Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e Sérgio Martins

Máquina afinada

Por Sporting CP
25 Jul, 2021

Leões batem Olympique Lyonnais e vencem Troféu Cinco Violinos

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, o Troféu Cinco Violinos ao receber e bater o Olympique Lyonnais por 3-2. Os Leões fecharam assim a pré-temporada da melhor forma.

Para além do regresso dos jogos ao Estádio José Alvalade, houve ainda o regresso de Islam Slimani à casa Leonina. O avançado argelino, agora jogador do Olympique Lyonnais, representou o Sporting CP entre 2013 e 2016 e, tanto antes como depois da partida, trocou palavras e abraços com caras bem conhecidas.

Rúben Amorim, por sua vez, apostou em Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Ricardo Esgaio, Matheus Nunes, João Palhinha, Nuno Mendes, Pedro Gonçalves, Jovane Cabral e Paulinho para o onze inicial do último jogo de preparação antes da Supertaça, contra o SC Braga.

Com o equipamento listado na primeira metade, o Sporting CP apresentou-se no registo habitual: três centrais, dois alas, dois médios e três homens na frente. Logo aos seis minutos, um grande cruzamento de Ricardo Esgaio encontrou a cabeça de Paulinho, mas a tentativa do avançado não encontrou a direcção desejada. Na resposta, o Olympique Lyonnais inaugurou o marcador quando Houssem Aouar, no seguimento de um belo passe de Moussa Dembelé, rematou para o fundo das redes.

O tento sofrido não fez mossa nos Campeões Nacionais, que de imediato começaram a procurar o empate. À passagem do primeiro quarto de hora, Paulinho ficou muito perto e acertou no poste com um remate cruzado e, logo a seguir, Pedro Gonçalves colocou Anthony Lopes à prova.

Finalmente, aos 31 minutos, o Sporting CP fez o 1-1. Num contra-ataque fatal do emblema de Alvalade, Jovane Cabral desmarcou Pedro Gonçalves através de um vistoso passe de trivela. O camisola 28 assistiu depois Paulinho e Anthony Lopes ainda defendeu a primeira investida, mas, na recarga, o ponta-de-lança não falhou. 1-1 no Troféu Cinco Violinos.

Pouco tempo houve para relaxar porque a reviravolta e o 2-1 chegaram quando o duelo ainda estava na ressaca do golo de Paulinho. Agora, aos 35 minutos, foi Gonçalo Inácio a descobrir nos pés um passe perfeito para Pedro Gonçalves, umas boas dezenas de metros mais à frente, ficar isolado. O goleador verde e branco, desta vez, não perdoou Anthony Lopes e finalizou de trivela para colocar o Sporting CP na frente.

A pressão Sportinguista continuou a ser uma realidade, mas foi mesmo com 2-1 que o Troféu Cinco Violinos foi para intervalo.

Foram os mesmos 11 Leões que voltaram dos balneários, mas com roupa diferente. Em estreia estiveram os novos equipamentos alternativos do Sporting CP, apresentados este domingo, mas o ritmo e a toada não mudaram: conjunto de Rúben Amorim por cima e à procura de mais golos. Prova disso foi a grande arrancada de Jovane Cabral pela esquerda que só não deu golo de Pedro Gonçalves ao segundo poste por muito pouco.

A ameaça voltou a ser um aviso bem sério e o marcador passou a assinalar 3-1 aos 49 minutos. Numa magnífica jogada do Sporting CP, Nuno Mendes recuperou a bola no meio-campo, tabelou com Jovane Cabral e virou para Pedro Gonçalves do lado contrário. Este, de primeira, encontrou Paulinho, que, no coração da área, não desperdiçou.

Só dava Sporting CP e a diferença só não aumentou pouco depois porque Anthony Lopes respondeu com uma grande defesa à tentativa de Nuno Mendes. Rúben Amorim começou a mexer na equipa e, na primeira substituição, colocou Nuno Santos no posto de Pedro Gonçalves. Instantes depois foi a vez de Nuno Mendes dar lugar a Rúben Vinagre.

A cerca de 20 minutos do fim, nova substituição, desta feita de grande dimensão: saíram Sebastián Coates, João Palhinha, Jovane Cabral e Paulinho para entrarem Matheus Reis, Bruno Tabata, Gonzalo Plata e Tiago Tomás. Com a saída de Sebastián Coates, o guarda-redes Antonio Adán ficou com a braçadeira de capitão.

Tiago Tomás colocou a bola na baliza gaulesa logo na primeira intervenção que teve, após grande assistência de Rúben Vinagre, mas o golo viria a ser anulado por fora-de-jogo graças ao recurso ao VAR. Logo a seguir, Islam Slimani saltou do banco de suplentes do Olympique Lyonnais para voltar a pisar o relvado do Estádio José Alvalade.

O ritmo baixou ligeiramente até ao apito final, mas quase sempre com o Sporting CP em controlo e até com algumas oportunidades, como as de Tiago Tomás (para boa intervenção de Anthony Lopes), Zouhair Feddal (cabeceamento para defesa fácil) e Nuno Santos (tentativa de chapéu a sair por cima). Do outro lado, destaque para a prestação atenta de Antonio Adán numa das raras investidas adversárias aos 86 minutos.

Ainda houve tempo, contudo, para o Olympique Lyonnais reduzir no último minuto do tempo adicional por intermédio de Islam Slimani, mas, com naturalidade, o Sporting CP terminou a vencer por 3-2 e conquistou o Troféu Cinco Violinos, acabando a pré-temporada da melhor forma. Os Campeões Nacionais vão agora disputar a Supertaça, diante do SC Braga, no próximo dia 31 de Julho, em Aveiro.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C] (Matheus Reis, 69'), Zouhair Feddal, Ricardo Esgaio, Matheus Nunes, João Palhinha (Bruno Tabata, 69'), Nuno Mendes (Rúben Vinagre, 63'), Pedro Gonçalves (Nuno Santos, 57'), Jovane Cabral (Gonzalo Plata, 69') e Paulinho (Tiago Tomás, 69').