Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Nova vitória na Taça da Liga

Por Sporting CP
07 Dez, 2022

Sporting CP supera Rio Ave FC por 0-2

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, esta quarta-feira, o Rio Ave FC por 0-2 na segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga.

Com este resultado, fruto de um tento de Gonçalo Inácio e de um autogolo de Boateng (ambos na segunda metade), o emblema de Alvalade ficou bem mais perto de seguir em frente na prova.

Rúben Amorim promoveu apenas uma alteração nos titulares em comparação com o embate contra o SC Farense, colocando Antonio Adán no lugar de Franco Israel. Em Vila do Conde, uma noite fria recebeu um embate importante na luta por um lugar nos quartos-de-final da competição.

A primeira parte começou com um ritmo relativamente baixo, mas o Sporting CP teve uma boa oportunidade logo aos três minutos, quando Nuno Santos, depois de uma boa jogada de Pedro Porro, rematou cruzado e ao lado. Pouco depois, José Marsà também tentou a sua sorte, mas falhou o alvo por muito.

Respondeu o Rio Ave FC aos 15 minutos, com Leonardo Ruiz a atirar por cima. Do outro lado, pouco depois, Pedro Gonçalves apareceu em boa posição na área visitada, mas não conseguiu rematar da melhor forma e o perigo acabou por desaparecer.

Já depois de um cabeceamento de Paulinho para defesa do Jhonatan, o Rio Ave FC podia ter marcado quando Leonardo Ruiz apareceu na cara de Antonio Adán, mas o guarda-redes espanhol antecipou-se e impediu o desvio fatal.

Aos 41 minutos, Nuno Santos rematou de primeira para boa intervenção de Jhonatan para canto. O camisola 11 voltou a estar em destaque já em tempo adicional ao responder a uma bola que sobrou de um cruzamento de Pedro Porro com uma tentativa a sair por cima.

Apesar das oportunidades, o nulo prevalecia ao intervalo.

O domínio do Sporting CP acentuou-se na segunda parte e tanto Nuno Santos como Marcus Edwards e Francisco Trincão tentaram chegar ao 0-1 nos minutos iniciais.

Pouco depois, Pedro Porro cruzou, Paulinho atirou para defesa de Jhonatan e, na recarga, Francisco Trincão não foi feliz. Do outro lado e logo a seguir, o Rio Ave FC teve um dos poucos ataques perigosos do segundo tempo, com Leonardo Ruiz a falhar o alvo por pouco.

Finalmente, o marcador foi inaugurado aos 62 minutos. Depois de um primeiro livre directo, Marcus Edwards encarregou-se de enviar a segunda bola para a área e Gonçalo Inácio, com um excelente cabeceamento, facturou para grande festa dos Sportinguistas em Vila do Conde.

Já depois de Jhonatan voltar a negar o golo a Paulinho e a Francisco Trincão, Rúben Amorim colocou em campo Arthur Gomes e Manuel Ugarte nos lugares de Marcus Edwards e Dário Essugo.

Não foi preciso esperar muito até ao 0-2, uma vez que, aos 73 minutos, Pedro Porro bateu um livre directo a partir da esquerda e Boateng desviou para a própria baliza.

Dobrar a diferença trouxe tranquilidade aos Leões e ao próprio encontro, que não teve grande história até ao final para além das entradas de Sotiris Alexandropoulos, Rochinha e Jovane Cabral - saíram Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Paulinho - e para a grande oportunidade de Sotiris Alexandropoulos defendida, mais uma vez, por Jhonatan.

O Sporting CP é, assim, líder isolado do Grupo B da Taça da Liga com seis pontos, mais três do que Rio Ave FC e SC Farense. O CS Marítimo, último classificado sem somar qualquer ponto, é o próximo adversário da formação verde e branca (terça-feira, 13 de Dezembro).

Sporting CP: Antonio Adán [C] [GR], Gonçalo Inácio, José Marsà, Matheus Reis, Pedro Porro, Dário Essugo (Manuel Ugarte, 71'), Pedro Gonçalves (Sotiris Alexandropoulos, 84'), Nuno Santos, Marcus Edwards (Arthur Gomes, 71'), Francisco Trincão (Rochinha, 84') e Paulinho (Jovane Cabral, 84').