Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Nulo fecha primeira fase

Por Sporting CP
11 Abr, 2021

Equipa B empatou (0-0) com o Real SC e vai disputar acesso à Liga 3

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou a zero, este domingo, no terreno do Real SC na 22.ª, e última, jornada da série G da primeira fase do Campeonato de Portugal. Desta forma, os jovens Leões somam 49 pontos, terminam em segundo lugar na série e na segunda fase da prova vão disputar o acesso à Liga 3 do próximo ano.

Nos instantes iniciais, o Real SC, mais atrevido, tentava chegar rapidamente à baliza de André Paulo, mas assim que a equipa verde e branca assumiu a iniciativa do jogo surgiu a primeira grande situação de golo. Cinco minutos decorridos e Joelson Fernandes apareceu ao segundo poste para atirar ao ferro, depois de um cruzamento da direita. 

Daí em diante, com bola, os Leões de Filipe Celikkaya instalavam-se no meio-campo adversário e, como tem sido habitual, tentavam desmontar a estrutura defensiva, ligando o jogo com paciência e a toda a largura até encontrar o espaço certo para atacar, tanto por dentro como por fora. Do outro lado, os realistas juntavam as suas linhas e apostavam, sobretudo, em rápidas transições ofensivas, mas na primeira meia hora foi pouca a acção perto das duas balizas.

Um novo sinal de verdadeiro perigo surgiu apenas aos 42 minutos e novamente a partir dos pés de Joelson. O jovem extremo Leonino perfilou-se da esquerda para dentro e rematou rasteiro para defesa incompleta de Van der Laan. Na recarga, Luiz Phellype ainda fez balançar as redes, mas o árbitro assinalaria fora-de-jogo, embora as imagens deixem dúvidas. Em cima do intervalo, o árbitro considerou que Rodrigo Fernandes travou em falta perto da área uma transição e mostrou-lhe o segundo amarelo e respectivo vermelho, no entanto, após diálogo com o auxiliar melhor posicionado, a decisão e os cartões foram retirados.

Para a segunda parte, o técnico verde e branco promoveu a entrada de Geny Catamo para o lugar de Luiz Phellype, ficando Nuno Moreira como o jogador mais avançado dos Leões. Ainda assim, manteve-se a toada da primeira parte com o domínio territorial e as principais oportunidades a pertencerem ao Sporting CP. Aos 66 minutos, uma jogada pela esquerda abriu espaço para a incursão de Tomás Silva na área realista, mas o remate saiu ligeiramente ao lado do alvo.

A partir do banco, Filipe Celikkaya refrescou e remodelou o trio atacante por completo, introduzindo Tiago Rodrigues e Elves Baldé para o último quarto de hora. Antes do apito final, o Real SC ficou perto de inaugurar o marcador e já em período de descontos Elves Baldé respondeu, mas viu o guardião adversário negar-lhe um grande golo e manter assim o nulo.

Na segunda fase, a equipa B verde e branca estará na série 7 com o Oriental Dragon FC (3.º série G), o Louletano DC (4.º série H) e o Lusitano GC Moncarapachense (5.º série H) para disputar, a seis jornadas, o acesso à Liga 3 – prova a estrear na próxima temporada. No primeiro jogo, os Leões visitam o Louletano DC no próximo dia 26 de Abril.

Sporting CP: André Paulo [GR]; Hevertton Santos, João Goulart, Chico Lamba, Mees de Wit (Gonçalo Costa 82'); Rodrigo Fernandes (João Daniel 66'), Bruno Paz [C], Tomás Silva; Nuno Moreira (Tiago Rodrigues 75'), Joelson Fernandes (Elves Baldé 75') e Luiz Phellype (Geny Catamo 45').