Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Hóquei em Patins

Foto João Pedro Morais

Rafael Bessa: "Cabe-nos dar uma resposta à altura do Sporting CP"

Por Sporting CP
14 Nov, 2025

Equipa Leonina de hóquei em patins joga este sábado no Pavilhão do HC Turquel para o Campeonato

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal desloca-se no sábado, a partir das 21h00, a casa do HC Turquel para a 6.ª jornada do Campeonato, num jogo que o avançado Leonino Rafael Bessa prevê complicado, mas no qual o Sporting CP só tem um objectivo em mente: a vitória.  

“Sabemos que é um terreno historicamente muito complicado, o HC Turquel está a fazer um início de época excelente, já teve duas vitórias em casa, em que superou claramente os seus adversários. Sabemos que é uma equipa jovem, com muita vontade de se mostrar na I.ª Divisão, uma equipa que vai aproveitar o factor casa acima de tudo. Estamos à espera de encontrar grandes dificuldades, mas também temos a noção de que temos a obrigação de ir a Turquel ganhar e vamos preparar bem a semana para chagarmos a sábado nas melhores condições”, disse o hoquista aos meios de comunicação do Clube.  

Rafael Bessa descreveu a preparação para o jogo de sábado. “Uma semana depois de uma derrota é sempre complicado, mas a verdade é que ter uma semana completa para nós depois de tantos jogos, tantas viagens, sabe bem assentarmos, temos tempo para trabalhar com mais detalhe o adversário que vamos ter e a verdade é que estamos a aproveitar para recuperar um bocadinho fisicamente, para testar novas dinâmicas que até agora não tivemos tempo para testar e, sobretudo, preparar bem o jogo de sábado”.

Rafael Bessa garante que a equipa Leonina quer dar uma resposta ao nível do Sporting CP no jogo em Turquel. 

“A partir do momento em que o árbitro apitou para o final do jogo com o Óquei Clube de Barcelos, começámos logo a focar no jogo em Turquel, sabemos que foi uma desilusão aquilo que fizemos no passado domingo, foi uma derrota que nos custou imenso e cabe-nos a nós, jogadores e equipa técnica darmos uma resposta à altura daquilo que é o Sporting CP. Estamos a trabalhar, estamos ansiosos para que chegue o jogo, para mostrar que foi um erro circunstancial o que aconteceu aqui no último jogo. Estamos muito ansiosos para poder voltar a calçar os patins, aproveitar um jogo que vai ser, claramente, intenso e dar uma resposta à altura”.

Rafael Bessa espera também que os Sportinguistas possam estar nas bancadas em Turquel a apoiar a equipa Leonina. “Tivemos duas casas muito boas [número de espectadores] aqui no João Rocha, queremos deixar um convite aos Sportinguistas, especialmente os que são de mais perto de Turquel, para aparecer. Turquel tem, historicamente, um pavilhão sempre muito cheio e intenso e se tivermos uma ‘ajuda’ do nosso lado tanto melhor e contamos com eles [apoio dos Sportinguistas]”.  

Foto João Pedro Morais

CRC "Os Águias" no caminho do Sporting CP

Por Sporting CP
11 Nov, 2025

Sorteio dos 32-avos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins

O Centro Recreativo e Cultural "Os Águias", com sede na localidade da Memória, no distrito de Leiria, será o adversário do Sporting CP nos 32-avos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins, determinou o sorteio realizado esta terça-feira.

A formação de Leiria compete na 3.ª Divisão Sul A esta temporada. O jogo vai ter lugar no pavilhão da equipa de Leiria.

O Sporting CP é o detentor do troféu, alcançado na temporada passada.     

Foto Isabel Silva

Museu Sporting recebeu Mundial de hóquei em patins

Por Sporting CP
11 Nov, 2025

Equipa entregou o troféu ao espaço verde e branco

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal teve, esta terça-feira, uma tarde especial ao entregar ao Museu Sporting o troféu referente ao Campeonato do Mundo de clubes.

