Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão e Pedro Zenkl

Empate com muita raça

Por Sporting CP
17 Out, 2020

Clássico com FC Porto termina com 2-2 no marcador

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu este sábado o FC Porto para a quarta jornada da Liga NOS, tendo empatado a dois golos no Estádio José Alvalade. Nuno Santos, na primeira parte, e Luciano Vietto, já nos minutos finais, foram os autores dos golos Leoninos, com o jogo a ficar marcado por uma decisão de Luís Godinho que pode ter impedido o Sporting CP de vencer o clássico.

Depois de os jogadores do Sporting CP terem entrado em campo com a nova réplica da camisola de Rui Jordão de 1979/1980 que pode ser adquirida na Loja Verde, foi o FC Porto a criar a primeira ocasião de perigo logo no minuto inicial, mas Adán foi o autor de uma boa intervenção. Pouco depois, grande oportunidade de golo para os Leões: bela jogada entre João Palhinha e Jovane Cabral com a bola a acabar nos pés de Matheus Nunes, que, na cara de Marchesín, permitiu a defesa ao guarda-redes adversário.

A ameaça foi um aviso para o que aconteceria logo a seguir, aos nove minutos. A defesa portista aliviou mal um cruzamento de Pedro Porro e a bola sobrou para Nuno Santos. O extremo, de primeira, rematou forte com o pé esquerdo para um grande golo. Desta vez, Marchesín, que ainda tentou, não teve hipótese de evitar o 1-0 para o Sporting CP.

A resposta azul e branca não tardou, com os visitantes a criarem situações perigosas aos 13 e 22 minutos e a empatarem o marcador por intermédio de Uribe aos 25 minutos. O Sporting CP queria voltar a liderar e espalhou mais uma vez o terror pela defesa do FC Porto aos 38 e 43 minutos graças às investidas de Pedro Gonçalves e Nuno Santos, respectivamente, sendo que Pedro Gonçalves voltou a ter uma enorme oportunidade de golo em cima do intervalo, com a bola a passar pouco ao lado.

Ainda assim, foi o FC Porto a consumar a reviravolta no marcador no último minuto do tempo regulamentar com Corona a facturar para o 1-2. Já em tempo de compensação, Pedro Gonçalves foi derrubado por Zaidu na área adversária e o árbitro Luís Godinho assinalou pontapé de penálti e mostrou o segundo cartão amarelo ao jogador dos dragões. Contudo, após consultar as imagens do vídeo-árbitro, o juiz reverteu a decisão de forma errada. No seguimento do lance, Rúben Amorim foi expulso.

O ritmo baixou na segunda parte, assim como as oportunidades de golo. Nuno Mendes e Pedro Gonçalves foram os primeiros a tentar voltar a empatar o resultado, mas os remates efectuados nos primeiros minutos do segundo tempo falharam o alvo. Aos 64 minutos, Adán defendeu com segurança um livre directo do FC Porto.

Pedro Porro assustou o adversário a cerca de 15 minutos do final quando, com um remate cruzado, fez a bola passar a centímetros do poste da baliza de Marchesín. Pouco depois, entrou em campo João Mário para o lugar de Matheus Nunes, realizando assim o primeiro jogo desde o regresso ao Sporting CP. Já nos dez minutos finais, João Palhinha atirou ao lado.

O Sporting CP era a única equipa a tentar voltar a marcar e acabou por consegui-lo aos 88 minutos. Na raça, a bola foi ter com Pedro Gonçalves, que por sua vez assistiu Andraž Šporar na perfeição. O avançado, que havia entrado para o lugar de Pedro Porro, atirou de forma habilidosa para defesa de Marchesín, mas Luciano Vietto - que tinha entrado aos 56 minutos para o posto de Jovane Cabral - estava lá para a recarga, colocando a bola no fundo das redes. 2-2 e mais justiça no marcador.

Até ao final, destaque para o cabeceamento de Vietto que podia ter significado o triunfo Leonino, para o livre perigoso de João Mário já em tempo adicional e para uma ocasião perigosa do FC Porto. No entanto, o 2-2 prevaleceu e as duas equipas dividiram os pontos em Alvalade.

Na próxima jornada, o Sporting CP visita o CD Santa Clara.

Sporting CP: António Adán [GR], Pedro Porro (Andraž Šporar, 77'), Luís Neto (Gonzalo Plata, 62'), Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, João Palhinha, Matheus Nunes (João Mário, 77'), Pedro Gonçalves, Nuno Santos (Tiago Tomás, 62') e Jovane Cabral (Luciano Vietto, 56').