Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Divisão de pontos na Luz

Por Sporting CP
15 Jan, 2023

​Sporting CP empata no dérbi frente ao SL Benfica (2-2)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou este domingo 2-2 frente ao SL Benfica, no Estádio da Luz, em partida a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal.

Ainda sem contar com Hidemasa Morita, Rúben Amorim promoveu duas alterações no onze. Pedro Gonçalves regressou à titularidade para fazer dupla com Manuel Ugarte no meio-campo, após cumprir suspensão, e Nuno Santos foi lançado na ala esquerda por troca com Arthur Gomes. Já na lista de convocados, a maior novidade foi mesmo a chamada de Youssef Chermiti.

O jogo arrancou equilibrado, mas desde cedo os Leões mostraram-se mais fortes nos duelos no centro do terreno e criaram as primeiras oportunidades. Pedro Porro, num livre directo à entrada da área, obrigou Vlachodimos a uma excelente intervenção, ao que se seguiu uma arrancada de Marcus Edwards que, após galgar metros, isolou Paulinho, mas o guarda-redes das águias antecipou-se.

O Sporting CP ia conseguindo libertar-se da pressão benfiquista e tinha mais bola, tanto que os homens da casa só chegaram perto da baliza de Adán aos 20 minutos, primeiro por João Mário e depois por Rafa, mas o espanhol mostrou-se intransponível. Na resposta, aos 27 minutos, os Leões inauguraram o marcador num auto-golo de Bah, que desviou para o fundo das redes o cruzamento de Marcus Edwards, na sequência de uma boa combinação com Porro.

Obrigado a ir atrás do resultado, o SL Benfica demonstrou depois algum ascendente e conseguiu restabelecer a igualdade por intermédio de Gonçalo Ramos, aos 37 minutos, sendo que até ao tempo de descanso não se registaram mais lances de perigo para qualquer uma das equipas.

No reatamento, praticamente na primeira jogada, Paulinho foi derrubado na área e, após ser chamado pelo VAR, Artur Soares Dias assinalou penálti. Da marca dos onze metros, Pedro Gonçalves devolveu a vantagem aos de Alvalade, aos 53 minutos, para euforia dos cerca de três mil Sportinguistas nas bancadas. Logo a seguir, Trincão podia ter dilatado, mas atirou por cima.

Mais uma vez, foram as águias a ter de correr atrás do prejuízo, instalando-se no meio-campo verde e branco e vendo as suas insistências dar frutos aos 64 minutos, com Gonçalo Ramos a empatar novamente o placard. Logo de seguida, Rúben Amorim ripostou com a primeira mexida na equipa ao lançar Jeremiah St. Juste para o lugar de Matheus Reis no eixo defensivo.

O SL Benfica continuou a ter mais bola, mas nunca conseguiu realmente assustar Adán e o Sporting CP foi gradualmente equilibrando o tabuleiro de jogo. Amorim voltou então a refrescar a equipa, agora com as entradas de Arthur Gomes e Youssef Chermiti, sendo que este último, avançado de apenas 18 anos, cumpriu assim a estreia ao serviço da equipa principal.

Já dentro dos últimos dez minutos, Jovane Cabral foi a jogo por troca com Francisco Trincão, antes de os Leões beneficiarem da melhor oportunidade até ao término. Aproveitando um contra-ataque rápido, Youssef Chermiti foi lançado na profundidade e apareceu em boa posição à entrada da área, pela direita, mas o remate saiu por cima e pouco depois o árbitro apitou para o fim.

O Sporting CP volta a entrar em acção na próxima sexta-feira, dia 20 de Janeiro, para receber o FC Vizela.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis (Jeremiah St. Juste, 67’), Pedro Porro, Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards (Arthur Gomes, 77’), Paulinho (Youssef Chermiti, 77’) e Francisco Trincão (Jovane Cabral, 89’).