Equipa B regressa à Liga 2 com vitória ao cair do pano
09 Ago, 2025
Golo de Flávio Gonçalves valeu os três pontos em Torres Vedras (0-1)
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal entrou com o pé direito na Liga 2 ao ter vencido em casa do SCU Torreense por 0-1, este sábado à tarde, no jogo da primeira jornada. Uma partida que marcou – da melhor maneira - o regresso oficial dos jovens Leões ao segundo escalão, onde não competiam desde 2017/2018.
Foi uma partida de grande equilíbrio, com uma primeira parte mais aberta - e em que o Sporting CP entrou melhor – e outra mais fechada, mas um lance de sintonia total e inteligência de Mauro Couto (na assistência) e Flávio Gonçalves (a marcar) teve o ‘condão’ de levar, à última hora (aos 89’), os três pontos em Torres Vedras – casa do quinto classificado na passada edição da Liga 2.
Para a estreia em 2025/2026 como recém-promovidos, o treinador João Gião apostou num ‘onze’ inicial composto por Diego Calai na baliza, Bruno Ramos, João Muniz e David Moreira no trio de centrais, alas entregues a José Silva e Salvador Blopa, enquanto Rayan Lucas (reforço em estreia) e Samuel Justo ocuparam o meio-campo e Mauro Couto e Manuel Mendonça, mais à frente, no apoio ao avançado Rafael Nel. Destaque ainda para a convocatória – com média de idades de 19,8 anos – de outra cara nova, o avançado Paulo Cardoso, e o regressado Rafael Pontelo após empréstimo na Letónia.
Cumprido um minuto de silêncio em honra de Jorge Costa e dado o apito inicial, os jovens Leões entraram de forma descomplexada, com vontade de ter a iniciativa e até bem mais ameaçadores. Logo aos dez minutos, só um corte na hora certa evitou uma promissora finalização a Nel e o mesmo aconteceu, poucos depois, a Manuel Mendonça quem, lançado em velocidade numa transição, já tinha batido o guardião Lucas Paes, mas viu o experiente Stopira tirar a bola do caminho do golo.
A resposta do conjunto da casa chegou, de seguida, num livre directo de Javi Vázquez que não passou muito longe da trave, mas que o fez ganhar outro ascendente na partida e colocar Calai à prova por duas vezes entre os postes.
Apesar da maior posse de bola verde e branca (36%-64%), a primeira parte acabou reequilibrada em termos de oportunidades, mas com o nulo intacto no marcador. E na segunda parte o jogo manteve-se sempre dividido, mas rarearam as ocasiões de golo, fruto de alguma imprecisão crescente de parte a parte.
Com o SCU Torreense a conseguir discutir cada vez mais o domínio até então claro dos Leões na posse de bola, aos 71 minutos, João Gião mexeu pela primeira vez e lançou Flávio Gonçalves e, pouco depois, um par de duplas ‘cartadas’ quase seguidas: entraram Gabriel Silva e Lucas Anjos e ainda Rodrigo Dias e Rafael Besugo.
Foi então que um remate de Ethyan, saído do banco local, voltou a trazer o sinal de perigo para o encontro – passou muito perto da trave. O 0-0 parecia que estava para ficar, com o jogo já em modo ‘pára-arranca’, até que um momento de esperteza de Mauro Couto acabou por abrir as portas do golo da vitória, autoria de Flávio Gonçalves. Aos 89 minutos, o canhoto cobrou uma falta a meio-campo rapidamente, picando a bola sobre a defesa para a excelente movimentação de Flávio Gonçalves, que com um pontapé seco selou o triunfo na estreia e soltou a festa verde e branca no Estádio Manuel Marques.
Os jovens Leões de João Gião juntaram-se, assim, ao FC Vizela nas equipas que somaram os primeiros três pontos em disputa na Liga 2. Na próxima jornada - a primeira em casa - a equipa B do Sporting CP recebe a UD Leiria.
Sporting CP: Diego Calai [GR], José Silva (Rodrigo Dias, 85’), Bruno Ramos, João Muniz, David Moreira, Salvador Blopa (Lucas Anjos, 79’), Rayan Lucas, Samuel Justo (Rafael Besugo, 85’), Mauro Couto, Manuel Mendonça [C] (Flávio Gonçalves, 71’), Rafael Nel (Gabriel Silva, 79’)