Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Passagem às 'meias' joga-se em Istambul

Por Sporting CP
10 Mar, 2022

Excelentes minutos finais dos Leões deixam tudo em aberto (70-73)

Num jogo intenso e de luta até ao fim, a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quinta-feira, diante dos turcos do Bahçesehir Koleji SK por 70-73 na primeira mão dos quartos-de-final da FIBA Europe Cup – uma fase inédita até hoje para os emblemas nacionais.

O teste foi de fogo frente aos dragões vermelhos de Istambul, mas foi por centímetros que os Leões não arrancaram um empate em cima da buzina para coroar uma electrizante recta final de partida. Foi Travante Williams, mais uma vez, a assumir o protagonismo na fase decisiva, terminando com 25 pontos, nove ressaltos, três roubos de bola e três assistências. Apesar do desaire por três pontos de diferença, está tudo em aberto para a segunda mão na Turquia.

Nesta fase, o adversário é de dificuldade máxima e os números alertavam para isso: em 12 jogos nesta edição da prova, o emblema de Istambul só perdeu um e na competitiva liga turca ocupa o sétimo lugar, embora em igualdade pontual com quarto.

Ora, logo desde o início, o Bahçesehir Koleji SK começou a dificultar a vida aos Leões, que apesar das rápidas saídas em transição foram acumulando triplos e ataques falhados (3-8). Pouco depois, seria Micah Downs abrir a contagem desde a linha de três pontos e Joshua Patton começou a impor-se, ofensivamente, debaixo do cesto (10-10). Ainda assim, com 12-17 foi o conjunto visitante a terminar os primeiros dez minutos na liderança.

A seguir, a turma de Alvalade começou o segundo período da melhor maneira graças a um triplo do recém-entrado Tanner Omlid e reaproximou-se no marcador através de um afundanço de Justin Tuoyo e uma penetração de Travante Williams (19-21). Lá atrás, a conjunto de Luís Magalhães melhorou a sua agressividade na defesa e um novo afundanço enfático de Tuoyo reestabeleceu o empate (21-21).

Em grande nesta fase, Tuoyo voltou a fazer a diferença no jogo interior e atirou para o 28-26 que colocou o Sporting CP em vantagem na partida pela primeira vez, levantando muitos aplausos nas bancadas. Jogo de grande nível no Pavilhão João Rocha, com as duas formações a par e passo no marcador, tal era o equilíbrio de forças (33-33). Contudo, nos instantes finais o Bahçesehir Koleji SK aproveitou melhor os seus ataques e saiu a vencer para o descanso (34-39).

De acordo com as estatísticas do encontro, a grande diferença entre os dois emblemas estava na eficácia nos lançamentos de dois pontos: enquanto os Leões somavam cerca de 45% de acerto, os turcos estavam nos 82%. Individualmente, Travante – que à entrada para os quartos-de-final tinha a terceira média mais alta de pontos por jogo da prova (16,7) - era o Leão com mais pontos marcados (12), apenas superado pelos 13 de Samuel Dekker, extremo dos visitantes que esta temporada já disputou minutos na NBA pelos Toronto Raptors.

Já o regresso para a segunda parte, após algumas imprecisões de parte a parte, foi favorável à turma de Alvalade. com Travante, Downs e Diogo Ventura (triplo) como protagonistas, o Sporting CP assinou um parcial de 6-0, voltando a assumir a liderança do resultado, agora em 40-39. No entanto, o Bahçesehir Koleji SK respondia sempre à altura e com qualidade (44-49) e não só operou a reviravolta como ainda alargou a diferença no marcador até aos 49-57.

Faltavam os derradeiros dez minutos e a tarefa não se adivinhava nada fácil para a formação verde e branca, mas a eficácia e energia de Shakir Smith alimentavam a esperança Sportinguista (54-60). Ainda assim, o conjunto turco, orientado por Erhan Ernak, à boleia do seu maior acerto desde o exterior, castigava os Leões de forma severa, dilatando a vantagem até ao 57-73 – já com Omlid excluído.

Quando o Sporting CP mais precisava de um lance de génio para reentrar na discussão, Travante Williams converteu dois triplos longínquos e o Pavilhão João Rocha entrou em ebulição (66-73). Empurrados pelas bancadas, os Leões foram à procura de mais e Travante e Patton reduziram até aos 70-73. No último segundo, o camisola 0 dispôs da última bola da partida, mas o triplo acertou no aro e saiu.

Assim, com o Sporting CP em desvantagem na eliminatória, tudo se vai decidir em Istambul, na próxima quarta, dia 16. O Bahçesehir Koleji SK já sabe o que é atingir as 'meias' da FIBA Europe Cup, fê-lo em 2019/2020, já os Leões estão a fazer a sua melhor campanha europeia de sempre e querem continuar a fazer História.

Sporting CP: Travante Williams (25), Miguel Maria Cardoso, Shakir Smith (7), Justin Tuoyo (9), Mike Fofana, Diogo Ventura [C] (3), António Monteiro, Tanner Omlid (9), João Fernandes, Diogo Araújo, Josua Patton (11) e Micah Downs (6).