Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Inaugurado o Espaço Jordão no Museu Sporting

Por Sporting CP
17 Out, 2020

Nova homenagem à Gazela de Benguela

Foi inaugurado este sábado o Espaço Jordão na exposição permanente do Museu Sporting. Na cerimónia estiveram presentes Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, Manuel Fernandes, lenda verde e branca e antigo colega e amigo de Rui Jordão, Jordana e Diogo, filhos do mítico futebolista que representou o emblema de Alvalade nos anos 70 e 80, e Isabel Victor, directora do Museu Sporting.

No Espaço Jordão está presente a nova camisola que pode ser adquirida na Loja Verde e que é uma réplica da pele que a Gazela de Benguela utilizou na temporada 1979/1980, em que se sagrou Campeão Nacional sendo o melhor marcador da prova. Existem ainda documentos históricos, como antigas edições do Jornal Sporting que deram especial destaque a Jordão ou ainda dados estatísticos ao serviço do Sporting CP.

Frederico Varandas falou aos meios de comunicação do Clube e mostrou-se muito satisfeito com mais uma homenagem a Rui Jordão, que faleceu a 18 de Outubro de 2019.

"O Jordão é uma lenda. Todos o conhecemos como jogador e eu tive o privilégio de estar pessoalmente com ele várias vezes enquanto presidente do Sporting CP. Fui visitá-lo e tivemos várias conversas. Era uma pessoa com um sentido de humor tremendo. Tive o prazer, depois, de conhecer a sua família. É um dever do Sporting CP inaugurar este Espaço. Hoje inaugurámos o Espaço Jordão no Museu Sporting, mas Rui Jordão tem um espaço na história do Sporting CP, que tem o dever e a missão de saber tratar bem as suas lendas e torná-las eternas. Há que explicar quem foram às gerações que não as viram jogar. Foram pessoas que deram tudo enquanto vestiam a camisola do Sporting CP para o tornar um Clube cada vez maior. Por isso, é um orgulho ter aqui a família Jordão. Inaugurámos este Espaço no Museu Sporting e saber tratar bem as lendas do Sporting CP é missão deste Conselho Directivo e de todos os que vierem", disse o presidente verde e branco.

Emocionados estavam Jordana e Diogo, filhos de Jordão que agradeceram ao Sporting CP. "É um grande privilégio. Estamos muito gratos pelo Sporting CP estar a proporcionar isto ao meu pai, Não tenho grandes palavras. É muita emoção ao mesmo tempo. Obrigada", frisou Jordana, sendo que Diogo também admitiu a felicidade. "É um orgulho enorme para a família ver a forma como o Sporting CP está a homenagear o nosso pai. (...) O meu pai adorava o Sporting CP, mas achava que merecia homenagens como esta. Estão a acontecer agora. (...) Tinha grande paixão pelo desporto e pelo futebol", contou o filho da lenda Leonina.

Manuel Fernandes também não conseguiu impedir as lágrimas ao falar do amigo Jordão. "Joguei nove anos seguidos com o Jordão. Sabíamos tudo um do outro. (...) Acima de tudo, o estilo dele de jogar era de uma grande elegância. Nos nove anos que jogámos juntos, fizemos coisas extraordinárias. A nossa dupla ficou para a história do Sporting CP. Ele dizia-me que antes de ir para o SL Benfica, onde esteve antes de vir para o Sporting CP, esperou sempre por um convite do Sporting CP que nunca aconteceu. O Jordão demonstrou, nos nove anos no Sporting CP, o Sportinguista que ele era, para além do grande jogador. Era um jogador que sofria com o Sporting CP quando as coisas não andavam bem. Eu e ele sabíamos tudo um do outro. Éramos colegas de quarto, ele contava-me coisas da vida dele e eu contava-lhe da minha", lembrou.