Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Sporting CP tira de letra e goleia Boavista FC

Por Sporting CP
12 Mar, 2023

3-0 com golos de Nuno Santos e Paulinho e um autogolo

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, neste domingo à noite, o Boavista FC por 3-0 em jogo da 24.ª jornada da Liga Portugal.

Rúben Amorim mexeu no onze, relativamente ao encontro a meio da semana frente ao Arsenal FC, promovendo cinco alterações, com destaque para Franco Israel, que se estreou a jogar no Campeonato Nacional.

Assim, o Sporting CP entrou em campo com o guarda-redes uruguaio, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte, Hidemasa Morita, Nuno Santos, Marcus Edwards, Youssef Chermiti e Pedro Gonçalves.

O Leão entrou mandão e focado na baliza, criando a primeira oportunidade de golo logo no primeiro minuto. Hidemasa Morita cruzou desde a esquerda e Youssef Chermiti, junto ao primeiro poste, cabeceou de costas para a baliza, com a bola a ir ao ferro e a cair à entrada da baliza, onde estava Marcus Edwards, mas Onyemaechi antecipou-se e afastou o perigo.

Estava deixado o aviso, com Marcus Edwards logo a seguir a tentar abrir o marcador, mas o remate saiu desenquadrado.

Com mais bola, a controlar e a pressionar alto, chegando com frequência ao último terço do terreno, o Sporting CP pouco deixou o Boavista FC jogar e foi criando sucessivas oportunidades de finalização, mas a defesa axadrezada foi sabendo resolver e Bracali também.

Ainda assim, aos 13 minutos, o guardião não teria tempo para reagir, mas o remate rasteiro de Youssef Chermiti acabou por sair ao lado.

Aos 17 minutos, por fim, e após tanta ameaça, o Sporting CP chegou mesmo ao golo. Combinação entre Marcus Edwards e Youssef Chermiti, com o extremo a devolver para o avançado que falhou o remate, mas a bola sobrou para Nuno Santos que rematou de letra para o 1-0. Um golaço a abrir o marcador.

Sporting CP a conseguir então traduzir a superioridade no marcador, mas a essa altura do jogo já podia ter marcado mais do que um, enquanto o Boavista FC quase não chegava à área verde e branca. Só foi já após a meia-hora de jogo que Franco Israel teve de intervir, num cabeceamento de Yusupha, que o guarda-redes segurou sem dificuldades.

Já do outro lado, o Sporting CP ia chegando com maior perigo, mas também só já ao cair do pano da primeira metade é que voltou a marcar. Hidemasa Morita desmarcou Nuno Santos que, após entrar na área, atrasou para Pedro Gonçalves, mas Salvador Agra surgiu para cortar e acabou por desviar para a baliza.

2-0 no marcador, com justiça e num momento importante do jogo, com os Leões a irem assim para o intervalo com uma vantagem mais folgada e mais condizente com aquilo que se passou na primeira parte.

Na segunda, o Sporting CP voltou a entrar bem e à procura de aumentar a vantagem logo de imediato, com Nuno Santos, após canto de Marcus Edwards, a tentar bisar, mas a bola saiu ao lado.

O Boavista FC respondeu de bola parada, num livre descaído para a esquerda, que Onyemaechi assumiu, mas Franco Israel saiu dos postes e segurou logo o esférico. Seguro quando teve de intervir e sem passar por dificuldades, tal como o resto da equipa.

Assim, os Leões foram mantendo os índices da primeira metade e, aos 50 minutos, foi Ricardo Esgaio a estar em destaque: o lateral recebeu na direita e progrediu para a área, trabalhando sobre um adversário e rematando em jeito à baliza, mas a bola foi ao ferro. Teria sido um golaço!

A seguir foi Marcus Edwards, em zona central, a tentar o golo, mas o remate saiu algo fraco e não surpreendeu Bracali, que encaixou o esférico.

Minutos depois, Rúben Amorim fez as primeiras alterações, fazendo sair Matheus Reis e Pedro Gonçalves e entrar Gonçalo Inácio e Francisco Trincão. Ambos mostraram logo serviço, um em cada área, com o extremo a ser carregado nas costas por Malheiro na do Boavista FC, após receber de Marcus Edwards, mas o árbitro da partida mandou seguir.

Aos 66 minutos, em mais uma jogada rápida do Sporting CP, Nuno Santos teve nova oportunidade para marcar, após receber de Marcus Edwards, mas tocou mal na bola e fê-la sair muito por cima da baliza axadrezada. Logo a seguir, mais um remate do extremo, após atraso em queda de Francisco Trincão, com a bola a sair de novo por cima.

Aos 72 minutos, Rúben Amorim voltou a mexer com mais uma dupla substituição fazendo sair Youssef Chermiti e Marcus Edwards e entrar Paulinho e Arthur Gomes. Trocas directas com a intenção de continuar a fazer o mesmo e isso confirmou-se.

Apesar de ter criado menos perigo, o Sporting CP continuou superior e à procura do 3-0, e, aos 83 minutos, foi Arthur Gomes que tentou marcar, mas o remate saiu desenquadrado e sem ameaçar a baliza defendida por Bracali.

Mateo Tanlongo também ainda entrou, aos 83 minutos, para o lugar de Manuel Ugarte, com a vitória do Sporting CP a confirmar-se mais do que certa à passagem de cada minuto, mas o 2-0 esteve sempre em causa por que os Leões continuaram focados na baliza e, em duas oportunidades seguidas, Francisco Trincão e Hidemasa Morita tentaram o terceiro golo, mas ambos atiraram ligeiramente ao lado.

Acabou por ser mais certeiro Paulinho, aos 90+3 minutos, após cruzamento de Ricardo Esgaio, que tinha recebido longo de Mateo Tanlongo. O avançado surgiu na cara de Bracali e não falhou o 3-0, acabando por sentenciar o marcador e coroar a boa exibição Leonina com números mais justos.

Mais três pontos somados na Liga Portugal e o Sporting CP volta agora a jogar na próxima quinta-feira, em casa do Arsenal FC, a continuidade na Liga Europa. Em Alvalade, houve empate a duas bolas, o que deixou a eliminatória europeia totalmente em aberto.