Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto José Lorvão

João Pedro Vieira: "É um bom prémio para as jogadoras e para o nosso clube"

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Reacção à partida e à qualificação para a final-four da Taça Federação

No final da incerta partida diante da AD Sanjoanense que as Leoas conseguiram levar de vencida (69-67), João Pedro Vieira, treinador da equipa de basquetebol do Sporting CP, analisou o jogo em declarações à DAZN, canal responsável pela transmissão do jogo.

“Tentamos fazer algumas alternâncias defensivas frente a uma boa equipa, com uma dinâmica boa. Além da união da equipa nas adversidades, tínhamos de garantir o ressalto e isso fez a diferença na defesa e no ataque”, considerou o técnico.

“Queremos ganhar sempre e em nossa casa especialmente. Vamos estar na final-four e é de enaltecer, porque queríamos estar nos pontos altos [da época]. É um bom prémio para as jogadoras e para o nosso clube”, enalteceu ainda João Pedro Vieira.

Depois, Emília Ferreira, que assinou um duplo-duplo na partida, também realçou que “foi uma boa vitória”, corroborando a análise do treinador verde e branco.

“O ponto-chave foi o facto de termos estado ‘frias’ em certos momentos no jogo e os ressaltos foram importantíssimos para vencer”, atentou a capitã das Leoas.

Foto José Lorvão

Invencibilidade em casa à prova de tempo-extra

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Leoas mostraram fibra para recuperar e vencer no fecho da primeira volta (69-67 a.p.)

No Pavilhão João Rocha, a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal superou a AD Sanjoanense por 69-67, com recurso a tempo-extra, em encontro a contar para a 11.ª jornada e última da primeira volta da fase regular da Liga, disputado este domingo de manhã.

Foi preciso acreditar e lutar até ao fim para manter intacto o registo cem por cento vitorioso em casa das Leoas de João Pedro Vieira e, assim, fechar da melhor maneira a primeira volta. Com 18 pontos, o Sporting CP reforçou o seu quarto lugar e é um dos emblemas apurados para disputar, em Janeiro, a final-four da Taça Federação.

Frente a um conjunto de São João da Madeira num momento de forma delicado – antepenúltimo (décimo lugar) na tabela e vindo de quatro derrotas consecutivas – as comandadas de João Pedro Vieira tentaram entrar a mandar, mas revelaram-se algo perdulárias. O adversário, por seu turno, aproveitou para virar o resultado inicial de 9-5 para 9-13 e acabou por sair a vencer dos primeiros dez minutos (13-17).

Já no arranque do segundo período, as Leoas conseguiram dar a volta ao texto e com dois pontos de Emília Ferreira e um triplo de Emma Huff assumiram a frente do marcador (18-17), lançando o jogo para uma fase de lideranças alternadas. E equilíbrio e incerteza foram as notas dominantes ao longo de todo o duelo no Pavilhão João Rocha.

Embora a extremo canadiana ainda tenha voltado a marcar um triplo para adiantar o Sporting CP (23-21), continuou a faltar inspiração e pontaria no ataque e a AD Sanjoanense foi também a ganhar para o intervalo, então por 27-28.

Mais assertiva foi a entrada verde e branca no terceiro parcial, onde Emília Ferreira e Simone Costa deram corpo a uma inédita vantagem de seis pontos (37-31). E, desta vez, a réplica visitante não surtiu efeito, apesar de um triplo de Joana Arieiro ter deixado tudo ‘preso’ pela margem mínima rumo aos derradeiros e decisivos dez minutos (41-40).

E apesar de Dayna Rouse ter começado por dar alento ao Sporting CP, um rápido volte-face na partida complicou tudo: a meio do quarto período, a AD Sanjoanense fez-se com a sua vantagem mais alargada em toda a partida (47-56). Ainda assim, nada estava decidido.

