Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Rapazes estão de parabéns"

Por Sporting CP
28 Set, 2021

Análise à derrota por 1-0 em casa do Borussia Dortmund

No final do desaire por 1-0 no terreno do Borussia Dortmund, esta terça-feira, Rúben Amorim analisou a exibição do Sporting Clube de Portugal em resposta aos jornalistas na conferência de imprensa.

"É sempre um jogo complicado jogar aqui, no estádio do Borussia Dortmund. Entrámos bem com o nosso plano de jogo. Tivemos várias saídas em que podíamos ter feito o primeiro golo. Podíamos ter sido melhores nas bolas paradas, em que somos fortes. Controlámos bem os movimentos dos avançados do adversário. Tirámos foras-de-jogo, fomos eficazes na linha defensiva. Tivemos menos pressão na frente do que é habitual porque tínhamos de o fazer. Bastou uma recepção orientada, um passe, uma oportunidade e um golo. É a UEFA Champions League, aconteceu o mesmo contra o AFC Ajax, em que cada vez que foram lá marcaram. Aconteceu o mesmo aqui e não tivemos a mesma capacidade. Não fomos tão incisivos e não tivemos a qualidade para definir na frente, mas os rapazes estão de parabéns. É uma equipa sem experiência nas competições europeias e deram uma resposta muito importante a toda a gente, mas principalmente a eles próprios. No futuro vamos ser melhores", começou por dizer na sala de imprensa do Signal Iduna Park.

Depois de explicar que o emblema de Alvalade "poderá fazer frente no futuro" a formações do calibre do Borussia Dortmund, Rúben Amorim lembrou que os seus jogadores crescem "a olhos vistos": "O jogo não tira mais ou menos a confiança que tinha na equipa. Acima de tudo, mostra aos jogadores de que eles são capazes de fazer melhor e de competir. Isso é o mais importante para mim, que não tinha dúvidas nenhumas. Estou mais frustrado hoje do que contra o AFC Ajax porque senti que nos faltou qualquer coisa. A frustração não é com os jogadores, que foram fantásticos, mas sim olhar para o nosso momento enquanto Clube e perceber que temos muito para fazer. E isso demora anos. Queremos dar passos em frente muitos rápidos e temos alguma frustração porque sabemos que vai demorar. Queremos ser competitivos já hoje. Já o fomos, mas para o sermos regularmente ainda nos faltam alguns aninhos".

"Não quero retirar responsabilidade ao Sporting CP ou aos meus jogadores. Queremos ganhar e queremos ganhar hoje. Estamos num ponto tão inicial para alguns nestas competições que temos de olhar, primeiro, para o primeiro degrau, depois para o segundo e para o terceiro. Não quero estar aqui a dizer que melhorámos a imagem. Isso não chega. Queremos ganhar e queremos ganhar hoje, mas quero que os meus jogadores cresçam passo a passo", acrescentou.

Rúben Amorim garantiu que, agora, o foco está no FC Arouca, "que permite ter uma boa classificação no campeonato e voltar a estar na UEFA Champions League", e destacou a aposta nos jovens que, em breve, poderão trabalhar com a equipa principal. "Estamos muito atentos aos jovens, que estiveram muito bem na UEFA Youth League e vão ser chamados quando os outros forem chamados às selecções", contou.

Por fim, o técnico comparou o duelo com o Borussia Dortmund com a derrota na primeira jornada da fase de grupos da UEFA Champions League contra o AFC Ajax (1-5): "Os jogadores estiveram mais juntos, o treinador ajudou-os mais. Contra o AFC Ajax sofremos dois golos em oito minutos, tivemos de pressionar quase na área do AFC Ajax e as linhas ficaram mais divididas. Hoje não foi o caso. Perdemos também o [Gonçalo] Inácio, já não tínhamos o [Sebastián] Coates... Foi tudo junto. Desta vez não, tivemos uma linha defensiva que fez muitos jogos no ano passado".

Também Sebastián Coates marcou presença na conferência de imprensa e começou por admitir que "foi um jogo muito disputado onde pequenos detalhes fizeram a diferença": "Na primeira parte, tivemos algumas oportunidades que não concretizámos e eles fizram o golo. Na segunda parte, melhorámos um pouco na posse de bola e não tivemos muitas oportunidades para fazer golo. Acabou por ficar 1-0 com o sabor de que podíamos levar pelo menos um ponto", disse o capitão verde e branco aos jornalistas.

O defesa uruguaio garantiu também que o Sporting CP aprendeu "muito com a derrota que com o AFC Ajax e com a de hoje". "Os jogos são difíceis e vão ser sempre assim. O que podemos prometer é continuar a trabalhar com a mesma ambição de poder ganhar os jogos", frisou.