Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão e Pedro Zenkl

Três pontos de bola parada

Por Sporting CP
18 Jun, 2020

Boa primeira parte do Sporting CP na vitória por 2-0 diante do CD Tondela

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, nesta quinta-feira, o CD Tondela por 2-0 em jogo da 27.ª jornada da Liga NOS, num Estádio José Alvalade que continua vazio devido às condicionantes da pandemia.

Diante dos Sócios e adeptos Leoninos, o jogo teria naturalmente maior emoção, mas dentro de campo os Leões comandados por Rúben Amorim conseguiram confirmar o favoritismo e vencer com golos de Jovane Cabral e Šporar e com uma exibição bem conseguida, sobretudo na primeira parte.

Para Nuno Mendes foi ainda uma noite para recordar, uma vez que foi aposta inicial do treinador verde e branco um dia antes atingir a maioridade. Apesar de ter apenas 17 anos, o lateral-esquerdo não acusou a pressão e teve uma estreia de encher o olho, jogando ao lado de Mathieu, que tinha apresentado queixas nos últimos dias, mas que recuperou e foi a jogo.

Já Plata foi outra das três novidades no 11 Leonino relativamente ao jogo frente ao FC Paços Ferreira (1-0), com as saídas dos lesionados Vietto e Acuña e de Borja por opção.

A controlar a partida e a fazer circular bem a bola, o Sporting CP entrou bem no jogo e conseguiu colocar-se em vantagem logo aos 11 minutos. Falta de Yohan Tavares sobre Plata à entrada da área e Jovane Cabral, em grande forma, assumiu o lance e fez, tal como no último encontro, um golaço.

O golo madrugador motivou os Leões, que continuaram pressionantes na área do CD Tondela sem deixarem a equipa visitante chegar-se à baliza defendida por Maximiano, e aos 32 minutos a vantagem foi aumentada.

Nuno Mendes cruzou para a área, Pepelu desviou com a mão e Manuel Oliveira não teve dúvidas, assinalando pontapé de penálti. No frente a frente com Cláudio Ramos, apesar do guarda-redes visitante ter adivinhado o lado, Šporar levou a melhor e fez o 2-0.

A vantagem confortável à meia hora de jogo não fez os Leões abrandarem e, assim, o Sporting CP continuou em crescendo e foi construindo várias oportunidades para chegar ao 3-0.

Primeiro foi Jovane Cabral que, num remate em arco, atirou ao lado e depois foi Nuno Mendes, na sequência de um canto, a encher o pé direito e a rematar à entrada da área, levando perigo à baliza do CD Tondela.

Do lado contrário o único lance assinalável foi uma bola de Mathieu ao ferro, que deixou até o experiente central de boca-aberta, quando queria apenas desviar para canto. Assim, manteve-se o 2-0 até ao intervalo.

No início da segunda metade, os dois treinadores começaram por manter os mesmos 11 jogadores, mexendo apenas a partir da hora de jogo. Natxo González foi o primeiro a fazer alterações, apesar de a formação tondelense ter reentrado bem na partida, seguindo-se Rúben Amorim já depois de Šporar ter desperdiçado o 3-0.

Wendel, regressado de lesão, e Rafael Camacho saíram para dar lugar a Battaglia e Ristovski e, minutos depois, foi a vez de Francisco Geraldes e Borja irem a jogo, entrando para os lugares de Plata e Mathieu, respectivamente.

Apesar do sangue novo, o Sporting CP não conseguiu criar tantas oportunidades de golo como na primeira metade e o CD Tondela foi quem esteve mais perto de marcar. Valeu, aos 84 minutos, e já depois de uma bola no ferro, Maximiano a negar um golo do ‘meio da rua’ a Jaquité.

Até ao final do jogo, de assinalar ainda a entrada de Pedro Mendes para o lugar de Šporar, que assim fez com que tivessem ido a jogo sete jogadores da formação em 16 que foram utilizados.

Três pontos mais do que justos para o Sporting CP, que volta a jogar apenas na próxima sexta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, diante do Belenenses SAD.

SPORTING CP: Luís Maximiano; Eduardo Quaresma, Coates, Mathieu (Borja, 75 minutos) e Nuno Mendes; Rafael Camacho (Ristovski, 69 minutos), Wendel (Battaglia, 69 minutos), Matheus Nunes e Gonzalo Plata (Francisco Geraldes, 75 minutos); Šporar (Pedro Mendes, 88 minutos) e Jovane Cabral.