Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Vitória parece-me justa"

Por Sporting CP
07 Set, 2022

"O que interessa é que o Sporting CP ganhou na Alemanha. Foi a primeira vez e não será a última", garantiu

Depois da história vitória na Alemanha - a primeira de sempre em solo germânico - diante do Eintracht Frankfurt por 0-3, Rúben Amorim analisou a partida em declarações aos jornalistas na conferência de imprensa.

"Uma primeira parte em que começámos a jogar da nossa forma, mas que começou logo com um mau passe do Ugarte e o Adán salvou. Tivemos alguns erros que o Eintracht aproveitou, principamente na primeira parte, e evitámos [sofrer] o golo. Quando estabilizámos mais, fizemos o que treinámos. Havia muito espaço do lado contrário e os médios começaram a ficar com a bola. Não tivemos grandes ocasiões na primeira parte, o Eintracht teve mais, mas por erros nossos na construção. A segunda parte foi diferente, mantivemos a nossa forma de jogar e fomos nós que criámos mais perigo porque tivemos mais espaço. O jogo partiu-se um bocadinho, o que não queríamos, mas aproveitámos isso. Depois de fazermos os golos, controlámos bem e criámos ansiedade no Eintracht. Aproveitámos e chegámos aos três golos numa vitória que me parece justa", começou por dizer.

O treinador da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal contou que, ao intervalo, disse para os jogadores "fazerem o que estavam a fazer, mas de acordo com a qualidade que têm". "Ganhámos confiança no primeiro golo e o segundo foi logo a seguir. Já tivemos jogos este ano em que aconteceu o contrário", acrescentou.

Rúben Amorim explicou ainda que "é mais fácil ter a bola com equipas que pressionam o campo inteiro e estão ansiosas pelo resultado": "Isso dá-nos tranquilidade. Para mim, o mais importante é continuarmos a ter a mesma personalidade e a melhorar dentro do próprio jogo. Tem outro efeito quando é na Champions, mas é apenas um jogo. Aproveitámos os erros do adversário, mas o facto de chegarmos aqui, termos bola, marcarmos três golos e não sofrermos tem impacto".

Questionado sobre o facto de ter feito história ao liderar a primeira equipa do Sporting CP a triunfar na Alemanha, o técnico deu o mérito a todo o Clube: "O que interessa é que o Sporting CP ganhou na Alemanha. Foi a primeira vez e não será a última. Essa é a mentalidade".

Sobre Francisco Trincão, que se estreou a marcar de verde e branco, Rúben Amorim frisou que se trata de "um jogador muito talentoso" a que falta "a parte de fazer golos que já teve na formação". Tanto ele como o Edwards têm de ser mais agressivos na hora de atacar a balizar e foi isso que aconteceu da primeira parte para a segunda", referiu ainda.

Depois de lembrar que "os jogadores têm de pensar que ganharam um jogo na Champions, mas que são oitavos da Liga Portuguesa", Rúben Amorim destacou o próximo objectivo: "Têm de pensar que têm de ganhar ao Portimonense SC, que tem mais cinco pontos do que eles".

Por fim, o treinador elogiou a postura dos seus atletas perante uma atmosfera muito complicada em Frankfurt ("Mesmo cometendo alguns erros, o mais importante foi não se deixarem afectar pelo momento"), Rúben Amorim falou de Paulinho, que regressou à convocatória e entrou na segunda parte: "Espero ajudar mais o Paulinho e perceber melhor aquilo que ele nos dá. Espero ajudá-lo a ser o jogador que sempre foi e que toda a gente diria que é. Muitas vezes acho que o prejudiquei na forma como jogamos".