Sporting CP.

Entrada a vencer num grupo que tem ainda SL Benfica, UD Oliveirense, HC Liceo (Espanha) e Hockey Bassano 1954 (Itália), sendo este último o próximo adversário europeu dos Leões. Antes disso, no horizonte do Sporting CP está um reencontro com o OC Barcelos, já este domingo (19h00), novamente no Pavilhão João Rocha, mas a contar para o Campeonato Nacional.

Sporting CP: Xano Edo, Rafa Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Santiago Honório, Henrique Magalhães [C], Zé Diogo

Foto João Pedro Morais

Xano Edo: "Estamos preparados"

Por Sporting CP
05 Nov, 2025

Hóquei inicia caminhada na WSE Champions League

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebe, às 20h30 desta quinta-feira, o OC Barcelos para a primeira jornada da fase de grupos da WSE Champions League.

No Pavilhão João Rocha, os Leões vão tentar entrar da melhor forma na competição europeia e Xano Edo fez a antevisão ao encontro.

"É uma competição nova e completamente diferente do Campeonato, ainda que muitas das equipas sejam as mesmas. Queremos fazer o nosso trabalho. Vai ser uma competição mais dura, vamos passar a ter dois jogos por semana e temos mais trabalho físico. Temos todas as condições e uma equipa técnica que não falha em nada para entrar com tudo nesta competição", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

O guarda-redes admitiu que "a primeira fase da temporada foi muito complicada, com muitos jogos e viagens, mas serviu para nos preparar para o que aí vem". "Não foi nada fácil, exigiu muito de nós, mas estamos mais do que preparados precisamente por causa disso", acrescentou.

Depois do jogo desta quinta-feira, o Sporting CP volta a receber o OC Barcelos no domingo, mas para o Campeonato Nacional. Xano Edo explicou que "o facto de serem competições diferentes exige coisas diferentes de cada jogo".

"O OC Barcelos é uma equipa muito física e baseia-se nisso para ganhar, assim como na qualidade dos seus jogadores. Para a WSE Champions League, acho que isso vai ter peso. No domingo, para o Campeonato Nacional, acho que vai ser completamente diferente. Mas estamos preparados para os dois jogos", referiu.

Por fim, o internacional português de 24 anos pediu o apoio Sportinguista no Pavilhão João Rocha: "Não é um horário fácil, ainda para mais a meio da semana. Apelo aos adeptos que nos venham apoiar. São a nossa maior força e se ganharmos é por causa deles. Que esteja um grande pavilhão a torcer por nós porque vamos fazer tudo para lhes dar as maiores alegrias".

Foto Sérgio Martins

Vira aos três, acaba aos onze

Por Sporting CP
01 Nov, 2025

Sporting CP visitou e venceu o CH Carvalhos por 0-11

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu esta tarde o CH Carvalhos por 0-11, em jogo da quarta jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Um resultado expressivo e uma exibição madura da formação verde e branca, que soube desmontar a sólida estrutura defensiva adversária e manteve a intensidade até ao apito final.

Nos Carvalhos, Edo Bosch apostou num cinco inicial com Xano Edo, Diogo Barata, Gonzalo ‘Nolito’ Romero, Facundo Navarro e Danilo Rampulla. Do outro lado, o CH Carvalhos respondeu com organização e linhas fechadas. Durante os primeiros minutos, a equipa da casa fechou bem a pista, tapou espaços e obrigou o Sporting CP a procurar pacientemente o caminho do golo.

Conta a história que, perante adversários compactos, o mais difícil é marcar o primeiro e a prática comprovou-o. Aos 10 minutos, num remate de Danilo Rampulla desferido desde a quina da área, a bola desviou caprichosamente no stick de um adversário e traiu o guarda-redes André Almeida.

O golo verde e branco teve o condão de desequilibrar a balança. Três minutos depois, o talento fez o resto: jogada trabalhada na esquerda, bola a sobrar para Henrique Magalhães e uma finalização simples, clínica, para o 0-2. Dois lances, duas demonstrações de maturidade ofensiva dos Campeões do Mundo.

Aos 15 minutos, Nolito teve no stick o 0-3, mas não conseguiu converter uma grande penalidade conquistada por Rafael Bessa: o remate do capitão Leonino embateu com estrondo na tabela final e o lance perdeu-se.

O desperdício, contudo, não abalou o colectivo verde e branco. Xano Edo apareceu uma defesa decisiva perante Diogo Casanova e, aos 18 minutos, nova jogada de entendimento – "Nolito" Romero conduziu um contra-ataque, viu a entrada de Facundo Navarro e serviu o compatriota, que assistiu Santiago Honório no lado contrário da área - fechou as contas da primeira parte com um 0-3 que espelhava o domínio crescente do Sporting CP.

