Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto João Pedro Morais

Tiago Santos é campeão do Mundo da Wako Pro

Por Sporting CP
09 Jul, 2023

Atleta Leonino venceu o italiano Matteo Copelli na 14.ª edição da Gala Brothers League

Tiago Santos é campeão do Mundo de Wako Pro na categoria de -68,5 kg, tendo conquistado o título em pleno Pavilhão João Rocha.

O atleta Leonino venceu o italiano Matteo Copelli, em cinco assaltos e por decisão unânime do júri, após os três juízes decidirem todos a favor do lutador Sportinguista, que dominou todos os 'rounds', só lhe faltando mesmo o conhecido KO sobre o advesário transalpino. 

Sempre com mais iniciativa ao longo da luta e com as acções mais contundentes, Tiago Santos teve vários momentos que levaram ao rubro a muito bem composta bancada central do Pavilhão João Rocha e também os espectadores das cadeiras bem próximas do ringue colocado na casa das modalidades Leoninas. 

Tiago Santos esquivou-se dos ataques do atleta canhoto transalpino e com golpes de braços aliados a pontapés fortes (kicks), atingiu várias vezes com sucesso o adversário para depois viver a apoteose do título mundial, que junta ao título europeu e ao intercontinental. 

No final, aos meios de comunicação do Sporting CP, Tiago Santos mostrava a alegria por mais um feito para a história individual e também para o sucesso do kickboxing do Sporting CP: "Já perseguíamos este objectivo há muitos anos. Já conhecia o Copelli, um excelente lutador e vínhamos com a lição bem estudada, a tentar controlar a mão de trás, que era a mão forte. Penso que dominei, sim, e agora é desfrutar".

Campeão da Europa, Intercontinental e agora Mundial, Tiago Santos reconheceu que a temporada superou as melhores expectativas: "Nem nos meus sonhos pensava ter uma época assim. Acho só aqui a duas semaninhas é que vou cair na real e pensar no que conquistei esta época".

Sobre o combate, Tiago Santos sublinhou que conseguiu pôr em prática o desejo de ter maior iniciativa e assumir as maiores 'despesas' do duelo decisivo:"A responsabilidade maior era minha por estar a jogar em casa e foram dois estilos que 'casaram' muito bem. Acredito que o público sai daqui contente, porque foi um grande combate".

Com um pavilhão em peso a apoiar Tiago Santos, a tarefa do atleta Sportinguista ficou ainda mais possível de alcançar e o lutador Leonino mostrou gratidão pela força que emanou das bancadas. "Foi lindo. O público esteve lá em cima comigo, puxaram por mim e só tenho de lhes agradecer", afirmou.

Para Tiago Santos, a noite que culminou no título mundial foi, por isso, quase perfeita: "Foi 99 por cento perfeito, 100 por cento era tirar um KO. Não aconteceu, mas estou feliz na mesma, porque o que que interessa é ganhar".

Apoiado no canto pelo irmão André Santos, que há pouco menos de um ano foi campeão do Mundo, Tiago vincou a alegria pela presença e força transmitidas. "É especial ter o meu irmão no canto. É sempre aquela força extra, porque como sabem ele está na Holanda. Tê-lo aqui comigo dá-me uma força enorme. O ano passado fui eu no canto, este ano é ele no canto, estamos cá um para o outro desde sempre e para sempre", disse.

Tiago Santos sublinhou também a importância que o Sporting CP teve em mais um título e no sucesso que tem assinado na carreira: "O Sporting CP está sempre por trás, qualquer coisa de que nós precisamos o Sporting CP ajuda e também tenho muito a agradecer ao Clube".

