Primeira parte merecia pontos
21 Fev, 2026
Equipa B perde em casa do CS Marítimo
A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 1-0 no terreno do líder CS Marítimo para a 23.ª jornada da Liga Portugal 2.
O encontro teve um emblema a dominar cada uma das partes e o que os jovens Leões fizeram na primeira metade merecia pontos, mas Romain Correia, dos insulares, fez o único golo do desafio já no quarto de hora final.
Num duelo entre duas das melhores equipas do campeonato, um belo dia de sol e um estádio muito bem composto no Funchal viu um início de encontro equilibrado. O primeiro ascendente foi do CS Marítimo, que rematou aos 8', para fora, por intermédio de Martín Tejón.
Os madeirenses conseguiram, também, alguns cruzamentos e ataques perigosos, mas Diego Callai não estava a ser verdadeiramente incomodado. A partir do primeiro quarto de hora, contudo, a toada mudou e o Sporting CP começou a crescer a olhos vistos. O primeiro sinal surgiu aos 19', quando Rodrigo Dias serviu Rafael Nel e este deu para Mauro Couto, que entrou na área e atirou contra a malha lateral.

Pouco depois, Salvador Blopa apareceu na direita para oferecer a Samuel Justo, que por sua vez assistiu, com o calcanhar, Mauro Couto, que rematou e Samu, guardião dos visitados, defendeu com qualidade. Só dava Sporting CP nesta fase e, pouco depois da meia-hora, Mauro Couto descobriu Paulo Cardoso na esquerda e este só não marcou nem assistiu um colega por Samu teve uma excelente intervenção ao sair dos postes.
O guarda-redes do CS Marítimo afirmou-se como a principal figura do primeiro tempo e voltou a salvar as suas cores aos 38', minuto em que um grande cruzamento de Rodrigo Dias foi parar a Rafael Nel, que dominou e atirou de forma acrobática para (mais uma) grande defesa de Samu.
Logo a seguir, ainda mais perigo: remate de Mauro Couto de muito longe para… defesa de Samu, com a bola a acertar ainda na trave verde-rubra. Salvador Blopa ainda procurou a recarga, mas não chegou a tempo.
Ao intervalo, o 0-0 só era uma realidade graças à tremenda exibição de Samu e já se justificava a vantagem do Sporting CP, que estava a ser bastante superior.

A história mudou no segundo tempo, com o controlo a passar para os pés dos jogadores do CS Marítimo. Aos 54', Bruno Ramos conseguiu um fantástico corte que evitou o remate de Martín Tejón, enquanto Mauro Couto, do outro lado, atirou de longe à figura de Samu.
Martín Tejón ficou ainda mais perto do golo aos 60', quando tinha espaço e cabeceou para fora, enquanto Salvador Blopa, de forma bem menos ameaçadora, fez o mesmo pouco depois. Aos 71', Eduardo Felicíssimo deu lugar a Manuel Mendonça e João Gião, nem cinco minutos mais tarde, voltou a mexer: saíram Mauro Couto e Samuel Justo, entraram Zaïd Bafdili e Kauã Oliveira.
Por cima no jogo, ainda que sem muitas oportunidades claras, o CS Marítimo fez o único golo da tarde aos 77' e por intermédio de Romain Correia na insistência após um canto da esquerda.
Na resposta, Gabriel Silva substituiu Mateo Tanlongo e o Sporting CP tentou chegar, pelo menos, ao empate, mas não conseguiu voltar ao nível do primeiro tempo. A melhor ocasião chegou aos 87', quando Gabriel Silva, depois de um bom trabalho de Zaïd Bafdili, rematou ao lado.
Houve ainda tempo para duas investidas de Paulo Cardoso, ambas para fora, e o 1-0 prevaleceu.
Na próxima jornada, o Sporting CP recebe o Leixões SC.
Sporting CP: Diego Callai [GR], Bruno Ramos, David Moreira [C], Rodrigo Dias, Salvador Blopa, Eduardo Felicíssimo (Manuel Mendonça, 71'), Mateo Tanlongo (Gabriel Silva, 81'), Samuel Justo (Kauã Oliveira, 75'), Paulo Cardoso, Mauro Couto (Zaïd Bafdili, 75') e Rafael Nel.