Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Órgãos Sociais do Sporting CP tomaram posse

Por Sporting CP
10 Mar, 2022

Auditório Artur Agostinho foi o palco da cerimónia

Tomaram posse, esta quinta-feira, os Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal eleitos no passado sábado, dia 5 de Março.

Rogério Alves, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG), deu início à cerimónia começando por se despedir do cargo e dar posse a João Palma, que será o seu sucessor. "Como sabem o meu papel é altamente residual. Irei empossar o meu próximo sucessor, João Palma, e será ele a dar continuidade à cerimónia para a tomada de posse dos membros dos Órgãos Sociais", disse Rogério Alves.

Ora, de seguida falou João Palma, dirigindo-se ao seu antecessor e ao presidente Frederico Varandas: "Felicito os Órgãos Sociais que foram eleitos no passado 5 de Março. Tal como o presidente Frederico Varandas disse no passado sábado, o Sporting CP precisa de estabilidade e a minha expectativa é apresentar isso mesmo. Agora, tenho a herança pesada da boa gestão que Rogério Alves fez nos últimos quatro anos. Pretendemos dar a total estabilidade à direcção do Sporting CP para que o Dr. Frederico Varandas continue o excelente trabalho que tem vindo a fazer".

Foram, depois, empossados todos os membros do três órgãos: Mesa da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Disciplinar e Conselho Directivo. Frederico Varandas foi o último a ser chamado ao púlpito.

"Passados três anos e meio é uma honra estar aqui, pois a realidade do Sporting CP é bem diferente. Hoje apresentamos a continuidade do nosso projecto, com um bom rumo e a mesma paixão. Há muita obra feita e muitos títulos conquistados nas diferentes modalidades. Fazer será sempre o nosso lema", começou por dizer Frederico Varandas, continuando.

"A primeira palavra é para o Sócio que levantou o Clube, o Sporting CP. Obrigado por terem sempre marcado presença nos últimos 115 anos e este Conselho Directivo vai continuar a trabalhar. A segunda mensagem é para as instituições desportivas e não desportivas a quem agradeço por estarem aqui. A força de um país e do desporto estão na força das instituições e na força de fazer melhor. Não basta coragem para dizer o que todos vemos, é preciso agir. O novo normal tem de ser diferente e, portanto, aos novos principais responsáveis das instituições, cuidem do desporto porque só assim faz sentido. A terceira mensagem é para os Sportinguistas de novo. Ninguém vai cuidar do Clube por nós. O Sporting CP tem a capacidade de mobilizar multidões, utilizemos, então, isso em função de um futuro melhor. Nos próximos quatro anos o Sporting CP quer liderar uma nova era, uma era verde que tem várias dimensões. E termino apenas com uma promessa a todos os Sportinguistas: em qualquer que seja o campo onde entrarmos, desportivo ou não desportivo, entraremos para liderar. Liderar pelo exemplo que damos. Temos um propósito muito claro, inspirar cada um de vocês a inspirar milhões de pessoas", disse o presidente Leonino.

Por fim, Frederico Varandas dirigiu-se aos antigos membros que cessaram funções e aos Órgãos Sociais do Sporting CP eleitos recentemente. "Uma mensagem para quem está nesta sala, serviu a meu lado e não irá continuar connosco. O Sporting CP está-vos eternamente agradecido. Para os restantes membros que me acompanham e para as recentes entradas, já sabem o que nos espera e o que temos de fazer: servir pelo Sporting Clube de Portugal acima de tudo, inclusive de nós próprios. Somos os mesmos, mas diferentes. Mais experientes, mas com cicatrizes e marcas, essas que são inevitáveis quando se actua como um verdadeiro 'pára-choque' do clube, protegendo e cuidando dele. Por isso, hoje posso prometer-vos a maior honra que um Sócio pode vir a ter: servir o Sporting CP. Mas também vos prometo mais cicatrizes, pois ainda há um longo caminho a percorrer, ainda há muito Sporting CP para crescer. Para ser mais moderno, mais sustentável, mais competitivo. Crescer e nunca abdicar dos nossos valores, pois o Sócio do Sporting CP quer mais, nós queremos mais, o Sporting CP quer mais. Continuemos! Viva o Sporting CP", terminou o presidente.  

No Auditório Artur Agostinho marcaram presença, ilustres figuras do universo Sportinguista, como o antigo futebolista, Manuel Fernandes ou Sousa Cintra e Filipe Soares Franco, antigos presidentes do Sporting Clube de Portugal. 

Foram assim empossados os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal para o segundo mandato. Frederico Varandas fica na liderança dos destinos de Alvalade por mais quatro anos. 

Pode consultar a lista completa de membros aqui:

Mesa da Assembleia Geral

João Eduardo Raposo Rodrigues Celorico Palma
Presidente MAG 

Pedro Jorge Gonçalves Pereira de Almeida Cabral
Vice-presidente MAG

Miguel Augusto Ferreira Vinagre
Secretário MAG 

José Henrique Bastos de Castro Costa Pinto
Secretário MAG 

João Pedro Ferreira de Almeida e Silva
Secretário MAG 

Ana Rita Coutinho Martins Ventura da Cunha Calvão
1.º Suplente MAG 

André Cruz Pontífice Sousa
2.º Suplente MAG 

Gabriel Martins dos Anjos Catarino
3.º Suplente MAG 


Conselho Directivo

Frederico Nuno Faro Varandas
Presidente CD 

Francisco Albuquerque Salgado Zenha
Vice-presidente CD 

Pedro José Correia de Barros de Lancastre
Vice-presidente CD 

Maria José Engrola Serrano
Vice-presidente CD 

André da Costa Cabral Bernardo
Vice-pesidente CD 

Miguel Ingenerf Duarte Afonso
Vogal CD 

Miguel Maria do Nascimento Nogueira Leite
Vogal CD 

Alexandre Jorge Matos Ferreira
Vogal CD 

Vasco Manuel Freitas Matos
Vogal CD 

Rodrigo Pais Rodrigues de Almeida
Vogal CD 

Gonçalo Ribeiro Soares de Albuquerque
Vogal CD 


Conselho Fiscal e Disciplinar

João Frederico de Freitas Teives Henriques
Presidente CFD 

José Pedro Albuquerque de Fezas Vital
Vice-presidente CFD 

Frutuoso Pires Mateus
Membro Efectivo CFD 

Pedro do Ó Barradas de Oliveira Ramos
Membro Efectivo CFD 

Pedro Jorge Cabral da Silva Nunes
Membro Efectivo CFD 

Raúl José da Silva Araújo da Mota Cerveira
Membro Efectivo CFD 

João Maria Serpa Pimentel Cota Dias
Membro Efectivo CFD 

Carlos António Antolim da Cunha Ramalho
1.º Suplente CFD 

Francisco Miguel Casco Batista
2.º Suplente CFD 

Gonçalo Navarros de Castro de Sousa Uva
3.º Suplente CFD