Para o treinador Paulo Santos, técnico de Tiago Santos, a vitória do atleta que orienta deu justiça à superioridade do novo campeão do Mundo. "Raramente preparo um atleta meu só para um adversário. Eu faço o contrário. Os adversários que se preparem para os nossos atletas porque geralmente eu não tenho nenhum atleta previsível. Os meus atletas são preparados para lutar com todos, mas, desta vez, fiz a preparação específica do Tiago para o Matteo, que é um atleta excelente, o número dois do ranking mundial, muito experiente. O Tiago fez investidas muito fortes, que se o adversário não fosse muito forte, não teria aguentado a pressão. O Tiago apanhou um canhoto, com a perna direita à frente, que complica muito a vida", afirmou o técnico.

Paulo Santos falou ainda da sensação de orientar dois campeões do Mundo - André e Tiago Santos. "É algo de histórico porque em minha casa estão sete cinturões da Wako Pro. Não preciso de me gabar, eu mostro.  É muito trabalho, dedicação, eles acreditarem em mim. Eles não são o que são por serem meus filhos, mas porque trabalham. Basta acreditar e querer, que vamos em frente. Tenho outros atletas a trabalhar comigo que estão em neo profissional e que vão mostrando um bocado do meu trabalho", referiu, destacando que André e Tiago Santos são os primeiros a chegar à sala de treinos e os últmos a saírem, sendo por isso "exemplos de uma enorme dedicação à modalidade".

Por fim, Paulo Santos vaticinou possibilidades de outros atletas Leoninos puderem, em breve, estarem na luta por títulos mundiais. "O Rodrigo Marques e a Sara Rodrigues sim. Ainda são muito jovens e outros miúdos com muito potencial, se eles quiserem mais, se quiserem chegar ao topo, vão ter de ter paciência e calma, porque eu não os meto logo assim. Fiz isso com os meus filhos, aos 16 anos e podia ter corrido mal". deixando ainda uma palavra aos Sportinguistas presentes na bancada. "O meu muito obrigado a eles, sentimos esse calor e que estiveram aqui muitos Sportinguistas a apoiarem", concluiu. 

Foi uma noite de sábado de grande espectáculo de kickboxing, com um total de dez combates, desde confrontos entre lutadores que estão a dar os primeiros passos na modalidade aos profissionais, numa sessão com mais de quatro horas de duração e quatro atletas Leoninos em acção: além de Tiago Santos, também competiram Rodrigo Marques, Sara Rodrigues e o mais 'veterano' de 37 anos, Ricardo Mendes. Foi uma Gala que arrancou muitos aplausos e gerou enorme entusiasmo do público presente.

           

Tiago Santos segura título intercontnental

Por Sporting CP
08 maio, 2023

Atleta do Sporting CP superou o togolês Zikply Anoumou

Tiago Santos, atleta de kickboxing do Sporting Clube de Portugal, venceu, no último sábado, Zikply Anoumou, mantendo assim o título internacional WAKO Pro K1 em 66,8kg.

Num combate realizado no Casino Figueira, na Figueira da Foz, o português defrontou o adversário oriundo do Togo, campeão africano, em cinco intensos assaltos. No final, a vitória coube a Tiago Santos, de 23 anos, por decisão unânime dos juízes.

Assim, o Leão segurou um cinturão que conquistou em Junho de 2022 ao superar o marroquino Anass Amidouch em Badajoz, Espanha.

Foto Rui Farinha/NFactos

André Santos revalida título Mundial

Por Sporting CP
05 Mar, 2023

Leão superou o turco Emre Korkmaz

André Santos, atleta de kickboxing do Sporting Clube de Portugal, revalidou, este sábado, o título de Campeão do Mundo WAKO Pro em K1 66,8 kg.

No Pavilhão Desportivo de Vilarinho do Bairro, em Anadia, o português superou o turco Emre Korkmaz por decisão unânime dos juízes (50-48) e segurou um cinturão que havia conquistado em Agosto de 2022.

Num dos combates mais complicados da carreira, André Santos viu os três primeiros assaltos serem bastante disputados, com o Leão a pressionar mais enquanto Emre Korkmaz apostava no contragolpe com perigosos pontapés rotativos.

