Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Domínio Leonino coroado com o regresso aos triunfos

Por Sporting CP
03 Dez, 2023

​Equipa B vence FC Oliveira do Hospital com golo de Rafael Nel (0-1)

De regresso à competição três semanas depois do seu último encontro, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa do FC Oliveira do Hospital vencer por 0-1, este domingo, na 12.ª jornada da série B da Liga 3. Com este resultado, os Leões passam a somar 20 pontos, apenas menos dois que o líder SC Covilhã, e sobem à terceira posição – que dá acesso à fase de subida.

O emblema de Alvalade foi sempre muito superior e dominou toda a partida, mas não conseguiu criar grandes ocasiões perante um adversário muito fechado e mais preocupado em defender. O golo decisivo, de Rafael Nel, chegou já em cima do minuto 80, e apesar de os homens da casa terem ficado perto do empate no final, os três pontos ficaram com a equipa que mais mereceu.

No Estádio Municipal de Tábua, o técnico verde e branco Filipe Çelikkaya operou três alterações em relação ao onze apresentado frente ao SC Covilhã, na última ronda. Chico Lamba, Afonso Moreira e Rafael Nel voltaram às escolhas iniciais, diante de um rival – sétimo classificado - que vinha de dois desaires e tinha saído de Alcochete derrotado no duelo da primeira volta (2-0).

Numa primeira parte praticamente sem balizas, mas de sentido único, o Sporting CP esteve sempre por cima. Os Leões assumiram a iniciativa e foram pacientes a construir as jogadas desde trás, maioritariamente através da ala direita, perante um FC Oliveira do Hospital na expectativa e com as linhas recuadas, sempre em busca de aproveitar as transições rápidas para criar perigo.

Ainda assim, a verdade é que a muita posse de bola e o domínio do conjunto de Alvalade não se traduziram em ocasiões claras de golo. As duas excepções surgiram já em cima do intervalo, com Afonso Moreira a obrigar Kadú a uma defesa apertada e, logo a seguir, num canto, Miguel Menino teve tudo para fazer o 0-1 ao segundo poste, mas falhou o alvo e o nulo manteve-se.

No regresso dos balneários, a toada foi a mesma. O Sporting CP continuou a mostrar-se mais ofensivo, sempre em busca de encontrar espaços na sólida organização defensiva dos homens da casa, desta feita privilegiando o corredor esquerdo. Ainda assim, as ocasiões de golo voltaram a escassear – excepção para um remate forte de Miguel Menino que foi travado com dificuldade.

Apesar disso, já com 80 minutos decorridos, tudo mudou e os Leões chegaram finalmente ao golo da vantagem. Na sequência de um passe longo para o meio-campo rival, o guarda-redes Kadú saiu da área para tentar o corte e afastar o perigo, mas falhou a intercepção, vendo Rafael Nel aproveitar para abrir o marcador de baliza aberta. Foi o terceiro golo do avançado na prova.

Na recta final, o FC Oliveira do Hospital – que até aí que só tinha rematado uma vez ainda na primeira parte – carregou sobre o reduto Leonino e podia mesmo ter feito o empate. No entanto, Diego Calai revelou-se uma autêntica muralha com duas enormes defesas, a segunda a desviar para a barra um cabeceamento perigoso, segurando assim uns três pontos suados mas justos.

Os Leões, que regressaram assim às vitórias depois de dois empates e uma derrota, voltam a entrar em acção já na próxima sexta-feira, dia 8 de Dezembro, para receber o Atlético CP.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Leonardo Barroso (David Monteiro, 62’), João Muniz, Chico Lamba, Pedro Bondo, Marco Cruz (Rodrigo Marquês, 75’), Miguel Menino (Miguel Alves, 86’), Diogo Abreu, Tiago Ferreira (Alexandre Brito, 86’) [C], Afonso Moreira (Mauro Couto, 75’) e Rafael Nel.