Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Três pontos na Cidade Berço

Por Sporting CP
24 Abr, 2023

Sporting CP venceu Vitória SC por 0-2 com golos de Pedro Gonçalves e Arthur Gomes

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, esta segunda-feira, o Vitória SC por 0-2 em jogo da 29.ª jornada da Liga Portugal disputado no Estádio D. Afonso Henriques em Guimarães.

Para este encontro, o primeiro da semana, Rúben Amorim – ausente do banco, devido a castigo – apostou de início em Antonio Adán, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Manuel Ugarte, Hidemasa Morita, Nuno Santos, Marcus Edwards, Youssef Chermiti e Pedro Gonçalves.

Primeira parte morna com o Sporting CP a dispor da primeira ocasião de golo aos cinco minutos por Ousmane Diomande, mas Celton Biai segurou sem dificuldades apesar da confusão na pequena área. Minutos depois foi Hidemasa Morita a tentar o golo, mas a bola saiu por cima da baliza vimaranense.

Aos 23 minutos, a melhor oportunidade Leonina até ao momento com Ricardo Esgaio a rematar cruzado, após receber atrasado de Nuno Santos desde a esquerda, mas Mikel Villanueva cortou na hora certa e evitou que Celton Biai tivesse de se esticar.

A formação da casa ia vendo o Sporting CP ter bola e apostava no erro verde e branco, ameaçando o golo num remate de longe de Janvier, na sequência de um canto, que saiu ao lado da baliza de Antonio Adán.

Aos 45+1 minutos, o Vitória SC ainda começou por festejar um golo, mas o árbitro Luís Godinho com recurso ao VAR anulou o tento vitoriano por fora-de-jogo de André Silva. Assim, o intervalo chegou com 0-0 no marcador.

Um resultado que não durou muito mais porque o Sporting CP chegou ao golo logo no início da segunda metade. Mau alívio vitoriano e Hidemasa Morita entregou para Pedro Gonçalves que à entrada da área rodou e rematou à baliza para surpresa de Celton Biai, que nem se conseguiu fazer ao lance.

A vantagem fez bem aos Leões, que se mostraram mais agressivos e perigosos do que na primeira parte, com Pedro Gonçalves a ter logo a oportunidade de bisar, num cruzamento desde a direita para o segundo poste, mas o goleador Leonino não conseguiu fazer o remate por pouco.

A seguir foi Youssef Chermiti a ter o golo nos pés, após entrar na área pela direita, mas Celton Biai levou a melhor com uma defesa a dois tempos. Nem dois minutos depois, o Sporting CP voltou a tentar o 0-2 com um cruzamento de Nuno Santos, mas Pedro Gonçalves tocou mal na bola e falhou o alvo.

Aos 67 minutos, e depois de mais uma série de lances de perigo Leoninos, o Vitória SC também chegou à área verde e branca, tentando o empate na insistência, mas Sebastián Coates resolveu.

À entrada para os últimos 20 minutos do encontro, a primeira mexida na turma de Alvalade com a saída de Youssef Chermiti e a entrada de Francisco Trincão, que nem cinco minutos depois recuperou a bola perto do meio-campo e entregou para Pedro Gonçalves tentar novamente o 0-2, mas Tounkara conseguiu chegar a tempo e cortar na hora certa.

Aos 79 minutos, novas mexidas no Sporting CP com as saídas de Pedro Gonçalves e Matheus Reis e as entradas de Arthur Gomes e Gonçalo Inácio, com a equipa verde e branca a surgir renovada para os últimos dez minutos, conseguindo manter o ritmo e a mesma velocidade.

Os Leões continuaram assim em busca de mais um golo, com Francisco Trincão a obrigar Celton Biai a uma enorme defesa e depois Sebastián Coates a fazer o 0-2, mas o tento acabou anulado por fora-de-jogo do capitão Leonino.

Ainda assim, o Sporting CP conseguiu mesmo o que tanto procurou, fazendo o 0-2 no terceiro dos cinco minutos dados a mais pelo árbitro e quando Rochinha também já tinha entrado para o lugar de Marcus Edwards: passe longo de Antonio Adán com Arthur Gomes a entrar na área e a rematar cruzado, com Celton Biai a ficar mal na fotografia ao deixar a bola saltar-lhe entre as mãos.

Três pontos conquistados de forma justa na Cidade Berço, onde o Sporting CP já venceu 109 vezes, depois de mais um jogo em que controlou, foi totalmente superior e conseguiu converter essa superioridade também em golos.

Os Leões voltam agora a jogar no domingo, às 20h30, desta feita no Estádio José Alvalade, frente ao FC Famalicão.