Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão / Isabel Silva

Leões apresentaram-se aos adeptos no Troféu Cinco Violinos

Por Sporting CP
24 Jul, 2022

Apesar da segunda parte Leonina de luxo, os penáltis sorriram ao Sevilla FC

Pela primeira vez no Estádio José Alvalade em 2022/2023, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal apresentou-se a 31.075 adeptos Leoninos nas bancadas naquela que foi a décima edição do Troféu Cinco Violinos. Diante dos espanhóis do Sevilla FC, que começaram melhor (0-1 ao intervalo), os Leões impuseram-se de forma clara na sua segunda parte, chegando ao 1-1 através de Paulinho. Apesar da boa exibição verde e branca, tudo se decidiria a favor dos espanhóis no desempate por pontapés de penálti (5-6).

No entanto, este primeiro Dia de Sporting na nova época começou bem antes, primeiro com a Assembleia Geral no Pavilhão João Rocha e, a seguir, com a apresentação do plantel Leonino para a nova época. Ora, uma hora antes do apito inicial, como é habitual, os jogadores subiram ao relvado – sob muitos aplausos - um a um, por ordem numérica: do camisola 1 Antonio Adán até ao capitão Sebastián Coates [ver lista completa abaixo], seguindo-se ainda a entrada da equipa técnica liderada por Rúben Amorim, que fechou a apresentação antes da ‘foto de família’.

Já para a partida, o treinador verde e branco apostou num onze inicial composto por vários jogadores habitualmente mais utilizados, tendo sido o extremo Francisco Trincão, uma das caras novas do plantel, a grande novidade. Por sua vez, do lado andaluz, o Sporting CP reencontrou-se com Marcos Acuña (titular) e Nemanja Gudelj (banco de suplentes), ambos ex-Leões.

Depois de ter ecoado no estádio um ‘O Mundo Sabe Que’ especial - hoje tocado por cinco violinistas no relvado - iniciou-se o encontro e foi o Sevilla FC a assumir mais tempo a posse de bola. Apesar do ritmo morno, sem quaisquer aproximações às duas áreas, na primeira oportunidade, aos 15 minutos, Jesús Corona rematou cruzado para o golo da formação espanhola.

Com a turma de Alvalade à procura de reagir, pressionando e assumindo mais a iniciativa com bola, Manuel Ugarte saiu ‘tocado’, entrando o reforço Hidemasa Morita para o meio-campo. Ainda assim, os Leões foram crescendo e rondando a área sevilhana com alguns cruzamentos, ao mesmo tempo que os visitantes tentaram aproveitar, sobretudo, os contra-ataques ou ‘arrefecer’ o encontro com posses longas.

Na recta final do primeiro tempo, o ritmo do jogo aumentou por força das melhorias Leoninas, chegando também as primeiras oportunidades para o Sporting CP. Primeiro, Matheus Nunes tentou a sua sorte de longe, mas seria já em cima do minuto 45 que se daria o melhor momento verde e branco: só um corte à última hora evitou um remate, em excelente posição, a Pedro Gonçalves e, no canto que se seguiu, Nuno Santos ficou perto de marcar num remate cruzado. Ainda antes do apito, Matheus Reis caiu na área, mas nada foi assinalado.

Ao intervalo, o Sporting CP apresentou de forma original o terceiro equipamento para 2022/2023 e seria com esta nova ‘pele’ – camisola branca e calção e meias verdes – que o conjunto de Rúben Amorim subiria ao relvado para a segunda parte.

O Sevilla FC até ameaçou primeiro de forma repentina, mas o ascendente pertenceu, daqui em diante, totalmente à turma de Alvalade, com Morita a mostrar a sua qualidade com bola e Paulinho a dispor das melhores oportunidades. Primeiro, um desvio a um cruzamento perfeito de Pedro Porro – um dos mais activos - e, depois, um remate em zona frontal, acabariam ambos por sair ligeiramente ao lado do poste.

Nem a paragem forçada por alguns confrontos no relvado - depois de Acuña ter demonstrado pouco fair-play – diminuíram o ímpeto Leonino. Cada vez mais confortáveis em campo, os Leões impunham o seu jogo, pressionavam subidos e com agressividade, remetendo os andaluzes para o seu meio-campo defensivo. Já em cima da hora de jogo, Pedro Gonçalves, primeiro e, depois, Matheus Reis também ficaram perto do golo. Era a melhor fase verde e branca na partida e só faltava o golo para materializar essa clara superioridade – nas bancadas era bem audível o apoio Sportinguista.

A partir do banco de suplentes, aos 72 minutos, Amorim lançou mais dois homens de ataque, Rochinha e Marcus Edwards, recuando ‘Pote’ para o miolo – onde mostraria toda a sua visão de jogo. E o impacto foi quase imediato: Pedro Gonçalves recuperou a bola em zona alta, driblou um adversário e isolou o extremo inglês, que até ‘sentou’ o guardião, mas de pé direito atirou rente ao poste. Por sua vez, o 28 dos Leões também tentou a sua sorte de bem longe e não ficou longe do empate, que teimava em não aparecer – mas por pouco tempo.

Já dentro dos últimos dez minutos, Paulinho foi lançado em profundidade por ‘Pote’ e com um verdadeiro ‘míssil’ bateu a resistência sevilhana. Grande explosão de alegria em Alvalade, chegado, finalmente, o prémio merecido numa segunda parte de grande nível do Sporting CP.

Já com Fatawu e Bruno Tabata em campo – por Nuno Santos e Paulinho – Marcus Edwards trocou as voltas ao seu marcador directo e caiu dentro da área. Primeiramente assinalado, o pontapé de penálti seria anulado pelo árbitro António Nobre, após revisão do lance no monitor.

Até ao fim, foi a turma de Alvalade a procurar a vitória, que, no entanto, cairia para o Sevilla FC já no desempate por pontapés de penálti (5-6). Depois de cinco tentativas certeiras para cada lado, na ‘morte súbita’ foi a trave a parar o remate de Fatawu, dando o triunfo aos andaluzes.

Para ultimar o arranque oficial da nova época, para o Sporting CP segue-se um regresso ao Estádio Algarve para o derradeiro ‘teste’ de pré-temporada: contra o Wolverhampton WFC, um jogo marcado para as 18h45 deste sábado.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Nuno Santos, Manuel Ugarte (Hidemasa Morita 23’), Matheus Nunes (Marcus Edwards 72‘), Francisco Trincão (Rochinha 72‘), Pedro Gonçalves e Paulinho.

PLANTEL APRESENTADO PARA 2022/2023:

1 - Antonio Adán [GR]

2 - Matheus Reis

3 - Jeremiah St. Juste

4 - Sebastián Coates

5 - Hidemasa Morita

7 - Bruno Tabata

8 - Matheus Nunes

10 - Marcus Edwards

11 - Nuno Santos

12 - Franco Israel [GR]

13 - Luís Neto

15 - Manuel Ugarte

16 - Rochinha

17 - Francisco Trincão

18 - Fatawu Issahaku

20 - Paulinho

22 - André Paulo [GR]

23 - Daniel Bragança

24 - Pedro Porro

25 - Gonçalo Inácio

28 - Pedro Gonçalves

41 - Diego Calai [GR]

47 - Ricardo Esgaio

63 - José Marsà

71 - Flávio Nazinho

79 - Youssef Chermiti

82 - Mateus Fernandes

84 - Dário Essugo

91 - Rodrigo Ribeiro