Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Sindicato de Jogadores da Suíça de visita à Academia

Por Sporting CP
22 Jul, 2022

Comitiva de 18 jogadores vai participar num torneio em Portugal

O Sindicato de Jogadores da Suíça fez uma visita à Academia Cristiano Ronaldo, esta sexta-feira, aproveitando o facto de estar em Portugal para participar no Ultimate Football Draft Tournament, torneio entre Sindicatos de Jogadores Profissionais de Futebol, de 23 a 24 de Julho.

Os helvéticos trouxeram até ao nosso país 18 dos 43 jogadores do plantel, todos eles com o desejo de voltarem a jogar profissionalmente, sendo esta uma oportunidade única para mostrarem-se. Para isso, vão realizar um estágio em diversos locais ao longo de cinco semanas.

Paulo Gomes, director da Academia, deu as boas-vindas ao grupo, que fez uma visita guiada ao quartel-general do futebol Leonino e teve a oportunidade de conhecer o Modelo Centrado no Jogador, tendo assistido também a uma palestra sobre a importância da nutrição no desporto.

João Paiva, ex-jogador Leonino que é director-técnico e treinador no Sindicado de Jogadores da Suíça há quatro anos, foi um dos presentes e não escondeu que este foi um dia “especial”.

“Foi especial porque os jogadores puderam ver onde cresci como jogador e foi importante para que eles percebessem de onde vim e de onde vieram muitas das ideias que partilho com eles. Além disso, foi bom ver algumas pessoas que me ajudaram como jogador e como homem, como o professor João Couto ou o Paulo Gomes. Foi bom voltar a um sítio onde fiz muitos golos”, disse o ex-Leão, que se estreou na Academia em 2002 e partilhou momentos com Cristiano Ronaldo.

João Paiva explicou ainda os objectivos deste estágio. “Aquilo que estamos a fazer é trabalhar durante cinco semanas como se fossemos um clube profissional. Com isso, conseguimos ter condições para os jogadores treinarem com qualidade e estabelecemos contactos com equipas suíças para os jogadores se mostrarem. (…) Esta viagem a Portugal é importante pois traz os jogadores a outro mercado, o português. Eles estão livres, têm qualidade e estão treinados, portanto estão prontos para entrar nas equipas”, frisou, enaltecendo a importância desta visita.

“Nem todos os jogadores actuaram em equipas de topo e nenhum deles foi formado numa Academia de topo como esta. É importante perceberem o que se faz numa Academia deste nível e verem o que os clubes de topo estão a fazer, até mesmo para os jogadores que têm já 29 ou 30 anos, pois mesmo esses podem aprender. Vir a um sítio onde se trabalha com a qualidade com que se trabalha na Academia é sempre muito importante para todos os atletas”, garantiu.

Ivan Audino, futebolista de 30 anos que faz parte da equipa do Sindicato Suíço, não se mostrou surpreendido com as condições que encontrou em Alcochete. “Não fiquei surpreendido porque sabemos que Sporting CP e Portugal têm feito um grande trabalho no futebol. Nos últimos anos saíram daqui muitos jogadores e são necessárias boas infra-estruturas e uma boa filosofia para que isso aconteça”, começou por dizer o médio, que está focado em “montar uma boa equipa”.

“No final de contas não somos uma equipa, mas vamos sê-lo durante estas cinco semanas enquanto tentamos solucionar a nossa carreira. Viemos para dar o nosso máximo e para vencer o torneio porque a vitória dá sempre mais confiança para o que vem no futuro. Vamos focar-nos no que podemos fazer dentro de campo e depois logo se vê o que vai acontecer”, concluiu.