Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão/Isabel Silva

Rúben Amorim: "Obrigado aos adeptos, que reconhecem o espírito da equipa"

Por Sporting CP
15 Set, 2021

Declarações depois do desaire com o AFC Ajax

No final da derrota (1-5) contra o AFC Ajax, Rúben Amorim marcou presença na conferência de imprensa e agradeceu aos Sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal pelo apoio e reconhecimento.

"O que retiramos disto é o espírito da equipa, que é sempre o mesmo e os adeptos reconhecem isto. Não estava à espera. Sei o amor que os adeptos têm pelos seus clubes. Os adeptos estão atentos e sabem o projecto. Temos de ser mais fortes, trabalhar muito e não cometer tantos erros. No ano passado perdemos 1-4 em casa [com o LASK], este ano foi 1-5 e o treinador também tem culpa. Tudo o que o jogo ditou foi muito difícil para a nossa equipa. Temos de crescer e de trabalhar. Obrigado aos adeptos, que reconhecem o espírito da equipa", começou por dizer aos jornalistas.

Admitindo que "após o 0-2" sofreu pelos jogadores porque já passou "por estas situações", o treinador dos Campeões Nacionais revelou o que disse aos atletas após a partida: "No final do jogo, disse-lhes que têm de comer e descansar bem e deixar o resto para mim porque temos um jogo muito importante com o GD Estoril Praia".

O técnico voltou a elogiar a atitude da sua equipa e garantiu que não vai mudar a forma de jogar: "Não vi nenhum jogador a esconder-se. Correram, estavam nervosos e sentiram o primeiro e segundo golos. Sentiram, principalmente, o anular do 2-3 e o sofrer do quarto golo. Eles dão o máximo. Dois resultados pesados na Europa, a culpa não pode ser dos jogadores. No próximo jogo na UEFA Champions League vamos jogar da mesma forma".

Questionado sobre a construção do plantel, Rúben Amorim foi fiel a si próprio e garantiu que, se fosse hoje, "pediria os mesmos jogadores".

"Este é o nosso projecto. Temos de ser honestos intelectualmente. Sabemos o momento em que estamos e o que estamos a fazer. Tenho muito orgulho nestes jogadores e acredito sempre que podemos vencer o próximo jogo. Assumirei sempre as minhas responsabilidades enquanto eles derem tudo", contou.

Luís Neto também marcou presença no Auditório Artur Agostinho para analisar a partida e explicou o que correu mal, mas agradeceu o apoio dos Sportinguistas.

"Começar a perder 0-2 muito cedo fez com que os jogadores ficassem desconfortáveis. Tivemos uma ou outra oportunidade para ferir o AFC Ajax e conseguimos o 1-2 do Paulinho. O primeiro golpe acaba por ser o terceiro golo do AFC Ajax ainda antes do intervalo. Tentámos acertar algumas coisas e sabíamos que íamos ter de sofrer um bocadinho atrás. Entrámos bem [na segunda parte], o Paulinho fez o golo que acabou por ser fora-de-jogo. Logo a seguir, o AFC Ajax faz o 1-4 e torna as coisas muito mais difíceis. O público esteve sempre do nosso lado. O grupo foi formado a estar habituado a ganhar e a nunca desistir. O AFC Ajax tem a sua qualidade e, confortável no resultado, tornou as coisas mais difíceis", disse o defesa, que foi capitão esta quarta-feira.

"Tínhamos de competir, perceber em que nível está o nosso grupo. Sabemos que a dificuldade da UEFA Champions League aumenta de jogo para jogo, mas é o que vai fazer crescer muitos jogadores do plantel. O primeiro impacto, com 0-2 aos dez minutos, foi um golpe para nós perante tudo o que tínhamos planeado", acrescentou.

Luís Neto reforçou que esta quinta-feira "é dia de preparar o GD Estoril Praia e reflectir sobre o que" foi feito contra o AFC Ajax e lembrou que ainda há muita temporada para jogar.

"Sabíamos a qualidade das equipas do nosso grupo e que estes jogos são, muitas vezes, decididos nos detalhes. Os primeiros dez minutos foram, se calhar, esses detalhes, tal como o golo anulado ao Paulinho. O grupo é forte, conhecemo-nos muito bem e vamos sair mais fortes depois deste resultado. Temos muito pela frente", frisou o internacional português.