Com a presença de Frederico Varandas, presidente que dirigiu algumas palavras ao plantel, e de Miguel Afonso, também do Conselho Directivo, o grupo - com o capitão Gonzalo Romero a carregar o troféu e a fazer as honras - colocou o troféu no espaço dedicado aos troféus internacionais do emblema de Alvalade.

Depois da fotografia de família que assinalou o momento, Pedro Gil comentou a conquista e a sempre emblemática entrega ao Museu Sporting.

"Quando se ganha um título desta magnitude, dá-se conta do que se conquista em dias como hoje, em que o entregamos ao Museu para aqui ficar para sempre. É um título que nunca tínhamos conquistado, em tantos de história, e ficamos muito felizes por ter conseguido", começou por dizer o coordenador da modalidade aos meios de comunicação Leoninos.

O antigo jogador lembrou que "cada modalidade tenta trazer o máximo de troféus possível" para o "maravilhoso Museu Sporting", sendo essa a razão pela qual trabalham "diariamente". "Ficamos satisfeitos cada vez que voltamos aqui. Estamos ansiosos pela próxima vez", acrescentou.

Pedro Gil destacou ainda o facto de o Mundial ter sido conquistado na cidade argentina de "San Juan, que tem muitos e apaixonados adeptos de hóquei em patins, contra um adversário como o FC Barcelona, o que ainda dá mais sabor e acrescenta valor".

Henrique Magalhães também falou, garantindo tratar-se de "um orgulho enorme poder fazer parte deste grande clube": "Poder trazer o primeiro título de Campeões do Mundo de hóquei em patins para o Sporting CP é muito bom, assim como fazer parte da história deste Museu renovado e lindo. Estamos muito contentes, mas não queremos ficar por aqui".

Apesar de explicar que "todos os títulos são especiais", o internacional português admitiu que "um título na catedral do hóquei, na Argentina, teve outro peso, principalmente por ser o Campeonato do Mundo de clubes".

Por fim, e ainda sobre a visita ao Museu Sporting, Henrique Magalhães fez uma confissão: "É nestes momentos que vemos nós, jogadores, somos pequeninos comparados com esta grande instituição. Temos de estar muito orgulhosos de vestir esta camisola e dar tudo por tudo. No fim, conseguir fazer parte deste grande Museu é uma honra enorme".

Foto Isabel Silva

Edo Bosch: "Há muito Campeonato pela frente"

Por Sporting CP
09 Nov, 2025

Reacções ao desaire contra o OC Barcelos

No final da derrota (2-4) da equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal na recepção ao OC Barcelos, Edo Bosch analisou o encontro.

"Foi um grande jogo. Entre estas duas grandes equipas, fica fácil que sejam sempre grandes jogos como o de hoje ou o de quinta-feira. Até acho que jogámos melhor hoje, mas a eficácia nas bolas paradas ditou a diferença. Tivemos ocasiões para marcar mais golos, mas só contam as que entram. Há muito Campeonato pela frente. Sabemos que temos feito coisas muito bem e temos de continuar a trabalhar", disse à Sporting TV na zona de entrevistas rápidas, continuando.

"Não gostei da arbitragem, mas não me quero desculpar com isso. Mais do que isso, faltou-nos eficácia. Há um golo do OC Barcelos que acontece logo a seguir a uma bola nossa ao poste. Seria o 3-2 para nós e foi para eles. Fez a diferença", explicou.

Por fim, o treinador Leonino prometeu que "esta equipa vai lutar sempre até ao último segundo". "Por vezes damos a volta, outras não. Hoje foi o OC Barcelos a dar a volta e o hóquei é assim. É um Campeonato muito duro e difícil e há que ir jogo a jogo", concluiu.

Gonzalo Romero também falou e foi da opinião que o grupo não esteve "à altura do que pede o Sporting CP". "Esta equipa tem de dar mais, trabalhar mais. Já passou, há que descansar e na próxima semana temos um jogo difícil em Turquel", acrescentou.

Para o capitão, os Leões estiveram "muito precipitados" na hora de finalizar: "Precisamos de mais tranquilidade na hora de definir. Temos de continuar a ser positivos porque está tudo no início, falta muita coisa".

