Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Ano novo, os mesmos hábitos

Por Sporting CP
05 Jan, 2024

Triunfo sobre o GD Estoril Praia por 5-1

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, nesta sexta-feira, o GD Estoril Praia por 5-1 no arranque da jornada 16 da Liga Portugal no Estádio José Alvalade.

Com mais estes três pontos, a formação Leonina consolidou a liderança na prova, mas tem mais um jogo do que os adversários.

Para este encontro, o primeiro do ano, Rúben Amorim apostou de início em Antonio Adán, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Geny Catamo, Daniel Bragança, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Marcus Edwards, Viktor Gyökeres e Pedro Gonçalves.

Frente-a-frente o primeiro e o nono classificados da Liga, duas equipas habituadas a jogar em 3x4x3 e com um futebol ofensivo. Por isso, esperava-se um bom jogo em Alvalade e foi isso que aconteceu, com o Sporting CP a vencer natural e confortavelmente.

Os Leões entraram a mandar, começaram cedo a ameaçar a baliza de Marcelo Carné – com Gonçalo Inácio, logo aos dois minutos, a cabecear ao lado após cruzamento desde a direita – e a dominarem do início ao fim, conseguindo encontrar e aproveitar bem os espaços que o GD Estoril Praia foi dando.

Apesar de explorar bem ambos os lados, com Nuno Santos e Marcus Edwards a complicar a tarefa aos alas canarinhos, nos minutos iniciais foi mais pela direita que o Sporting CP conseguiu criar maior perigo e muito graças a Viktor Gyökeres, que foi ganhando em velocidade e conseguindo chegar à área para cruzar.

Ainda assim, Marcelo Carné foi-se mostrando atento e, aos nove minutos, antecipou-se ao cruzamento que ia direitinho para Pedro Gonçalves e depois exibiu-se a grande altura, após atraso do sueco e remate de Nuno Santos, negando o golo a Pedro Gonçalves.

Do outro lado, Antonio Adán ia tendo um final de tarde mais sossegado, sendo apenas obrigado a mostrar serviço e a segurar o esférico, aos 20 minutos, num livre frontal que o GD Estoril Praia ganhou. Jordan Holsgrove assumiu o lance, com o guardião Leonino a segurar sem grande dificuldade e com a resposta verde e branca a ser imediata.

Viktor Gyökeres ganhou a frente a Rodrigo Gomes e cruzou desde a esquerda, com Marcus Edwards a surgir na cara de Marcelo Carné a só ter de encostar, abrindo assim o marcador em Alvalade aos 21 minutos.

Traduzia-se a superioridade do Sporting CP no marcador, com os Leões a irem logo atrás do 2-0, mas a não conseguirem de imediato: primeiro foi Geny Catamo a atirar por cima, depois foi Marcus Edwards a atirar ao lado e a seguir foi Nuno Santos a ver o guarda-redes negar-lhe o golo e depois a rematar ao lado.

Ainda assim, tanta insistência haveria de dar em golo e deu a segundos do final da primeira metade, com o 2-0 a ser quase uma réplica do 1-0, mas do lado outro: Viktor Gyökeres acelerou pela direita, cruzou para a área e Marcus Edwards já lá estava para rematar certeiro.

O Sporting CP foi assim para o intervalo a vencer de forma mais confortável, mas na segunda metade não meteu o pé no travão. Os Leões voltaram a entrar focados na baliza e depressa chegaram ao 3-0 num lance individual de Nuno Santos que desviou em Pedro Álvaro e que começou a transformar a vitória Leonina em goleada.

Nessa altura já Rúben Amorim se preparava para mexer, fazendo entrar Francisco Trincão para o lugar de Daniel Bragança, o que obrigou Pedro Gonçalves a recuar no terreno. Mais recuado, mas sempre com vontade de marcar, aos 69 minutos, Pedro Gonçalves recuperou o esférico a meio-campo e saiu disparado em zona central, só parando depois de fazer o 4-0.

Depois disso, três mexidas de uma assentada no Sporting CP com Luís Neto, Ricardo Esgaio e Dário Essugo a entrarem para os lugares de Eduardo Quaresma, Nuno Santos e Morten Hjulmand, numa altura em que o GD Estoril Praia se mostrava mais atrevido, mas sem conseguir fazer frente ao Sporting CP.

Os Leões iam controlando as acções do jogo e chegando à área e, aos 75 minutos, estiveram perto do 5-0, mas Marcus Edwards atirou ao ferro e, na recarga, Francisco Trincão atirou ao lado.

Ainda assim, o extremo português marcou logo a seguir num lance com assinatura: após receber de Viktor Gyökeres, acelerou para a área e, mesmo de ângulo apertado, atirou cruzado para a mão cheia de golos. Um golaço, que já merecia.

Aos 81 minutos, a última substituição no Sporting CP, com a entrada de Paulinho e a saída de Marcus Edwards, e logo a seguir o golo de honra do GD Estoril Praia, na sequência de um canto, com a bola a ir primeiro ao ferro e Cassiano a marcar na recarga.

Reduzia assim a formação visitante, mas já sem tempo para fazer muito mais diante de um Sporting CP muito sério e que, apesar do resultado expressivo, nunca se mostrou satisfeito: Pedro Gonçalves ainda atirou ao ferro e Viktor Gyökeres também ainda tentou marcar para coroar mais uma boa exibição individual (e colectiva), mas o marcador não sofreu mais alterações.

Ainda assim, apesar de alguns desperdícios na primeira parte, melhor entrada no ano era impossível e o Sporting CP entra assim em 2024 com os mesmos hábitos do ano anterior: a ganhar de forma bem conseguida.

Os Leões voltam agora a jogar na próxima terça-feira, às 18h45, novamente em Alvalade, frente ao CD Tondela em jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.