Com o marcador controlado, os Leões impuseram o seu jogo de posse e circulação, obrigando o CH Carvalhos a correr atrás do resultado e do tempo. O intervalo chegou, então, num jogo onde o Sporting CP impôs a sua superioridade perante um adversário que se bateu bem, mas não teve argumentos para travar o poderio do conjunto de Edo Bosch.

No regresso dos balneários, o CH Carvalhos tentou reagir, procurando reduzir a desvantagem. Ainda assim, encontrou pela frente um Xano Edo atento e seguro, que anulou com competência as investidas adversárias. A resposta do Sporting CP foi tranquila e eficaz: com o marcador confortável, os Leões controlaram a posse de bola, baixaram o ritmo quando necessário e aceleraram nos momentos certos, alargando progressivamente o resultado.

Aos 35 minutos, surgiu o 0-4. Na sequência da décima falta do CH Carvalhos, Danilo Rampulla converteu o livre directo com classe. Um minuto depois, o argentino fez o hattrick. Recuperou a bola no centro da pista e, isolado, assinou o 0-5 com um remate certeiro, já sem hipótese de resposta de André Almeida.

O domínio leonino intensificou-se e, aos 37 minutos, Facundo Navarro fez o sexto, num remate de meia distância após uma transição rápida de defesa para ataque. O CH Carvalhos já mostrava dificuldades em travar o ímpeto ofensivo dos verdes e brancos e, logo no minuto seguinte, Santiago Honório também chegou ao bis, finalizando uma jogada bem trabalhada entre Danilo Rampulla e ‘Facu’ Navarro.

Ainda aos 38’, foi a vez do Sporting CP atingir a sua décima falta, mas Afonso Lima, de livre directo, não conseguiu bater Xano Edo, a manter a baliza inviolável. Pouco depois, com dez minutos ainda por jogar, Edo Bosch promoveu a entrada de Zé Diogo Macedo, premiando um elemento muito importante para o grupo de trabalho.

Aos 41 minutos, Rafael Bessa fez o oitavo golo do Sporting CP no jogo, num movimento individual dentro da área, seguido de um remate forte e colocado. Três minutos depois, nova grande penalidade a favor dos Leões, desta vez convertida por Facundo Navarro para o 0-9.

Aos 47 minutos, Diogo Barata chegou ao décimo golo Leonino, transformando com simplicidade um passe de Nolito dentro da área. O conjunto verde e branco não parou aí: Henrique Magalhães encontrou espaço para fazer o 0-11, conduzindo a bola pela zona central antes de finalizar com categoria.

O CH Carvalhos ainda procurou o golo de honra, mas encontrou um Zé Diogo seguro, que fechou o encontro com a baliza a zeros. Um resultado expressivo, construído sobretudo na segunda parte, em que o Sporting CP foi mais forte nos dois lados da pista, aproveitando o balanceamento ofensivo adversário e não dando qualquer hipótese de recuperação.

Sporting CP: Xano Edo [GR], Diogo Barata, Danilo Rampulla, Facundo Navarro, Gonzalo ‘Nolito’ Romero [C], Zé Diogo Macedo [GR], Rafael Bessa, Roc Pujadas, Santiago Honório e Henrique Magalhães. Treinador: Edo Bosch. Disciplina: cartão amarelo para Gonzalo Romero (15’), cartão azul para Danilo Rampulla (período de intervalo), cartão azul para Rafael Bessa (44’).

Foto João Pedro Morais

Diogo Barata: "Temos de estar muito focados para vencer"

Por Sporting CP
31 Out, 2025

Leões do hóquei visitam CH Carvalhos este sábado

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal visita, às 18h00 deste sábado, o CH Carvalhos para a quarta jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Na antevisão, Diogo Barata explicou que o bom momento que os Leões atravessam é "fruto do trabalho".

"Estamos focados em marcar golo e defender. O nosso treinador pede-nos bastante coesão defensiva e estamos satisfeitos, mas queremos dar continuidade e vencer já no sábado", começou por dizer aos meios de comunicação do emblema de Alvalade.

O reforço para esta temporada, que já conquistou um Mundial de Clubes e uma Supertaça de Leão ao peito, lembrou que "o campeonato português é o melhor que existe" e que, nesse sentido, não há jogos fáceis.