Mesmo perante uma oposição de qualidade, André Santos respondeu com qualidade nos últimos dois assaltos, conseguindo assegurar a vitória.

No final do evento, o Campeão Mundial destacou o "bem combate, muito bem disputado por ambas as partes".

"Penso que o público que esteve presente na arena gostou, os fãs do kickboxing gostaram e isso é o mais importante. O título ficou em casa e isso significa muito porque é para isto que trabalhamos todos os dias. Fico muito contente por ganhar mais um título para mim, para a minha família, para o meu clube e para o meu país. Agradeço ao promotor Paulo Santos e à federação internacional WAKO PRO por tornarem isto possível, é importante que tudo isto aconteça e que haja mais eventos destes em Portugal. Só assim é que o kickboxing português pode continuar a crescer e só assim é que podemos trazer estes grandes títulos para o nosso país", disse aos jornalistas.

Foto Sporting CP

André Santos é Campeão Europeu de kickboxing da WAKO

Por Sporting CP
18 Nov, 2022

Atletas Leoninos venceram três medalhas por Portugal

Ao serviço de Portugal, André Santos, atleta Leonino, fez História ao vencer, esta sexta-feira, a medalha de ouro na categoria low kick -67kg do Campeonato da Europa de Kickboxing da WAKO, que decorreu em Antalya, na Turquia.

Na final, André Santos bateu o italiano Alessandro Caputo também por 3-0, fechando um percurso perfeito na prova, vencendo os seus quatro combates pela diferença máxima.

Antes disso, Tiago Santos, irmão de André e também atleta do Sporting CP, ficou com a medalha de prata em K1 -67kg ao ter perdido por 2-1 contra o francês Alexis Sautron, o qual estava mais fresco por ter realizado menos um combate do que o português.

Já em full contact -51kg, o também Leão Hugo Estrela chegou às meias-finais e conquistou o bronze, completando o assinalável contributo verde e branco para a selecção nacional na Turquia.

Foto João Pedro Morais

André Santos na final do Campeonato da Europa da WAKO

Por Sporting CP
16 Nov, 2022

Atletas Leoninos, ao serviço da selecção nacional, bem lançados na prova Europeia

André Santos está na final da categoria low kick -67kg do Campeonato da Europa de Kickboxing da WAKO, que está a ter lugar em Antalya, na Turquia, e vai defrontar o italiano Alessandro Caputo no derradeiro combate. A data e hora ainda não são, no entanto, conhecidas, mas fica a nota da possível conquista do ouro para o atleta do Sporting Clube de Portugal.

A prova conta ainda com os Leões Tiago Santos, em K1 -67kg, Hugo Estrela, em full contact -51kg (conquistou a medalha de bronze), Sara Rodrigues, em low kick -56kg, e Rodrigo Marques, em low kick -60kg.

É a primeira vez que um clube oferece tantos atletas às três disciplinas possíveis de ringue sénior à selecção nacional para o Campeonato da Europa da WAKO.

Foto João Pedro Morais

André Santos: o rei Leão do ringue

Por Sporting CP
31 Jul, 2022

"Queria muito este título, era muito importante ganhar em casa"

André Santos é o mais recente Campeão do Mundo em K1 66,8 kg. O atleta do Sporting Clube de Portugal venceu, na discussão pelo cinturão mundial WAKO Pro, o italiano Luca Mameli em três assaltos apenas, no evento The Lion's Crown, que decorreu no Pavilhão João Rocha.

Mais forte, mais audaz, mais assertivo, mais valente, mais aguerrido, mais destemido, mais corajoso. André Santos foi tudo isto e muito mais no ringue do Pavilhão João Rocha. 

Em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP, André Santos explicou, emocionado, como decorreu o combate e como o estabelecer prioridades nos assaltos foi importante.

