Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Sporting CP vence FC Vizela

Por Sporting CP
20 Jan, 2023

2-1 com golos de Pedro Gonçalves e Pedro Porro

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, nesta sexta-feira à noite, o FC Vizela por 2-1 em jogo da 17.ª jornada da Liga Portugal.

O encontro foi antecedido de um minuto de silêncio em memória de Ferenc Mészáros, que defendeu a baliza Leonina entre 1982 e 1984 e que faleceu na semana passada.

Rúben Amorim apostou de início em Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis, Pedro Porro, Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards, Paulinho e Francisco Trincão, exactamente o onze inicial da última partida.

O jogo começou mexido e ambas as equipas criaram algumas oportunidades de golo na primeira metade, mas nenhuma desfez o nulo. O Sporting CP foi o primeiro a criar perigo, logo aos cinco minutos de jogo, por Paulinho, após bola longa de Sebastián Coates, mas Buntic negou o 1-0 com a cara. O FC Vizela respondeu por Osmajic, mas o guardião verde e branco também respondeu presente e defendeu sem dificuldades.

Estava assim feito o aviso de ambas as equipas, ainda assim foi sempre o Sporting CP que esteve mais perto de marcar, respondendo de imediato por Francisco Trincão, que surgiu isolado, mas o guarda-redes visitante voltou a levar a melhor.

Nem dez minutos depois, Francisco Trincão esteve novamente perto do golo, após receber do capitão Leonino, mas escorregou no momento do remate e Buntic segurou logo o esférico sem percalços.

Paulinho também voltou depois a ter nova oportunidade, mas cabeceou ao lado, e a seguir foi Nuno Santos a fazer a bola sair por cima da trave. O FC Vizela, com uma defesa a cinco esta noite, também ia ameaçando com destaque para um remate de longe de Kiko Bondoso, que Antonio Adán encaixou.

Na recta final da primeira metade, o encontro baixou de intensidade, mas não terminaram as tentativas de chegar ao golo. Aos 44 minutos, Pedro Porro cruzou desde a direita, mas Paulinho atirou ao lado e a seguir foi o lateral a tentar o golo com Buntic a segurar o 0-0.

Hidemasa Morita começou a aquecer durante o intervalo e foi logo a jogo no recomeço da partida, saindo Marcus Edwards. O meio-campo Leonino passou assim a ser composto pelo internacional nipónico e por Manuel Ugarte, Pedro Gonçalves foi para o lugar ocupado pelo jogador inglês na primeira parte.

O encontro recomeçou com mais uma oportunidade para os Leões, depois de um canto ganho pelo FC Vizela. O Sporting CP subiu no terreno e, após receber da esquerda, Pedro Gonçalves já dentro da área atirou por cima da baliza defendida por Buntic.

Não foi a abrir a segunda parte, acabou por ser à hora de jogo que Pedro Gonçalves marcou, quando já Arthur Gomes tinha entrado para o lugar de Francisco Trincão. Matheus Reis tentou o remate e viu o guardião desviar com uma mão, mas a bola acabou por sobrar para Pedro Porro que entregou de primeira para Pedro Gonçalves finalizar e fazer o justíssimo 1-0.

Desfeito o 0-0, o Sporting CP foi assim à procura de aumentar a vantagem e Paulinho esteve perto do 2-0. O avançado Leonino ganhou a um defesa à entrada da área e rematou em jeito, já com Buntic fora do lance, mas o esférico foi ao poste. Minutos depois, Paulinho colocou mesmo a bola na baliza, mas o lance não foi validado porque a bola tinha ultrapassado a linha de fundo.

Aos 75 minutos, foi a equipa visitante a marcar por Méndez, num lance em que os Leões reclamaram também a legalidade, porque a bola bateu no árbitro, mas Rui Costa validou o 1-1.

Nesse momento, já Rúben Amorim se preparava para mexer de novo, promovendo a estreia absoluta de Mateo Tanlongo e a estreia de Youssef Chermiti em Alvalade, com as saídas de Manuel Ugarte e Pedro Gonçalves.

O Sporting CP teve assim de correr atrás do prejuízo e não desarmou da área do FC Vizela na recta final da partida, contando ainda com Jeremiah St. Juste, após a saída de Nuno Santos, mas sem conseguir marcar.

Ainda assim, em cima do minuto 90, e com mais sete para jogar, o VAR interveio em benefício do Sporting CP: Paulinho foi atingido na cabeça por Igor Julião, recebendo inclusive assistência, e foi assinalada grande penalidade.

No frente-a-frente com Buntic, Pedro Porro não desperdiçou e fez o 2-1 para a turma de Alvalade, devolvendo aos Leões a vantagem e garantindo assim os três pontos no fecho da primeira volta do Campeonato Nacional.

O Sporting CP volta agora a jogar na próxima terça-feira, em Leiria, a meia-final da Taça da Liga frente ao FC Arouca.