Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão / Isabel Silva

Em frente na Taça de Portugal

Por Sporting CP
18 Nov, 2021

Leão teve de se aplicar para bater o Varzim SC (2-1)

De regresso após a pausa para compromissos internacionais, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quinta-feira, a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Portugal ao vencer na recepção ao Varzim SC por 2-1 na quarta eliminatória da prova.

Foi até ao fim, os Leões tiveram de se aplicar para bater o conjunto da II Liga, mas dois golos de Pedro Gonçalves resolveram a partida, confirmando a nona vitória consecutiva nesta fase da época – uma série sem igual sob o comando de Rúben Amorim.

No embate com o emblema poveiro, o técnico Leonino mudou seis peças comparativamente ao onze apresentado em Paços de Ferreira: João Virgínia, Gonçalo Esteves, Zouhair Feddal, Daniel Bragança – capitão -, Bruno Tabata e Jovane Cabral iniciaram a partida, rendendo Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates – todos fora da ficha de jogo -, João Palhinha, Pablo Sarabia e Pedro Gonçalves – estes no banco de suplentes. Nota ainda para as ausências de Rúben Vinagre, Manuel Ugarte e Tiago Tomás (amigdalite) e para a inclusão de André Paulo e José Marsá na ficha de jogo.

Sob aviso depois de o Varzim SC já ter eliminado o primodivisionário CS Marítimo nesta edição da prova-rainha, a turma de Alvalade assumiu a posse da bola e o controlo do jogo desde o apito inicial. Com a formação da Póvoa de Varzim a juntar muito as linhas no seu meio-campo, os Leões procuravam a profundidade pelos corredores laterais e a partir de cruzamentos chegaram os primeiros avisos, embora tímidos.

O Sporting CP foi apertando o cerco à área adversária, mas foram os poveiros a criar a melhor oportunidade numa rápida transição, que, no entanto, seria eficazmente resolvida pela defesa Leonina. Daqui em diante, os dois guardiões tornaram-se os principais protagonistas. Aos 25 minutos, Tabata atirou de longe para defesa apertada de Ismael Lekbab, que pouco depois 'voou' para evitar também um grande golo a Bragança. Do outro lado, Virgínia também emergiu entre os postes, travando uma tentativa de Nuno Valente.

Até ao intervalo, o nulo não sofreria alterações, mas não faltaram situações claras de golo, sobretudo aos Leões, numa frenética recta final de primeira parte. Primeiro, Jovane rematou com estrondo à barra de livre directo, com Matheus Reis a falhar ainda a emenda e de seguida, num um contra um, a mancha de um inspirado Lekbab levou a melhor sobre Matheus Nunes. Antes do apito de André Narciso, Virgínia segurou também um remate perigoso de Zé Ferreira.

Logo a abrir o segundo tempo, depois de Tabata não conseguir finalizar da melhor maneira dentro da área, Matheus Reis apareceu na cara de Lekbab e rematou à figura. A seguir, aos 57 minutos, Jovane sairia lesionado, entrando Pedro Gonçalves para o seu lugar, sendo o camisola 28 o responsável por desatar o nó no marcador cerca de dez minutos depois. No sítio certo à hora certa, Pedro Gonçalves caçou uma bola perdida na pequena área e fez o 1-0 quando Pedro Porro e Pablo Sarabia – decisivo no golo - tinham acabado de substituir Esteves e Tabata.

Contudo, à passagem do minuto 77, o Varzim SC – que ainda não tinha aparecido no ataque neste segundo tempo - beneficiou de um pontapé de penálti e Heliardo repôs a igualdade. De novo à procura da vantagem, os Leões empurraram a equipa visitante para o seu último terço e, a menos de cinco minutos dos 90, Porro foi derrubado na área. Chamado a converter, Pedro Gonçalves não tremeu, fez o 2-1 e selou o triunfo verde e branco.

Antes do apito final, Luís Neto, natural da Póvoa de Varzim, entrou sob muitos aplausos para o lugar de Nuno Santos, enfrentando o emblema que o formou e pelo qual se estreou enquanto profissional.

Os Leões de Rúben Amorim voltam a jogar no Estádio José Alvalade, na próxima quarta-feira, dia 24 de Novembro (20h00), na importante recepção ao Borussia Dortmund, referente à quinta jornada do grupo C da UEFA Champions League.

Sporting CP: João Virgínia [GR], Gonçalo Esteves (Pedro Porro 67'), Ricardo Esgaio, Zouhair Feddal, Matheus Reis, Nuno Santos (Luís Neto 89'), Daniel Bragança [C], Matheus Nunes, Bruno Tabata (Pablo Sarabia 67'), Jovane Cabral (Pedro Gonçalves 57') e Paulinho.