"No início do combate confesso que estava um pouco preso, mas também é normal, vim de duas operações, esta época não tem sido fácil. No primeiro round podia ter dado mais, soltar mais o meu jogo mas depois as coisas começaram a melhorar, comecei a colocar em prática a minha estratégia e as minhas prioridades, que estavam já planeadas e consegui vencer no terceiro round", começou por mencionar.

André Santos prosseguiu na análise do combate: "No segundo round notei que o meu adversário estava a decair e com a minha pressão tudo se conseguiu. Era também por aí a minha estratégia para o combate. Isso e variar ao máximo os golpes em cabeça, tronco e pernas. Correu bem".

O atleta do Sporting CP reforçou o quanto este título era importante e recompensador: "Queria muito este título, era muito importante ganhar em casa, para os portugueses e Sportinguistas. Trabalhei muito para isto e fui um justo vencedor".

O Pavilhão João Rocha vestiu-se de adeptos para ver André Santos a vencer.

"Senti sempre o calor do público, mas principalmente no meu canto ouvir o meu pai e o meu irmão. Foi tudo fundamental", disse o atleta.

Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo do Sporting CP, também marcou presença no combate e reforçou que o Clube é feito destes momentos de Glória: "O Sporting CP é isto, conquistas. Acabo de vir de Leiria onde está o atletismo e que foi um grande dia. E agora isto, é fenomenal. O Sporting CP é isto. São uns heróis esta equipa, o André Santos merece isto tudo e muito mais".

Quem também falou com os meios de comunicação do Sporting CP foi Carlos Ramjanali. A organização do evento esteve de parabéns, nas palavras do director-geral da WAKO pro.

"Estiveram aqui no Pavilhão João Rocha várias entidades internacionais, gente de alto nível e todos ficaram agradavelmente surpresos. Não esperavam, em Portugal, existir um nível de organização tão alto e uma palavra de parabéns à entidade que organizou, o Sporting Clube de Portugal. Todos os detalhes estiveram excepcionais. Foi uma competição ao mais alto nível ", mencionou.

Nota ainda para  Luana Melo, que venceu o cinturão WAKO Pro, Aixay Hernandéz, que conquistou cinturão ibérico WAKO Pro, Alparsan Balak, cinturão mediterrânico WAKO Pro, Bassó Pires, que levantou o cinturão mediterrânico WAKO Pro e ainda Mathieu Tavares, que venceu o cinturão intercontinental WAKO Pro.

Houve ainda tempo para uma homenagem a Tiago Santos, atleta do Sporting CP.

Foi a primeira edição do The Lion's Crown e decorreu no Pavilhão João Rocha. Uma parceria vencedora com a WAKO Pro. Ao todo, foram 12 os atletas que disputaram os seis títulos.

Foto João Pedro Morais

André Santos: "Aproveitar o momento e viver este sonho"

Por Sporting CP
29 Jul, 2022

Dia de pesagens na véspera da gala de K1 The Lion’s Crown

Já está tudo pronto no Pavilhão João Rocha para receber a gala The Lion’s Crown de K1, marcada para, amanhã, sábado, às 20h30. No entanto, foi com as pesagens, já nesta sexta-feira, que começou um evento que promete ser histórico, com o atleta André Santos a representar os Leões no combate principal, no qual estará em disputa o Cinturão Mundial WAKO Pro.

Um a um, na casa das modalidades Leoninas, os 12 atletas foram subindo à balança, pela mesma ordem que decorrerão os seus combates na gala [ver lista completa abaixo], procedendo às habituais pesagens de véspera, onde aconteceram também os primeiros cara-a-cara entre adversários. Os últimos a fazê-lo foram o italiano Luca Mameli, da Supreme Fighting Team, e André Santos, do Sporting CP, que estiveram na mesa central acompanhados pelos seus respectivos treinadores e por José Carlos Manaças, coordenador técnico da formação e desenvolvimento das modalidades do Sporting CP, e por Carlos Ramjanali, director geral da WAKO pro.

