Leoas mostraram fibra para recuperar e vencer no fecho da primeira volta (69-67 a.p.)
No Pavilhão João Rocha, a equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal superou a AD Sanjoanense por 69-67, com recurso a tempo-extra, em encontro a contar para a 11.ª jornada e última da primeira volta da fase regular da Liga, disputado este domingo de manhã.
Foi preciso acreditar e lutar até ao fim para manter intacto o registo cem por cento vitorioso em casa das Leoas de João Pedro Vieira e, assim, fechar da melhor maneira a primeira volta. Com 18 pontos, o Sporting CP reforçou o seu quarto lugar e é um dos emblemas apurados para disputar, em Janeiro, a final-four da Taça Federação.
Frente a um conjunto de São João da Madeira num momento de forma delicado – antepenúltimo (décimo lugar) na tabela e vindo de quatro derrotas consecutivas – as comandadas de João Pedro Vieira tentaram entrar a mandar, mas revelaram-se algo perdulárias. O adversário, por seu turno, aproveitou para virar o resultado inicial de 9-5 para 9-13 e acabou por sair a vencer dos primeiros dez minutos (13-17).
Já no arranque do segundo período, as Leoas conseguiram dar a volta ao texto e com dois pontos de Emília Ferreira e um triplo de Emma Huff assumiram a frente do marcador (18-17), lançando o jogo para uma fase de lideranças alternadas. E equilíbrio e incerteza foram as notas dominantes ao longo de todo o duelo no Pavilhão João Rocha.

Embora a extremo canadiana ainda tenha voltado a marcar um triplo para adiantar o Sporting CP (23-21), continuou a faltar inspiração e pontaria no ataque e a AD Sanjoanense foi também a ganhar para o intervalo, então por 27-28.
Mais assertiva foi a entrada verde e branca no terceiro parcial, onde Emília Ferreira e Simone Costa deram corpo a uma inédita vantagem de seis pontos (37-31). E, desta vez, a réplica visitante não surtiu efeito, apesar de um triplo de Joana Arieiro ter deixado tudo ‘preso’ pela margem mínima rumo aos derradeiros e decisivos dez minutos (41-40).
E apesar de Dayna Rouse ter começado por dar alento ao Sporting CP, um rápido volte-face na partida complicou tudo: a meio do quarto período, a AD Sanjoanense fez-se com a sua vantagem mais alargada em toda a partida (47-56). Ainda assim, nada estava decidido.
Em busca do tudo ou nada, as Leoas aumentaram a intensidade e eficácia defensivas e Dayna Rouse voltou a emergir para resgatar a equipa com sucesso. A cerca de minuto e meio para o fim, o Sporting CP - já sem Simone Costa - ‘arrepiou’ caminho até um incerto 55-56 e, a seguir, a extremo norte-americana confirmou a reviravolta já dentro do último minuto (57-56).
O equilíbrio, contudo, foi tal que ao som da buzina o empate a 59 no marcador obrigou a tempo-extra para encontrar a equipa vencedora. Foi então que a resposta verde e branca foi mais autoritária do que nunca: um triplo de Emma Huff (mais um) teve continuidade com cestos de Márcia Carvalho e Dayna Rouse para chegar ao 66-59.
Mais uma vez, inverteram-se os papéis e o emblema de São João da Madeira também mostrou capacidade de reacção, voltando mesmo a empatar o encontro (67-67), mas na resposta imediata Dayna Rouse – decisiva com 18 pontos – assinou o cesto da vitória. Em casa, as Leoas continuam a só saber vencer.
Na próxima jornada, que iniciará a segunda volta da fase regular, o Sporting CP recebe o CRC Quinta dos Lombos, líder ainda invicto da Liga.
Sporting CP: Márcia Carvalho (2), Simone Costa (9), Maria Kostourkova, Emma Huff (16), Madalena Costa, Cláudia Almeida (6), Luana Serranho (5), Rita Chainho, Ana Urbano, Emília Ferreira [C] (13), Dayna Rouse (18), Maria Oliveira, Maria Cruz