"[O campeonato] é muito competitivo e temos de estar muito focados para conseguir vencer. (...) Qualquer equipa pode causar bastantes dificuldades. Estamos atentos a isso e a ver os pontos fortes do CH Carvalhos. No entanto, somos muito fortes se estivermos no nosso melhor e podemos vencer o jogo", afirmou.

Por fim, Diogo Barato dirigiu-se aos Sportinguistas: "No último jogo, sentimos muito o apoio deles. A presença deles no pavilhão ajuda-nos a vencer cada encontro. Apesar deste jogo ser fora, gostamos de sentir o apoio deles", concluiu.

Foto João Pedro Morais

Edo Bosch: "Fizemos um jogo muito completo"

Por Sporting CP
25 Out, 2025

Rescaldo à vitória da equipa de hóquei em patins do Sporting CP frente ao HC Braga por 8-2

No final da partida em que o Sporting CP venceu o HC Braga por 8-2, o treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting CP, Edo Bosch fez a análise do encontro para os meios de comunicação do Clube.

“Sabíamos que ia ser um jogo muito complicado, porque o HC Braga é uma equipa muito bem organizada, que quer jogar hóquei e que joga hóquei, tem individualidades muito boas e realmente sabíamos que o início, o meio ou o fim iam ser complicados e que assim foi. Eles entraram um pouco mais agressivos do que nós, de forma correcta, mas um pouco mais agressivos e isso notou-se nos primeiros minutos, com mais um pouco de preponderância deles, mas depois nós igualámos essa intensidade e acho que fizemos um jogo muito completo, tanto na defesa como no ataque, mexemos bem, trabalhámos bem, trabalhámos muito bem o ‘power-play’, estou muito orgulhoso do que fizemos e em todos os aspectos. Quando assim é, um treinador fica muito orgulhoso dos jogadores”.

Edo Bosch destacou o aproveitamento que o Sporting CP fez das situações em que jogou com mais um jogador, devido a sanções disciplinares da equipa de arbitragem a hoquistas da formação bracarense. “O power-play, o under-play’ converteram-se num ponto importante do jogo, trabalhamo-lo como todas as equipas e hoje acho que trabalhámos muito bem para depois gerir o resto do jogo”.

O treinador Leonino destacou o nível já apresentado pelo Sporting CP, mas acredita que a equipa do Sporting CP tem ainda muita margem para crescer. “É um campeonato duríssimo, em casa, fora, todos os jogos vão custar imenso e temos de estar, no mínimo, a este nível em que estivemos hoje. Vamos crescendo e digo, temos uma equipa muito nova, que já teve frutos, mas isso não quer dizer que está na plenitude. Vai crescer, vai amadurecendo, vamos também recuperar as baixas que temos, mas de momento estamos a apresentar um bom hóquei, tanto ofensivo como defensivo e eu como treinador, muito orgulhoso”.

Henrique Magalhães, jogador da equipa de hóquei em patins do Sporting CP e que marcou dois golos ao HC Braga, abordou também as principais incidências da partida da 3.ª jornada do Campeonato.

“Foi um jogo muito completo, o HC Braga entrou bem, com boa agressividade defensiva e criou-nos alguns problemas no início, depois é verdade que o quatro para três acaba por desbloquear um pouco o jogo, mas isso é uma situação do hóquei de hoje em dia e trabalhamo-la durante a semana. Fomos muito eficazes nesse momento e a partir daí o jogo abriu um pouco e nós soubemos jogar com as nossas características individuais e movimentações que tínhamos trabalhado e a maneira como sabíamos que o HC Braga ia defender. Foi um jogo supercompleto, gerimos de princípio ao fim, mas uma palavra ao HC Braga que, independentemente do resultado, fez um grande jogo também”.      

Foto João Pedro Morais

Golos e espectáculo em vitória Leonina

Por Sporting CP
25 Out, 2025

Triunfo por 8-2 da equipa de hóquei em patins do Sporting CP frente ao HC Braga

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu este sábado o HC Braga por 8-2, em partida da 3.ª jornada da fase regular do Campeonato.

Um triunfo com muita qualidade, golos e espectáculo dos campeões do Mundo, que somaram a segunda vitória em três jornadas na prova, depois do triunfo na semana anterior frente ao CD Póvoa, por 0-3.  

O início de jogo foi equilibrado, mas jogado mais em vontade do que em esclarecimento ofensivo, ainda que com as melhores oportunidades a pertencerem ao Sporting CP – uma triangulação de grande espectáculo quase terminou em golo de Rampulla – e o certo é que durante mais de metade da primeira parte, o resultado permanecia em 0-0.  

