Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Empate na Academia

Por Sporting CP
26 Nov, 2022

Maior domínio da equipa B não se traduziu em triunfo (2-2)

Duas semanas depois do último jogo, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou, este sábado, à competição e empatou com os açorianos do GD Fontinhas por 2-2 no jogo que abriu a décima jornada da série B da Liga 3.

Foi o primeiro empate Leonino na prova e tudo ficou resolvido nos primeiros 45 minutos, onde foram apontados os quatro golos da partida e os erros Leoninos revelaram-se muito penalizadores. A formação visitante inaugurou o marcador, mas em quinze minutos Renato Veiga e Samuel Justo concretizaram a reviravolta verde e branca, que, por sua vez, seria anulada já em cima do intervalo graças à conversão de um pontapé de penálti.

Para enfrentar o GD Fontinhas, emblema de uma freguesia do município da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Filipe Çelikkaya, treinador Leonino, fez três alterações relativamente ao último onze: entraram Samuel Justo, Diogo Cabral e Francisco Canário, saindo Mateus Fernandes, Fatawu e Rodrigo Ribeiro – este último no banco de suplentes. Além disso, o jovem central Pedro Silva foi chamado pela primeira vez para um jogo da equipa B.

Desde o apito inicial, os jovens Leões assumiram a iniciativa, tendo mais bola e protagonizando as primeiras situações de relativo perigo, sobretudo pelos pés de Diogo Cabral. No entanto, com uma abordagem mais expectante, o GD Fontinhas - bem mais experiente - começou por ser mais feliz e na primeira vez que saiu para o ataque - com qualidade - chegou ao 0-1 aos 15 minutos. Diego Calai ainda defendeu a primeira oportunidade, num cara-a-cara, porém foi de fora da área, na sequência desse lance, que Ragner Paula inaugurou o marcador.

Seria, contudo, sol de pouca dura para os açorianos, uma vez que numa bola parada o Sporting CP reestabeleceu o empate dois minutos depois: o guardião Okua travou o primeiro cabeceamento de Gilberto Batista, mas na recarga o capitão Renato Veiga foi oportuno e certeiro. De forma consistente, a equipa B continuou a mandar no jogo e à passagem da meia hora chegou de forma meritória à vantagem. Em zona central, Diogo Abreu isolou Samuel Justo com mestria e o camisola 96 finalizou com classe, depois de circundar o guarda-redes.

Logo a seguir, o conjunto terceirense também ficou perto de reagir ao golo verde e branco de forma imediata, porém Calai sacudiu o remate. No entanto, o empate chegaria mesmo, mas só ao cair do pano da primeira parte e desde a marca dos 11 metros. Princebell foi o responsável por converter o pontapé de penálti que castigou uma falta de Gilberto Batista.

Assim, 2-2 foi o resultado ao intervalo, penalizando em demasia a exibição mais controladora do Sporting CP – 65%-35% em posse de bola e 32-14 em remates perigosos, embora fosse maior o equilíbrio no que toca a remates no alvo (3-4).

Fora das quatro linhas, fruto da recente visita Leonina à Escola Básica Valbom, em Alcochete, no âmbito de uma iniciativa de recolha e doação de material escolar em conjunto com a Federação Portuguesa de Futebol, o Sporting CP contou com mais de 80 convidados, entre crianças e seus familiares, a assistir à partida.

Já com Gonçalo Braga no lugar de David Monteiro na lateral direita, a equipa B reatou o encontro na mesma toada e começou logo com duas boas situações de golos, mas em ambas Afonso Moreira atirou por cima. Na resposta do GD Fontinhas, mais atrevido, foi Calai a brilhar com uma ‘mancha’ decisiva.

Com o jogo a ficar mais dividido e com menos aproximações às balizas, Çelikkaya lançou Vando Félix a partir do banco de suplentes e, já à entrada para o último quarto de hora, entraram também Rodrigo Ribeiro e Miguel Menino, que regressou aos relvados após três meses afastado por lesão.

Joelson Fernandes foi a última cartada do treinador verde e branco e protagonizou a última investida Leonina, no entanto nada mudou no encontro ou no resultado. Com este empate, a equipa B chega aos 13 pontos na Liga 3, seguindo-se a visita ao Caldas SC.

Sporting CP: Diego Calai [GR], David Monteiro (Gonçalo Braga 46’), Gilberto Batista, Jesús Alcantar, Diogo Travassos, Renato Veiga [C], Diogo Abreu, Samuel Justo (Miguel Menino 77‘), Diogo Cabral (Joelson Fernandes 90’), Afonso Moreira (Vando Félix 67’) e Francisco Canário (Rodrigo Ribeiro 77‘).