Em busca do tudo ou nada, as Leoas aumentaram a intensidade e eficácia defensivas e Dayna Rouse voltou a emergir para resgatar a equipa com sucesso. A cerca de minuto e meio para o fim, o Sporting CP - já sem Simone Costa - ‘arrepiou’ caminho até um incerto 55-56 e, a seguir, a extremo norte-americana confirmou a reviravolta já dentro do último minuto (57-56).

O equilíbrio, contudo, foi tal que ao som da buzina o empate a 59 no marcador obrigou a tempo-extra para encontrar a equipa vencedora. Foi então que a resposta verde e branca foi mais autoritária do que nunca: um triplo de Emma Huff (mais um) teve continuidade com cestos de Márcia Carvalho e Dayna Rouse para chegar ao 66-59.

Mais uma vez, inverteram-se os papéis e o emblema de São João da Madeira também mostrou capacidade de reacção, voltando mesmo a empatar o encontro (67-67), mas na resposta imediata Dayna Rouse – decisiva com 18 pontos – assinou o cesto da vitória. Em casa, as Leoas continuam a só saber vencer.

Na próxima jornada, que iniciará a segunda volta da fase regular, o Sporting CP recebe o CRC Quinta dos Lombos, líder ainda invicto da Liga.

Sporting CP: Márcia Carvalho (2), Simone Costa (9), Maria Kostourkova, Emma Huff (16), Madalena Costa, Cláudia Almeida (6), Luana Serranho (5), Rita Chainho, Ana Urbano, Emília Ferreira [C] (13), Dayna Rouse (18), Maria Oliveira, Maria Cruz

Foto José Lorvão

Stephan Swenson: "Queremos voltar às vitórias"

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Visita ao Imortal BC para a estreia na Taça de Portugal

Atenções direccionadas para a Taça de Portugal e com a vitória no pensamento. A equipa masculina de basquetebol do Sporting CP desloca-se a Albufeira, este domingo (18h00), para enfrentar o Imortal BC na eliminatória dos oitavos-de-final.

"É uma boa equipa, contra qual jogamos duas vezes [na pré-época] e ambas com sucesso, mas sabemos que vai ser uma equipa difícil de bater. Esperamos um bom jogo contra uma equipa que movimenta bem a bola ofensivamente, mas nós estamos preparados para o desafio", atirou Stephan Swenson, basquetebolista dos Leões, na antevisão à partida.

Será a estreia nesta edição da Taça de Portugal e o terceiro jogo fora consecutivo para os comandados de Luís Magalhães, após as derrotas em Aveiro (CP Esgueira 95-87) e Bilbau (CB Bilbao 94-79). "Foi uma semana longa de viagens, da qual retiramos muitas aprendizagens para continuar a melhorar algumas coisas", realçou o base belga, apostado em "voltar às vitórias" já no Algarve.

"Entramos para ganhar em cada jogo que fazemos. Queremos voltar às vitórias e construir em cima disso", traçou, Stephan Swenson, reforço do Sporting CP para esta temporada, onde acumula médias de 10,6 pontos, 2,3 assistências e 1,3 ressaltos.

Foto José Lorvão

Wesley: "Temos de entrar com tudo"

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Futsal desloca-se a casa do SC Braga no domingo

A equipa de futsal do Sporting CP visita, este domingo (15h00), o SC Braga para disputar o duelo da 13.ª jornada da fase regular da Liga.

Wesley, fixo verde e branco, foi o porta-voz do grupo antes da partida e, em declarações aos meios de comunicação Leoninos, reconheceu que a “preparação tem sido boa”.  "Temos trabalhado muito e sabemos da equipa forte que o SC Braga tem", realçou.

Admitindo esperar um “jogo muito competitivo, de muita intensidade e qualidade”, o brasileiro de 25 anos considerou que só há uma receita para sair de Braga com os três pontos: "Sabemos que não podemos facilitar e, por isso, temos de entrar com tudo desde o início do jogo".

O conjunto arsenalista é sexto classificado (17 pontos), enquanto os Leões de Nuno Dias continuam no segundo lugar (30 pontos) – a seis da liderança – e acumulam cinco vitórias consecutivas actualmente, todas com largas margens no marcador.

