Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Reviravolta para a vitória em Portimão

Por Sporting CP
07 maio, 2022

Leões ficam com os três pontos na última deslocação da época (2-3)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este sábado, o Portimonense SC por 2-3 na 33.ª – e penúltima – jornada da Liga Portugal. Num jogo de muitas reviravoltas, a cambalhota definitiva saiu dos pés de Pablo Sarabia, que entrou a partir do banco de suplentes e num período de cinco minutos bisou para selar a terceira vitória consecutiva dos Leões. Bruno Tabata tinha inaugurado o marcador, antes de a eficácia algarvia ter obrigado o Sporting CP a reagir.

Antes do apito inicial no Portimão Estádio, a vitória do FC Porto na Luz selou as contas do título e, por isso, pouco se jogaria em termos classificativos entre Sporting CP – garantido no segundo lugar – e Portimonense SC – com manutenção assegurada. Apesar disso, assistir-se-ia a uma grande partida, com vários golos, reviravoltas e muita emoção.

Para este encontro, o treinador Rúben Amorim fez duas alterações no último onze inicial, apresentado diante do Gil Vicente FC: o suspenso Luís Neto - a cumprir ciclo de amarelos - e Pablo Sarabia deram os lugares, respectivamente, ao capitão Sebastián Coates – de regresso após lesão – e a Bruno Tabata. Por sua vez, o jovem José Marsà esteve entre os convocados, colmatando a ausência de Zouhair Feddal, que se ressentiu da sua anterior lesão. Nas bancadas, a presença Sportinguista fez-se sentir em força em Portimão - os bilhetes à venda no Estádio José Alvalade esgotaram em poucas horas - naquela que foi a última deslocação Leonina da época, pintando totalmente de verde e branco uma das bancadas do recinto algarvio.

Com mais posse de bola desde o início, a turma de Alvalade foi assumindo rapidamente a iniciativa da partida e criou as primeiras oportunidades, encontrando espaços mesmo perante uma linha defensiva adversária de cinco e, por vezes, até seis homens montada pelo técnico Paulo Sérgio. Do outro lado, novamente com um trio móvel no ataque, desta feita com Tabata como novo intérprete, o Sporting CP acelerou, cresceu e o avançado brasileiro chamaria a si o protagonismo inicial neste regresso a Portimão, frente ao seu anterior emblema.

Depois de Pedro Gonçalves – de cabeça - e Tabata – remate de primeira – terem feito os primeiros avisos, que saíram desenquadrados, o golo Leonino não tardou. Em cima do minuto 12, o camisola 7 dos Leões foi rápido e, de forma oportuna, caçou uma bola perdida na área do Portimonense SC para inaugurar o marcador, após uma boa iniciativa individual de Marcus Edwards.

No entanto, pouco antes da meia hora de jogo, o filme da partida e o marcador sofreram uma grande reviravolta. Depois de Matheus Nunes ter atirado de longe para uma defesa segura de Samuel Portugal, o conjunto de Portimão respondeu com eficácia máxima nas suas primeiras investidas ofensivas. Primeiro, num livre directo que sofreu um desvio decisivo na barreira, Carlinhos repôs o empate e, no lance seguinte, Welinton Júnior finalizou uma rápida transição com um 'chapéu', virando o resultado para 2-1.

A acção no encontro não pararia até ao intervalo, seguindo-se uma fase frenética com várias situações de golo, principalmente para a equipa Leonina. Para o Portimonense SC, Shoya Nakajima atirou para defesa de Adán, mas, a seguir, a turma de Alvalade voltou a fazer-se com as rédeas do jogo e cercou a baliza adversária. Primeiro, Pedro Porro serviu Pedro Gonçalves na perfeição, mas o avançado não acertou bem na bola e, na sequência desse lance, Tabata ainda cabeceou com estrondo à barra.

Parecia perto o empate dos Leões, que contavam com um forte e ininterrupto apoio nas bancadas, mas o 2-1 seguiria para os derradeiros 45 minutos. Ainda antes do intervalo, Pedro Porro ficou muito perto de surpreender Samuel Portugal na cobrança de um livre em zona lateral, enquanto o Portimonense SC já tinha ficado sem Carlinhos devido a lesão.

Para a segunda parte, Amorim lançou Ricardo Esgaio (por Matheus Reis) para o lado direito do trio de centrais, passando Gonçalo Inácio para o lado esquerdo. Com Porro cada vez mais subido, pertenceu ao espanhol a primeira ameaça no reatamento, que saiu desenquadrada. Pouco depois, aos 56 minutos, o treinador verde e branco voltou a mexer, introduzindo Sarabia e Manuel Ugarte nos lugares de Pedro Gonçalves e João Palhinha.

Chamados a intervir, os dois guardiões disseram presente de forma quase consecutiva, mas a partida pendia sobretudo para a baliza de Samuel Portugal. Num bom lance de envolvimento ofensivo, Nuno Santos isolou Edwards, porém o guardião dos algarvios voltou a levar a melhor, afirmando-se como o grande responsável pelo resultado ainda desfavorável aos Leões. Contudo, a rota para o golo seria finalmente encontrada à passagem dos 70 minutos - quando Daniel Bragança já tinha assumido o lugar de Matheus Nunes - e esse caminho acabaria por levar o Sporting CP não só ao empate como também à vitória.

A jogada do 2-2 começou com um cruzamento de Porro – uma seta constante na direita –, seguido de dois desvios: o primeiro de Edwards e o segundo, decisivo, de Sarabia, que encostou com sucesso ao segundo poste. E a reacção Leonina não ficaria por aqui, pois apenas cinco minutos depois, o avançado espanhol voltou a facturar, correspondendo da melhor forma a um preciso cruzamento rasteiro de Tabata para provocar a festa entre os Sportinguistas. Num jogo de loucos, nova cambalhota em Portimão, agora favorável ao Sporting CP, que ainda festejou o 2-4, mas foi anulado por fora-de-jogo pelo VAR.

Consumada a reviravolta verde e branca, a formação orientada por Amorim fez-se com o controlo do jogo, não parou de atacar e não permitiu uma nova reacção aos algarvios. Antes do fim, o jovem Rodrigo Ribeiro voltou a somar minutos na equipa principal e Bragança ainda atirou colocado para mais uma defesa de Samuel Portugal, mas o resultado seria definitivo.

A caminho da última jornada da Liga Portugal – recepção ao CD Santa Clara - o Sporting CP chega aos 82 pontos.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis (Ricardo Esgaio 45'), João Palhinha (Manuel Ugarte 56'), Matheus Nunes (Daniel Bragança 61'), Pedro Gonçalves (Pablo Sarabia 56'), Marcus Edwards e Bruno Tabata (Rodrigo Ribeiro 84').