Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Sporting CP vence FC Famalicão

Por Sporting CP
26 Out, 2021

Final four da Taça da Liga a um pequeno passo

Três dias depois do triunfo diante do Moreirense FC (1-0), a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal voltou ao Estádio José Alvalade para dar o pontapé de saída na Taça da Liga 2021/2022 diante do FC Famalicão e venceu por 2-1.

Para esta partida, Rúben Amorim fez oito alterações no onze, relativamente ao jogo do Campeonato Nacional, apostando de início em João Virgínia, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Zouhair Feddal, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte, Matheus Nunes, Rúben Vinagre, Pablo Sarabia, Jovane Cabral e Nuno Santos.

Um onze algo diferente do mais habitual, mas com o objectivo de vencer o FC Famalicão e igualar a equipa de Vila Nova, que já jogou frente ao FC Penafiel, na liderança deste grupo B da prova, que os Leões também venceram na temporada passada.

Com a camisola Stromp vestida, pela primeira vez nesta época, os Leões começaram cedo a mostrar qual era o objectivo e chegaram ao primeiro golo logo aos oito minutos, através de Manuel Ugarte que rematou fora da área e abriu a contagem diante da antiga equipa.

A jogar com a vantagem no marcador o Sporting CP, que não vencia o FC Famalicão desde 2017, teve nova oportunidade de golo minutos depois, com a bola a tocar ainda na mão de um adversário, após remate de Pablo Sarabia, mas o árbitro Manuel Mota marcou apenas pontapé de canto.

Com os Leões a controlarem a partida e a manterem a posse da bola, e o FC Famalicão a jogar muito recuado, o internacional espanhol teve mais uma oportunidade para fazer o 2-0, quando já passava da meia hora de jogo, após cruzamento de Nuno Santos, mas cabeceou à figura do guardião vila-condense, Luiz Júnior.

Na recta final da primeira parte, o encontro baixou de intensidade com o Sporting CP a ir para o intervalo a vencer a equipa orientada por Ivo Vieira pela margem mínima.

No recomeço da partida, o técnico do FC Famalicão fez três alterações na equipa, com a formação visitante a mostrar-se mais agressiva e mais em jogo no início da segunda metade. Ainda assim, o Sporting CP fez o 2-0 à passagem da hora de jogo, através de Nuno Santos, num lance de insistência, já quando Pedro Gonçalves tinha entrado para o lugar de Jovane Cabral.

Rúben Amorim voltou depois a mexer na equipa, colocando Matheus Reis, João Palhinha e Paulinho em campo, que entraram para os lugares de Rúben Vinagre, Manuel Ugarte e Pablo Sarabia, respectivamente.

Sangue novo que, minutos depois, viu o FC Famalicão tentar reduzir, num remate de Ivo Rodrigues fora da área. Na resposta, Ricardo Esgaio tentou um cruzamento para a área, mas o guardião visitante antecipou-se.

À entrada para os últimos 15 minutos da partida, o técnico Leonino fez mais uma alteração, apostando em Bruno Tabata, que entrou para o lugar de Nuno Santos, e para lá dos 80 o Sporting CP teve a hipótese de ‘matar’ o jogo. Remate de Pedro Gonçalves, mas Luiz Júnior defendeu.

Não fazendo o 3-0, os Leões sofreram o 2-1, após defesa incompleta de João Virgínia. Heriberto Tavares apareceu sozinho à frente da baliza, e com o guardião fora da jogada, rematou para o golo do FC Famalicão.

O árbitro deu mais quatro minutos para jogar e a equipa visitante ainda voltou a colocar a bola na baliza verde e branca, na sequência de um canto, mas Ricielli estava claramente em fora de jogo e Manuel Mota não validou o 2-2.

Com este resultado, Sporting CP e FC Famalicão somam três pontos e os Leões dependem apenas de si para chegarem à final four da Taça da Liga. Pontuar diante do FC Penafiel é suficiente para seguir em frente na prova e ter a oportunidade de a revalidar. Essa partida será disputada apenas a 15 de Dezembro, no reduto do adversário.

Entretanto os Leões voltam a jogar já neste sábado, em jogo a contar para o Campeonato Nacional, diante do Vitória SC, novamente no Estádio José Alvalade que, quatro dias depois, também será palco do encontro da Liga dos Campeões frente ao Beşiktaş JK.