Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Museu Sporting recebeu camisolas dos quatro campeões europeus sub-17

Por Jornal Sporting
26 Jan, 2017

Thierry Correia, Luís Maximiano, Rafael Leão e Miguel Luís entregaram as camisolas com que conquistaram o Europeu de sub-17 com todo o plantel de juniores, que visitou o Museu leonino

Foi uma manhã diferente aquela que viveu hoje a equipa de juniores do Sporting CP: ao invés do campo de treinos na Academia ou da sala de aulas que costumam frequentar, os jovens verdes e brancos deslocaram-se até Alvalade, mais concretamente ao Museu Sporting, onde os quatro campeões europeus de sub-17 entregaram as camisolas com que conseguiram o feito. Miguel Luís, Rafael Leão, Thierry Correia e Luís Maximiano foram os jogadores em destaque, numa visita onde estiveram presentes igualmente o Presidente Bruno de Carvalho, Aurélio Pereira e todo o staff da actual equipa de juniores.

Os jogadores, naturalmente felizes pelo reconhecimento associado ao acto, manifestaram todos o orgulho e a honra ao, ainda sem chegar aos seniores, já terem guardado um espaço próprio no Museu verde e branco. "É um orgulho fazer parte da história deste grande Clube. Sei que daqui a 100 ou 200 anos vou continuar a ter uma camisola minha neste museu e não podia estar mais feliz por este reconhecimento. Espero mais tarde voltar e ser uma referência para os mais novos como muitos dos que cá estão são para mim", afirmou o guarda-redes Luís Maximiano, tal como Thierry Correia, defesa leonino que diz ter como objectivo repetir o momento no futuro: "Sinto-me muito orgulhoso por ter este espaço no museu. Não estava nada à espera e faltam-me até as palavras... Quero continuar no Sporting CP e voltar cá para trazer mais troféus".

Já Rafael Leão, que actua na frente de ataque, cingiu as expectativas a um espaço temporal mais curto, mas não deixou de mostrar o contentamento que sentia. "Estou muito satisfeito, é uma grande honra e um orgulho estar aqui ao lado de grandes e mais uma motivação para continuar a trabalhar. Quero conquistar muitos títulos com esta camisola, e, por agora, ser campeão nacional pelos juniores", disse. Miguel Luís, médio-centro, ressalvou também a importância da presença dos dirigentes do Clube que, admite... o deixaram um pouco nervoso. "É um grande orgulho estar aqui ao lado de nomes muito reconhecidos. Vir cá, com toda a Direcção e com o Presidente a receber-nos, é uma grande honra. Dentro de campo já não me sinto nervoso, mas aqui estive um pouco, ao entregar a camisola". 

Tiago Fernandes, treinador da equipa de juniores que bateu recentemente o recorde de jogos sem perder no escalão, onde actualmente se incluem os quatro campeões europeus homenageados, elogiou os jogadores e o seu profissionalismo que, diz, tem sido essencial para os feitos alcançados. "Já trabalho com eles há seis anos porque, directa ou indirectamente, já os tinha treinado nos iniciados e agora voltei a estar com eles no ano passado e nesta época. Têm uma personalidade forte, vontade de aprender todos os dias e penso que foi a cereja no topo do bolo o que ganharam no ano passado. Tiveram mérito, fizeram parte de uma geração de bastante qualidade e conseguiram superar-se ao conquistar o título europeu" , afirmou o técnico leonino, bem como Aurélio Pereira, responsável pelo departamento de recrutamento do futebol de formação, que sublinhou a forma como os leões estão identificados com o Clube que representam.

"São quatro grandes jogadores. Jovens que entraram aqui na casa dos 9, 10 anos e, hoje, são homens agarrados àquilo que são os valores do Sporting CP. Fico e ficamos todos orgulhosos por terem sido campeões europeus pela Selecção, mas também campeões nacionais pelo Clube. Aproveito por isso para endereçar-lhes os parabéns, mas também para felicitar a iniciativa de os trazer aqui para beber um pouco da história e daquilo que grandes atletas fizeram", terminou Aurélio Pereira, elogiando a iniciativa levada a cabo pelo Gabinete de Apoio ao Atleta, que levou não apenas os quatro, mas todos os membros da equipa de juniores a visitar o Museu.

André Geraldes, director desse mesmo gabinete, reforçou a importância da acção, explicando que era algo inexistente no Clube. "Quando falamos na profissionalização da estrutura do futebol e das modalidades do Sporting CP, falamos um pouco nisto: o gabinete de apoio ao atleta tem servido para promover a identidade do Sporting CP no seio do Clube. Neste caso, estamos aqui com quatro campeões da Europa e com a visita de mais uma equipa da nossa formação, que se trata do culminar do que tem sido feito porque já outras equipas da formação passaram por cá. Era algo que não tínhamos em muitos anos de história, que passou a ter e que assim continuará. Queremos que quem leva o símbolo do Clube ao peito o sinta cada vez mais", rematou.