Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

“Tivemos um ano de ouro, mas não queremos ficar por aqui”

Por Jornal Sporting
26 Abr, 2017

Fernando Santos esteve à conversa com o director da Sporting TV, Rui Miguel Mendonça, tendo abordado a conquista do Europeu

Tal como num jogo de futebol, onde existe tempo de compensação, também no congresso organizado pelo Sporting CP isso aconteceu. Que o diga Fernando Santos. O seleccionador nacional esteve à conversa com o director da Sporting TV, Rui Miguel Mendonça, numa entrevista em que era suposto durar 15 minutos, mas que acabou por prolongar-se um pouco mais. O título europeu conquistado no último ano por Portugal, em França, foi marcante e Fernando Santos explicou no que consistia a crença de que era possível vencer a competição.

“A minha convicção de ser campeão europeu era alicerçada na qualidade do futebol português. Essa é a base fundamental. Temos qualidade nos jogadores, nos treinadores e na organização, por isso não havia nenhum motivo para não acreditarmos que não era possível alcançar o título”, assinalou, tendo depois destacado a característica que considera ter feito toda a diferença.

“O pragmatismo. Em outras ocasiões faltou um bocado de pragmatismo no momento certo. Quando estive lá fora, fui reparando nisso e percebendo. Temos de ter a noção exacta de que para ganhar é preciso jogar bem ofensivamente e marcar golos, mas também que é preciso pragmatismo para não sofrer. É preciso criar uma balança equilibrada entre estes dois pontos. No futebol, só há uma certeza: quando não se sofre golos, não se perde”, atirou.

Para concluir, o técnico nacional, admitiu que com a vitória no Euro-2016 os adeptos podem pensar que este é apenas o início de uma era de ouro no futebol português. “Cria-se essa expectativa, é algo normal e legítimo. Quando se ganha, cria-se um hábito e uma fome de vitória. Quer-se sempre ganhar mais. A nível de selecções é um ano de ouro, mas não queremos ficar por aqui”, finalizou.