Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Antonio Adán: "Estamos a criar um grupo forte"

Por Sporting CP
11 Out, 2020

Guarda-redes elogia junção de experiência e juventude no plantel

Dono da baliza verde e branca nos primeiros quatro jogos oficiais da temporada, Antonio Adán tem sido um dos reforços em destaque em Alvalade. Em entrevista aos meios de comunicação do Clube, o guarda-redes espanhol abordou a integração no grupo, a junção de juventude e experiência na equipa, o primeiro clássico em Portugal, a importância dos adeptos e os métodos de Rúben Amorim.

Integração no grupo
“O grupo recebeu-me muito bem desde o início. Já me tinham dito que era um grupo jovem e agradável para os atletas. Acho que tanto eu como os novos jogadores nos integrámos muito bem. Devido às circunstâncias tivemos de passar muito tempo juntos, primeiro na pré-época e depois por causa da COVID-19. Isso fez com que a integração fosse mais fácil”.

Junção de juventude e experiência
“Acredito que a junção de juventude com experiência faz com que o conjunto seja bom. Os mais velhos trazem experiência e os jovens trazem a irreverência de quem está a começar, além da qualidade da formação do Sporting CP. Estamos a criar um grupo forte para o que aí vem, isso abre boas expectativas. (…) Quando estava de fora via que havia sempre muitos jogadores portugueses a sair para outras equipas. Agora que estou aqui, percebo que a qualidade é muito alta. Temos jogadores jovens muito bons que tenho a certeza que vão chegar ao mais alto nível”.

Muita concorrência interna
“Quanto mais competência houver no plantel, melhor será para todos a nível pessoal, colectivo e para o Clube. Isso faz com que todos evoluam, tanto os mais jovens como os mais experientes, e que todos estejam na máxima força. Isso permite que a equipa cresça”.

O primeiro clássico em Portugal
“Tanto eu como o restante grupo temos preparado o clássico tal como tínhamos preparado todos os jogos anteriores. No final, são apenas mais três pontos. Claro que para os Sportinguistas este é mais importante, também porque é um dos jogos grandes da Liga NOS. Obviamente que depois de ter disputado outros desafios grandes em Espanha, quero fazê-lo também em Portugal. Mas acho que tanto eu como a equipa estamos a preparar este encontro da mesma forma que preparámos os dois anteriores. Esse é o caminho que temos de seguir até ao final da época, preparar cada jogo como se fosse uma final”.

“Entendo que para os adeptos tenha essa importância acrescida por poderes vencer um rival directo, mas para nós são apenas mais três pontos nesse longo caminho até ao final da época. Entendo tudo o que se move ao redor deste encontro, até porque traz muitas expectativas a todos. Quando andamos pela rua os adeptos falam-nos deste jogo, mas temos de estar tranquilos, são apenas mais três pontos”.

O futebol é dos adeptos
“Para nós é difícil, ainda para mais neste Clube, que os adeptos são muito importantes dentro de campo. O que me têm dito é que ajudam muito desde a bancada e isso para nós é muito importante. Felizmente, em momentos pontuais, como no encontro entre as selecções de Portugal e Espanha, já temos visto alguns adeptos nas bancadas. Na jornada anterior já houve adeptos no jogo entre o CD Santa Clara e o Gil Vicente FC e isso dá-nos esperança de que, em breve, teremos os nossos adeptos no estádio. Espero que seja o quanto antes porque precisamos deles e eu, pessoalmente, tenho muita vontade de ver o estádio com gente nas bancadas”.

“O futebol é para os adeptos. Futebol sem espectadores é como se faltasse algo. Este espectáculo e este desporto foi criado para eles, para que os adeptos vão aos estádios e vejam a sua equipa vencer. Com os estádios vazios, isso perde-se e é uma pena porque, como disse, o futebol é dos adeptos”.

Métodos de Rúben Amorim
“Falei com o míster antes de vir e as ideias dele transmitiram-me muita personalidade, uma forma de jogar que encaixa com a minha ideia porque joguei assim no Real Betis Balompié. Ele gosta de demonstrar personalidade com a bola dentro de campo e acho que isso é ideal para um Clube como o Sporting CP, que tem de assumir o jogo e ir atrás dos três pontos”.

Trabalho específico de guarda-redes
“Estou encantado com o Tiago Ferreira e com o Jorge Vital [treinadores de guarda-redes]. No início estava mais cansado, vim do Atlético de Madrid onde havia muitas partidas e os treinos não eram tão intensos, mas estou a gostar muito. O Vital tem uma experiência de muitos anos no futebol e o Tiago complementa-o de uma forma genial. Temos feito um grande trabalho durante as últimas semanas”.

“Sempre tive presente que o trabalho é o mais importante. Ter a oportunidade de fazer trabalho específico de guarda-redes durante tantos dias durante a semana para mim é fundamental. A nossa posição baseia-se muito na confiança e poder trabalhar tanto tempo com duas pessoas tão bem preparadas, faz com que chegues ao jogo muito mais confiante”.

Mensagem para os Sportinguistas
“Vamos encarar o jogo contra o FC Porto com muita garra, como todos os anteriores. Vamos atrás dos três pontos e esperamos que os Sportinguistas nos apoiem. Ainda não vão poder estar presentes nesta partida, mas esperemos que possam estar connosco muito em breve”.