Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Frederico Varandas: “Que o SCP continue a ser dos Sócios e não sequestrado por claques”

Por Sporting CP
10 Fev, 2020

Presidente verde e branco falou sobre as agressões a membros do Conselho Directivo

Após as agressões a membros do Conselho Directivo que marcaram o dia de ontem, Frederico Varandas, presidente do Sporting Clube de Portugal, esteve esta segunda-feira no Jornal das 8 da TVI para comentar os incidentes ocorridos e aproveitou ainda para criticar a actuação das direcções das claques.  

"O problema deste Conselho Directivo é com as direcções destas claques. Eu fiz parte de uma claque e conheço pessoas que fazem parte delas e não têm este tipo de comportamentos. No caso da Juventude Leonina, há senhores que se julgam acima dos estatutos, presidentes e mandatos. Esse tem sido, não o único, mas um dos sérios problemas do Sporting CP. Eu não decidi entrar nesta guerra, tive de tomar uma decisão porque defender o Sporting CP obrigou-me a isso”.

“Temos de defender o Clube, mas a direcção não consegue fazer isso sozinha. Enquanto a maioria do Sporting CP for silenciosa, será muito mais difícil. Faço este apelo aos Sócios do Sporting Clube de Portugal porque eles sim são os donos do Clube. Nenhuma claque é dona do Clube. A minha missão é que o Sporting CP continue a ser dos Sócios e não sequestrado por claques", começou por dizer, explicando depois o que aconteceu no momento das agressões e garantindo que os culpados, caso sejam Associados do Clube, serão expulsos de Sócios.

"Não foi um incidente menor, foi algo premeditado. Dois elementos da Juventude Leonina, cujas caras já conseguimos identificar, agrediram ao pontapé um segurança ARD (assistente de recinto desportivo), agrediram Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, três vezes, e tentaram agredir também Filipe Osório de Castro. A filha de Miguel Afonso foi ainda cuspida três vezes na cara. O Sporting CP não pode pactuar com isto. As imagens vão ser entregues às autoridades e, se os agressores forem Sócios, serão expulsos”, assegurou.

Também o fim das regalias de que as claques usufruíam anteriormente foi um dos temas abordados com Frederico Varandas a acusar os membros dos grupos organizados de adeptos de desejarem “que o Clube perca”.

"Propusemos uma Gamebox a um preço de 120 euros para cada elemento que fosse Sócio do Sporting CP e da claque, mas exigimos que fosse vendido nas bilheteiras do Clube, para que o processo fosse o mais transparente possível. O que as claques querem é bilhetes de época sem nome para revendê-los mais tarde, mas nós dissemos que não. À terceira jornada, o Sporting CP jogou em Portimão, venceu, era líder e choveram insultos e ameaças. O que mudou foram os 300 ou 400 mil euros que eram dados às claques, acabámos com o negócio deles. Ontem, em Alvalade, o golo do Portimonense SC foi festejado pela claque do Sporting CP. Neste momento, temos uma claque que deseja que o Clube perca", referiu.

Por fim, o presidente verde e branco fez questão de deixar claro que não abdica do cargo e deixou ainda uma garantia.

“Não estou agarrado ao lugar e isso dá-me força. A minha missão é entregar o Clube melhor do que estava quando cheguei. Fui eleito pelos Sócios e o mandato tem a duração de quatro anos, vamos levá-lo até ao fim. Esse é o nosso objectivo. Mesmo com ruído e ameaças físicas, não nos vamos demitir!”, finalizou.