Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão/Isabel Silva

Noite infeliz

Por Sporting CP
15 Set, 2021

Sporting CP perde com AFC Ajax

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta quarta-feira, com o AFC Ajax por 1-5 na primeira jornada da fase de grupos da UEFA Champions League.

Com bilhetes esgotados e um Estádio José Alvalade lotado (dentro das limitações impostas pelas autoridades), o Sporting CP - que estreou o terceiro equipamento - entrou em campo com uma novidade no onze em relação à equipa que iniciou o desafio contra o FC Porto: saiu Sebastián Coates e entrou Gonçalo Inácio.

Os primeiros dez minutos, ainda assim, foram de má memória para os Leões. Logo aos dois minutos, o AFC Ajax inaugurou o marcador num lance de grande sorte. Antony fez o primeiro remate, a bola desviou em Luís Neto, acertou no poste de Antonio Adán e sobrou para Haller, que só teve de encostar de cabeça para o fundo das redes. Pouco depois, Antony serviu Haller no coração da área para o 0-2.

A partir daqui, o Sporting CP viu-se obrigado a correr atrás do prejuízo e logo contra uma formação que trocava bastante a bola na linha defensiva mesmo com a pressão alta verde e branca, o que exigia muita paciência para o conjunto de Rúben Amorim. A reacção caseira viu-se aos 13 minutos, quando Paulinho, primeiro num contra-ataque e depois na sequência de um canto, rematou ao lado, mas deixou os holandeses em alerta.

20 minutos depois do apito inicial, novo golpe duro para o Sporting CP com Gonçalo Inácio a sair por lesão, dando lugar a Ricardo Esgaio. Seguiu-se um remate de Gravenberch para defesa de Antonio Adán e um cabeceamento de João Palhinha em zona perigosa para fora, com o médio a acertar mal na bola.

Finalmente, aos 33 minutos, Alvalade explodiu. Matheus Nunes, com um grande passe, serviu Paulinho e este rematou cruzado para o 1-2. O guarda-redes Pasveer não ficou bem na fotografia e o avançado estreou-se a marcar no primeiro jogo realizado na UEFA Champions League.

A felicidade Sportinguista, contudo, durou pouco. A pouco mais de cinco minutos dos 45, uma bela jogada do AFC Ajax deu a Berghuis o 1-3 no resultado.

Já em tempo de compensação, o Sporting CP esteve muito perto de voltar a ficar a um golo de distância dos visitantes quando Jovane Cabral cruzou para Zouhair Feddal cabecear e ficar a centímetros do golo. Ainda assim, o jogo seguiu para o intervalo com 1-3.

Rúben Amorim lançou, para a segunda parte, Matheus Reis e Pablo Sarabia para os lugares de Rúben Vinagre e Jovane Cabral e, aos 48 minutos, mais uma infelicidade para o Sporting CP. Paulinho cabeceou para o fundo das redes naquilo que seria um magnífico golo, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo depois do recurso ao VAR. Pouco depois, Antony voltou a servir para Haller apontar mais um golo, o 1-4 no marcador.

Pedro Porro teve depois duas boas ocasiões para marcar, mas na primeira acertou no poste e na segunda foi o guardião Pasveer a defender com qualidade. Pelo meio, Tiago Tomás substituiu Nuno Santos.

Era mesmo, ainda assim, um dia 'não' para os Campeões Nacionais, que sofreram novo golo de Haller aos 63 minutos. Foi o póquer do ponta-de-lança da Costa do Marfim.

O jogo teve pouca história até ao final para além da entrada de Daniel Bragança para a saída de Paulinho aos 77 minutos e o Sporting CP saiu derrotado por 1-5.

Os Leões voltam a entrar em campo este domingo com uma visita ao terreno do GD Estoril Praia para a Liga.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio (Ricardo Esgaio, 20'), Luís Neto [C], Zouhair Feddal, Pedro Porro, João Palhinha, Matheus Nunes, Rúben Vinagre (Matheus Reis, 45'), Jovane Cabral (Pablo Sarabia, 45'), Nuno Santos (Tiago Tomás, 60') e Paulinho (Daniel Bragança, 77').