“Espero que seja um grande espectáculo”, atirou o lutador italiano nas suas primeiras palavras no Pavilhão João Rocha, às quais se seguiram as declarações de André Santos: “Estou pronto para lutar amanhã, espero que seja um grande evento e que o título fique em casa para os portugueses e Sportinguistas”.

Já o director geral da WAKO Pro desejou que esta gala fosse “a primeira de muitas em parceria com o Sporting CP”, realçando: “Vamos apoiar sempre no que for possível, queremos estar junto dos atletas e organizadores”. Por fim, também José Carlos Manaças lançou o evento organizado pelo Clube verde e branco: “É um evento singular e acontece pela primeira vez no Pavilhão João Rocha, uma bonita sala. Espero que seja sempre leal e um grande espectáculo”.

No fim de todas as pesagens, André Santos falou aos meios de comunicação Leoninos, fazendo uma antevisão da gala e do seu combate, onde estará em disputa o Cinturão Mundial WAKO Pro.

"Está tudo pronto e o trabalho está feito. O mais complicado era chegar aqui e agora resta aproveitar o momento e viver este sonho", começou por dizer, acrescentando: "O meu objectivo principal neste momento era a pesagem, agora preciso de hidratar, comer e descansar bem para amanhã estar a cem por cento".

O ringue já tomou conta da pista do Pavilhão João Rocha e a pouco mais de 24 horas do início da gala, o atleta verde e branco lançou um apelo aos Sportinguistas. "É o primeiro [evento] de muitos, espero eu. Sendo o único atleta profissional do Sporting CP a lutar amanhã é muito importante contar neste pavilhão não só com os portugueses, mas principalmente com os Sportinguistas. Tenho a certeza que será um grande evento para todos nós", concluiu.

ORDEM DOS COMBATES:

Cinturão WAKO Pro
Inês ‘Pikachu’ Correia (Academia Pé de Chumbo) – Luana Melo (Boavista FC)

Cinturão Ibérico WAKO Pro
João Silva (KO Team) – Aixay Hernández (Club Kickboxing Coleta - Espanha)

Cinturão Mediterrâneo WAKO Pro
Alparsan Balak (Tuzla MSC - Turquia) – Guilherme Garcia (Norte Forte)

Cinturão Mediterrâneo WAKO Pro
Christian Berthely (Boxing Academy Villejuif - França) – Bassó Pires (KO Team)

Cinturão Intercontinental WAKO Pro
Mathieu Tavares (Team El Quandili – Cabo Verde) – Vinícius Bereta (Team Bereta - Brasil)

Cinturão Mundial WAKO Pro
Luca Mameli (Supreme Fighting Team - Itália) – André Santos (Sporting CP)

Foto João Pedro Morais

Tiago Santos: "Desfrutar e fazer o meu melhor"

Por Sporting CP
12 Jul, 2022

Primeiro combate nos Jogos Mundiais é já esta quarta-feira

Tiago Santos entra em acção nos Jogos Mundiais em Birmingham, nos EUA, já nesta quarta-feira, às 13h00 locais, 19h00 em Portugal Continental. O atleta do Sporting Clube de Portugal, em representação de Portugal, vai combater na categoria K1 63,5 kg e no primeiro combate medirá forças diante do cazaque Chingiskhan Tlemissov.

Antes da partida para os Jogos Mundiais, que nesta edição tem o kickboxing integrado pela primeira vez de forma oficial, Tiago Santos deu conta da confiança: “É mais uma etapa na minha caminhada. Vai ser uma grande prova. Estive o ano todo a pensar nisto e chegou a hora. Sei que vai ser uma experiência incrível e, por isso, depois de todo o trabalho feito, resta-me desfrutar e fazer o meu melhor”.