"A nossa mentalidade passa por vencer, e por vencer bem. Os golos vão acontecendo naturalmente e isso prova que temos sido eficazes", apontou Wesley, por fim.

Foto Sérgio Martins

Malik Bowman: "Estamos focados no que podemos controlar"

Por Sporting CP
05 Dez, 2025

Visita ao CP Esgueira no regresso à Liga (sábado, 21h00)

Após uma pausa de selecções, a equipa masculina de basquetebol do Sporting CP regressa à acção com a visita ao CP Esgueira, este sábado (21h00), a contar para a sétima jornada da fase regular da Liga.

Os Leões de Luís Magalhães estão a viver o melhor momento da temporada, já com cinco vitórias seguidas acumuladas – duas para a FIBA Europe Cup - e encontram-se no segundo lugar (11 pontos), apenas atrás do SL Benfica, a única equipa que os derrotou na prova.

"Estamos muito bem, a trabalhar juntos e da melhor forma. Somos uma família já, gostamos muito uns dos outros e acho que isso é um grande contributo para o sucesso actual", destacou Malik Bowman, extremo que chegou esta época aos Leões.

Agora, pela frente estará um CP Esgueira que é sexto classificado (nove pontos), vindo de duas derrotas. Embora consciente da valia do adversário, o basquetebolista norte-americano de 21 anos mantém o foco na equipa verde e branca.

"Estamos mais focados no que nós podemos controlar, ou seja, em jogar com tudo. Olhamos para cada jogo da mesma maneira. Se não dermos o nosso máximo ou entrarmos demasiado confiantes, vamos dar ao adversário a oportunidade de nos vencer", atentou na antevisão feita aos meios de comunicação do Sporting CP.

Foto Isabel Silva

João Pedro Vieira: "Deixa-nos muito boas perspectivas para o futuro"

Por Sporting CP
03 Dez, 2025

Técnico elogiou capacidade para "lutar olhos-nos-olhos" na Luz

No final do dérbi na Luz, conquistado pelo SL Benfica (74-67), João Pedro Vieira, treinador da equipa feminina de basquetebol do Sporting CP, fez o rescaldo do jogo em conferência de imprensa.

Sensações retiradas do dérbi
“Alguma frustração por a equipa não ter conseguido executar o plano de jogo como queríamos, mérito do adversário que nos condicionou, mas por outro lado deixa-nos muito boas perspectivas para o futuro. Fizemos 20 turnovers, tivemos algumas jogadoras muito abaixo e, mesmo assim, perdemos por 74-67 em casa do campeão nacional. O Sporting CP acabou de chegar à Liga e, com as limitações que tem, veio à Luz lutar olhos-nos-olhos.”

Análise ao jogo
“Há uma coisa que esta equipa tem: a raça do Leão. Elas não desistem nunca, e esta equipa lutou, mas não foi capaz [de mais]. O primeiro período foi bom ofensivamente, mas sofremos 29 pontos, o que ainda não tinha acontecido esta época. Melhorámos defensivamente, depois, mas também marcamos menos. No terceiro e quarto parciais, perdemos por um e empatamos, respectivamente. Temos de melhorar as nossas opções ofensivas e hoje não o fizemos porque nos precipitamos um bocado. Não fomos muito disciplinadas tacticamente e o adversário, com a lição bem estudada, conseguiu parar-nos.”

O regresso dos dérbis na Liga
“É óptimo, finalmente o Sporting CP está onde merece estar. Elas merecem estar aqui, trabalharam muito para isso e mais de metade desta equipa está junta desde o CN2. É uma caminhada longa até à Liga e, agora, queremos ficar e ser uma equipa com quem todos podem contar para disputar coisas.”

Foto Isabel Silva

Réplica positiva insuficiente na Luz

Por Sporting CP
03 Dez, 2025

Dérbi equilibrado não sorriu às Leoas (74-67)

Na Luz, a equipa feminina de basquetebol do Sporting CP caiu perante o SL Benfica por 74-67, esta quarta-feira à noite, no jogo em atraso da sexta jornada da fase regular da Liga.