Foto Isabel Silva

Desfecho diferente desta vez

Por Sporting CP
09 Nov, 2025

Hóquei derrotado pelo OC Barcelos

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal perdeu, este domingo, por 2-4 na recepção ao OC Barcelos para a quinta jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Xano Edo, Henrique Magalhães, Rafael Bessa, Gonzalo Romero e Facundo Navarro foram os escolhidos pelo treinador Edo Bosch para iniciar a partida, que foi uma reedição de quinta-feira, quando os dois emblemas se encontraram para a WSE Champions League, também no Pavilhão João Rocha, com triunfo Leonino por 4-3.

O domínio da primeira parte pertenceu ao Sporting CP, sendo que Facundo Navarro foi o mais entusiasmado nos primeiros minutos. O argentino começou por dar trabalho a Guillem Torrents, guardião do OC Barcelos, logo no primeiro minuto e, aos 4', ficou perto de marcar.

Finalmente, aos 6', Facundo Navarro marcou mesmo e num grande lance individual. O Leão patinou de uma ponta à outra da pista, aguentando as pressões contrárias até ficar na cara do guarda-redes e finalizar com muita classe. Grande momento muito festejado pelos Sportinguistas e marcador inaugurado.

O OC Barcelos começou a tentar esboçar uma reacção e ficou perto de conseguir o empate aos 12', quando Kyllian Gil acertou no ferro. Do outro lado Guillem Torrents voltou a defender, agora perante Roc Pujadas.

O Sporting CP estava melhor no jogo e conquistou uma grande penalidade aos 19', mas Facundo Navarro, na conversão, permitiu a defesa do guarda-redes. No mesmo minuto, foi também assinalada uma grande penalidade para o OC Barcelos e Miguel Rocha converteu, estabelecendo o 1-1.

Era a vez do emblema de Alvalade reagir e não demorou a fazê-lo: aos 20', Gonzalo Romero avançou ao seu jeito, com muita potência, e atirou forte para o fundo das redes para mais um grande golo e para colocar, mais uma vez, o Sporting CP no comando do resultado.

Até ao intervalo, destaque para as tentativas perigosas de Rafael Bessa e Danilo Rampulla. No final da primeira parte, 2-1 para o Sporting CP.

No segundo tempo, voltou a entrar melhor o Sporting CP, com Alessandro Verona a ficar perto de facturar em duas ocasiões seguidas (32'), assim como Diogo Barata (35'). Contudo, foi o OC Barcelos que conseguiu marcar e empatar aos 37' através do stick de Franco Ferruccio.

Pouco depois, azar para o Sporting CP quando Henrique Magalhães acertou no ferro e, no contra-ataque, Kyllian Gil marcou para o OC Barcelos, conseguindo concluir a reviravolta (2-3).

A perder pela primeira vez, o Sporting CP teve de ir atrás do resultado e criou algumas oportunidades, como aquela em que, aos 44', Alessandro Verona e Rafael Bessa não marcaram por muito pouco. Xano Edo, na baliza verde e branca, negou o bis a Kyllian Gil logo a seguir.

Ainda assim, os lances perigosos não estavam a abundar perante um OC Barcelos fechado a sete chaves, mas com qualidade, o que permitia sair bem e aproveitar qualquer espaço. Assim, os nortenhos conquistaram mais uma grande penalidade aos 48' e Miguel Rocha voltou a converter, fazendo o 2-4 final com pouco tempo de jogo pela frente.

Os Campeões do Mundo voltam a jogar no sábado, visitando o HC Turquel.

Sporting CP: Xano Edo [GR], Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Henrique Magalhães, Gonzalo Romero [C] e Zé Diogo Macedo [GR].

Foto João Pedro Morais

Alessandro Verona: "Domingo vai ser difícil também"

Por Sporting CP
08 Nov, 2025

Novo embate com o OC Barcelos em perspectiva, desta vez para o Campeonato

Depois do embate europeu na quinta-feira (4-3), a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal e OC Barcelos reencontram-se, este domingo (19h00), novamente no Pavilhão João Rocha, mas desta feita a contar para a quinta jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

O hoquista Alessandro Verona lançou a partida e mostrou-se sem dúvidas de que o nível de dificuldade vai estar novamente lá em cima, depois de a meio da semana terem tido de fazer um esforço hercúleo nos últimos três minutos para transformar um 1-3 desfavorável numa emocionante vitória por 4-3 na estreia na WSE Champions League.