Até que com 8’35 para o intervalo, a jogar em power-play, ou seja de cinco para quatro, Danilo Rampulla, muito bem assistido por Facundo Navarro, inaugurou o marcador. Com 8’08 para o intervalo, uma execução soberba de Roc Pujadas deu o 2-0, numa ‘picadinha’ do avançado internacional espanhol dos Leões. E com 7’16 para o intervalo, novamente Roc Pujadas fez o 3-0 para a equipa Leonina.

Três golos, numa fase em que um cartão azul a um jogador bracarense obrigou a equipa visitante a jogar com menos um hoquista – nas novas regras, uma equipa fica agora a jogar com menos um jogador por cartão azul durante dois minutos completos e não apenas, até sofrer um golo. Ou seja, o Sporting CP aproveitou de forma exímia a referida superioridade numérica durante os dois minutos.

Pouco depois, com 6’34 para o intervalo, o HC Braga reduziu, numa recarga conseguida por Pedro Mendes a um primeiro remate defendido por Xano Edo, quando já estava de cinco para cinco.  

Com 3’7 para o intervalo e já depois de duas bolas nos ferros, o Sporting CP fez o 4-1, em mais um lance individual de grande categoria, desta feita protagonizado e concluído por Henrique Magalhães, que bisaria com 1’46 para jogar, novamente em grande jogada individual, culminada desta vez com remate forte e colocado para o 5-1, resultado que se registava ao intervalo.  

Uma boa primeira parte do Sporting CP, coma habitual alegria e vivacidade de jogo, num conjunto a jogar hóquei em patins de qualidade muito elevada.

Na segunda parte e com 25 segundos jogados, Nolito Romero numa ‘stickada’ de meia distância fez o 6-1.  

Com 17’44 para o final, Facundo Navarro isolou-se após grande passe de Diogo Barata e fez o 7-1, em novo lance de grande nivel. 

Com 15’00 para jogar, na sequência de grande penalidade inicialmente defendida por Xano Edo, Paulo Pereira ao segundo poste reduziu para o 7-2.

Com 12’18 para o final, livre directo a favor do HC Braga, com Xano Edo a defender a tentativa bracarense, numa fase em que o Sporting CP também tentava marcar mais golos, mas em que a finalização não foi a mais desejada face ao volume de jogo ofensivo da formação orientada por Edo Bosch.   

Xano Edo defendeu com pouco mais de nove minutos para jogar novo livre directo apontado por Gonçalo Neto e com 8’50 para o final, o HC Braga atingiu a décima falta, com Facundo Navarro a acertar na trave na execução do livre directo.

Momento também muito alto no jogo foi o brilhante golo de Santiago Honório, a 1’47 para o final, para o 8-2 da formação Leonina. Roc Pujadas viu ainda o guarda-redes do HC Braga defender um livre directo e o jogo terminou com o resultado de 8-2, em prestação colectiva de nota alta dos campeões do Mundo de hóquei em patins.    

Sporting CP: Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Xano Edo [GR], Santiago Honório, Henrique Magalhães, José Diogo, Nolito Romero [C]

Foto Sérgio Martins

Danilo Rampulla: "Temos tudo para ganhar"

Por Sporting CP
24 Out, 2025

Hóquei recebe o HC Braga este Sábado, às 15h00

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal regressa este sábado ao Pavilhão João Rocha, onde recebe o HC Braga às 15h00, em partida da 3.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Depois de um arranque de época marcado por diversas competições e muitas viagens, os Leões abraçaram com alegria uma semana limpa, sem jogos pelo meio - algo que Danilo Rampulla considera ter sido “muito importante” para o grupo.

“Acho que o cansaço se notou em alguns jogos. Tivemos um começo de época bastante complicado, com muitos troféus e viagens. Agora, com esta semana para descansar, encontrámos outro ritmo e outra dinâmica, que era o que estávamos a precisar”, começou por destacar o argentino, que se mostrou confiante na resposta da equipa.

O adversário, contudo, chega a Alvalade em bom momento: o HC Braga soma duas vitórias em outros tantos jogos e apresenta-se com algumas caras novas. “É uma equipa diferente da época passada, muito dinâmica e com jogadores que em qualquer momento podem desequilibrar. A moral deles está alta, mas nós temos de nos fazer fortes em casa”, frisou o hoquista, apontando à vitória diante dos adeptos Leoninos.

