Zeno Debast em missão solidária
14 Jan, 2026
Futebolista visitou o Santuário Animais sem Fronteiras e a Casa de Protecção e Amparo de Santo António
As acções de responsabilidade social do Sporting Clube de Portugal continuam no novo ano para manter a proximidade e o apoio às diferentes instituições da comunidade. O futebolista Zeno Debast, desta vez, fez questão de abraçar os diferentes mas nobres propósitos do Santuário Animais sem Fronteiras, em Alcochete, e também da Casa de Protecção e Amparo de Santo António, em Lisboa.
O primeiro espaço, localizado na margem Sul do Tejo, é uma associação para a defesa dos direitos animais que acolhe cães e diversos animais de quinta, fornecendo-lhes os devidos cuidados de saúde, alimentação e bem-estar. Já na Calçada das Necessidades, na capital, a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) visitada tem como missão apoiar a maternidade desprotegida. Entre as suas valências, a Casa de Protecção e Amparo de Santo António serve de residência e apoio a mães adolescentes.
Num dia especialmente dedicado em prol destas causas, Debast visitou os espaços de ambas as instituições, conheceu o trabalho que levam a cabo no dia-a-dia e, para lá do dia diferente proporcionado, deu o seu contributo com doações e também presentes: entregou vestuário verde e branco às crianças e bens alimentares para os animais.

“Sinto-me orgulhoso e feliz, mas mesmo assim sinto que não é suficiente. Não só eu, mas todos podemos fazer mais. O mais importante é mostrar que é fundamental ajudarmo-nos uns aos outros”, frisou o defesa dos Leões em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP, acrescentando: “Não é apenas sobre bens materiais, às vezes é só aparecer e poder ver as crianças felizes e, neste caso, os animais também”.
Para Amélia Figueiredo, voluntária no Santuário Animais sem Fronteiras, esta visita foi de “máxima importância”. “Damos visibilidade a estes animais e à ajuda que podemos dar-lhes para que vivam livres e felizes, como actualmente. É importante que nos venham conhecer e queiram estar connosco. Gostamos muito de receber toda a gente”, referiu, sensibilizada pela acção do Clube.
“Agradecemos imenso a ajuda do Sporting CP, porque toda a ajuda é importante. É de coração que agradecemos a toda a gente que possa contribuir para o bem-estar destes animais”, acrescentou.

No mesmo sentido, Mafalda Simões Coelho, directora da Casa de Protecção e Amparo de Santo António, enalteceu que a visita proporcionou “um momento feliz e diferente” a todos os envolvidos, em particular às jovens mães e crianças.
“Foi um prazer enorme. Gestos destes fazem toda a diferença e são muito. Sabemos que o Zeno tirou horas do seu lazer para poder estar aqui com as crianças, com as mães e toda a instituição. Divertiram-se, gostaram, riram-se e estamos muito gratas por isso”, elogiou, realçando também que todo o apoio é bem-vindo. “Se toda a gente tiver um pequeno gesto, todas estas pessoas e as suas instituições viveriam muito melhor”, apelou.


Sem dúvidas de que se tratou de “um grande dia” também para si, Zeno Debast revelou ainda a proximidade que tem, desde muito novo, com instituições de acção social. “A minha mãe trabalhou neste tipo de contextos, por isso desde pequeno que estive envolvido neles. É um gosto enorme estar aqui e poder ajudar. O mais importante é dar apoio, estar aqui e poder mostrar que podemos ajudar de várias maneiras”, finalizou o internacional belga de 22 anos.
Ao longo de 2026, o Sporting CP vai continuar a sua missão solidária, promovendo iniciativas de responsabilidade social todos os meses.