"Era muito importante ganhar na quinta-feira. Sabíamos que ia ser um jogo dificílimo e domingo vamos voltar a defrontar essa grande equipa. Vamos ver o que falhamos, corrigir os erros e fazer um jogo melhor", delineou o italiano, recuperando ainda as sensações desse último e recente confronto.

"Temos de ter mais cuidado na defesa, mas, pelo lado positivo, viramos o jogo depois de estar duas vezes a perder por dois golos de diferença. Domingo vai ser difícil também", frisou.

Para voltar a levar a melhor sobre o actual campeão europeu e recente vencedor da WSE Continental Cup, Verona espera contar novamente com o decisivo apoio dos Sportinguistas. "Precisamos deles. Na quinta-feira foi fantástico, os adeptos puxaram por nós até ao fim do jogo. Agradecemos-lhes por terem vindo e no domingo vamos voltar a precisar deles", apelou, a fechar.

Actualmente, nas contas do Campeonato, o Sporting CP ocupa o segundo lugar com dez pontos, menos dois que o líder SL Benfica, enquanto o OC Barcelos é terceiro com nove.

Foto João Pedro Morais

Edo Bosch: "Todos os jogadores tiveram de ir ao seu máximo"

Por Sporting CP
06 Nov, 2025

Técnico na reacção ao triunfo europeu

No fim da estreia na WSE Champions League, com vitória dos Leões sobre o OC Barcelos (4-3), Edo Bosch, treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting CP, fez a leitura do encontro em declarações aos meios de comunicação do Clube, considerando que, acima de tudo, foi “um grande jogo entre duas grandíssimas equipas”.

“Fomos a perder por 0-2 ao intervalo, mas pelo que foi a primeira parte acho não era para esse resultado. Tínhamos de arriscar tudo, tentar dar a volta e no fim tivemos a recompensa, que acho que foi merecida”, resumiu, acrescentando que “foi um jogo em que todos os jogadores tiveram de ir ao seu máximo”.

De seguida, o técnico destacou o apoio Sportinguista nesta noite europeia e apontou já ao reencontro com o OC Barcelos de domingo. “Queria agradecer ao público que esteve hoje presente e convidá-los para domingo, porque parte desta reviravolta foi pela força e inspiração que nos deram”, enalteceu Edo Bosch.

Também Facundo Navarro, que também fez o rescaldo da vitória, realçou que hoje “teve de ser com a raça e o apoio dos Sportinguistas”.

“Obrigado a todos os que nos vieram apoiar. Foi um jogo complicado. Sabíamos que o OC Barcelos vinha com muita confiança e complicou-nos o jogo, sobretudo, na primeira parte. Eles são intensos, agressivos e nós tínhamos de igualar isso. Fizemo-lo na segunda parte e isso ajudou-nos a virar o jogo”, salientou o argentino, autor de um ‘bis’, entre os quais o golo que valeu os primeiros três pontos na fase de grupos.

Foto João Pedro Morais

Vitória heróica para entrar em grande na WSE Champions League

Por Sporting CP
06 Nov, 2025

Reviravolta de classe mundial chegou no fim sobre o campeão europeu (4-3)

Que reviravolta! De regresso a casa e à WSE Champions League, a equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal estreou-se nesta edição com uma emocionante vitória por 4-3 frente ao OC Barcelos, esta quinta-feira à noite, no jogo referente à primeira jornada do grupo B.

A eficácia que teimava em faltar aos Leões começou por tê-la o campeão europeu em título (e recente vencedor da WSE Continental Cup também), que esteve a vencer por 0-2 e, depois, por 1-3 até aos últimos – e loucos - três minutos, onde os Campeões do Mundo tudo mudaram com três golos de enfiada.

