Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Sabor amargo na despedida

Por Sporting CP
11 maio, 2019

Empate (1-1) com o CD Tondela

No último jogo da Liga NOS em Alvalade, Sporting CP e CD Tondela empataram a uma bola, resultado que deixou todos os adeptos desgostosos – os Leões mereciam mais.

Mais uma grande casa em Alvalade para assistir à despedida do Sporting Clube de Portugal do campeonato nacional. Os Leões queriam manter a espectacular série de vitórias consecutivas frente a um CD Tondela que rumou a Lisboa a lutar pela vida atendendo ao facto de estar na zona de despromoção.

A formação forasteira, aliás, começou melhor, dispondo de uma ocasião clara no primeiro minuto, quando Tomané, isolado, não conseguiu desfeitear Renan.

O Sporting CP deu o troco logo de seguida, e de que forma: Luiz Phellype foi agarrado dentro da área e, na conversão da respectiva grande penalidade, Bruno Fernandes assinou o seu 32.º golo da época. A partir deste momento os Leões proporcionaram meia hora de grande nível, criando ocasiões atrás de ocasiões, mas sem conseguir ampliar o resultado. Até que surgiu um dos momentos do jogo: Ristovski foi expulso com um cartão vermelho directo após consulta ao VAR.

Marcel Keizer colocou Borja na direita e Acuña recuou para defesa esquerdo, obrigando a que Bruno Fernandes ocupasse a zona esquerda do meio-campo. Com menos um, o Sporting CP iria ter, aparentemente, uma difícil segunda parte.

Sem dúvida que a expulsão do macedónio alterou completamente a ordem do jogo. O CD Tondela subiu as linhas, começou a ocupar os espaços do meio-campo Leonino, mas manda a verdade dizer que, em termos de ocasiões de golo, foi zero.

O Sporting CP começou a apostar no contra-ataque, criando enormes calafrios na área tondelense. Bruno Fernandes, Luiz Phellype por duas vezes e Mathieu desperdiçaram ocasiões soberanas, sobretudo pelas intervenções incríveis de Cláudio Ramos, que foi um obstáculo intransponível para os intentos dos Leões.

Depois, veio ao de cima a velha máxima ‘quem não marca, sofre’. O CD Tondela chegou ao empate numa das suas raras incursões. Ainda entraram Ilori, Bas Dost e Diaby, mas já não faltava muito tempo para o final, até porque os forasteiros começaram a congelar o desafio.

Certo é que nesta época o Sporting CP desperdiçou 5 pontos frente ao CD Tondela. Mas, pelo que mostraram em Alvalade, os homens de Pepa pouco merecem para permanecer na Primeira Liga. Quanto ao SCP, segue-se a deslocação ao Dragão e preparar, em força, o jogo do Jamor.

Jogaram pelo Sporting CP: Renan; Ristovski, Coates, Mathieu e Borja (Ilori, 68 minutos); Gudelj e Wendel (Bas Dost, 76 minutos); Bruno Fernandes; Raphinha, Acuña e Luiz Phellype (Diaby, 86 minutos).