Neste primeiro dérbi após o regresso das Leoas ao escalão principal, as comandadas de João Pedro Vieira ofereceram uma boa réplica – e constante – em casa das actuais bicampeãs. Apesar do equilíbrio, as águias conseguiram manter-se na liderança do marcador, ficar com o triunfo e ‘descolar’ no terceiro lugar (14 pontos), enquanto o Sporting CP parte agora imediatamente atrás (13) depois de ver interrompida uma série de quatro vitórias consecutivas.

Com Luana Serranho, Simone Costa, Dayna Rouse, Emma Huff e Emília Ferreira no cinco inicial, as Leoas entraram de forma descomplexada, não só a igualar o ritmo imposto desde início (10-9), mas também a mostrar muita pontaria nos triplos – com Luana Serranho (dois) e Simone Costa em destaque. Foi esta a receita inicial para as primeiras vantagens no marcador (14-17 e 18-20).

No entanto, nos últimos dois minutos de um primeiro período que foi de alta qualidade ofensiva de parte a parte, o SL Benfica acabou por sair por cima, graças apenas a um triplo em cima da buzina para o 29-27. Destaque, ainda assim, para a réplica dada pela Leoa Dayna Rouse com 12 pontos a abrir - acabou com 19 e como melhor pontuadora verde e branca.

Esta eficácia, contudo, baixou drasticamente a seguir (parcial de 13-9 no segundo período), fruto também das melhorias defensivas de ambos os conjuntos. Um belíssimo triplo de Simone Costa até começou por reaproximar o Sporting CP (34-33) e oportunidades – lançamentos de dois e três - não faltaram para lhe dar sequência, só que o desacerto foi total e isso acabou por adiar a reacção verde e branca.

A minuto e meio do intervalo, Emma Huff ainda conseguiu encestar um triplo, mas não chegou para evitar que as águias - também pouco esclarecidas no ataque - saíssem a vencer, embora por uma margem curta (42-36).

Já no regresso dos balneários, as duas equipas pareciam ter reencontrado o ritmo e a pontaria, mas apenas inicialmente, especialmente o Sporting CP que voltou a encurtar diferenças de forma sucessiva, com cestos de Emma Huff (46-44) e Dayna Rouse (48-45). No entanto, seguiu-se uma série de turnovers que o SL Benfica aproveitou para transformar em ataques rápidos que cimentaram a sua liderança (56-45).

As Leoas, ainda assim, nunca viraram a cara à luta e por força de muito esforço e um triplo final de Márcia Carvalho conseguiram levar o dérbi para os seus derradeiros dez minutos com apenas sete pontos de desvantagem (59-52).

E de imediato, a abrir o quarto período, Cláudia Almeida ainda acalentou mais a esperança verde e branca com uma jogada de três pontos (cesto e lance livre convertido) para o 59-55, mas esse efeito dissipou-se rapidamente porque a equipa encarnada respondeu com três triplos praticamente seguidos (67-57).

Mas mais uma vez, capacidade de luta e atitude nunca faltaram ao Sporting CP, cujas jogadoras deram tudo até final. Uma boa jogada entre Luana Serranho e Márcia Carvalho ainda ameaçou mais uma aproximação no resultado (72-66), embora sem efeitos prácticos para mudar o desenrolar dos acontecimentos na Luz.

Na próxima jornada, as Leoas de João Pedro Vieira regressam ao Pavilhão João Rocha e recebem o BC Barcelos.

Sporting CP: Márcia Carvalho (9), Simone Costa (16), Maria Kostourkova (1), Emma Huff (7), Madalena Costa, Cláudia Almeida (5), Luana Serranho (10), Ana Urbano, Emília Ferreira [C], Dayna Rouse (19), Maria Oliveira, Maria Cruz

Páginas

Subscreva RSS - Liga