Perante um conjunto de Barcelos moralizado por cinco vitórias consecutivas, os Leões de Edo Bosch, com Xano Edo, Henrique Magalhães – capitão na ausência de ‘Nolito’ Romero -, Alessandro Verona, Rafa Bessa e Facundo Navarro no ‘cinco’ inicial, cedo mostraram ao que vinham. Com a mira apontada à baliza adversária, a qual visaram várias vezes em poucos minutos, só faltou melhor pontaria.

No entanto, à boleia de alguns contra-ataques, os visitantes também puseram Xano Edo rapidamente a trabalhar e reequilibraram o encontro também no que a ocasiões diz respeito. Depois de Verona ter ficado muito perto do golo Leonino, tal como Ivan Morales – no ferro – para a sua equipa, foi o OC Barcelos a abrir as hostilidades, graças a uma stickada à meia-volta do capitão Miguel Rocha.

De imediato, a partir da bancada, os Sportinguistas pediram o golo da igualdade, que podia ter chegado logo num desvio de Danilo Rampulla ou noutro, mais tarde, de Verona, porém nada feito até ao intervalo – e, antes, tudo se complicou um pouco mais.

A versão mais física do OC Barcelos veio ao de cima com a vantagem e, além de ter fechado a sua baliza com sucesso, a cerca de dez segundos da buzina surpreendeu no ataque e chegou ao 0-2. Outra vez, Miguel Rocha usou a fórmula anterior e, depois de levantar a bola, voltou a castigar o Sporting CP, que saiu de pista demasiado penalizado especialmente face à sua produção ofensiva.

Reatada o duelo europeu entre emblemas nacionais, só a trave negou o imediato 1-2 a Navarro e, com os Leões balanceados no ataque, Xano Edo cumpriu o seu papel entre os postes – a excelente nível – segurando a equipa perante as perigosas transições adversárias.

Um jogo do ‘gato e do rato’ que se foi prolongando, mas depois de mais um susto - Franco Ferruccio acertou no ferro – o desejado golo verde e branco apareceu. Aos 36 minutos, um ‘tiraço’ de insistência de Navarro fez finalmente balançar as redes e o empate esteve à vista logo na jogada seguinte, contudo Roc Pujadas desperdiçou um flagrante cara-a-cara com o guardião Guillem Torrents.

Mais eficaz, no entanto, voltou a ser o OC Barcelos. Com espaço, Carlos Ramos entrou de rompante na área e fez o 1-3 que adiou, mas não travou o ímpeto dos Leões, que tiveram de voltar à ‘estaca zero’ perante um adversário cada vez mais baixo na pista. Novamente, persistência nunca faltou aos comandados de Edo Bosch e a recta final do jogo trouxe a eficácia até então em falta e, com ela, a devida e muito saborosa recompensa quando a vitória parecia uma miragem.

Foi Rampulla (contra a sua ex-equipa), ao converter com sucesso a décima falta do OC Barcelos, que soltou a derradeira reacção verde e branca, a qual tomou conta dos últimos três minutos e meio da partida para levar o Pavilhão João Rocha à loucura.

Depois de Bessa já ter ficado perto do empate, um penálti de Ferruccio voltou a abrir essa ‘porta’, mas Verona falhou a conversão. Ainda assim, o italiano não tardou em redimir-se e com uma stickada certeira em zona central fez mesmo o 3-3. Apesar de tudo, um ponto também não era suficiente para um Sporting CP que quis sempre mais nesta estreia na WSE Champions League.

E foi já dentro do último minuto que os Leões agarraram os três pontos. Rampulla iniciou o ataque, tocou para Henrique Magalhães servir Navarro ao segundo poste e o argentino (‘bis’), decisivo mais uma vez, assinou a reviravolta num momento de apoteose dentro e fora de pista.

Uma emocionante vitória que, contudo, só se confirmou, a seguir, quando Xano Edo se impôs a Miguel Rocha, defendendo a recarga – depois de uma stickada para fora – na cobrança da décima falta do Sporting CP.

