Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão, Mário Vasa e Pedro Zenkl

Apuramento e goleada

Por Sporting CP
28 Nov, 2019

PSV dominado em Alvalade

O Sporting Clube de Portugal garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16-avos-de-final da Liga Europa ao golear o PSV por 4-0 na 5.ª jornada da fase de grupos da competição. Os golos Leoninos foram apontados por Bruno Fernandes (dois), Luiz Phellype e Jérémy Mathieu.

A primeira parte foi fenomenal por parte dos Leões, que entraram com uma pressão muito alta que impedia a criação por parte do PSV. Aos sete minutos, Bruno Fernandes assustou o PSV com um remate de longe que só não deu golo porque o guarda-redes Unnerstall mostrou estar atento. Contudo, o Sporting CP apontou o 1-0 logo a seguir. Marcos Acuña fez o lançamento lateral no momento certo, Bruno Fernandes cruzou de primeira e Luiz Phellype, com um cabeceamento perfeito, facturou e levantou o Estádio José Alvalade. Unnerstall bem se esticou, mas a bola só parou lá dentro.

Pouco depois, o conjunto verde e branco voltou a marcar. Com muito espaço na zona frontal, onde é muito forte, Bruno Fernandes rematou de fora da área para mais um grande golo ao serviço do Sporting CP que confirmou a superioridade sobre o PSV que se tinha vindo fazer a sentir no primeiro quarto de hora.

A perder por 2-0, o PSV viu-se obrigado a subir as linhas e a arriscar mais para criar oportunidades de perigo. Aos 20 minutos, Bruma esteve perto de reduzir, mas Luís Maximiano antecipou-se de forma sublime. Pouco depois, o mesmo Bruma rematou com a bola a passar perto do poste Leonino.

No entanto, quem marcou foi novamente o Sporting CP. Aos 42 minutos, Bruno Fernandes bateu o pontapé de canto a partir do lado direito do ataque da turma de Alvalade e Mathieu, de primeira e com um gesto acrobático, apontou mais um grande golo do Sporting CP e levou a equipa da casa a vencer por 3-0 ao intervalo.

O PSV voltou dos balneários com vontade de fazer algo mais e logo no primeiro minuto da segunda metade foi Mohamed Ihattaren a criar perigo, mas Luís Maximiano respondeu com uma excelente defesa. Aos 57 minutos, uma grande jogada do Sporting CP terminou com um remate de Luciano Vietto a falhar o algo e logo a seguir Yannick Bolasie atirou para defesa do guardião dos holandeses.

O 4-0 chegou aos 64 minutos. Pouco antes, Marcos Acuña teve uma arrancada fenomenal e percorreu várias dezenas de metros com a bola antes de ser travado em falta na área do PSV. O árbitro assinalou pontapé de penálti e Bruno Fernandes, chamado a converter, não vacilou e bisou no desafio.

A intensidade baixou, mas isso não impediu o Sporting CP de tentar voltar a marcar. Prova disso foram as tentativas de Yannick Bolasie ou Jesé Rodríguez - que havia entrado para o lugar de Luiz Phellype - aos 69 e 75 minutos, respectivamente. Contudo, o 4-0 foi mesmo o resultado final.

Com este resultado o Sporting CP continua na liderança do Grupo D, somando agora 12 pontos. O LASK, que venceu por 1-2 em casa do Rosenborg BK, é segundo classificado com menos dois pontos que o emblema de Alvalade. Na próxima e última jornada da fase de grupos da Liga Europa, o Sporting CP desloca-se à Áustria para visitar o LASK, sendo um duelo importante para definir o primeiro classificado. O jogo está marcado para quinta-feira, 12 de Dezembro.

Sporting CP: Luís Maximiano, Valentin Rosier, Tiago Ilori, Jérémy Mathieu (Luís Neto, 73 minutos), Marcos Acuña, Idrissa Doumbia, Wendel (Rafael Camacho, 80 minutos), Bruno Fernandes (C), Yannick Bolasie, Luciano Vietto e Luiz Phellype (Jesé Rodríguez, 67 minutos).