O atleta Leonino está a preparar a participação nos Jogos Mundiais há vários meses e no último mês teve de se preparar também a nível físico, emagrecendo cerca de 15 kg para chegar à categoria 63,5 kg em que competirá. “Faz parte. Foi exigente, obviamente, mas não tínhamos a categoria 67 kg disponível. É o que é e acaba por ser igual para todos os atletas, ainda que haja os que têm de baixar menos peso, mas também há quem tenha de baixar mais”, desvalorizou.

Assim, Tiago Santos partiu focado apenas no combate dos quartos-de-final: “Aquilo que interessa é o combate. Só penso no primeiro porque esse é o que interessa e porque cada combate vai ser uma final. Vão lá estar os oito melhores e os pormenores muitas vezes decidem, mas eu vou dar o meu melhor e dar tudo de mim”.

De referir que nesta 11.ª edição dos Jogos Mundiais, que se disputa desde dia 7 deste mês de Julho até dia 17, vai contar com mais dois atletas Leoninos: Dinis Cardoso e Maria Marvão irão competir em pares na ginástica acrobática.

Tiago Santos é Campeão Intercontinental WAKO Pro

Por Sporting CP
05 Jun, 2022

​Leão bateu o marroquino Anass Amidouch em Badajoz

Tiago Santos, atleta do kickboxing do Sporting Clube de Portugal, conquistou no último sábado o título de campeão intercontinental WAKO Pro na categoria K1 66,8 kg.

O combate foi disputado no Pabellón Polideportivo La Granadilla, em Badajoz, Espanha, com o jovem de 22 anos a vencer o marroquino Anass Amidouch por decisão unânime, após cinco assaltos, com uma pontuação de 49-47, 49-47 e 49-48.

Este resultado chega cerca de um mês antes de o atleta Leonino rumar a Birmingham, nos Estados Unidos da América, para participar nos The World Games entre os dias 7 e 17 de Julho.

Foto João Pedro Morais

Atletas de kickboxing continuam de Leão ao peito

Por Sporting CP
12 Jan, 2022

Adolfo Barão, André Santos e Tiago Santos assinaram novos vínculos

Os atletas Adolfo Barão, André Santos e Tiago Santos, da equipa de kickboxing do Sporting Clube de Portugal, assinaram novos contratos com o emblema de Alvalade.

Os três, todos referências do kickboxing português e não só, vão assim continuar de Leão ao peito, tendo prolongado as respectivas ligações ao Sporting CP.

Com a presença de Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, na assinatura dos novos vínculos, os protagonistas não esconderam a satisfação pelas renovações.

"É um sentimento de orgulho. Vou continuar a fazer o meu melhor para representar o Clube da melhor forma e trazer títulos. (...) Tenho evoluído todos os anos. Nos últimos dois anos, tive algumas lesões e estou a tratar delas, mas penso que vem aí a glória", começou por dizer André Santos à Sporting TV, com o irmão Tiago a concordar: "É um sentimento de orgulho e de dever cumprido. É sinal de que estou a fazer bem o meu trabalho e espero que 2022 seja 'explosivo'. (...) Tenho dado o máximo e vou continuar a trabalhar para trazer títulos para o Sporting CP".

Adolfo Barão explicou que "a carreira tem sido boa" em Alvalade e que não quer ficar por aqui. "Temos vindo a crescer de ano para ano, o que é óptimo para nós e para o Clube. Cada vez conquistamos mais títulos e chegamos mais longe. Este ano vai ser mais do mesmo: chegar, ver e vencer. É para isso que estamos aqui. (...) As expectativas são sempre altas. Jogamos com os melhores de sempre e vamos continuar por lá", adicionou.

Por fim, Adolfo Barão garantiu ser "sempre feliz" no Sporting CP: "Gosto muito da minha equipa, somos muito unidos e é isso que nos define".

Tiago Santos e Adolfo Barão vão participar na próxima Taça da Europa, que se vai realizar na Croácia a 11 de Fevereiro. Ainda a recuperar de lesão, André Santos não estará presente.

Páginas

Subscreva RSS - Kickboxing