João Gião: "Às vezes tem de ser na raça, e isso deixa-me satisfeito"
09 Ago, 2025
Técnico satisfeito com estreia vitoriosa na Liga 2
Terminado jogo da primeira jornada da Liga 2 frente ao SCU Torreense, com vitória Leonina fora de casa (0-2), João Gião, treinador da equipa B do Sporting CP, analisou a partida em declarações aos meios de comunicação do Clube.
“Foi óptimo celebrar aquele golo com uma boa moldura humana por trás daquela baliza”, começou por dizer, antes de atentar nos vários momentos de domínios alternados que houve na partida, reconhecendo-se “satisfeito de um modo geral com o rendimento da equipa”.
“Entramos bem, com posse de bola, mas faltou-nos mais critério no último terço para criar mais perigo. Podíamos ter definido melhor algumas transições também. Acho que na primeira parte aceitava-se a nossa vitória, mas o empate também”, referiu, sem esconder que na segunda parte “o SCU Torreense entrou melhor”.
“O ritmo foi também mais baixo, até pelo calor. Depois, acho que a partir dos 55 ou 60 minutos voltámos a assumir o jogo. Quem veio do banco ajudou, fizemos o golo e também soubemos sofrer até ao fim. Às vezes tem de ser na raça, e isso deixa-me satisfeito”, sublinhou João Gião.
Sem dúvidas de que a aposta na juventude “é o caminho”, o técnico realçou também o momento de “irreverência” de Mauro Couto que resultou no golo da vitória. “A irreverência agrada-me muito e não quero que a percam”, acrescentou.
Por fim, apesar da boa amostra deixada e dos três pontos, Gião afirmou que a equipa vai “crescer com a competição”. “A esmagadora maioria desta equipa são jogadores que jogavam no ano passado na Liga 3 e é lógico que neste novo patamar, bem acima, vamos ter dificuldades. O resultado de hoje também não nos pode embriagar nesse sentido, mas dá-nos esse reforço positivo. Ganhámos, acho que bem, mas em caso de empate também não poderíamos dizer que era completamente injusto”, considerou, concluindo com uma mensagem de confiança: “Vamos atravessar dificuldades, mas só unidos e a acreditar no processo é que vamos fazer uma época positiva”.
O defesa João Muniz também falou após a partida, mas antes de abordar a vitória deixou uma mensagem de apoio ao colega Gabriel Melo – também João Gião o fez – que sofreu recentemente uma lesão grave. “É sempre um momento muito complicado e, por isso, um abraço e esta vitória é para ele”, declarou o jovem central.
Já sobre o triunfo em Torres Vedras e na estreia desta Liga 2, Muniz não escondeu a sua felicidade. “Sabe muito bem, porque sabíamos que ia ser complicado neste contexto complicado. Demos o nosso máximo por isso sabe bem atingir um objectivo”, enalteceu, passando de imediato à análise do equilibrado encontro.
“Percebemos que nem sempre vamos estar por cima e ter bola, também temos de saber sofrer sem levar golos. Depois, também ter paciência e controlo emocional para quando chegar a oportunidade fazer golo”, resumiu.
Depois, o canhoto deixou um agradecimento aos Sportinguistas presentes: “Foi muito importante o seu apoio. Dão-nos sempre uma energia extra”.