“Ainda temos aquele sabor amargo da primeira jornada, diante da AD Sanjoanense, em que o guarda-redes deles fez uma exibição muito boa. Mas estamos focados e acredito que temos tudo para ganhar”, referiu o camisola 10, que já soma dois títulos pelo Sporting CP – o Campeonato do Mundo de Clubes e a Supertaça António Livramento.

A nível individual, Danilo Rampulla considerou que a adaptação ao sistema de Edo Bosch tem sido gradual, mas positiva. “Tenho tido altos e baixos, alguns jogos melhores do que outros, mas aos poucos vou encontrando a minha forma de jogar dentro do sistema do mister Edo [Bosch]. Um melhor começo não podia ter tido, estou muito contente com os títulos que conseguimos e, agora, focado já no que aí vem”, concluiu.

Foto Isabel Silva

Edo Bosch: "Contentes com os três pontos"

Por Sporting CP
18 Out, 2025

Técnico reagiu à vitória em casa do CD Póvoa por 0-3

No final do triunfo da equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal na visita ao CD Póvoa por 0-3, Edo Bosch analisou o encontro.

"Sabíamos que o CD Póvoa defende muito bem, que tem um grande guarda-redes e uma defesa muito fechada. Na primeira parte, não conseguimos concretizar as ocasiões, mas ao intervalo disse aos meus jogadores para continuarem porque alguma tinha de entrar. Estávamos a jogar bem, a criar ocasiões, e assim foi. Ia ser difícil, confirmámos o que sabíamos. Estamos contentes porque levamos três pontos e desejo o melhor ao CD Póvoa neste Campeonato", disse em declarações à transmissão do CD Póvoa na FPP TV.

"Vínhamos de um resultado menos bom, que nos custou, e tínhamos dúvidas normais. O primeiro golo ia abrir o jogo e dar-nos tranquilidade para continuar a construir. Assim foi", acrescentou o treinador verde e branco.

Foto José Lorvão

Segunda parte garantiu triunfo

Por Sporting CP
18 Out, 2025

Hóquei vence na pista do CD Póvoa por 0-3

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o CD Póvoa por 0-3 na segunda jornada da fase regular do Campeonato Nacional, registando assim o primeiro triunfo na competição.

Edo Bosch escolheu Xano Edo, Danilo Rampulla, Gonzalo Romero, Rafael Bessa e Facundo Navarro para o cinco inicial num desafio que foi de sentido único, como se esperava.

Favorito, o emblema de Alvalade começou logo a dominar e a procurar o golo. Facundo Navarro podia ter inaugurado o marcador logo aos 3', mas acertou na trave, sendo que Rodolfo Sobral, guardião dos visitados, começou a abrir o livro de seguida - negou o 0-1 a Danilo Rampulla e Facundo Navarro, por exemplo.

O Sporting CP voltou a ter uma oportunidade clara aos 7', quando Diogo Barata sofreu falta e foi assinalada grande penalidade. Na conversão, contudo, Danilo Rampulla não conseguiu facturar.

Seguiram-se várias intervenções de bom nível de Rodolfo Sobral, desta feita em resposta às investidas de Diogo Barata, Gonzalo Romero ou Rafael Bessa, e o CD Póvoa conseguiu segurar o 0-0 até ao intervalo. Nos primeiros 25 minutos, o Sporting CP não conseguiu derrubar a muralha contrária.

Tudo mudou logo a seguir ao descanso. Aos 27', e depois de uma primeira tentativa de Facundo Navarro, Gonzalo Romero colocou a bola em zona fatal e Rafael Bessa, com um desvio subtil, enviou a bola para o fundo das redes.

A partir daí, tudo ficou mais fácil para os Leões, ainda que o CD Póvoa tenha tido algumas chances para marcar - aos 30', só não o fez porque Xano Edo defendeu.

A um quarto de hora do fim, o Sporting CP dobrou a vantagem com um grande tiro de Danilo Rampulla e o CD Póvoa podia ter reduzido pouco depois em duas ocasiões de Rodrigo Fernandes, um dos melhores elementos do conjunto da casa, mas Xano Edo foi mais forte.

Aos 41', o jogo ficou praticamente resolvido quando Facundo Navarro, com uma boa finalização, estabeleceu o 0-3.

Até ao final, as duas equipas procuraram adicionar mais um golo ao encontro, mas tal não aconteceu.

Os Campeões do Mundo vão, agora, receber o HC Braga.

Sporting CP: Xano Edo [R], Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Santiago Honório, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero [C] e Zé Diogo Macedo [GR]. Treinador: Edo Bosch.

Páginas

Subscreva RSS - Hóquei em Patins