Entrada a vencer num grupo que tem ainda SL Benfica, UD Oliveirense, HC Liceo (Espanha) e Hockey Bassano 1954 (Itália), sendo este último o próximo adversário europeu dos Leões. Antes disso, no horizonte do Sporting CP está um reencontro com o OC Barcelos, já este domingo (19h00), novamente no Pavilhão João Rocha, mas a contar para o Campeonato Nacional.

Sporting CP: Xano Edo, Rafa Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Santiago Honório, Henrique Magalhães [C], Zé Diogo

Foto João Pedro Morais

Xano Edo: "Estamos preparados"

Por Sporting CP
05 Nov, 2025

Hóquei inicia caminhada na WSE Champions League

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebe, às 20h30 desta quinta-feira, o OC Barcelos para a primeira jornada da fase de grupos da WSE Champions League.

No Pavilhão João Rocha, os Leões vão tentar entrar da melhor forma na competição europeia e Xano Edo fez a antevisão ao encontro.

"É uma competição nova e completamente diferente do Campeonato, ainda que muitas das equipas sejam as mesmas. Queremos fazer o nosso trabalho. Vai ser uma competição mais dura, vamos passar a ter dois jogos por semana e temos mais trabalho físico. Temos todas as condições e uma equipa técnica que não falha em nada para entrar com tudo nesta competição", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos.

O guarda-redes admitiu que "a primeira fase da temporada foi muito complicada, com muitos jogos e viagens, mas serviu para nos preparar para o que aí vem". "Não foi nada fácil, exigiu muito de nós, mas estamos mais do que preparados precisamente por causa disso", acrescentou.

Depois do jogo desta quinta-feira, o Sporting CP volta a receber o OC Barcelos no domingo, mas para o Campeonato Nacional. Xano Edo explicou que "o facto de serem competições diferentes exige coisas diferentes de cada jogo".

"O OC Barcelos é uma equipa muito física e baseia-se nisso para ganhar, assim como na qualidade dos seus jogadores. Para a WSE Champions League, acho que isso vai ter peso. No domingo, para o Campeonato Nacional, acho que vai ser completamente diferente. Mas estamos preparados para os dois jogos", referiu.

Por fim, o internacional português de 24 anos pediu o apoio Sportinguista no Pavilhão João Rocha: "Não é um horário fácil, ainda para mais a meio da semana. Apelo aos adeptos que nos venham apoiar. São a nossa maior força e se ganharmos é por causa deles. Que esteja um grande pavilhão a torcer por nós porque vamos fazer tudo para lhes dar as maiores alegrias".

Foto Sérgio Martins

Vira aos três, acaba aos onze

Por Sporting CP
01 Nov, 2025

Sporting CP visitou e venceu o CH Carvalhos por 0-11

A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu esta tarde o CH Carvalhos por 0-11, em jogo da quarta jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Um resultado expressivo e uma exibição madura da formação verde e branca, que soube desmontar a sólida estrutura defensiva adversária e manteve a intensidade até ao apito final.

Nos Carvalhos, Edo Bosch apostou num cinco inicial com Xano Edo, Diogo Barata, Gonzalo ‘Nolito’ Romero, Facundo Navarro e Danilo Rampulla. Do outro lado, o CH Carvalhos respondeu com organização e linhas fechadas. Durante os primeiros minutos, a equipa da casa fechou bem a pista, tapou espaços e obrigou o Sporting CP a procurar pacientemente o caminho do golo.

Conta a história que, perante adversários compactos, o mais difícil é marcar o primeiro e a prática comprovou-o. Aos 10 minutos, num remate de Danilo Rampulla desferido desde a quina da área, a bola desviou caprichosamente no stick de um adversário e traiu o guarda-redes André Almeida.

O golo verde e branco teve o condão de desequilibrar a balança. Três minutos depois, o talento fez o resto: jogada trabalhada na esquerda, bola a sobrar para Henrique Magalhães e uma finalização simples, clínica, para o 0-2. Dois lances, duas demonstrações de maturidade ofensiva dos Campeões do Mundo.

Aos 15 minutos, Nolito teve no stick o 0-3, mas não conseguiu converter uma grande penalidade conquistada por Rafael Bessa: o remate do capitão Leonino embateu com estrondo na tabela final e o lance perdeu-se.

O desperdício, contudo, não abalou o colectivo verde e branco. Xano Edo apareceu uma defesa decisiva perante Diogo Casanova e, aos 18 minutos, nova jogada de entendimento – "Nolito" Romero conduziu um contra-ataque, viu a entrada de Facundo Navarro e serviu o compatriota, que assistiu Santiago Honório no lado contrário da área - fechou as contas da primeira parte com um 0-3 que espelhava o domínio crescente do Sporting CP.

Com o marcador controlado, os Leões impuseram o seu jogo de posse e circulação, obrigando o CH Carvalhos a correr atrás do resultado e do tempo. O intervalo chegou, então, num jogo onde o Sporting CP impôs a sua superioridade perante um adversário que se bateu bem, mas não teve argumentos para travar o poderio do conjunto de Edo Bosch.

No regresso dos balneários, o CH Carvalhos tentou reagir, procurando reduzir a desvantagem. Ainda assim, encontrou pela frente um Xano Edo atento e seguro, que anulou com competência as investidas adversárias. A resposta do Sporting CP foi tranquila e eficaz: com o marcador confortável, os Leões controlaram a posse de bola, baixaram o ritmo quando necessário e aceleraram nos momentos certos, alargando progressivamente o resultado.

Aos 35 minutos, surgiu o 0-4. Na sequência da décima falta do CH Carvalhos, Danilo Rampulla converteu o livre directo com classe. Um minuto depois, o argentino fez o hattrick. Recuperou a bola no centro da pista e, isolado, assinou o 0-5 com um remate certeiro, já sem hipótese de resposta de André Almeida.

O domínio leonino intensificou-se e, aos 37 minutos, Facundo Navarro fez o sexto, num remate de meia distância após uma transição rápida de defesa para ataque. O CH Carvalhos já mostrava dificuldades em travar o ímpeto ofensivo dos verdes e brancos e, logo no minuto seguinte, Santiago Honório também chegou ao bis, finalizando uma jogada bem trabalhada entre Danilo Rampulla e ‘Facu’ Navarro.

Ainda aos 38’, foi a vez do Sporting CP atingir a sua décima falta, mas Afonso Lima, de livre directo, não conseguiu bater Xano Edo, a manter a baliza inviolável. Pouco depois, com dez minutos ainda por jogar, Edo Bosch promoveu a entrada de Zé Diogo Macedo, premiando um elemento muito importante para o grupo de trabalho.

Aos 41 minutos, Rafael Bessa fez o oitavo golo do Sporting CP no jogo, num movimento individual dentro da área, seguido de um remate forte e colocado. Três minutos depois, nova grande penalidade a favor dos Leões, desta vez convertida por Facundo Navarro para o 0-9.

Aos 47 minutos, Diogo Barata chegou ao décimo golo Leonino, transformando com simplicidade um passe de Nolito dentro da área. O conjunto verde e branco não parou aí: Henrique Magalhães encontrou espaço para fazer o 0-11, conduzindo a bola pela zona central antes de finalizar com categoria.

O CH Carvalhos ainda procurou o golo de honra, mas encontrou um Zé Diogo seguro, que fechou o encontro com a baliza a zeros. Um resultado expressivo, construído sobretudo na segunda parte, em que o Sporting CP foi mais forte nos dois lados da pista, aproveitando o balanceamento ofensivo adversário e não dando qualquer hipótese de recuperação.

Sporting CP: Xano Edo [GR], Diogo Barata, Danilo Rampulla, Facundo Navarro, Gonzalo ‘Nolito’ Romero [C], Zé Diogo Macedo [GR], Rafael Bessa, Roc Pujadas, Santiago Honório e Henrique Magalhães. Treinador: Edo Bosch. Disciplina: cartão amarelo para Gonzalo Romero (15’), cartão azul para Danilo Rampulla (período de intervalo), cartão azul para Rafael Bessa (44’).

Páginas

Subscreva RSS - Hóquei em Patins